Recommended Posts

Publicado

Comecei a fase de compra dos materiais para o meu aquario, e se antes as dúvidas eram muitas agora ainda são mais. Fui a uma loja perto do Pinhal Novo (que por sinal gostei bastante) e trouxe substracto fertil JBL (não me perguntem agora a referência) e como inerte trouxe pedra vulcânica (acho que é assim que se escreve). Foi-me dito pela senhora que lá estava que se queria por plantas era do melhor que havia porque era poroso para as raízes se agarrarem e ao mesmo tempo ajuda a flora bacteriana a instalar-se. A questão é que talvez seja demasiado escuro e granulometria grande. A minha intenção é fazer um tipo de tapete (vou tentar), mas não em todo o aquário, queria deixar uma área com areão branco e outra com plantado, quase como se fosse uma floresta a acabar numa praia (estão a ver a ilha do Lost?).

Coloco o Areão por cima dessas pedras vulcânicas? ou nem coloco as pedras vulcânicas? Na zona onde iria ter o Areão branco, estava a pensar colocar daquelas rochas brancas perfuradas para criar esconderijos, só não sei se ficam bem depois com o verde e mais rochas pretas... só dúvidas. alguém tem uma montagem do género?

Publicado:

Olá,

Para tapete esse areão de rocha vulcânica não deve servir, como escreveste demasiado grande, podes é utiliza-lo para encher, ou seja, substrato fértil depois na parte de trás (parte mais alta do teu substrato) colocar a vulcânica e depois se desejares outro areão inerte à escolha.

Verifica se as rochas brancas que pensas utilizar não são calcárias, pq se forem fazem subir o pH. Vê se é isso mesmo que desejas.

Misturar vários tipos de rochas não me parece que fique bem, mas antes de nós gostarmos o importante é tu gostares.

Publicado:
Olá,

Para tapete esse areão de rocha vulcânica não deve servir, como escreveste demasiado grande, podes é utiliza-lo para encher, ou seja, substrato fértil depois na parte de trás (parte mais alta do teu substrato) colocar a vulcânica e depois se desejares outro areão inerte à escolha.

Verifica se as rochas brancas que pensas utilizar não são calcárias, pq se forem fazem subir o pH. Vê se é isso mesmo que desejas.

Misturar vários tipos de rochas não me parece que fique bem, mas antes de nós gostarmos o importante é tu gostares.

Obrigado Hugo pela ajuda. Quando dizes encher é fazes desníveis correcto? Mas assim depois as raízes não chegam ao substracto fértil, ou nem é suposto chegar? Desculpa a ignorância....

Coloco o substracto fértil em baixo depois posso fazer uma camada com a vulcânica e criar os desníveis e depois faço ainda outra por cima com outro inerte e só depois plantar é isso? Já agora aconselhas algum inerte de côr escura para tapete?

Publicado: (editado)

Só utilizas se quiseres, entre o fértil e o vulcânico, eu escolho o fértil mas claro que gasta-se mais substrato e se este for mais caro gasta-se mais dinheiro.

Não consegues desfazer o areão vulcânico? com um martelo, marreta? hehehe sempre aproveitavas ficando mais pequeno.

Isso de substratos não sei, pois cada um terá o seu gosto, tens de marcas, tens de quartzo preto normal. O que aconselho é ver vários aquários para ver qual se gosta mais e tentar perceber qual foi o utilizado.

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:
Só utilizas se quiseres, entre o fértil e o vulcânico, eu escolho o fértil mas claro que gasta-se mais substrato e se este for mais caro gasta-se mais dinheiro.

Não consegues desfazer o areão vulcânico? com um martelo, marreta? hehehe sempre aproveitavas ficando mais pequeno.

Isso de substratos não sei, pois cada um terá o seu gosto, tens de marcas, tens de quartzo preto normal. O que aconselho é ver vários aquários para ver qual se gosta mais e tentar perceber qual foi o utilizado.

Como ainda nem abri os sacos, se calhar vou trocar, do que andar a tentar desfazer isto ao martelo....

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!