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Olá Rui,

 

O Eduardo que me desculpe mas esta Uv DIY já a conheço há 4 anos e foi idealizada pelo Luís Simões( ele construiu uma para a Reefdiscus há 3 anos) . Aliás este projecto DIY ,salvo erro apareceu na Aquario Magazine pelo mesmo Luís Simões.

 

Não percebo como podes dizer uma coisa dessas!!! Existem na internet há bem mais de 4 anos projectos DIY para UV´s, muito antes do Luis ter feito a UV que como dizes apareceu também na Aquário Magazine.

 

Quando disse que os créditos eram do Eduardo, não quis dizer que ele tinha tido a ideia base! Se formos por aí nem o Luis, independentemente da sua capacidade e habilidade que como sabes reconheço, foi quem idealizou o outro projecto. Projecto esse, que diga-se, é como é óbvio semelhante, mas não igual! A base de construção de todos os DIY que conheço são as lâmpadas UV vendidas pelos principais fabricantes, e essas que eu saiba existem há muitos anos.

 

podes-me dizer que terminais são estes e onde se podem adquirir??

 

Os terminais que menciono não são mais do que sockets para ligar T8´s normais e o cojunto com o transformador pode ser adquirido na maioria das lojas de aquariofilia - existem diversas marcas no mercado.

 

qual o diâmetro dos tubos que ligam aos terminais?

 

Esta pergunta é que não percebi! O que liga aos terminais são as pontas das lâmpadas. O tubo pode ter o diâmetro que quiseres desde que depois consigas isolar a zona que liga aos sockets e que consigas também fechar a saída do tubo e o espaço que sobra entre a lâmpada e este (só desta forma podes garantir a estanquicidade)

 

Um abraço;

Diogo

 

PS - já agora, aproveitando a dica do Rui, dá uma vista de olhos à Aquario Magazine onde o Luis faz a descrição muito promenorizada da cosntrução de um filtro semelhante.

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PS

Desculpa Diogo por ter desviado a essência do teu topico.

Mas um grande aquariofilista com um futuro excelente aquario como tu decerto compreenderá.

Eu também perdi 5 peixes com Cryptocarium no inicio. Por muito que evoluamos e aprendamos nunca conseguiremos refrear os nossos impulsos de tentar fazer bem e depressa.

Os aquários de quarentena ajudam a eviatar muita coisa mas não são uma solução 100% eficaz. E depende também do tipo de quarentena. É uma opinião que desenvoverei mais à frente.

Cump.

Rui

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Olá,

 

De facto a percipitação leva à morte do artista! Neste caso à morte de peixes. Depoiars de uns dias com melhorias aparentes os peixes voltaram a apresentar muitas marcas da parasitose e o strigosus voltou a estar à beira da morte - hoje já não comeu, pelo que não lhe dou muitas horas de vida... enfim, aprendi uma lição muito grande - achamos que sabemos tudo e a verdade nada sabemos e acabamos por desrespeitar os seres vivos sem intenção. :roll::)

 

Como se não bastasse ontem liguei o novo chiller e consegui baixar a temperatura para os 26ºC, mas o problema veio depois quando verifiquei que essa temperatura era de facto mantida mas à custa do chiller estar sempre a funcionar e regulado para 25ºC... como devem calcular o dispendio de energia que isto acarreta é enorme e assim vou ter que o vender e comprar um mais potente! O problema põe-se não pelo chiller não ser adequado para o meu aquário, mas sim pelo facto do diferencial de temperatura ser tão grande.

 

Aqui fica uma foto do "menino":

 

Pic_5511_40.jpg

 

Um abraço,

Diogo

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E porque nao complementar o Chiller com ventoinhas? é que a verdade é que um chiller mais potente vai gastar exactamente o mesmo...pode é estar desligado algumas vezes...mas quando liga...gasta mais :roll:

 

 

Se não gostares da evaporação extra causada pelas ventoinhas podias por ventoinhas so a soprar o ar perto das HQI, ou por ventoinhas a ventilar a zona do chiller (o rendimento é melhor, quanto mais frio estiver o ar á volta da zona do dissipador). O consumo das ventoinhas é bem menor do que os 450W do chiller. Já agora...são mesmo 450W electricos á entrada?

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Olá,

 

E porque não (palavra corrigida) complementar o Chiller com ventoinhas?

 

Eu já tenho ventoínhas em todo o lado! E na verdade não posso por mais, precisamente por causa da evaporação!

 

Se não gostares da evaporação extra causada pelas ventoinhas podias por ventoinhas so a soprar o ar perto das HQI, ou por ventoinhas a ventilar a zona do chiller (o rendimento é  melhor, quanto mais frio estiver o ar á volta da zona do dissipador).

 

Não é uma questão de gosto é mesmo uma impossibilidade, não só pela minha sala que tem um ar ainda novo, como principalmente pelo facto de não ser muito aconselhável acrescentar mais do que 10 litros de água com kalk por dia - isto porque o repositor automático está ligado ao reactor de kalkwasser!

 

Já agora...são mesmo 450W electricos á entrada?

 

Qual é a tua Pedro!!! Sabes perfeitamente que não percebo puto de electrónica!!! :roll::) Que raio de pergunta é essa???

 

Abraço,

Diogo

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Como se não bastasse ontem liguei o novo chiller e consegui baixar a temperatura para os 26ºC,

 

Já reparei que puseste o chiller à venda. No entanto já pensaste em usá-lo de forma "menos ambiciosa" como por exemplo apontar para uma temperatura tipo 28 graus e não 26. Olha que baixar dois grau no limite inferior da capacidade representa para um chiller um consumo energético valente.

 

As ciosas desse lado não são nada lineares. Se tens o aquário a 33 esse chiller se calhar com 4 ciclos de 5 minutos por hora consegue colocá-lo a 31 mas se o quiseres a 29 já tens de ter se calhar não 8 ciclos mas 10 de 5 minutos. Quanto mais longe a temperatura origem estiver a temperatura alvo maior é o consumo. O custo energético de baixar o último grau é muitíssimo maior do que o de baixar o primeiro.

 

Repara que os chillers estão todos qualificados pela quantidade de graus que conseguem fazer descer. No intrevalo inferior isso significa funcionar interruptamente. O teu está a fazer 5/7 graus de quebra o que já não é nada mau.

 

Agora se comprares um mais potente com o dobro dos watts mas que funcione metade do tempo vai dar exactamente o mesmo em termos de consumo por isso vai com calma.

 

Eu também baixaria em duas horas o foto-período das HQIs que como tens poucos corais nem vai fazer mossa.

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Achei muito interessante o ponto de vista do Apisto ( não me lembro do teu nome e irritam-me os nicks )em dois aspectos: Temp e Fotoperiodo

28 º - existem hoje em dia muitos aquariofilistas de recife que praticam estas temperaturas mais elevadas; eu uso 27º como target . As vantagens saõ:

- o metabolismo dos coarais aumenta e eles crescem mais rapidamente

- hoje em dia desde as maldivas ao mar vermelho ( na indonesia não sei porque nunca mergulhei lá ) temos temperaturas de 28º constantes até aos 20m de profundidade durante grande parte do ano.

As desvantagens serão :

-um intervalo de segurança mais apertado

- umas condições de água mais exigentes em virtude dessa mesma aceleração do metabolismo.

 

Não sei qual a duração do periodo em que tens as HQI ligadas . Eu tenho 8 horas e estou a pensar reduzir par 6 horas , evidentemente deixando as PL ou T5 acesas 12 horas.

Cump.

Rui

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Não seria mais económico alterar a configuração da calha actual do que propriamente adquirires outro chiller?

 

Tenho visto aquários fabulosos apenas com T5 mas com a mesma potência que as calhas tipicas de HQI como a tua (500-600 Watts). No teu caso eu poderaria muito bem a hipótese de alterar ou trocar de calha em vez de ir comprar outro chiller :roll: .

 

Por outro lado reduzir o fotoperíodo pode ser uma boa hipótese. Eu actualmente para evitar males maiores tenho 6 horas de HQI e 8 de T5's e o meu aquário sem qualquer sistema de refrigeração não passa dos 28ºC

 

Cumps

Duarte

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Olá,

 

Obrigado pelas Vossas dicas!

 

Não vou mudar a iluminação, porque ao longo dos anos pude comprovar que quem me tira as HQI´s tira tudo, não só o efeito como a qualidade de luz...

 

Vou então aumentar a temperatura para 27 ou 28ºC e ver o que se passa.

 

Abraço,

Diogo

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ja agora onde o compraste nao te aceitam trocar esse por outro mais potente?

 

um abraço

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Oi Diogo

 

Tens espaço (entanda-se altura) para um Eco-cooler na Sump?

 

Já agora, como é que sabes que a UV está acesa? Consegues ver alguma claridade na mangueira junto ao encaixe nas ponteiras de PVC? Caso não se veja nada, talvez o silicone normal não fosse má ideia para saberes se a UV está a funcionar.

 

Tens a UV ligada 24 horas?

 

Cumps

RCalado

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Achei muito interessante o ponto de vista do Apisto ( não me lembro do teu nome e irritam-me os nicks )em dois aspectos: Temp e Fotoperiodo

 

Obrigado :D O meu nome é Nuno. Um dia destes vou falar com a Administração do Fórum a ver se posso mudar o Nick sem perder o "lastro". Aliás os meus apistos hoje em dia, coitados, estão algo secundarizados por isso o nick até faz pouco sentido. yikes

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Diogo, se tiveres espaço, empresto-te um Eco-cooler par experimentares e veres se resolves o problema. Só tens que ir buscá-lo à Reefdiscus. Se não servir simplesmente devoves.

Cump.

Rui

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O Eco-cooler reduz mesmo a temperatura e tem um consumo energético mínimo. O problema é a necessidade de espaço numa sump.

Já há quem faça sistemas semelhantes a um eco-cooler mas mais ergonómico (e barato :lol: ) para se colocar com mais facilidade sobre uma sump (não é, Luís Simões? :wink: )

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

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Se o principio de funcionamento do eco cooler é o de aumento de evaporação (parece ser assim que funciona pelas descrições na net) não vejo grande vantagem em relação as ventoinhas? Sendo que o modelo mais pequeno consome 44W, 44W em ventoinhas são por volta das 10! Para alem disso num aramario fechado nao me parece a melhor solução, aumentar a evaporação na parte de baixo do armario!

 

Penso que o mais importante mesmo é tirar o calor das HQI e do chiller para fora do armario. são as principais fontes de aquecimento!

 

Parece-me muito mais interessante uma solução destas:

 

http://shop.greenleafsystems.co.uk/popup_i...age.php?pID=326

 

é umprojector HQI a ser arrefecido interiormente e com o ar a ser puxado de fora e ser mandado para fora.

 

Penso que a adaptação da calha a uma solução destas seria um grande melhoramento ao sistema.

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Olá,

 

Tens espaço (entanda-se altura) para um Eco-cooler na Sump?

 

Antes de comprar este chiller falei com o Rui sobre o Eco-cooler e o problema nunca foi o espaço, mas sim a ventilação (ou falta dela)!

 

Já agora, como é que sabes que a UV está acesa? Consegues ver alguma claridade na mangueira junto ao encaixe nas ponteiras de PVC? Caso não se veja nada, talvez o silicone normal não fosse má ideia para saberes se a UV está a funcionar.

 

Tens a UV ligada 24 horas?

 

Tenho a UV ligada 24 horas (pelo menos por agora) e dá para ver na entrada e saída de água a claridade que a mesma provoca.

 

se tiveres espaço, empresto-te um Eco-cooler par experimentares e veres se resolves o problema. Só tens que ir buscá-lo à Reefdiscus. Se não servir simplesmente devoves.

 

Obrigado Rui - sabia que poderia contar com isso, mas tal como já falámos o problema é a falta de ventilação. Na altura disseste-me que não seria viável utilizá-lo...

 

Já há quem faça sistemas semelhantes a um eco-cooler mas mais ergonómico (e barato  ) para se colocar com mais facilidade sobre uma sump (não é, Luís Simões?  )

 

Pois é João - também já vi essa maravilha da técnica! O problema é a eveaporação que esse sistema acarreta - alguém me arranja uma solução de reposição diferente? É que já tenho quase 15 litros de evaporação por dia e assim não poderei usar kalk e o reactor (pelo menos na reposição).

 

Penso que o mais importante mesmo é tirar o calor das HQI e do chiller para fora do armario. são as principais fontes de aquecimento!

 

Pedro - eu na minha calha tenho ventax´s que arrefecem directamente as HQI´s e estão ligadas a um sensor que permite aumentar ou diminuir de acordo com as necessidades. Além destas a calha tem as ventax´s normais... De qualquer forma se quiseres montar uma cena dessas lá em casa, estás à vontade... :wink:

 

Obrigado a todos pela ajuda e por favor continuem a opinar...

 

Abraço,

Diogo

 

PS:

Um dia destes vou falar com a Administração do Fórum a ver se posso mudar o Nick sem perder o "lastro". Aliás os meus apistos hoje em dia, coitados, estão algo secundarizados por isso o nick até faz pouco sentido.

 

Quando quiseres - é só dizeres que mudo o nick para o teu nome - não perdes nada de histórico porque simplesmente todas as tua mensagens passam a ter como autor o Nuno!

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Diogo, podes repôr apenas água desmineralizada sem kalk, desligas o reactor temporariamente desde que tenhas outra solução para o fornecimento do cálcio.

 

Também me parece que tens que tentar afastar algumas fontes de calor desse armário. Consegues mover os balastros das HQI para outro compartimento?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

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Olá,

 

podes repôr apenas água desmineralizada sem kalk, desligas o reactor temporariamente desde que tenhas outra solução para o fornecimento do cálcio.

 

Não tenho outra forma (pelo menos para já) de adicionar cálcio!

 

Também me parece que tens que tentar afastar algumas fontes de calor desse armário. Consegues mover os balastros das HQI para outro compartimento?

 

Pois... aí já eu tinha chegado, mas não só os balastros estão incorporados na calha, como não tenho grandes hipóteses (pelo menos com a estética que tenho que manter) de os colocar noutro local.

 

Relembro a todos que o móvel é único e está isolado... vejam a foto:

 

Pic_3010_31.jpg

 

Abraço,

Diogo

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Se ja tens as ventax, então secalhar seria fácil colocares as ventax no topo do móvel a mandarem ar para cima e colocar um daqueles "air ducts" de aluminio (os memos que se usam para fazer canalizações de esquentadores ligados á entrada a ventax e a puxar o ar da calhar... assim fazes o ar quente sair do móvel.

 

 

É que a solução do ventax é eficaz num espaço aberto, mas num móvel fechado...o ar quente mantem-se dentro dele...

 

Não tenho sistemas daqueles :wink: foi só uma coisa que tinha visto á tempos na net :lol: de qualquer maneira nao me parece muito dificil de DIY'ar

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tambem tens a alternativa de meter outro chiller ( 2 chillers), que ate pode ser mais fraco do que esse.

 

mas eu se fosse tu, trocava esse na loja onde o compraste e trocava por um mais potente tens 15 dias para fazer isso.

é a minha opiniao....

 

um abraço

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Diogo, como diz o just_me o ar quente e húmido que as ventoinhas extraiem tem que ir para algum lado, se continua dentro do móvel nunca vais conseguir resolver o problema.

Tens que arranjar maneira de abrir um "buraquinho" (respiro) de lado no móvel abaixo da iluminação para expulsares o ar humido que evapora e algum do calor emitido pelas lâmpadas.

Se abrires o respiro do lado que é visível nessa foto, vais enviar toda a água evaporada para dentro da sala o que não dá muita saúde à mobilia e paredes. Das duas paredes às quais o aquário está encostado alguma tem a outra face na rua?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

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Pois é João - também já vi essa maravilha da técnica! O problema é a eveaporação que esse sistema acarreta

Uma das vantagens do Eco-cooler e sistemas semelhantes é o facto de recuperarem a água evaporada. A água evapora, provocando arrefecimento, dá-se condensação e regressa ao sistema. A perda de água por evaporação é bastante inferior à simples utilização de ventoinhas.

Este sistema combinado com uma melhor ventilação do móvel é capaz de ser uma boa solução.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

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o alexandre disse:

"Das duas paredes às quais o aquário está encostado alguma tem a outra face na rua? "

 

ate era uma boa ideia, mas com aquilo tudo montado nao é viavel ao que parece.

 

ja lhe tinha dito essas dos buracos no movel, mas o Diogo é que sabe.

 

de qualquer modo nao terias de te preocupar com a humidade da evaporação visto que o A/C retira-a e muito bem!

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Se ja tens as ventax, então secalhar seria fácil colocares as ventax no topo do móvel a mandarem ar para cima e colocar um daqueles "air ducts" de aluminio (os memos que se usam para fazer canalizações de esquentadores ligados á entrada a ventax e a puxar o ar da calhar... assim fazes o ar quente sair do móvel.

 

Tenho que pensar numa solução desse género - talvez um tipo de exaustor possa funcionar - mas o problema é o barulho!

 

Não tenho sistemas daqueles :oops: foi só uma coisa que tinha visto á tempos na net :wink: de qualquer maneira não (palavra corrigida) me parece muito dificil de DIY'ar

 

A minha ideia era mesmo essa!!! :wink::lol:

 

tambem tens a alternativa de meter outro chiller ( 2 chillers), que ate pode ser mais fraco do que esse.

 

Comprar outro está fora de questão! Ou vendo este ou como dizes troco.

 

Se abrires o respiro do lado que é visível nessa foto, vais enviar toda a água evaporada para dentro da sala o que não dá muita saúde à mobilia e paredes. Das duas paredes às quais o aquário está encostado alguma tem a outra face na rua?

 

A parede de fundo dá para o meu quarto e a parede das traseiras do aqua dá para a vizinha do lado! A rua fica do lado de trás do fotografo! Fica longe...

 

Uma das vantagens do Eco-cooler e sistemas semelhantes é o facto de recuperarem a água evaporada. A água evapora, provocando arrefecimento, dá-se condensação e regressa ao sistema. A evaporação é bastante inferior à simples utilização de ventoinhas.  

Este sistema combinado com uma melhor ventilação do móvel é capaz de ser uma boa solução.

 

Concordo, mas vou esperar pela opinião do Rui, porque a nossa conversa há uns meses terminou com uma conclusão - eu não poderia utilizar um Eco-cooler!!!

 

ja lhe tinha dito essas dos buracos no movel, mas o Diogo é que sabe.  

 

de qualquer modo não (palavra corrigida) terias de te preocupar com a humidade da evaporação visto que o A/C retira-a e muito bem!

 

É verdade - essa solução já tinha sido abordada, mas o problema serão mesmo convencer a minha cara metade a fazer buracos no móvel! Se não existir outra solução... provavelmente irei por aí!

 

Abraço,

Diogo

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Mas João... a condensação implica transferencia de energia :wink: e a energia é a mesma ao passar de liquido para gasoso e depois para liquido de novo.

 

Experimenta por a mão por cima de uma panela a ferver ao lume: a tua mão fica com gotas de agua e aquece muito rapidamente, porque a enrgia é passada para a tua mão e a agua volta ao estado liquido.

 

Dessa maneira perde-se uma das grandes vantagens da evaporação que é a energia de transição de fase :lol:

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