Recommended Posts

Publicado

Boas a todos.

Já montei o meu aquário. Puz, as plantinhas, o areão, substracto, etc.

Primeiro contratempo.... medi o pH e deu-me 8.1.... pelo que percebo, está bom para ciclideos, mas eu queria um comunitário.... há alguma forma de baixar o pH? algum aditivo?

Publicado:
Boas a todos.

Primeiro contratempo.... medi o pH e deu-me 8.1.... pelo que percebo, está bom para ciclideos, mas eu queria um comunitário.... há alguma forma de baixar o pH? algum aditivo?

Boas

Existem vários aditivos como por exemplo PRODAC MUTAPHI "D" pH -

Mas vai a qualquer loja e pede o mais barato, servem todos

cumps

Publicado:

Olá,

Convêm saber o pH que sai da torneira sem estar ainda no aquário, isto faz o despiste se existe algo no aquário a aumentar ou não o pH.

Para isso retiras água da torneira para um recipiente e ao fim de 24 fazes o teste de pH.

Existem diversas formas de baixar o pH mas de 8.1 para 7 qualquer coisa irá ser difícil.

Publicado:

Olá,

Convêm saber o pH que sai da torneira sem estar ainda no aquário, isto faz o despiste se existe algo no aquário a aumentar ou não o pH.

Para isso retiras água da torneira para um recipiente e ao fim de 24 fazes o teste de pH.

Existem diversas formas de baixar o pH mas de 8.1 para 7 qualquer coisa irá ser difícil.

Pior do que ter um pH alto será ter um pH instável.

Publicado:
Olá,

Pior do que ter um pH alto será ter um pH instável.

nem me lembrei disso... Vou então medir primeiro o pH que sai da torneira. Mas quando dizes que pior que um pH alto é um pH instavel, com um pH de 8.1 dá paa comunitário?

Publicado:

É complicado esse pH dar para comunitário, pois no máximo anda pelos 7.2.

Quando digo que é pior ter instável é porque existem muitas maneiras de baixar o pH mas todas elas não são estáveis a 100% e algum descuido o pH pode oscilar, e isto é que é grave.

Publicado:

Tens rochas no teu aqua?

Se sim, quais?

Fizeste algum tratamento ao areão antes de colocar no aqua? Se não, devias ter fervido antes de o colocar...Mesmo o comprado em lojas, pois duvido que lhe façam alguma coisa. Se o areão for calcário, vai fazer-t disparar o ph, e digo ja que vai ser complicado estabilizar logo ao inicio.

cumps

Publicado:

não uses produtos para baixar o pH, não é uma solução, mas a possivel fonte de um problema. o pH baixa-se tendo um aquario plantado e troncos, removendo conchas. mas o mais importante é conseguires que o pH seja estável.

Publicado: (editado)
Tens rochas no teu aqua?

Se sim, quais?

Fizeste algum tratamento ao areão antes de colocar no aqua? Se não, devias ter fervido antes de o colocar...Mesmo o comprado em lojas, pois duvido que lhe façam alguma coisa. Se o areão for calcário, vai fazer-t disparar o ph, e digo ja que vai ser complicado estabilizar logo ao inicio.

cumps

O único tratamento que fiz foi lavar o areão. Tenho areão vulcânico, tenho uma espécie de areão branco mais fino e substracto JBL. Depois tenho uma rocha maior, daquelas brancas toda perfurada (na loja disseram-me que não era calcária, lavei-a antes de colocar) e várias pedras (tipo seixos, acho que não são calcários). Tenho também algumas plantas. Toncos por acaso não tenho, não gosto muito. Será que com o 1º TPA me vai baixar o pH um pouco?

Coloquei o aquasafe e fertilizante liquido para as plantas. Será que algum destes me pode ter aumentado o pH? De qualuqer das maneiras, como ainda está na ciclagem, antes de fazer o primeiro TPA vou medir o pH à saída da torneira.

Editado por goliath_2k
Publicado:
não uses produtos para baixar o pH, não é uma solução, mas a possivel fonte de um problema. o pH baixa-se tendo um aquario plantado e troncos, removendo conchas. mas o mais importante é conseguires que o pH seja estável.

MEdi o pH à saída da torneira e deu os mesmos 8.1.... por isso não há nada no aquário a subir o pH (de mal o menos), será que fazendo TPA com água destilada ou engarrafada de alguma marca podeira baixar? Por exemplo, se fizer TPA de 20% usando 10% da torneira, com 10% de uma água com 5.5 se calhar consigo baixar. E se usar sempre a mesma percentagem de água engarrafada e de água da torneira, tb não vou ter oscilações. Isto que eu disse é válido ou uma barbaridade?...

Publicado:

boas. eu faço isso e nao tenho problema nenhum. o pH da minha torneira e 8.0 e tambem adiciono um pouco de agua engarrafada com pH 5.5.

o resultado tenho tido pH estavel em 7.5. e realmente facil visto que so tenho que adicionar cerca de 2l de agua engarrafada sempre que faço tpas.

faço sempre o teste de pH antes e depois e tenho sempre 7.5.

o meu aqua e 100l brutos e dou me bem e nao tenho tido nenhuma anormalidade com os habitantes ;)

Publicado:
É válido claro, mas isso só se torna possível em aquários pequenos, imagina isso em aquários de 600 litros....

Felizmente o meu é de 100L. lol, um dia se tiver um de 600L logo vejo o que fazer. Mas já fico descansado por dar para fazer isso.

Publicado:
Uma maneira de baixar o ph é colocar alguns troncos no aqua e turfa no filtro

cumps

Eu troncos, não faz parte da decoração que queria colocar. A turfa não escurece a água?

Publicado:
Eu troncos, não faz parte da decoração que queria colocar. A turfa não escurece a água?

sim e o que dizem (tambem nunca usei isso pessoalmente). troncos nao fazem milagres mas ajudam um pouquinho com o passar do tempo.

com pH de 8.0 ou 7.5 podes fazer belos aquas comunitarios. tens e que por guppies mollies espadas e plattys.

e o que eu tenho ;) ter 7.5 e facil e e melhor para as plantas!

mais tarde talvez faça um para aguas mais acidas!

Publicado:
Boas a todos.

Boas!

Eu tinha um ph da agua da torneira a 8.2 e baixeio com

agua engarrafada e este estabilizo nos 7.5.

Tenho um aqua de 230L e fiz a tpa com 5L de agua a 5.5.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!