Recommended Posts

Publicado:

Olá a todos,

As obras estão a demorar, mas o fim está próximo - aqui vão algumas fotos dos desenvolvimentos do projecto:

Pic_3010_13.jpg

Pic_3010_14.jpg

Toda a estrtura é feita em MDF Hidrofobo e está quase pronta!

Espero que até ao final do mês tudo esteja pronto para finalmente começar a montar o aquário...

• Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Fico contente por ver que desististe da ideia das portas em pladur!! :cry:

Força com esse novo aquário e vai dando notícias.

Publicado:
Olá Miguel,

Eu mandei fazer tanto o aquário como a estrutura em inox numa loja em Lisboa que te posso indicar por MP. Os preços também não os vou revelar por uma questão de ética

Olá Caro Diogo Lopes

Sem o querer incomodar muito. Agradecia que me pudesse facultar o contacto de quem lhe forneceu seu aqua e armação.

Gostei pelo que vi do trabalho e estou interessado em pedir um orçamento para um futuro projecto meu.

Sem mais de momento, e desde já agradecendo a sua atenção. Obrigado

Cumprimentos

José Alves

OcyanusReef: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=49618

'A última coisa que se nos depara ao fazermos uma obra é saber aquilo que se deve pôr em primeiro lugar.''

Publicado:

Olá a todos,

Pois as coisas agora já estão a avançar e e penso poder começar a montar o aquário no fim do mês...

Entretanto aqui ficam as últimas fotos da estrtura que está agora, já finalizada:

Pic_3010_18.jpg

Pic_3010_20.jpg

Pic_3010_19.jpg

Publicado:

Olá João,

Estou de facto muito satisfeito com o resultado final - espero daqui a uns dias começar a montar a parte técnica para que até ao fim do mês ter tudo a bombar.

Entretanto deixo ficar o esquema final com todos os equipamentos...

Pic_3010_21.jpg

Publicado:

Olá,

Aqui ficam duas hipóteses de layout. Pessoalmente estou mais inclinado para o primeiro, mas gostava de ouvir algumas opiniões!

Pic_3010_22.jpg

Pic_3010_23.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Eu também optaria pela primeira hipótese.

Quanto a mim é muito mais agradável quando visto de frente que a 2ª e permite-te tentar umas brincadeiras engraçadas com SPS naquela fenda :shock:

Cumps

Duarte

Publicado:

Pois Diogo,

Também me parece que o equilíbrio do aqua sairá beneficiado com aquele "penhascujito" á direita.

É claro que depois também depende da "cobertura" que lhe ponhas, creme de cacao ou açucar glacê...

Abraços,

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Publicado:

Na minha humilde opinião optaria claramente pela primeira.

Não deixaria de fazer uma grande gruta do lado esquerdo (é incrível a quantidade de bichos que escolhem esses lugares para colonizar). Com a tua excelente engenharia envolvente, estou certo que irás promover ao máximo essa colonização (isto para não falar na rocha incrível que tens preparada).

Também tentaria fazer uma zona de parede vertical. Mas eu sou suspeito porque adoro verticais com moles (discos e zoanthidios).

Vais usar alguma estrutura interior nas paredes de rocha ou apenas "encarrapitá-las" umas em cima das outras?

Publicado:

Olá,

Obrigado pelas opiniões!

A ideia é fazer uma base com alguma rocha morta que tenho, que apesar de completamente colonizada não deixa de ser menos atraente que a outra - talvez (se necessário) faça alguma estrtura em PVC para suportar a parede rochosa, garantindo que por baixo a água circula com alguma facilidade...

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá,

Infelizmente os desenvolvimentos ainda não são no sistema final! Aqui fica imagens do desenvolvimento da alga coralina no sistema provisório (apesar de já estar montado há quase 9 meses!!!)

Em Março de 2005

Pic_3010_15.jpg

Hoje

Pic_3010_26.jpg

Em Março de 2005

Pic_3010_16.jpg

Hoje

Pic_3010_24.jpg

Podem verificar pela foto que os Parazoanthus gracilis têm também se desenvolvido bastante apesar das más condições a que estão sujeitos. Estas a par de uma Hidnophora que quando fiz a mudança se ressentiu muito estão agora em boa forma e a crescer.

Pic_3010_25.jpg

Publicado:

Quais as quantidades que introduzes de Kalk??

É só essa hqi que ilumina esse sistema? Eu sempre li que a coralina se desenvolvia melhor em locais pouco iluminados.. :)

Muito bom! Isso no aquário novo vai ficar um espanto! :)

avatas.jpg
Publicado:

Olá,

As HQI do sistema provisório são de 20,000k? (as chamadas fábricas de coralina)?
Esta HQI é de 150W e de 10000 K.

Com tanta coralina agarrada, essa powerhead ainda funciona ?

As duas Tunze 7400/2 estão cheias de coralina mas apenas na parte de cima e por nada afecta o seu funcionamento!

Quais as quantidades que introduzes de Kalk??
Nem devia responder a esta questão!!! :):lol: Mas a verdade é que apenas faço reposições todos os fins-de-semana (quando vou a casa dos meus pais) - a densidade chega a atingir os 1030 porque a evaporação é de cerca de 40 litros por semana. Assim o que faço, uma vez que não tenho um repositor de nível instalado, é apenas deitar água com kalk lá para dentro (tudo de uma vez) e cerca de 4 litros semanais.

É só essa hqi que ilumina esse sistema? Eu sempre li que a coralina se desenvolvia melhor em locais pouco iluminados..  

Desde Novembro, altura em que tive um problema elétrico com o sistema das T8 actinicas, que é apenas este foco a iluminar o sistema e uma claha Jebo 2 x 36 W PC 10.000 K que ilumina o outro tanque que serve de sump.

De qualquer forma e se reparares a alga coralina desenvolve-se mais na periferia onde a lâmpada tem menor influência.

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Está com bom aspecto sim senhor! :wink:

Outra coisa não seria de esperar.

Quanto ao layout e tendo em conta apenas o aquário esoladamente eu optaria também pela primeira hipótese. Contudo, englobando o aquário no espaço onde vai estar, se calhar já iria para a 2ª, dependendo se os sofás (presumo que será uma sala) irão ficar de frente ou de lado para o aquário.

Basicamente o que quero dizer é que um layout como o primeiro visto da lateral, não deve ficar muito bonito, podendo inclisivé tapar alguns corais/peixes, porque não iremos ver o vale entre os dois "montes". Visto de frente o primeiro layout parece-me claramente mais sóbrio :)

Percebeste a ideia? :)

Escrevi, escrevi, escrevi e não disse nada de jeito. Vim de férias, dá um certo desconto cheers

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá,

Percebi claramente o que querias transmitir e não conseguiste!!!!

O Aquário vai ficar ao pé da mesa de jantar e a zona de estar fica do lado esquerdo (quem está virado para o aqua). Assim a ideia é fazer a segunda zona (a do lado direito) ocupando apenas a zona traseira do aqua por forma a não tapar a visão para a penisnsula do lado esquerdo.

Abraço,

Diogo

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá a todos,

Finalmente posso dizer que está tudo pronto para começar a montar!

Depois das mudanças apenas tive tempo para montar a calha de iluminação - aqui ficam algumas fotos...

Pic_3010_27.jpg

Com as luzes todas ligadas, e portas fechadas

Pic_3010_28.jpg

Com a calha toda ligada

Pic_3010_29.jpg

Apenas com as actinícas

Pic_3010_30.jpg

Um promenor da montagem

Pic_3010_31.jpg

A localização do aquário

Mais novidades em breve...

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Muito mas muito bom!

Quando for necessário ajuda no carrego de água dispõe (presumo que vais encher com "Instant Cabo Raso")!

A oferta é genuína e seria feita de qualquer maneira mas seria a minha mais elementar obrigação pelo $ que poupei das asneiras que pude evitar por ler este teu post e pelas mp que tiveste o trabalho de me enviar.

Esse $ daria para te oferecer uma RO/DI e todo o sal artificial que necessitasses acrescido do suficiente para 6 a 12 meses de TPAs.

Se estou a exagerar é por defeito e não excesso. Acredita!

:evil:

Publicado:

Olá,

Realmente deixaste-me sem palavras!!! Os conselhos que dou são dados por gosto em ajudar o próximo e nunca oensando numa retribuição! De qualquer forma não posso deixar de agradecer as tuas palavras.

Quanto ao enchimento do bicho, conto fazê-lo na pior das hipóteses no fds de 9 e 10, mas como tenho cerca de 450 litros de água nos contentores pode ser que a consiga aproveitar e não ser precisa muita ajuda no Cabo Raso.

Se precisar podes estar descansado que aviso!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Bem Diogo,

Posso dizer-te que estou surpreendido com o aspecto da coisa. Admito que no início estava um bocado céptico quanto ao teu móvel (por causa do pladur e tal...) mas ficou excelente, tal como o resto da tua sala (se me é permitida a observação). O teu sofá é que está um bocadinho longe mas vais conseguir resolver os torcicolos passando mais horas na mesa de jantar :D .

Agora mais a sério, o que disse o apisto é inteiramente reiterado por mim que, apesar de suar do "outro lado da força", também fiz o meu aquario muito baseado nas opiniões, erros e sucessos deste teu post.

Obrigado e sinceros parabéns.

Abraço,

Miguel

PS - Depois de cheio tens de organizar uma visita guiada :wink: .

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Publicado:

Estou sem palavras :cry:

Toda a sala está expectacular e só falta mesmo encher o bicho... Deves estar em pulgas!!

Como vês sempre montaste o aquario primeiro que eu :D Ainda só encomendei a mesa do aquario :oops: mas agora que já acabaram os exames é que vai ser...eheh

Estou curioso para ver como vai ficar o layout do teu aquario e obviamente o aspecto final.. Força com isso e vai pondo fotos da evolução :wink:

Publicado:

É pá, está excelente e mainada!!!

Tenho de ir aí ver isso! Esse móvel está um show, porque é que não o fizeste antes de montar o meu? lol

Era assim que queria, mas pensei que não fosse possível apenas com a estrutura e a "madeira"...

Está melhor sem peixes que muitos com eles :cry:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Viva Diogo,

Parabéns pelo aspecto final do conjunto, o aq. ficou muito bem enquadrado na sala e esta também está com excelente gosto!

Abraço,

Ricardo Rodrigues