Recommended Posts

Publicado:

Olá João,

Espero que mantenhas a intenção de manter o aquário como de recife. Recentemente optei por alargar o período de iluminação dentro da fase nocturna da tarifa bi-horária e reduzir as horas de iluminação durante o dia. Aquilo que pago de electricidade tem sido também assustador.

Pois... neste momento a decisão está tomada e será de manter tudo como está. A iluminação do meu reef acende agora às 20 horas e desliga às 4 da manhã - esta foi a forma que encontrei para minimizar os custos, conseguindo usufruir do reef quando estou em casa. Por vezes em situações pontuais, como por exemplo jantares e afins altero esse fotoperíodo e ligo mais cedo!

Entretantó, é importante referir que no valor acima apresentado se incluem cerca de 160 kg de RV - 100 kg foram comprados há mais de 5 anos e na altura paguei por eles a módica quantia de 1800 euros. Os restantes 60 kg comprei a um membro do Fórum por 600 euros o que faz com que em rocha tenha 2400 euros (mais de 25% do valor global).

Abraço,

Diogo

• Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Olá Campos,

Em primeiro lugar benvindo ao Fórum.

1º Quanto tempo levaste para projectar o produto final?

Como podes verificar pela data de início deste tópico, tudo começou a idealizar-se em Novembro de 2004. O aquário foi montado em Junho de 2005 - hoje, estou plenamente convencido que um bom projecto, com muitas opiniões foi uma das chaves para que tudo tenha corrido pelo melhor.

2º Se tens ideia do custo final de todo o Layout, tudo mesmo!?

Estimo que tenha gasto em tudo (contando com muito material e essencialmente RV que já tinha) cerca de 8500 euros

Abraço,

Diogo

Muito obrigado pelas boas vindas, e os meus sinceros parabens...está de facto uma obra de arte!!!

Quanto ao valor gasto, vou-me abster de fazer comentários porque ainda estou um pouco combalido....lol...!!!!

Saudações

Publicado:

Tas a ficar maluko :wink: ?? agora desmanchar o reef...

Palavras sabias as da tua esposa !! :wink:

Continua o bom trabalho desse fantastico sistema e bonito reef Diogo.

Abraço...

Publicado:

Olá,

Palavras sabias as da tua esposa !!  cheers  

Continua o bom trabalho desse fantastico sistema e bonito reef Diogo.

Vou fazer por isso! Aqui fica uma foto de hoje...

Pic_7324_35.jpg

Cortei a Montipora foliosa verde em vários pedaços, fiz algumas mudas e mantive 3 pedaços - 2 colei em cada um dos lados do aqua e fiquei com a parte central como estava.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo.

O Marco escreveu:

Tas a ficar maluko  ?? agora desmanchar o reef...

De facto era uma pena, está a ficar espectacular!

Abraço,

João

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Depois do corte da efflorescens ontem, que podem ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=39182

Aqui fica um update ao que se passa no meu sistema:

Também ontem, o Alexandre (um gajo bem jeitoso de mãos!!!) montou-me o reactor de cálcio. Aqui ficam as fotos...

Pic_88_28.jpg

Como podem ver do lado esquerdo está uma bomba peristáltica da Prominent que serve para alimentar o reactor de água do aquário.

Pic_88_29.jpg

Um pormenor da saída de água

Pic_88_30.jpg

e a bomba de circulação - uma Eheim 1250

Nota - do lado direito em cima podem ver também a minha bomba de reposição - uma Iwaki de fole.

Sem dúvida um trabalho de profissional! Mais uma vez obrigado Alexandre.

Entretanto também ontem, foi montado o refrigerador na varanda! Sim, na varanda! Um excelente trabalho desenvolvido pela Fernando Ribeiro.

Pic_88_32.jpg

Nesta foto pode ver-se a serpentina de titânio, dentro do primeiro compartimento da sump.

Pic_88_33.jpg

A centralina, com ligações para refrigeração, quente (2 tomadas) e UV (que conta as horas de vida das lâmpadas)

Pic_88_34.jpg

O pequeno furo de saída do armário do aqua e a calha técnica por onde passam os 2 tubos de cobre que transportam o gás.

Pic_88_35.jpg

A saída dos tubos por baixo da janela da sala...

Pic_88_36.jpg

... e por fim o refrigerador na varanda.

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Olá João,

Que media é essa? Pensava que ias pôr ARM mas essa parece-me maior :idea:  

A media é da Tunze! Desculpa a ignorância, mas não faço ideia o que é ARM!!!!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá

Nem mais.... e era bom saber quais os valores para uma coisa dessas.

O verão está ai a porta.

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Publicado:

Olá Nuno,

A pergunta impõe-se. Que esquema de refrigeração é esse? Parece qualquer coisa semi-industrial.

Na verdade é algo muito simples! Tal como as imagens documentam, basicamente tenho uma serpentina dentro da sump em titânio que liga a 2 tubos de cobre (estes sempre isolados enquanto atravessam o armário). Depois esses mesmo tubos de cobre saiem por uma calha técnica, acompanhados por um fio eléctrico. Todo o cojunto percorre a parede da sala (cerca de 6 metros) dentro da calha (com 3x1 cm) e atravessam a parede. Lá fora novamente isolados percorrem o espaço que vai até à varanda onde está o compressor (como pode ser visto na foto que coloquei).... Muito simples!!! :):wink:

e era bom saber quais os valores para uma coisa dessas.  

O verão está ai a porta.

Os valores serão concerteza variáveis de acordo com a especificidade da montagem e como é óbvio da litragem do aqua. No meu caso, tenho um compressor de 3/8 HP, uma centralina simples e o material que descrevi acima - paguei 1250 euros.

Para qualquer esclarecimento adicional, por favor contactem a Fernando Ribeiro, porque de facto não sei explicar mais!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Aqui ficam duas fotos que ilustram a evolução da Seriatopora hystrix em 2 meses:

Pic_6585_35.jpg

Pic_7910_4.jpg

e da Montipora aequituberculata:

Pic_5907_33.jpg

Pic_7910_3.jpg

Abraço,

Diogo

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Aqui ficam algumas novas fotos que fiz hoje, onde se podem ver que as Ricordeas laranja se estão a dividir - tenho 4 novos rebentos.

Pic_7910_10.jpg

Pic_7910_9.jpg

E uma foto tirada da lateral do aqua...

Pic_7910_7.jpg

variadas...

Pic_7910_11.jpg

Pic_7910_13.jpg

Pic_7910_12.jpg

Pic_7910_14.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Hoje depois de uma volta por duas ou três lojas resolvi comprar mais uma coral! Desta vez uma enorme (mede mais de 30 cm de diâmetro) Seriatopora caliendrum...

Pic_7910_16.jpg

Pic_7910_17.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Boas, podia postar uma geral do aquário. :D

Aqui vai...

Pic_7910_18.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Ontem lembrei-me que estou com umas fotos em divida ao Diogo!

Fomos lá em inicios de Janeiro!!! Desculpa, mas na altura não tive tempo para editar e fui-me esquecendo. Outro dia é que me lembrei de novo e portanto aqui ficam as melhores.

Começando pelos eremitas...

RIMG3002-2.jpg

RIMG3004-2.jpg

RIMG2935-2.jpg

RIMG2932-2.jpg

Uma Decora que resolveu posar quando se pararam as bombas.

RIMG2967-2.jpg

E finalmente os corais, começando com uma parcial da ilha:

RIMG2945-2.jpg

Actinodiscu

RIMG2950-2.jpg

RIMG2951-2.jpg

Sun coral?

RIMG2924-2.jpg

RIMG2942-2.jpg

RIMG2940-2.jpg

Xénias

RIMG2943-2.jpg

Acropora com luz normal:

RIMG2939-2.jpg

Em fluorescencia

RIMG2988-2.jpg

RIMG2936-2.jpg

e mais dois corais em fluorescencia:

RIMG2981-2.jpg

RIMG2974-2.jpg

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá Pedro,

Obrigado pelas fotos! As dos ermitas estão excelentes!

O SunCoral são apenas Parazoanthus gracilis.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Mais 2 novos habitantes e claro a foto...

Pic_7910_21.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Diogo,várias vezes estive para desistir.Gasto em luz,tempo,limpezas,mudas de água com idas ao mar etc...tenho tudo automatizado no aquário e reactor de cálcio.Mudei recentemente de casa para os Capuchos perto da Costa Caparica e vou 1 vez por semana tratar do aquário a Sintra.Não é fácil!estive para vender TUDO!em Fevereiro fui para o Rio Janeiro (Buzios)fiz mergulho,vi rocha viva apanhei uma.Vim para terra olhei para ela desanimei,lançei-a novamente ao mar.Sentei uma profunda tristeza,nadei fui buscá-la e apanhei mais 30kg.Vim muito feliz e disse para mim mesmo:não posso viver sem isto O MAR.Admirei muitas vezes os teus aquários vezes sem conta na net e nas revistas.Não desistas foste uma fonte de inspiração para mim e obrigado por tudo.

Publicado:

Olá Tito,

Não sei onde foste buscar a ideia que ia desistir! De qualquer forma obrigado pelas tuas palavras.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Ontem à noite resolvi alterar um pouco a minha sump! Retirei as macroalgas do refúgio (vou manter apenas o superior) e colocar no mesmo local as mudas dos corais (evitando assim a sua colocação no "porta-mudas" que considero bastante inestético). Para isso montei um foco de HQI de 70W 6500K

Aqui ficam as fotos...

Pic_7910_25.jpg

Pic_7910_26.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Um novo coral... mais fotos!!! Desta vez uma Echinophora lamellosa...

Pic_7910_27.jpg

Pic_7910_28.jpg

e aqui fica uma foto geral...

Pic_7910_29.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Aqui fica uma foto ligeiramente diferente...

Pic_7910_34.jpg

Abraço,

Diogo