Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal gostaria de saber se alguem ja montou um aqua de 300 L e com Humus como Substracto fertil , pois pelo que tenho lido aqui no forum por vezes a agua fica toda suja e eu queria evitar isso . Eu ja comprei A dita Humus ja a fervi e lavei mas a agua da lavagem fica sempre preta que nem cafe , terei de lavar mais vezes ? ou simplesmente deixar a ideia de lado . A ideia era colocar por cima da Humus akadama e Ada aquasoil Amazonica 6cm mais ou menos . obg

Publicado: (editado)

Viva,

Respondendo à tua questão, nunca utilizei humus num auário de 300 lt. Mas, qual é a pertinência da questão? Saber se as pessoas têm aquas com grande litragem ou se já usaram humus? Ou se este, em aquários de grandes dimensões, é menos adequado do que em aquários de mais reduzidas dimensões???????

Português, meu amigo....

Já utlizei húmus plus da Prodac. Este já vem tratado, basta passar por água antes de colocá-lo no aquário e posteriormente tapá-lo com outro substrato. Podes ainda, colocá-lo dentro de meias de senhora ou colocar uma rede de malha fina por cima deste. A 1ª situação desaconselho porque pode criar bolsa de ar e levantar....

No caso do húmus que estás a colocar, depois de ferver e de várias passagens de água, escorre-o bem e coloca-o no fundo do aquário e cobre-o com uma boa camada de areão/ substrato.

Quer a akadama quer o aquasoil, requerem uma leve passagem de água para retirar algum pó.

Depois de colocar estes (húmus e camada superior que escolheres), comeca a plantar e, quando comecares o enchimento com água fá-lo para cima de um saco plástico, prato ou recipiente de plástico. Desta forma, vais evitar não só destruir o que plantas-te como evitar que o solo se remexa originando demasiado turvamento de água.

Uso o húmus num dos meus aquas e posso dizer-te que o considero excepcional. Aconselho.

Cumprimentos.

Editado por Arlindo

Arlindo

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Publicado:
Viva,

Respondendo à tua questão, nunca utilizei humus num auário de 300 lt. Mas, qual é a pertinência da questão? Saber se as pessoas têm aquas com grande litragem ou se já usaram humus? Ou se este, em aquários de grandes dimensões, é menos adequado do que em aquários de mais reduzidas dimensões???????

A questão é utilizar Humus num aquario de 300 L não estou interessado em saber se as pessoas têm aquas com grande litragem .

Já li aqui no forum que a agua fica toda turva e não se consegue ver nada dentro do aqua praticamente. o que não acontece em aqua de pequenas dimensões .

Melhores Cumprimentos

Publicado:
A questão é utilizar Humus num aquario de 300 L não estou interessado em saber se as pessoas têm aquas com grande litragem .

Já li aqui no forum que a agua fica toda turva e não se consegue ver nada dentro do aqua praticamente. o que não acontece em aqua de pequenas dimensões .

Melhores Cumprimentos

A questão é sobre a utilização de determinado composto pode ou não provocar na água, certo? E eu respondi referindo que devias, futuramente, formulares qualquer questão com melhor português.

Se respondi à questão e o amigo não entendeu e se já leu aqui no fórum "...Já li aqui no forum que a agua fica toda turva e não se consegue ver nada dentro do aqua praticamente. o que não acontece em aqua de pequenas dimensões ." Espere mais respostas, de outros membros que possam ter feito bem ou mal o manuseamento e colocação do húmus e relatem a sua experiência.

Já relatei a minha experiência (aqua com cerca de 96 lt). Quando à questão da dimensão acho-a completamente descabida. Entendes o que quiseres...

Arlindo

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas.

Eu tambem comprei Humus "normal" do Maxmat.

A unica especificidade é ser humus de minhoca 100% biologico.

Devo dizer o lavei umas 20 vezes (sem exagero), para alem de ter sido fervido.

Hoje vou encher com 200 litros, depois digo alguma coisa (boa, espero).

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Publicado:

Boas.

Meti +/- 2cm de humus tratado, com +/- 1cm de areão de rio por cima, terminando com 4 a 6 centimetros de silica branca e tenho a dizer k apenas no inicio do "enchimento" me surgiu uma água amarelada tipo chá, mas apenas nos locais com menos de 3 cm de silica (corrigido depois para 4).

Com uma coluna de água de 20cm já nao havia sinal de chá.

:transport027:

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Publicado: (editado)
Boas.

Meti +/- 2cm de humus tratado, com +/- 1cm de areão de rio por cima, terminando com 4 a 6 centimetros de silica branca e tenho a dizer k apenas no inicio do "enchimento" me surgiu uma água amarelada tipo chá, mas apenas nos locais com menos de 3 cm de silica (corrigido depois para 4).

Com uma coluna de água de 20cm já nao havia sinal de chá.

:transport027:

Boas

Ja utilizei humus por duas vezes,a primeira foi num aqua de 50 lts e a segunda num de 400.Posso-te dizer que nunca lavei o humus,abria o saco e metia la para dentro.apenas da primeira vez fiquei com a agua amarelada porque pus pouco areiao por cima,da segunda vez pus cerca de 5cm e ja nao tive problemas nenhuns.

Cumps

Editado por Nan