Plantas e nutrientes


Pedro&Filipa

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho lido e relido tudo o que vou encontrando sobre plantas e carências de nutrientes (macros e micros), no entanto quando a experiencia falta as coisas tornam-me mais dificeis.

 

Assim gostaria de fazer a seguinte questão no que respeita a nutrientes disponiveis na coluna de água e a sua assimilação no que respeita ao factor tempo e próprios metabolismos das plantas.

 

As plantas de crescimento rápido, são as plantas que maior consumo de nutrientes têm na relação tempo? Isto significa que um aquário que tenha défice de nutrientes possa ter as plantas de crescimento rápido equilibradas? E ao mesmo tempo as plantas de crescimento lentas e/ou as chamadas plantas dificeis podem apresentar carências por uma corrida mais lenta ou díficil aos nutrientes disponíveis?

 

Penso que me consegui fazer entender em relação a estas dúvidas.

 

Obrigado.

Cumprimentos.

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo ao fórum e dando a minha opinião o teu raciocínio está correcto pois a dificuldade está em conseguir e manter o equilíbrio inicial aquando do arranque de um aquário plantado. E lá está tudo depende da experiência que possas ter bem como dos conhecimentos que tens das plantas que vais colocando no aqua.

 

Por vezes e tenho notado isso, o pessoal menos experiente ao montar um aquário com um substrato potente aliado a um conjunto de plantas que não conseguem consumir todos os nutrientes que o substrato vai libertando para a coluna de água aliado a uma iluminação extra-forte dá sempre uma boa dose de algas e depois lá vêm os peixes comedores de algas ou os caracóis.

 

Daí ser recomendado pelos mais entendidos em que no inicio não se pode desprezar as TPA’s pois vamos de certa forma equilibrando a quantidade de nutrientes que o substrato vai libertando.

 

E depois é ter as plantas certas, a iluminação correcta, os cuidados e os conhecimentos necessários.

 

Também estou contigo, ou seja, também por mais que leia acho que quando estiver com a mão na massa é que vou ficando mais alerta para esta questão dos plantados.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.