Miguel_Maia_ Publicado Janeiro 12, 2010 Publicado Janeiro 12, 2010 vou fazer um plantado e necessito de uma ajudinha! o meu aqua tem cerca de 100 litros a menor e eu tou a pensar instalar lhe uma calha de 2x36 watts! sera o suficiente ? abraço Citar
David de Jesus Publicado: Janeiro 13, 2010 Publicado: Janeiro 13, 2010 Boas, Se queres fazer um plantado "a sério" isso não dá, no mínimo tens que apontar para 1 watt por litro nesse aquário. Dito isto, não quer dizer que não haja muitas plantas que se dêem com essa luz que indicaste, mas ficas limitado nas escolhas. Boa sorte. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Zélito Publicado: Janeiro 13, 2010 Publicado: Janeiro 13, 2010 o ideal era teres do tudo do bom e do melhor, mas isso nem sempre e possivel. para teres plantas exigentes necessitas de 1w por litro. para a maioria das plantas necessitas de cerca de 0.5w por litro. tens 72w por 100l. os 100l sao brutos. nunca usas a capacidade total de agua do aqua. deves de ter em uso cerca de 80l. como tal tu deves tar bem perto da media para teres plantas exigentes eu nem a 0.5w por litro chego mas da perfeitamente para ter anubias, valisnerias e folhas de laranjeiro. as lampadas sao as de origem ou nem por isso? e que nao interessa so os watts tambem interessa a qualidade e acredita que ha diferenças grandes. como podes ter 2 aconcelho a teres um lampada propria pra plantas e outra que imita o espectro solar (sao as lampadas normais) para os peixes. podes sempre revestir a calha por tras com prata para refletir mais a luz. faz CO2 caseiro. ha receitas aqui no forum força nisso Citar
Miguel_Maia_ Publicado: Janeiro 13, 2010 Autor Publicado: Janeiro 13, 2010 o ideal era teres do tudo do bom e do melhor, mas isso nem sempre e possivel.para teres plantas exigentes necessitas de 1w por litro. para a maioria das plantas necessitas de cerca de 0.5w por litro. tens 72w por 100l. os 100l sao brutos. nunca usas a capacidade total de agua do aqua. deves de ter em uso cerca de 80l. como tal tu deves tar bem perto da media para teres plantas exigentes eu nem a 0.5w por litro chego mas da perfeitamente para ter anubias, valisnerias e folhas de laranjeiro. as lampadas sao as de origem ou nem por isso? e que nao interessa so os watts tambem interessa a qualidade e acredita que ha diferenças grandes. como podes ter 2 aconcelho a teres um lampada propria pra plantas e outra que imita o espectro solar (sao as lampadas normais) para os peixes. podes sempre revestir a calha por tras com prata para refletir mais a luz. faz CO2 caseiro. ha receitas aqui no forum força nisso obrigado por tudo! e pelos conselhos qanto as lampadas nao sao muito normais sao do genero duplas! tipo cada uma vem ate meio da calha e vira para traz! sao as de origem da calha da boyu! abraço Citar
Zélito Publicado: Janeiro 13, 2010 Publicado: Janeiro 13, 2010 entao cada lampada n faz o comprimento todo da calha? isso n e muito bom porque pra isso acho q mais vale ter 2 lampadas normais que imital o espectro solar. nao vais ter uma dum tipo num lado e outro doutro tipo noutro lado. assim iria haver diferenças... deixa te estar com as lampadas que tens. quando tiveres que mudar mudas para umas normais. as que tens sao suficientes nao te preocupes Citar
Piteu Publicado: Janeiro 13, 2010 Publicado: Janeiro 13, 2010 Boas essas lampadas são as pll. São lampadas boas e podes arranjar com mais watts e maiores que até te apanham o aqua todo é só procurares bem;) preferencial arranja com 6500k. Abraço Eu tenho lampadas dos chineses custaram-me 2.50cent e têm 6700k cada uma com 20 watts po meu aqua chega e ainda tenho a lampada que veio com o meu aqua de 18 watts isto ao todo ultrapassa a minha litragem que é de 50 litros e olha que começas a notar bem a diferença nas plantas. Abraço;) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Zélito Publicado: Janeiro 13, 2010 Publicado: Janeiro 13, 2010 epa desculpem dizer isto mas... cuidado com material chines. primeiro eles nao pagam os impostos portugueses nos primeiros 5 anos q ca estao (por isso e que os chineses de 5 em 5 anos rodam!) depois lixam o ambiente todo como se viu na passada cimeira! e ainda nos assassinam a economia! e como se isto tudo nao bastasse, o producto e de qualidade inferior. tanto em qualidade em si como na duraçao. acredita que lampadas com os mesmos watts podem emitir luz bem diferente! eu proprio notei isso quando troquei a lampada de origem da minha calha por uma power glow com os mesmo watts! e apenas um concelho e alguns factos. so segue quem quer. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 14, 2010 Publicado: Janeiro 14, 2010 sim concordo lâmpadas dos chineses só mesmo para darem luz, pq os espectros (K) é mentira, numa vez comprei 4 lâmpadas iguais e cada uma dava a sua tonalidade. Lâmpadas PLL são boas, se só tens duas, uma a seguir à outra tenta que sejam de 6500k. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Piteu Publicado: Janeiro 14, 2010 Publicado: Janeiro 14, 2010 sim concordo lâmpadas dos chineses só mesmo para darem luz, pq os espectros (K) é mentira, numa vez comprei 4 lâmpadas iguais e cada uma dava a sua tonalidade. Lâmpadas PLL são boas, se só tens duas, uma a seguir à outra tenta que sejam de 6500k. Boas sim eu sei que são de qualidade inferior mas como não encontrava no aki lampadas com 6500k k ou la perto comprei estas por agora. quanto aos kelvins pela luz que emite parece estar correto menos k mais k ronda os 6500 mais ou menos quando passarem a historia compra-se umas novas e boas ja que estas nem 3 meses devem durar lol. Abraço depois eu digo o tempo que ficaram a funcionar;) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 14, 2010 Publicado: Janeiro 14, 2010 O tempo que ficaram a funcionar BEM. ;P Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Piteu Publicado: Janeiro 14, 2010 Publicado: Janeiro 14, 2010 O tempo que ficaram a funcionar BEM. ;P Claro quando ja não tiverem a emitir nem metade ja não as quero para nada XD Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Miguel_Maia_ Publicado: Janeiro 14, 2010 Autor Publicado: Janeiro 14, 2010 caros senhores e caros amigos! um enorme obrigado por todos os comentarios! mais uma vez enriqueci com a vossa sabedoria! fico contente por lhes agradar as tais pll que eu nao sabia do nome! agora uma pequena duvida como vejo os kelvin? em resposta a um amigo: sim chegam mais ou menos a meio do aqua mas como sao duas uma em cada extremidade da calha quando acaba uma começa a outra! aconcelha me a comprar umas com mais centimetros para qe ambas cheguem ao fim do aqua? abraço e por favor continuem a ajudar me dando concelhos sobre as minhas restantes duvidas! mais uma vez a todos um muito e sincero obrigado por terem ajudado um jovem de 18 anos "inculto" na aquariofilia! bem haja! Miguel_Maia Citar
Zélito Publicado: Janeiro 14, 2010 Publicado: Janeiro 14, 2010 deixa la. eu sou um jovem de 22 anos e sou inculto tambem. e quando tiver 40 tambem nao vou saber tudo de certeza. aqui precisamos sempre um dos outros;) bem sinceramente sim aconcelho. nunca tive nenhuma lampada como a tua. mas se tiveres lampadas mais longas e melhor para uma lampada so cobrir o aqua todo. assim podes ter 2 lampadas uma pra plantas e outra normal a iluminarem bem o aqua. se tiveres uma de cada tipo com lampadas curtas uma chega a metade e a outra fica na outra metade. o aqua fica com luzes diferentes consoante o local. o que nao e bom... espero ter me feito entender Citar
Miguel_Maia_ Publicado: Janeiro 14, 2010 Autor Publicado: Janeiro 14, 2010 deixa la. eu sou um jovem de 22 anos e sou inculto tambem. e quando tiver 40 tambem nao vou saber tudo de certeza.aqui precisamos sempre um dos outros;) bem sinceramente sim aconcelho. nunca tive nenhuma lampada como a tua. mas se tiveres lampadas mais longas e melhor para uma lampada so cobrir o aqua todo. assim podes ter 2 lampadas uma pra plantas e outra normal a iluminarem bem o aqua. se tiveres uma de cada tipo com lampadas curtas uma chega a metade e a outra fica na outra metade. o aqua fica com luzes diferentes consoante o local. o que nao e bom... espero ter me feito entender sim tens ajudado bastante! alias todos! desde ja digo que estou a seguir o teu topico sobre plantados e muito interessante! ok vou tentar por duas uma d cada tipo mas do tamanho da calha. mas existem lampadas pll a emitir a tal luz propria para plantas? onde procuro? abraço e obrigado Citar
Zélito Publicado: Janeiro 15, 2010 Publicado: Janeiro 15, 2010 sim ha. qualquer loja minimamente decente em aquarifilia deve ter. e so pedir la. ate em leiria tenho, entao ai no porto deve haver imensas lojas Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 15, 2010 Publicado: Janeiro 15, 2010 Boas As lâmpadas PLL não precisam ser compradas em lojas de aquariofilia, várias casas de material eléctrico que vendam iluminação tem disso. Pergunte por Lâmpadas PLL 6500k. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Miguel_Maia_ Publicado: Janeiro 15, 2010 Autor Publicado: Janeiro 15, 2010 Boas As lâmpadas PLL não precisam ser compradas em lojas de aquariofilia, várias casas de material eléctrico que vendam iluminação tem disso. Pergunte por Lâmpadas PLL 6500k. as minhas PLL de 36 watts cada têm 10000 k! algum inconveniente? ja que me tinham falado em 6500k abraço e obrigado por todas as dicas! como procuro as lampadas com a luz propria para plantas? abraço Citar
biegas Publicado: Janeiro 15, 2010 Publicado: Janeiro 15, 2010 Convem teres uma lampada com 6500k pelo menos! Aqui no forum tens varios patrocionadores!! Dá uma vista de olhos na aquaeden, é onde faço as minhas compras de iluminação e não tenho razão de queixa! Cumps Citar Cumprimentos João Campos
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 15, 2010 Publicado: Janeiro 15, 2010 As lâmpadas 10000k são mais utilizadas para plantas tipo tapete, pois penetram mais na coluna de água, e não deixam a planta 'levantar' à procura de luz. As de 6500k são as mais adaptadas tanto às plantas como à vista humana e por isso mais usualmente utilizadas em aquários com plantas. 5000k são mais amareladas e cor quente à nossa vista e as de 10000k mais frias e mais azuladas. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Miguel_Maia_ Publicado: Janeiro 15, 2010 Autor Publicado: Janeiro 15, 2010 obrigado pelas respostas! mas e entao aconcelham me a mudar as minhas PLL de 10000k para umas de 6500K as duas com emissao do espectro solar ou so uma e a outra XPTO para plantas que nao sei o termo tecnico? abraço Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 15, 2010 Publicado: Janeiro 15, 2010 Se só tem duas lâmpadas eu optava as duas de 6500k Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Miguel_Maia_ Publicado: Janeiro 15, 2010 Autor Publicado: Janeiro 15, 2010 Se só tem duas lâmpadas eu optava as duas de 6500k obrigado pela ajuda sempre bem vinda! abraço Citar
Piteu Publicado: Janeiro 15, 2010 Publicado: Janeiro 15, 2010 obrigado pela ajuda sempre bem vinda! abraço Ou então optas por três! duas com 6500k e uma com 10000k assim depois ja tens uma sobresselente e tudo lol. Tens é que acrescentar mais um baastro etc mas se quiseres metes lâmpadas normais que essas ja têm o balastro dentro delas e poupas uns trocos. Passa na secção diy que tem la muita ajuda para calhas;) Abraço Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Miguel_Maia_ Publicado: Janeiro 15, 2010 Autor Publicado: Janeiro 15, 2010 Ou então optas por três! duas com 6500k e uma com 10000k assim depois ja tens uma sobresselente e tudo lol.Tens é que acrescentar mais um baastro etc mas se quiseres metes lâmpadas normais que essas ja têm o balastro dentro delas e poupas uns trocos. Passa na secção diy que tem la muita ajuda para calhas;) Abraço boas a minha intensao e msm meter tres lampadas era um sonho mas eu em termos de electricidade sou um 0 tenho medo de estragar a mnh cakha nova . abraço Citar
Piteu Publicado: Janeiro 15, 2010 Publicado: Janeiro 15, 2010 boas a minha intensao e msm meter tres lampadas era um sonho mas eu em termos de electricidade sou um 0 tenho medo de estragar a mnh cakha nova . abraço Boas por isso mesmo vai a secção diy que la tem muita coisa que te pode ajudar mas caso não percebas mesmo nada tens membros aqui no forum que podem tratar desse assunto é so falares com eles um é o sergiocaneca manda-lhe mp. Abraço Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Recommended Posts