Recommended Posts

Publicado (editado)

:discuss_gathering::P

Boa tarde!! Regressei recentemente ao mundo fascinante da aquariofilia, mas estou me deparando com alguns problemas no meu aqua..

Adquri um aqua com as seguintes caracteristicas:

100*50*50 com capacidade para 250 L

um filtro ( nao me recordo a marca) 400 L / H

Lampada de 30 W

Tenho 1 limpa fundos com 30 cm +-, 2 com 10 cm, 1 guaramis ( axo q é assim), tetra néon, tetra rosa e tetra negro, 4 escalares, guppies, espadas, mollies e plattys ( não sei precisar as quantidades de cada, mas num total aproximado de 50 )! :shocked028:

Tenho o aqua com estas espécies há aproximadamente 2 meses, e tudo tem corrido bem, com sucesso em reproduçao de guppies e espadas inclusivamente...

Mas, há dois dias que me deparo com peixes mortos, nomeadamente, tetra néon, guppies e hoje uma espada, sem razão aparente, pois não apresentam sintomas alguns...

O PH anda nos 7.0 - 7.4...

Alguém me ajuda?? :baned:

cdaa

ps:esqueci de mencionar que a temperatura da água é de 27 graus

Editado por cdaa
Publicado:
Fizeste algo diferente no aquário? Lavaste o filtro?

Outros testes fizeste? amónia? nitritos?

Fiz a lavagem do filtro, do aqua e mudança parcial da agua... mas só depois de começarem a aparecer alguns mortos...

quanto a testes apenas o do ph

Publicado:

Boas

Tem muito peixe neste aquário. Já fizestes o teste de amônia?

Jaqueline

Publicado:
Desculpa a pergunta, lavas-te o filtro com agua do aquario ou com agua da companhia?

Pois.... Lavei com água da companhia.... Fiz mal?!

Publicado:
Boas

Tem muito peixe neste aquário. Já fizestes o teste de amônia?

Jaqueline

Só fiz o teste de PH...Em relação á quantidade...Entusiasmei-me, eu sei, mas são tantas as variedades e tamanha beleza, que deixei-me levar...

O pior é que no espaço de três dias, já morreram 10 peixes, desde guppies, tetra neon, espadas e mollys.....

Publicado:

Pois.... Lavei com água da companhia.... Fiz mal?!

Boas

Uma opinião: os equipamentos * como filtro filtro, rede para pegar peixes,

esponja limpadora de vidros, etc, etc... enfim,

lavo-os todos com uma água que preparo de véspera com aquasafe. Coloco água

com condicionador em garrafas vazias de água mineral e guardo para quando precisar.

(ex. trocas parciais, completar água quando da evaporação). Evito * lavar com água da

companhia pois esta tem muito cloro e uma substância chamada cloramina.

Por via da dúvidas prefiro não arriscar. As mãos também não podem estar com resíduos

de outros produtos.

Em matéria qualidade de alimentação para peixes e aquasafe prefiro não vale a pena

economizar. Senão os seus peixinhos vão virar uns anjinhos..... :angel:

Jaqueline

Publicado:

Olá,

E tu vais virar um diabinho se continuares a fazer o que fazes!!!

Tudo o que pertence ao aquarismo não é para lavar com água corrente, deve ser passado com água que retiras do aquário aquando a TPA (Troca Parcial de Água). As matérias filtrantes não devem ser lavadas/esfregadas, deves apenas e só sacudí-las ao de leve na água que retiras do aquário e uma vez por mês, se tanto.

Quando lavas estás a estragar o cilco do azoto entretanto já feito, as bactérias já instaladas que se fixaram, nas: matérias filtrantes, paredes/vidros do aquário, plantas, pedras, troncos, coluna de água, rede, tudo.

Quando fazes a TPA deves retirar o sufuciente que te permita repor os níveis de: pH, no2, no3, etc. TPA esta, que evita a adição de químico, incluíndo adição de bactérias.

Boa Aquariofilia para Todos!

Betarato

Publicado:

:D

Muito obrigada a todos...

A informação nunca é demais!!

Em relação á lavagem dos diversos equipamentos, não fazia a minima ideia que os tinha que lavar com a agua da TPA, sempre pensei que era com água corrente... :)

A TPA costumo fazer em média 2 vezes ao mês, o que até agora não tem dado problemas.Há três dias comecei a encontrar peixes mortos, então, após verificar o PH da água, que estava nos 6.8, fiz TPA e lavei os filtros, vidros, etc.

O PH agora está nos 7.4, mas continuam a morrer peixes ( ainda agora retirei outros dois, e já tenho mais a perder a força)..

Esses já os separei para um outro aqua preparado com FungiStop da Tetra, vamos la a ver como reagem.... :drool3:

A mim parece-me que uns estão com uma espécie de bolor, e outros a perder as barbatanas, apesar dos que morreram não apresentarem nenhum sintoma visivel... :angel::thumbup3:

CDAA

Publicado:

O que me parece ser o problema do teu aquário é um pico de amônia.

O filtro que tens não é suficiente para a litragem que o teu aquário possui, sugiro-te que arranjes um filtro com te ofereça as condições necessárias.

Betarato

Publicado:

Boas a todos...

Actualização da situação:

Os peixes que separei morreram surprised ( 3 mollys e 1 espada ) e salvaram-se 2 ( por enquanto... 1 guppy e 1 tetra neon ) :thumbup3:

Em relação aos outros, ontem aumentei a temp para 28 e ainda nao tive baixas

hoje realizei o teste de amonio, e deu 0.05 +- , penso que nao sera essa a causa

Comprei um filtro biologico interior, para aquarios de 250 L, que vou instalar...Alguma sugestão para melhor adaptação ao ambiente do aqua?????

Estou a fazer o que posso, mas ja não sei mais para onde me virar....

obg

CDAA

Publicado:

Transfere as matérias filtrantes que tinhas no outro filtro para dentro desse que compraste.

Vai fazendo TPA's de 10% do volume total da água (25 litros) dia sim dia não, adicionando bactérias, na medida certa, para fazer ciclo do azoto e evitar mais baixas (o que não quer dizer que não possam continuar a ocorrer).

Não vale a pena aumentares a temperatura, deixa-a permanecer nos 25ºC. As oscilações de temperatura também afectam a o aparecimento viral.

Vai postando novidades e dúvidas!

Betarato