Recommended Posts

Publicado:

Olá Nuno,

Desde o projecto que efectuaste, o qual amavelmente compartilhaste, até à presente data efectuaste muitas alterações, ao nível do equipamento?

Quanto ao espaço inicialmente previsto, é suficiente?

A colocação do refugio, a um nível mais elevado, teve/tem as suas vantagens? verificaste ser compensatório?

Em termos de equipamento tenho agora um escumador maior (um Deltec AP851), um reactor de kalk (também da Deltec), fiz um upgrade à iluminação acrescentando mais duas lâmpadas T5 de 80W actinicas e substituindo as PC´s por lâmpadas de 6500K. O refrigerador foi colocado fora do móvel (na varanda) uma vez que aquecia muito o ambiente e era contra producente. Tenho um pequeno filtro Eheim Eco com carvão activado e coloquei apenas uma bomba de retorno - uma Iwaki de 5000 l/h. De resto está tudo mais ou menos como planeei no início e espaço é suficiente!

O refúgio superior tem dado bons frutos, criando muita micro-vida que cai para dentro do aqua.

Abraço,

Diogo

• 4 semanas depois...
  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)

Olá a todos,

Aqui ficam algumas fotos actualizadas...

210.jpg

116.jpg

36.jpg

Aqui fica uma foto do meu refúgio e dos palhaços (9) que continuam a crescer muito bem...

ref_1.jpg

ref_2.jpg

O novo escumador (Deltec AP 851) finalmente a bulir. Em apenas 2 horas e sem qualquer regulação o aspecto é este...

esc_1.jpg

esc_2.jpg

e como sempre uma foto geral do aqua...

geral9.jpg

e uma tirada com flash onde se pode ver com maior clareza não só as cores dos corais como o layout...

geral_23.jpg

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Publicado:

Olá,

Esse Ap851 parece ser um monstro da limpeza, sem duvida excelente aquisição.

Sem dúvidas mesmo! Estou muito satisfeito!

Entretanto hoje tive que fazer mais uma mudança de layout! Desta vez a acro stag verde de pontas azuis já quase que batia na Stag que estava à frente... assim fiz pequenas mudanças, mas estou mesmo a precisar de espaço!

Aqui ficam os registos:

A culpada...

119.jpg

... que em finais de Junho era assim:

Pic_9011_35.jpg

Uma foto parcial direita para se ver o resultado

Dir1.jpg

Esquerda

Esq1.jpg

e por fim a geral

Geral10.jpg

Abraço,

Diogo

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Tenho que aparecer um dia destes por aí!

Quando quiseres...!

Hoje foi dia de limpeza de bombas (aliás a primeira vez que o faço desde que montei o aqua há mais de 1 ano e meio!!!yb665 yb665 ), diga-se que bem precisavam!

Quando me preparava para retirar a Stream Rock e limpar a 6100 dei com este espectáculo...

117.jpg

Encontrei mais de uma dezena de pequenas colónias de pocillopora (a da foto a maior com cerca de 4 cm).

213.jpg

37.jpg

A sua presença neste local até é lógica, uma vez que é uma zona de fraca corrente, propícia à fixação das pequenas colónias.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas!

Aí está uma coisa que não se vê todos os dias nos recifes de casa! :smilecolros:

Bom sinal, o aqua tem muito boa saúde e é um aqua de sucesso no nosso país, continente e no planeta!

Parabéns mais uma vez e que tudo continue assim!

Espero que o meu futuro, que já cá está em casa à espera de um passa-muros, possa ter o mesmo sucesso, mas em ponto pequeno, ele é mais pequenino! ;)

Depois vou chatear-te um dia destes para uma seção fotográfica, e mais tarde...uns frags! ;)

Abraços,

Pedro.

Publicado:

Olá,

Hoje deixo-Vos mais algumas fotos, com o objectivo de Vos mostrar a variedade de cores...

18_.jpg

Pocillopora damicornis

17_.jpg

Pocillopora damicornis

16_.jpg

Seriatopora caliendrum

12_.jpg

Montipora confusa

15_.jpg

Montipora aequituberculata

4_.jpg

Stylopora pistillata

6_.jpg

Stylopora pistallata

7_.jpg

Madracis sp

11_.jpg

Acropora millepora

10_.jpg

Acropora millepora

5_.jpg

Acropora spp

13_.jpg

Acropora sp Staghorn

14_.jpg

Acropora eflorescens

9_.jpg

Acropora válida

8_.jpg

Seriatopra hystrix

E a parte técnica

M_quinas_2.jpg

O reactor de Ca DIY, Garrafa de CO2, Bomba peristáltica e depósito de água de reposição.

M_quinas_1.jpg

A sump - Reactor de Kalk, Escumador e Reactor de Zeolite (DIY do Marcos Cavaleiro) ainda sem nada.

E por fim a foto geral da praxe - desta vez de uma prespectiva diferente...

Geral_2.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas diogo

Já a algum tempo não te visito, mas o teu aquario parece tar a evoluir muito bem. Tas a deixar crescer as peças, certo???

Já tens ai corais com tamanhos impressionantes.

A hystrix ta linda

Abraço

Publicado:

Olá Luis,

Já a algum tempo não te visito, mas o teu aquario parece tar a evoluir muito bem. Tas a deixar crescer as peças, certo???

Aparece quando quiseres! Já sabes - é só dares um toque para confirmar que estou em casa!

De facto estou a deixar crescer as peças. Optei por seleccionar alguns corais e vender outros. Os crescimentos têm sido bons, mas podiam ser ainda melhores (como andei de perna ao peito já não faço TPA`s há mais de 3 meses!!!)

Vou experimentar o Método Zeovit e por isso vou também recomeçar as TPA´s semanais de 10%.

Abraço,

Diogo

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Hoje foi dia, depois de mais uma TPA, de fazer um upgrade à circulação do meu aqua - coloquei duas Turbelle 4002 (3700 l/h cada) do lado direito, evitando assim que se forma-se uma película na superfície desse mesmo lado, onde a Stream já não chegava.

Agora tenho a seguinte configuração:

2 x Turbelle 7400/2 + 1 Stream 6100 + 2 x Turbelle 4002 + Iwaki Retorno - o que prefaz cerca de 32400 l/h (quase 65X o volume do aquário). Sendo um aqua com quase exclusivamente SPS´s penso ser uma excelente opção.

Aqui ficam as fotos:

Bombas.jpg

Vou ainda arranjar uma solução para esconder as bombas...

125.jpg

210.jpg

Embora não seja muito preceptível nas fotos, a circulação à superfície é agora caótica.

Geral14.jpg

Abraço,

Diogo

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

3 semanas passadas desde que comecei a utilizar o método Zeovit e para já a experiência tem sido muito positiva. Noto a água muito mais cristalina e as cores do corais começam a ficar mais intensas.

O objetivo do sistema ZEOvit é de criar e manter um ambiente de baixos nutrientes no aquário. O objetivo do sistema é reduzir os nutrientes como o nitrato e fosfato.

Para a aplicação do Sistema é necessário observar os seguintes requisitos:

1 - escumação potente

2 - iluminação adequada

3 - TPA´s semanais,

4 - adição de elementos em baixos níveis

5 - adição de nutrientes sem excesso

6 - parâmetros da água estáveis (Ca, Mg, KH, Salinidade).

Os cinco componentes básicos do sistema ZEOvit são:

1 - zeolites (Zeovit).

2 - solução de microorganismos (Zeobak).

3 - bactérias e alimento para corais (Zeofood)

4 - alimento para bactérias (Zeostart)

5 - filtragem constante com Carvão Activado

A primeira coisa a fazer é uma medição dos parâmetro, que deverão rondar estes valores:

Ca - 420/440

Mg - 1300/1350

KH - 7/8

K+ (potássio) - uma surpresa para mim! Não tenho ainda o teste, mas aparentemente é essencial ter valores a rondar os 350 (confesso que nunca tinha ouvido falar de um teste de potássio, nem tão pouco da sua importância no aqua de recife)

A chave para sucesso de SPS é controle rígido do anterior.

Os meus parâmetros antes de começar estavam assim:

PH (dia) - 8.1

Ph (noite) - 7.95

Ca - 440

KH - 8

Mg - 1260

Segundo o Guia procedi da seguinte forma:

1) 500 ml carvão activado - agitar diariamente e substituir mensalmente.

2) 1,25ltrs de zeolitos num zeo-reator (Aproveito para dizer que o meu foi feito pelo Marcos Cavaleiro - mais um DIY de excelente nível) - colocar uma bomba de 300 l/h (colocar a bomba com ciclos de 3 horas, garantindo que os zeolitos ficam sempre dentro de água)

3) limpar os zeolitos (com a pega do reactor) 2 x por dia (com a bomba ligada)

4) trocar os zeolitos após 4 semanas

5) Iniciei o processo com as seguintes dosagens:

- 4 gotas zeoBak (diariamente 1ª e 2ª semanas)

- 4 gotas Food7 (diariamente 1ª e 2ª semanas)

- 0.5ml Start2 (2 vezes/dia)

- 4 gotas AminoAcid Concentrate

- 5 gotas Coral Vitalizer

Agora a dose já passou para o seguinte (ao final de 2 semanas):

ZEObak - 5 gotas (3x semana)

ZEOfood7 - 4 gotas (3x semana)

ZEOstart2 – 1 ml (3x semana)

AminoAcid Concentrate - 4 gotas/dia

Coral Vitalizer - 5 gotas/dia

De notar que os corais com tons de azul, têm sido aqueles que melhor responderam até agora, seguindos dos verdes e por fim os rosa/purpura. Todos têm apresentado bons crescimentos.

Aqui ficam algumas fotos:

1.jpg

3.jpg

2.jpg

9.jpg

5.jpg

4.jpg

10.jpg

8.jpg

6.jpg

7.jpg

E uma geral...

Geral.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas

o coral da 5ª foto é lindo. Como se chama?

Quanto ao sistema, enfim não sou grande apologista de sistemas...

Não acho necessario. Alias, a maioria baseia-se no reforço doq ue nos ja deveriamos fazer, as tpa´s e manutenções certinhas..

Mas continua com as auctualizações porque nunca se sabe....

Publicado:

Olá Diogo, tudo bem?

Já não temos contacto há algum tempo e o teu aquário está a ficar muito bom! Falta apenas "enraizar" por completo as espécies na R.V. para ficar um belíssimo aquário de SPS! Deduzo que estejas a apostar num aquário puro e duro de duros bang.

Quanto ao Zeovit já li muitas opiniões mas nunca vi ao vivo nenhum sistema mas alguns dos resultados costumam ser excelentes! Desejo o mesmo para o teu.

Boas

o coral da 5ª foto é lindo. Como se chama?

Quanto ao sistema, enfim não sou grande apologista de sistemas...

Não acho necessario. Alias, a maioria baseia-se no reforço doq ue nos ja deveriamos fazer, as tpa´s e manutenções certinhas..

Mas continua com as auctualizações porque nunca se sabe....

Luís o coral é uma Montipora australiensis. O João Ribeiro também tinha lá uma e acho que até falamos dela :)

Abraço

Duarte

Publicado: (editado)

Olá,

Já não temos contacto há algum tempo e o teu aquário está a ficar muito bom! Falta apenas "enraizar" por completo as espécies na R.V. para ficar um belíssimo aquário de SPS! Deduzo que estejas a apostar num aquário puro e duro de duros :?.

De facto andamos meio desencontrados. Espero que corra tudo bem aí por casa.

Sem dúvida que o aqua é apenas de duros - tenho neste momento apenas alguns zoanthus e umas ricordeas e actino, de resto só SPS!

Luís o coral é uma Montipora australiensis. O João Ribeiro também tinha lá uma e acho que até falamos dela :)

Sim, é uma australiensis e veio de casa do João Ribeiro - é a mesma que viram em casa dele! Já cresceu muito.

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Publicado:

Olá,

Aqui ficam fotos actualizadas (hoje tiradas com um pouco mais de cuidado!).

21.jpg

2A.jpg

2B.jpg

11.jpg

1A.jpg

71.jpg

7A.jpg

31.jpg

41.jpg

51.jpg

61.jpg

81.jpg

111.jpg

101.jpg

91.jpg

e a foto geral da praxe...

Geral1.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas!

Como sempre.....o aqua está excelente! A ver se arranjo um tempo para ir aí ver o aqua, tirar umas fotos, tar na conversa....

Continua com isso assim que é sempre bom ver um excelente aqua!

Abraços,

Pedro.

Publicado:

Olá Pedro,

Como sempre.....o aqua está excelente! A ver se arranjo um tempo para ir aí ver o aqua, tirar umas fotos, tar na conversa....

Continua com isso assim que é sempre bom ver um excelente aqua!

Obrigado pelas tuas palavras! Já sabes que és sempre bem-vindo por isso é só dares uma apitadela!

Entretanto, aqui fica uma foto de uma Turbinária (muda do Ricardo Rodrigues) que há muito não fotografava - em 1 ano não cresceu de uma forma desmesurada, mas nota-se bem!

Pic_8386_12.jpg

14.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas, o seu aquario é lindo, que inspiração para qualquer iniciante..como eu.

Bom restame aguardar por mais fotos, pois que o meu aquario ainda é muito jovem e ainda não estavel(Mer... das algas )

Boa sorte e MAIS fotos :wink: .

José Amaral.

Publicado:

Olá,

Aqui ficam algumas fotos de hoje...

6A.jpg

42.jpg

32.jpg

22.jpg

82.jpg

72.jpg

e termino com mais uma foto de pormenor da Acro eflorescens...

52.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:
e termino com mais uma foto de pormenor da Acro eflorescens...

52.jpg

Olá,

Essa Acro eflorescens é qualquer coisa... :shock:biggrin:blush:bowdown

Uma vez mais parabéns pelo teu magnifico aquário, e pelas fotos também...

Um abraço,

Carlos Prates

Publicado:

Olá,

Aqui fica uma foto geral acabada de tirar...

15.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Aqui fica uma foto do meu "cardume" onde apenas faltam o hawaiensis e o sixline.

1112.jpg

E os peixes individualmente (apenas o hawaiensis não se deixou fotografar)

127.jpg

214.jpg

316.jpg

413.jpg

510.jpg

6a2.jpg

104.jpg

711.jpg

96.jpg

Deixo-Vos também uma foto da Montipora undata já recuperada.

b2.jpg

e uma macro...

m.jpg

Fotos de uma montipora que tenho há uns meses e que só agora está a mostrar o que vale!

n1.jpg

n11.jpg

E por fim fotos de uma nova Montipora comprada hoje no Templo Aquático... tem diversas tonalidades desde o verde ao laranja com o fundo violeta.

l_1_.jpg

l_2_.jpg

l_3_.jpg

l_4_.jpg

Abraço,

Diogo

PS - e mais uma macro que considero bem feliz (dado que foi feita com a lente de origem da minha Canon EOS 300D, colocando apenas um anel)... esta da acro eflorescens:

o1.jpg

Publicado:

Boas!

Grande Diogo....essas Montiporas novas são......espectaculares!!!!!!

Continua com a qualidade que nos habituaste, isso está sempre melhor a cada dia que passa!

Abraços,

Pedro.

PS- Já agora, vê o meu DreamReef, que é uma amostra ao pé do teu!!!! :laugh: