pimenta85 Publicado Janeiro 19, 2010 Publicado Janeiro 19, 2010 Boas pessoal gostaria de saber se alguem ja montou um aqua de 300 L e com Humus como Substracto fertil , pois pelo que tenho lido aqui no forum por vezes a agua fica toda suja e eu queria evitar isso . Eu ja comprei A dita Humus ja a fervi e lavei mas a agua da lavagem fica sempre preta que nem cafe , terei de lavar mais vezes ? ou simplesmente deixar a ideia de lado . A ideia era colocar por cima da Humus akadama e Ada aquasoil Amazonica 6cm mais ou menos . obg
Arlindo Publicado: Janeiro 19, 2010 Publicado: Janeiro 19, 2010 (editado) Viva, Respondendo à tua questão, nunca utilizei humus num auário de 300 lt. Mas, qual é a pertinência da questão? Saber se as pessoas têm aquas com grande litragem ou se já usaram humus? Ou se este, em aquários de grandes dimensões, é menos adequado do que em aquários de mais reduzidas dimensões??????? Português, meu amigo.... Já utlizei húmus plus da Prodac. Este já vem tratado, basta passar por água antes de colocá-lo no aquário e posteriormente tapá-lo com outro substrato. Podes ainda, colocá-lo dentro de meias de senhora ou colocar uma rede de malha fina por cima deste. A 1ª situação desaconselho porque pode criar bolsa de ar e levantar.... No caso do húmus que estás a colocar, depois de ferver e de várias passagens de água, escorre-o bem e coloca-o no fundo do aquário e cobre-o com uma boa camada de areão/ substrato. Quer a akadama quer o aquasoil, requerem uma leve passagem de água para retirar algum pó. Depois de colocar estes (húmus e camada superior que escolheres), comeca a plantar e, quando comecares o enchimento com água fá-lo para cima de um saco plástico, prato ou recipiente de plástico. Desta forma, vais evitar não só destruir o que plantas-te como evitar que o solo se remexa originando demasiado turvamento de água. Uso o húmus num dos meus aquas e posso dizer-te que o considero excepcional. Aconselho. Cumprimentos. Editado Janeiro 19, 2010 por Arlindo Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
pimenta85 Publicado: Janeiro 19, 2010 Autor Publicado: Janeiro 19, 2010 Viva, Respondendo à tua questão, nunca utilizei humus num auário de 300 lt. Mas, qual é a pertinência da questão? Saber se as pessoas têm aquas com grande litragem ou se já usaram humus? Ou se este, em aquários de grandes dimensões, é menos adequado do que em aquários de mais reduzidas dimensões??????? A questão é utilizar Humus num aquario de 300 L não estou interessado em saber se as pessoas têm aquas com grande litragem . Já li aqui no forum que a agua fica toda turva e não se consegue ver nada dentro do aqua praticamente. o que não acontece em aqua de pequenas dimensões . Melhores Cumprimentos
Arlindo Publicado: Janeiro 19, 2010 Publicado: Janeiro 19, 2010 A questão é utilizar Humus num aquario de 300 L não estou interessado em saber se as pessoas têm aquas com grande litragem .Já li aqui no forum que a agua fica toda turva e não se consegue ver nada dentro do aqua praticamente. o que não acontece em aqua de pequenas dimensões . Melhores Cumprimentos A questão é sobre a utilização de determinado composto pode ou não provocar na água, certo? E eu respondi referindo que devias, futuramente, formulares qualquer questão com melhor português. Se respondi à questão e o amigo não entendeu e se já leu aqui no fórum "...Já li aqui no forum que a agua fica toda turva e não se consegue ver nada dentro do aqua praticamente. o que não acontece em aqua de pequenas dimensões ." Espere mais respostas, de outros membros que possam ter feito bem ou mal o manuseamento e colocação do húmus e relatem a sua experiência. Já relatei a minha experiência (aqua com cerca de 96 lt). Quando à questão da dimensão acho-a completamente descabida. Entendes o que quiseres... Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
PioM Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Boas. Eu tambem comprei Humus "normal" do Maxmat. A unica especificidade é ser humus de minhoca 100% biologico. Devo dizer o lavei umas 20 vezes (sem exagero), para alem de ter sido fervido. Hoje vou encher com 200 litros, depois digo alguma coisa (boa, espero). "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
PioM Publicado: Fevereiro 16, 2010 Publicado: Fevereiro 16, 2010 Boas. Meti +/- 2cm de humus tratado, com +/- 1cm de areão de rio por cima, terminando com 4 a 6 centimetros de silica branca e tenho a dizer k apenas no inicio do "enchimento" me surgiu uma água amarelada tipo chá, mas apenas nos locais com menos de 3 cm de silica (corrigido depois para 4). Com uma coluna de água de 20cm já nao havia sinal de chá. "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Nan Publicado: Fevereiro 16, 2010 Publicado: Fevereiro 16, 2010 (editado) Boas. Meti +/- 2cm de humus tratado, com +/- 1cm de areão de rio por cima, terminando com 4 a 6 centimetros de silica branca e tenho a dizer k apenas no inicio do "enchimento" me surgiu uma água amarelada tipo chá, mas apenas nos locais com menos de 3 cm de silica (corrigido depois para 4). Com uma coluna de água de 20cm já nao havia sinal de chá. Boas Ja utilizei humus por duas vezes,a primeira foi num aqua de 50 lts e a segunda num de 400.Posso-te dizer que nunca lavei o humus,abria o saco e metia la para dentro.apenas da primeira vez fiquei com a agua amarelada porque pus pouco areiao por cima,da segunda vez pus cerca de 5cm e ja nao tive problemas nenhuns. Cumps Editado Fevereiro 16, 2010 por Nan 120x60x60
Recommended Posts