Recommended Posts

Publicado

Boa noite, quanto mais me informo leio mais confuso fico. Bee, New Bee, Bumblebee, crystal black...etc etc.

Pela informação que consegui retirar (peço que me corrijam se estiver errado) temos os Bee (Caridina cf. cantonensis var. Bee), Bumblebee (Caridina cf. breviata var.´bumble bee') e os New Bee (Caridina cf. breviata var. 'new bee').

É então sensato afirmar que temos basicamente duas espécies (Caridina cf. cantonensis var. e Caridina cf. breviata var.) cada espécie com várias variantes? Será também correcto afirmar que os crystal black são Caridina cf. cantonensis var. Bee ou trata-se de uma outra variante de Caridina cf. cantonensis??

Espero ter sido claro nas minhas dúvidas e agradeço desde já a quem me consiga esclarecer.

cumprimentos

Publicado:

Olá,

Caridina cf. cantonensis são uma espécie com variantes.

Caridina cf. breviata são outra espécie com variações.

Logo já temos duas espécies diferentes depois cada uma delas terá as suas variações próprias.

Caridina cf. cantonensis:

- Crystal red

- Crystal Black

- Golden CRS

- Snow white

- White Bee (crystal White Bee)

- Tiger e todas as suas variantes cromáticas.

Caridina cf. breviata:

- New Bee

- Bumble bee

São os que me lembro.

Será sensato afirmar o que escreveste duas espécies mas .... sempre um mas.... como a maior parte dos camarões não estão cientificamente catalogados existem sempre hipóteses de não estarem bem indicados daí a introdução do cf., pois esta abreviatura pode fazer muita diferença.

Para alguns alemães a designação para Caridina cf. cantonensis var "Bee" será o mesmo que crystal black, diamond, para outros a designação Caridina cf. cantonensis "Bee" será para para a forma selvagem, a designação Caridina cf. cantonensis "Bee black & white" será a designação para Crystal Black.

É o que que penso.

Publicado:

Desde já o meu obrigado pelo esclarecimento, realmente não é de todo fácil compreender de forma clara as várias espécies de camarões porque como disse existem várias nomenclaturas que podem variar de criador para criador.

cumprimentos

Publicado:

vou dar a minha opiniao que vai um pouco em contra ao que o Hugo disse, falo pela minha pesquisa e nao como verdade absoluta, pois tambem bati muito com a cabeça ate entender(ou pensar que entendi)

aqui a duvida esta em bee, new bee, bumblebee, crystal black

bee para mim é uma das formas selvagens do especie Caridina cf. cantonensis, a outra forma selvagem é o tiger

crystal black ja faz parte dos varios apuramentos da variante selvagem bee

dentro dos new bee existem varios tipos, mas os mais conceituados a meu ver e mais correctos serão as especies Caridina cf tumida e Caridina cf. venusta, sendo praticamente iguais mas sendo provenientes de origens diferentes, se nao estou em erro china e india

bumblebee é como o Hugo disse Caridina cf breviata

novamente vou dar enfase ao que o hugo disse quanto ao "cf" que indica uma duvida na sua classificação, podendo ser a especie descrita ou nao por falta de melhores estudos da especie.

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:
vou dar a minha opiniao que vai um pouco em contra ao que o Hugo disse, falo pela minha pesquisa e nao como verdade absoluta, pois tambem bati muito com a cabeça ate entender(ou pensar que entendi)

aqui a duvida esta em bee, new bee, bumblebee, crystal black

bee para mim é uma das formas selvagens do especie Caridina cf. cantonensis, a outra forma selvagem é o tiger

crystal black ja faz parte dos varios apuramentos da variante selvagem bee

dentro dos new bee existem varios tipos, mas os mais conceituados a meu ver e mais correctos serão as especies Caridina cf tumida e Caridina cf. venusta, sendo praticamente iguais mas sendo provenientes de origens diferentes, se nao estou em erro china e india

bumblebee é como o Hugo disse Caridina cf breviata

novamente vou dar enfase ao que o hugo disse quanto ao "cf" que indica uma duvida na sua classificação, podendo ser a especie descrita ou nao por falta de melhores estudos da especie.

Boa noite, bem, faz algum sentido olhar para o bee como selvagem e para o crystal black como forma apurada até porque os crs também são um apuramento.

Obrigado pela opinião. Agora que já estou mais esclarecido só me falta mesmo arranjar uma mini colónia duma destas espécies referidas (bee ou crystal black ou tiger) pois já tenho um aquário mais que pronto para os acolher...mas não me tem sido muito fácil encontrar estes indivíduos...

cumprimentos