Recommended Posts

• Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Sinceramente não percebo as vozes "contra" os aquários dedicados a peixes.

Mas porque razão hão-de ser menos que os reefs?

São mais feios? Não obrigatoriamente!

São mais fáceis? Depende dos peixes de um e dos corais de outro!

São mais baratos? Não me parece!

Sinceramente não entendo... :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Oi,

Grande Hugo,

Se não fossem mais faceis e mais baratos talvez o Diogo não fizesse esta opção. Em relação ao 'mais feios' é sujectivo mas 99% acharão mais bonito um aquario cheiro de corais com alguns peixes... :shock:

Diogo,

Pensa bem porque poderias com o tempo ter aí um aquario de eleição... não deixes que maus momentos possam influenciar um rumo que só poderia levar ao sucesso... Deixa passar a má maré que por certo virão boas marés...

Abraço,

Miguel

Miguel Antunes

Publicado:

Olá,

Relativamente à electricidade só vejo abaixamentos significativos na componente iluminação, ou haverá mais? :shock:

O abaixamento na electricidade no meu caso, significa passar de 723W a funcionarem em média 10 horas/dia para uns míseros 160W ligados muito menos tempo (porque os peixes não necessiatm de luz para sobreviver!). Além da iluminação poderei também baixar os consumos com o facto de não ter reactor de kalk, Ca (e as respectivas bombas) como reduzir também a corrente dentro do aqua. Deixo também de ter 24 horas ligadas as duas calhas de PC´s de 72W (2x36W cada) o que tudo somado significa algo como 800W a menos!!! :shock::shock:

Isto é como ouvir que o futebol do Real Madrid (*) vai passar a modalidade amadora

Pois Nuno, como sabes a minha decisão foi tomada tendo como base algumas questões pessoais. Há coisas bem mais importantes que a aquariofilia.

Não são mais feios... aliás tenciono que o meu seja bem bonito!!! São mais fáceis, pelo menos na minha óptica como aquariofilista. Se são mais baratos.... não tenhas dúvidas!

Diogo,  

Pensa bem porque poderias com o tempo ter aí um aquario de eleição... não deixes que maus momentos possam influenciar um rumo que só poderia levar ao sucesso... Deixa passar a má maré que por certo virão boas marés...

Pois Miguel! Esta foi talvez uma das decisões mais dificeis que tive que tomar. Felizmente não se trata de uma mau momento, mas o início de um bom que não me permitirá manter em condições um aquário como o meu, com muitas exigências.

A maré está baixa mas não foi essa a razão da minha decisão. Obrigado pelo apoio.

Abraço,

Diogo

Publicado:
o que tudo somado significa algo como 800W a menos!!!

Bom... realmente... :shock: É muita fruta!

Estás a pensar alterar alguam coisa ao sistema de filtragem?

Publicado:

Olá,

Estás a pensar alterar alguam coisa ao sistema de filtragem?

Eu não tenho propriamente um sistema de filtragem! Tenho como é óbvio um escumador e como sabes 2 refúgios. O que vou fazer é desactivar os refúgios e colocar na sump algumas matérias filtrantes - pormenores ainda não sei...

Vou reduzir para 1/3 a quantidade de RV o que significa vender cerca de 100 kg.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo

É uma pena que assim seja, mas todos nós temos que tomar decisões difíceis deves em quando, espero que seja só uma saída temporária dos reef's e que em breve as coisas se componham para um Aquario tão ou mais bonito que esse.

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Publicado:
Eu não tenho propriamente um sistema de filtragem! Tenho como é óbvio um escumador e como sabes 2 refúgios. O que vou fazer é desactivar os refúgios e colocar na sump algumas matérias filtrantes
Sim, era mais neste âmbito que estava a perguntar.

Adicionar alguma filtragem mecânica, retirar os refúgios, etc...

Publicado:

Olá a todos,

Ontem à noite estive quase 1 hora a olhar para o aqua e de facto as dúvidas voltaram!! :lol::lol: Não sei o que fazer... se modifico o aquário ou o deixo ficar como está sem acrescentar mais nada e tornando-o o mais autonomo possível...

Peço desculpas a todos os que já tinha contactado no sentido de albergarem alguns dos meus corais, mas de facto o mais provavel é ficar tudo como está... Nesta minha indecisão pesou em muito a opinião da minha mulher, que para meu espanto me disse para o manter! :wink::lol:

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Boa!!! Assim sempre vou ter o primeiro FOWLR :wink:

Diogo, como te disse ao falar ontem contigo fiquei com a pulga atrás da orelha em relação ao consumo energético do meu futuro aquário.

É verdade que "ninguém" liga ao consumo mensal de um aquário mas os valores que me indicáste deixaram-me muito espantado. Não tinha ideia que fosse assim tanto...

Entretanto fiz o tal excel para calcular os custos do aquário e os valores não chegaram, nem de perto, nem de longe aos que me disseste mesmo não sabendo ao certo os teus equipamentos.

Tu tens bi-horária, por exemplo?

Na estimativa que fiz para o meu aquário pouco 5,046€ com a bi-horaria por mês, o que ainda é significativo gastando 21,113€/mês.

Terás feito bem as contas? :lol:

P.S.: Deixa masé isso como está! :lol:

Publicado:

Olá Diogo

Acho que para alem de seres uma pessoa sensata tens uma mulher com um sentido de vida muito apurado, ainda bem que assim é pois como diz o ditado "...ao lado de um grande Homem está uma grande mulher..".

Bom conselho e boa decisão boa sorte.

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Publicado:
Nesta minha indecisão pesou em muito a opinião da minha mulher, que para meu espanto me disse para o manter! :?  :shock:  

Pois... elas são assim. "E só ligas à porcaria do aquário" e "isso faz um barulho impossível" e "nem sei se quero saber quanto é que isso custou", etc... etc... mas quando a gente ameaça desistir ou mesmo fazer um "downsizing" cai-lhes logo a máscara! :lol:

Excelente decisão!

Quanto a torná-lo mais autónomo, podes contar com a minha humilde ajuda porque eu gabo-me de gastar às vezes menos de 15/20 minutos por semana com o aquário.

Publicado:

Olá,

Quanto a torná-lo mais autónomo, podes contar com a minha humilde ajuda porque eu gabo-me de gastar às vezes menos de 15/20 minutos por semana com o aquário.

Podes ter a certeza que te vou chatear!!!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Oi Diogo,

Depois da nossa conversa de ontem, em que percebi completamente o teu ponto de vista e em que pensei que estavas mesmo decidido, fico bastante contente por ler a tua mensagem de hoje. :? Ainda vamos ver aí um aquario de eleição...

Abraço,

Miguel

Miguel Antunes

Publicado:

:wink: Diogo

24 horas fazem bem a muitas decisões. Tornam-nas melhores geralmente. Isto claro, dito de um impulsivo para outro :lol: .

As mulheres preferem de quaquer forma competir com um aquário que pelo menos está sempre dentro de casa :D

Boa decisão!

Cump.

Rui

Publicado:

Diogo, fico contente com a tua decisão! A aquariofilia é feita de bons e maus momentos, há que saber aproveitar o que já se construiu e manter a calma nos momentos menos bons.

Publicado:

biggrin Boa decisão e parabéns à tua mulher. Estou a ver que és dos poucos, tal como eu :?, que tem uma mulheres que nos apoiam neste hobby. (O porquê ainda não percebi bem)

O teu aquário conforme está, já está excelente, agora é so esperar uns tempos e ver esses crescimentos a arrebentar.

Off-topic,

Como se gasta muito tempo na manutenção do aquário de água salgada? Aqui em casa é o que dá menos trabalho ( é só encher o deposito de água doce e pôr kalkwasser no reactor uma vez por semana), o resto das coisas é enquanto se dá de comer :(.

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Sinceramente, quando li que poderias tornar esse reef espectacular num FOTWLR fiquei um pouco triste porque como já muitos disseram (e com MUITA razão) tem tudo para continuar a ser um reef de sucesso e um exemplo a serguir por muita gente!

Mas se queres cortar nos custos, não compres nada para o aquário por uns tempos e aproveita esta "pausa" para deixar os corais que já tens crescer :wink:

E também já viste o desperdício que era, depois de tanto investimento, modificar (para pior) esse aquário :wink:

Tu até tens tudo tão arrumado e bem pensado que acho difícil passares assim TANTO tempo de volta do aquário 8)

Repito, se não queres gastar tanto tempo e dinheiro no aquário como tens feito, deixa-o como está e faz apenas a manutenção básica: alimentar, limpar o vidro da frente e copo do escumador,repor kalk (estas 2 últimas até podes automatizar...) e desbastar as algas dos refúgios.

Já viste que a única tarefa diária é alimentar os peixes(se é que isto se considera tarefa :D :wink: ).

Claro que não podes ficar horas a olhar para o aquário e a "babar-te" por ele :lol::lol::lol:

Mas claro que toda a gente concorda que há coisas mais importantes que os aquários!Por isso pensa com calma...

Publicado:
modificar (para pior) esse aquário

Se por acaso o Diogo fosse mesmo mudar o aquário para FOWLR, duvido sinceramente que fosse uma mudança para pior... :shock:

Publicado:

Olá,

Repito, se não queres gastar tanto tempo e dinheiro no aquário como tens feito, deixa-o como está e faz apenas a manutenção básica: alimentar, limpar o vidro da frente e copo do escumador,repor kalk (estas 2 últimas até podes automatizar...) e desbastar as algas dos refúgios.

Já viste que a única tarefa diária é alimentar os peixes(se é que isto se considera tarefa.

É isso mesmo Nuno! vou deixar de comprar corais e vender tudo aquilo que me ocupa espaço! Falo nomeadamente dos vivos que tenho no refúgio superior (Cavalos e Magnificas) o que me permite não me preocupar tanto com o refúgio (que acabava por ser mais um aquário a ter em conta). Vou desmontar o refúgio 2 que tenho na sump, porque acumula muita matéria orgância o que obriga a uma manutenção elevada.

A reposição de água e kalk está automatizada e como dizes agora é só limpar vidros de 3 em 3 dias e dar comida aos peixes (o que é sempre um prazer).

Quando pensei num aquário só de peixes (uma ideia de facto precipitada) seria para fazer, como é óbvio, algo interessante e diferente!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo

Ainda bem que a tua Mulher te chamou a razão.

Sei muito bem como é ... ainda a uns tempos passou-me pela cabeça acabar com o aquário de vez.

Força e vai tudo correr pelo melhor.

Boa!!! Assim sempre vou ter o primeiro FOWLR

Será que é assim, acho que o Rui F. de Almeida já tem um a muito tempo.

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Publicado:
Boa!!! Assim sempre vou ter o primeiro FOWLR

Será que é assim, acho que o Rui F. de Almeida já tem um a muito tempo.

Abraço

Pedro Pacheco

Eu sei Pedro, e conheço pelo menos mais uns 3. Estava só a incentivar o Diogo. O diabinho que está após a frase, neste contexto, diz tudo. cheers

Publicado:

Caro Diogo,

Simplesmente espetacular!!

Mas gostava de te fazer duas perguntinhas!!

1º Quanto tempo levaste para projectar o produto final?

2º Se tens ideia do custo final de todo o Layout, tudo mesmo!?

Obrigado e mais uma vez parabéns.

Campos

Publicado:

Olá Campos,

Em primeiro lugar benvindo ao Fórum.

1º Quanto tempo levaste para projectar o produto final?

Como podes verificar pela data de início deste tópico, tudo começou a idealizar-se em Novembro de 2004. O aquário foi montado em Junho de 2005 - hoje, estou plenamente convencido que um bom projecto, com muitas opiniões foi uma das chaves para que tudo tenha corrido pelo melhor.

2º Se tens ideia do custo final de todo o Layout, tudo mesmo!?

Estimo que tenha gasto em tudo (contando com muito material e essencialmente RV que já tinha) cerca de 8500 euros

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo,

Nem nos apercebemos do dinheiro que gastamos nisto. Eu prefiro não fazer contas nem pensar muito nisso.

Espero que mantenhas a intenção de manter o aquário como de recife. Recentemente optei por alargar o período de iluminação dentro da fase nocturna da tarifa bi-horária e reduzir as horas de iluminação durante o dia. Aquilo que pago de electricidade tem sido também assustador.

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria