Recommended Posts

Publicado

boas.

ja li muitas coisas sobre sal nos aquas mas ainda nao sei bem ate que ponto pode ser prejudicial ou benefico!

afinal devo ou nao devo por uma colherzinhas de cha com sal no aqua?

tenho um aqua comunitario com plantas

plantas: valisnerias, folhas de laranjeiro, anubia e fetos java. brevemente terei musgo e uma elodea

peixes: mollys guppies platys e espadas e a minha brigada de limpeza

Publicado:

mas queima valisnerias e não podes usar se tiveres peixes como plecos/panaques, poe o sal já previamente dissolvido numa pequena dose de água (do aquario) para não te queimar plantas, mas depende das plantas, algumas parece ser indiferente.

Publicado:
mas queima valisnerias e não podes usar se tiveres peixes como plecos/panaques, poe o sal já previamente dissolvido numa pequena dose de água (do aquario) para não te queimar plantas, mas depende das plantas, algumas parece ser indiferente.

sinceramente eu acho que nem vou por. ja li que faz bem e etc...

mas acho mesmo que vai e acabar por ser um risco desnecessario!

mais opinioes? alguem aqui poe sal no aqua?

Publicado:

Queima plantas?

hummmm Ok...

Em que doses?

As minhas valisnérias não queima. Nem nunca queimou.

Estraga mais o ph, a luz demais/de menos e a porcaria em decomposição que o sal (em quantidades terapeuticas... claro).

PauloA :smile2:

Publicado:

o sal e usado como tratamento em doenças dos peixes,

ate se pode colocar uma colher de sopa se nao me engano por cada 20 litros,

ou quando fizeres muda de agua tipo 2 ou 3 colheres.

No meu sempre que mudo 50 litros de agua coloco essas 3 a 4 colheres de sopa

e tenho plantas ate dizer chega e a crescerem bem.

Por ex aquela doença dos peixes se coçarem nas pedras que segundo dizem

é o parasita costia, pode ser trtado com sal.

Publicado:
o sal e usado como tratamento em doenças dos peixes,

ate se pode colocar uma colher de sopa se nao me engano por cada 20 litros,

ou quando fizeres muda de agua tipo 2 ou 3 colheres.

No meu sempre que mudo 50 litros de agua coloco essas 3 a 4 colheres de sopa

e tenho plantas ate dizer chega e a crescerem bem.

Por ex aquela doença dos peixes se coçarem nas pedras que segundo dizem

é o parasita costia, pode ser trtado com sal.

É importante quando se faz uma descricao destas dizer que tipos de peixes e qual o tamanho do aqua se tem! ;) Nem todos os peixes "aguentam" levar sal na agua, principalmente ou de couraca/pele (ex corydoras/plecos) se bem que isto se nota mais em animais mais proximos do estado selvagem...

Publicado:
Queima plantas?

hummmm Ok...

Em que doses?

As minhas valisnérias não queima. Nem nunca queimou.

Estraga mais o ph, a luz demais/de menos e a porcaria em decomposição que o sal (em quantidades terapeuticas... claro).

PauloA ;)

Se nao me engano queima plantas se for adicionado directamente em cima das mesmas em vez de ser previamente diluido! ;) As minhas valls tambem nao se queixam, nem elas nem o musgo/sagitarias/anubias...

Publicado:

eu tenho corydoras e lda25 e nunca se queixaram, e e claro que nunca e directo

como tenho tb biobox no aqua, deito o sal no compartimento de saida e sai diluido.

Vai a aquaplante por ex e diz que tens os peixes a coçarem-se vais ver o que ele te

recomenda que podes colocar

Publicado: (editado)

Quantidades terapeuticas:

Profilaxia: 1 a 2 colheres de sopa razas por galão ( 1 a 2 g/l)

Tratamento de infecção fungica/bateriológica - até 1% (10g/l) concetração a ser atingida durante 24 a 48 horas

Como meio de reduzir a toxicidade dos nitritos: até 1g por litro do aqua afectado.

Para soltar sanguesugas (feeding leeches) - banho de curta duração de 2,5%

Como tratamento de veludo (oodinium): banho de longa duração em 10g/45l.

PauloA :character0050:

PS: antes de começarem com comentários, este valores foram tirados do livro "A-Z of tropical fish deseases and health problems" e são mais ou menos coincidentes com mais 2 ou 3 livros que tenho por aqui sobre doenças de peixes.

No meu aqua principal não tenho tantas preocupações com a quantidade de sal... adiciono 1 ou 2 mãos cheias quando me lembro (normalmente entre 3 a 4 TPAs). Plecos, botias, e 3 variedades de limpa fundos nunca se queixaram (não demonstraram qualquer alteração no seu comportamento). Valisnerias, anubias, fetos de java, musgo, echinodoros, riccia, etc... crescem por cá... mais 2 ou 3 de crescimento rápido (hygrophilas e companhia) bem como lemna minor.

Editado por alfapa
Publicado:

essa maneira de comecares o post é um bocado ofensiva" Antes de comecarem com comentarios.."

eu se quisesse ser mais minucioso tb ia ver os livros.

Publicado:

que raio é um gallon... que eu saiba a medida de galoes é só usada nos EUA. nao faz qualquer sentido para um portugues ou quem quer que seja.

eu falei para dissolver o sal previamente em agua para nao queimar plantas, visto que fiquei com uma valisneria toda queimada. mas tenho lá outras. Eu já nao posso usar mais o truque do sal, visto que agora tenho peixes de fundo tipo pleco. quando usava sal, usava 1 colher de sopa por 20 litros. mas so adicionava 5 colheres, quando poderia usar 6.

tou a tentar outro truque para alem dos medicamentos, o truque do cloro para tentar matar as bacterias que causam a infestação dos fungos que causam o ictio, nao sou expert. mas... estou a deixar de lado, uns 3 litros de água sem adicionar anti-cloro de um dia para o outro, e no dia (24 horas depois) seguinte coloco no aquario. faço alguma prevenção, retirando a zona onde residem as bacterias beneficas no filtro para fora do aquario por alguns minutos.

Publicado:
essa maneira de comecares o post é um bocado ofensiva" Antes de comecarem com comentarios.."

eu se quisesse ser mais minucioso tb ia ver os livros.

FJ o post começa com outra coisa... isso é só o inicio do PS.... em todo o caso as minhas desculpas se ofendi alguem...

Quanto a ser minucioso, posso colocar a minha experiencia a olho por cento, mas nem toda a gente concorda com os valores do sal, por isso preferi "copiar" de um dos livros. A minha experiencia é pouco cientifica... é mais no quando me lembro...

Nos tratamentos é que sou mais meticuloso, mas há bastante tempo que não tenho que tratar peixes.

Há por ai na NET uma explicação muito detalhada das razões que o sal afecta os corys e outros peixes sem escamas, mas não consigo encontrar.

PauloA :character0050:

PS: quanto aos galons... é uma mania muito british... falam em galões e depois colocam a tradução entre parenteses para o resto do mundo perceber...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!