Quo Publicado Janeiro 15, 2010 Publicado Janeiro 15, 2010 (editado) Terceira versão do meu aquário de 1 metro para reanimar o interesse pelo aquário (2ª versao disponivel no forum) depois da perda de alguns peixes e da transferencia para o aqua Playa de Tetras dos mais animados do aquário, os tetras. O aquário passou a estar mais direccionado para as espécies de ciclídeos americanos (Acarás) que mais gosto: os Escalares e os Boca-de-Fogo. A fauna ainda está incompleta, falta a animação que existia anteriormente. No entanto, hoje assisti siderado a uma luta entre os meus bocas-de-fogo macho, surreal. Desde que coloquei estas rochas ganhou bastante profundidade e os peixes e as plantas sobressaem muito melhor. O problema é mesmo a máquina fotográfica, que não mostra bem o aquario, na imagem parece que o fundo está vazio e faltam plantas, ao vivo parece cheio. Planeio comprar uma boca-de-fogo fémea e outro escalar e mais uns peixitos para animar o tanque, comprei neons negros, mas para já não fazem um cardume em condições como faziam os tetra buenos aires, apesar de serem tetras, vamos ver se eles andam mais junto e continuamente pelo aquário como fazem os buenos aires. Fauna 2 Cíclideo Boca-de-Fogo Thorichthys meeki 1 Cíclideo Escalar Pterophyllum Scalare 7 Neon Negro Hyphessobrycon herbertaxelrodi - cardume 1 Limpa-vidros CAE Gyrinocheilus aymonieri - peixe de fundo 1 Camarão Madeira Atyopsis moluccensis 2 Ampulária Dourada Pomacea bridgesi Flora Echinodorus Red Devil Cryptocoryne wendtii green Cryptocoryne wendtii tropica Vallisneria Spirallii Vallisneria Saca rolhas Vallisneria gigantea Musgo de Java Eleocharis acicularis Lilaepsis novea-zeelandiae Outros elementos Areão negro 8kg (camada superior) Substracto fértil rico em ferro 3kg (camada inferior) Tronco de videira Xisto prateado/dourado Equipamento Filtro Elite 600L/hora Filtro TetraTec 400L/hora Tubos fluorescentes 16Wx2 Termóstato Aquapor 75W Fertilizante Líquido: Tropical Aqua Plant B Fertilizador Mineral Temperatura: 25ºC Teste NO3: 25 mg/l NO2: 0 mg/l pH: 6.9 GH: >6 ºdH KH: <6 ºdH Aqua Acará Frontal Ciclideo Escalar (nome alternativo: Acará Bandeira) Ciclideo Boca-de-Fogo (nome alternativo: Acará Boca-de-Fogo) e Cardume de Neon negro Camarão Madeira (nome alternativo: Camarão filtrador) Ampulária Dourada Tronco de videira, vamos ver se o musgo recupera cor... Editado Janeiro 15, 2010 por Quo Citar
giomorales Publicado: Janeiro 16, 2010 Publicado: Janeiro 16, 2010 Viva Quo Eu com um aqua desse tamanho até golfinhos lá punha dentro...lol Agora a sério, tas a pensar por aí mais uns quantos? olha o aqua não tem fundo, ele está a dividir uma sala? Gosto bastante do areão preto, no teu lugar punha aí um tronco bem maior. Citar Sérgio Figueiredo
Quo Publicado: Janeiro 16, 2010 Autor Publicado: Janeiro 16, 2010 (editado) pois, o aquário não é para a fotografia, é mesmo para dividir a sala de jantar da de estar. logo não pode levar fundo. (uma das fotos, a do camarao, é tirada da parte de trás...) Mas não dá para golfinhos, ou estás a falar do peixe golfinho? é que isso existe caso nao saibas =D quero uma cobrinha como a que tens, um peixe genero pleco compativel com o tamanho do aquario talvez um Ramirezi ou 2 uma boca-de-fogo ou duas para ver se formo pelo menos um casal um escalar e um peixe de cardume melhor... vou dar um tempo para ver se os neons negros encardumam em condições. Se não encardumarem num cardume de jeito tenho que ver outro compativel com escalares, é que os buenos aires e os barbo tigre, cardumes espectaculares, intimidam os escalares. E, para ter o escalar num canto, não dá... Não quero fazer aquascaping, o tronco é mesmo só para o musgo de java crescer, ou seja, ficar todo verde, e depois um peixito ou outro passar por baixo. Ficando com aspecto tropical e selvagem. é esse o meu ojectivo. Editado Janeiro 16, 2010 por Quo Citar
giomorales Publicado: Janeiro 16, 2010 Publicado: Janeiro 16, 2010 quero uma cobrinha como a que tens, Em relação as cobrinhas compra 2 ou 3, na tua zona não há uma Agriloja? Foi lá que comprei as minhas, o fornecedor deve ser o mesmo. Passa por lá e pergunta. Citar Sérgio Figueiredo
giomorales Publicado: Janeiro 16, 2010 Publicado: Janeiro 16, 2010 Tu usas 2 filtros externos. São tubagens independentes cada filtro directo ao aquario, ou os 2 filtros juntam numa so tubagem para o aquario? Citar Sérgio Figueiredo
Quo Publicado: Janeiro 16, 2010 Autor Publicado: Janeiro 16, 2010 boas gio. Aqui (Póvoa e Vila do Conde) não há nenhuma agriloja, nem nunca tinha ouvido falar disso, mas há um conceito semelhante, e tb posso pedir para que me vejam algumas espécies, já pedi inclusive. os filtros são internos, estão dois no momento por causa da ciclagem, um deles tem menos de um mes, mas se calhar não fica nesse aquário, porque tem barra de aeração, o que não é bom para as plantas, mas bom para peixes robustos como os de água fria, logo vai para um aqua que quero fazer para os meus peixes de água fria, os meus peixes mais antigos. A filtragem está a 1000 litros por hora, mas era necessário apenas cerca de 600 L por hora. Citar
giomorales Publicado: Janeiro 16, 2010 Publicado: Janeiro 16, 2010 Podes sempre mandar vir por correios da crystalred, as cobras kuhlis até são baratas,não chega a 2 euros cada. Citar Sérgio Figueiredo
Quo Publicado: Janeiro 16, 2010 Autor Publicado: Janeiro 16, 2010 (editado) mandar vir bichos pelo correio é um bocado estranho... ainda chegam mortos... essas cobras sao de cardume certo? mas vai ter que ficar sozinha. A nao ser que tenha uma reprodução interessante ou seja um cardume interessante de ver, é que o aquario tem um limite de povoamento. já não quero ramirezi, li que sao frageis e artificializados. Em vez disso estou a pensar em dois ciclideos africanos que penso que posso colocar num comunitário: ciclideo que vive em conchas http://www.ciclideos.com/neolamprologus-mu...ciatus-f64.html Ciclideo Kribensis http://www.aquahobby.com/gallery/b_krib.php Editado Janeiro 16, 2010 por Quo Citar
ruisapinto Publicado: Janeiro 17, 2010 Publicado: Janeiro 17, 2010 mandar vir bichos pelo correio é um bocado estranho... ainda chegam mortos... essas cobras sao de cardume certo? mas vai ter que ficar sozinha. A nao ser que tenha uma reprodução interessante ou seja um cardume interessante de ver, é que o aquario tem um limite de povoamento. já não quero ramirezi, li que sao frageis e artificializados. Em vez disso estou a pensar em dois ciclideos africanos que penso que posso colocar num comunitário: ciclideo que vive em conchas http://www.ciclideos.com/neolamprologus-mu...ciatus-f64.html Ciclideo Kribensis http://www.aquahobby.com/gallery/b_krib.php boas o aqua esta porreiro mas para meteres esses ciclideos africanos tens de ter atenção ao ph o que vive nas conchas quer um ph mais alcalino na casa dos 8.5 mais coisa menos coisa o que ñ sera compativel com os peixes que tens, o kribensis ja e um peixe de ph neutro ja se encaixa melhor com os restantes abitantes, mas eu ia mesmo para os ramiresis"atenção ñ sao tao dificeis de manter como dizem e tem umas cores lindas" ou então um casal de apistos que iam ficar ai a matar. espero ter ajudado e boa continuação com o projecto. cumps boa sorte Citar
Quo Publicado: Janeiro 18, 2010 Autor Publicado: Janeiro 18, 2010 (editado) obrigado pela tua opiniao. boa para descobrir outros ciclideos americanos interessantes (esses apistos), pelo que li alguns tem comportamento semelhante aos boca-de-fogo. tenho que ver bem o stress adicionando uma espécie tao semelhante em comportamento. pelo que vi há bastante subespecies de apistos, algumas que parecem bettas (algo que não gosto nada), mas umas outras bem interessantes! pelo que pesquisei, gostei bastante destes tres (nao sei a compatibilidade com os outros peixes) Apistogramma macmasteri Apistogramma_macmasteri_1.jpg Apistogramma regani Apistogramma_regani_1.jpg Apistogramma nijsseni Apistogramma_nijsseni_1.jpg (alguns padroes de cores (O preto) parece artificial, num site universitário aparece assim: pb_apistogramma_nijsseni.jpg @ Berkeley. pois... um outro tb amarelocomo o nijsseni com coloração mais natural Apistogramma_gossei_1.jpg pelo aspecto, de certeza que as escamas devem zebrar com preto de vez em quando e deve ficar muito porreiro. Em relação aos ciclideos que vivem em conchas, obrigado por me fazeres ter atenção a isso, estava mesmo a passar isso ao lado, e complicou-me os calculos, porque estou à procura desse peixe neste momento, para este aquário ou para o mais pequeno. No entanto, nota que os peixes de aquarios domesticados já se habituam a diferentes pHs, nomeadamente o PH de água de torneira, pelo que é um assunto ainda importante, mas não tanto quanto se pensa, mas realmente o pH exigido é extremamente alto, tb posso por no outro aqua, com agua alcalina. Editado Janeiro 18, 2010 por Quo Citar
Quo Publicado: Janeiro 18, 2010 Autor Publicado: Janeiro 18, 2010 (editado) Como não haviam à venda Apistos , comprei um belo casal de Kribensis (Pelvicachromis pulcher), ciclideos africanos com um comportamento reprodutivo interessante, e um Ancistrus, peixe muito fixe, genero de um peixe-gato/pleco de nariz eriçado, mas o que comprei não reparei que tem um problema numa barbatana, ficou desproporcionado.... Editado Janeiro 18, 2010 por Quo Citar
Quo Publicado: Janeiro 19, 2010 Autor Publicado: Janeiro 19, 2010 (editado) troquei o Ancistrus estrupiado por outro bem proporcionado, peixe espectacular, ainda timido porque acabou de chegar ao novo lar. comprei mais peixeirada (um outro peixe gato que nao sei o L e 3 otos para me tratar do problema das algas) e o aqua já tem novamente vida. Ancistrus sp. (não sei qual o L atribuido...) - pode parecer pequeno, mas o peixe é já grande, tem uns 10 cm. tem uns corninhos tipo rena e um ar de bicho demoniaco. na foto está esquisito, vou tentar tirar uma foto que lhe faça justiça Editado Janeiro 19, 2010 por Quo Citar
Quo Publicado: Janeiro 19, 2010 Autor Publicado: Janeiro 19, 2010 (editado) Os ciclideos Americanos lutando pelo dominio do aquario. A ordem está: 1- Boca-de-Fogo mais antigo 2- Escalar 3- Boca-de-fogo mais recente. Se bem que o escalar nao se dá por vencido, sempre que o boca-de-fogo vem-se armar em carapau, ele responde. antes dominavam os tetras (quer os tetra buenos aires quer os tetra preto), e agora desde que sairam o boca-de-fogo que sobreviveu, era o pequenote e fragil, teve ictio, e claramente abaixo na hierarquia, anda agora muito espevitado, atacando tudo e todos e é já o rei do aquário. Atenção que estas lutas nao danificam os peixes, visto serem todos espécies pacificas, são antes lutas pelo dominio, quer em espaço quer na hora de alimentação. Ciclideo Africano Kribensis (penso ser a fémea) também abaixo na hierarquia, provavelmente por serem peixes recentemente introduzidos no aquário. A planta é Echinodorus Red Devil (origem: cultivada), Peixe gato, que nao sei nem a espécie no momento, esqueci, algo debilitado, pois tinha acabado de chegar à loja. como era barato, giro e crescia pouco, trouxe. Editado Janeiro 19, 2010 por Quo Citar
Recommended Posts