Giantstep Publicado Janeiro 12, 2010 Share Publicado Janeiro 12, 2010 Boa tarde a todos. O motivo que me leva a criar este tópico infelizmente não é bom Entrou no mundo da aquariofilia há alguns meses e até agora tudo tem corrido relativamente bem. Como o vício pegou e já se tornou uma fuga para o stress do dia a dia fui montando alguns aquarios e neste momento tenho 3, todos plantados e com todos os cuidados possíveis e imaginários. O último destes três aquários tem apenas 10 litros e montei-o para colocar um Betta. é um pequeno plantado, com dois troncos pequenos de oliveira devidamente tratados. Tem um filtro de cascata com fluxo 60l/h e um aquecedor de 25w. A temperatura está sempre nos 26º. A primeira deesgraça aconteceu com um Crowntail que adorava. Li bastante e informei-me antes de o comprar. Como li que os Bettas respiravam ar atmosférico e que era aconselhavel deixar um pequeno espaço na tampa, para que houvesse trocas de oxigenio, assim o fiz. O buraco era muito pequeno e nunca pensei que fosse possível... mas infelizmente o Betta, durante a noite, conseguiu saltar e passar por ele Comprei então outro betta, um Super Delta Butterfly. Tenho-o comigo há 1 semana. Ontem reparei que a nadadeira anal tinha pequenas falhas na pontas, como uma pequenas "roidelas". Hoje chego e reparo que as referidas falhas aumentaram e já se tornaram bastante nítidas. Criei este tópico para saber o que devo fazer: tratar-se-á de "apodrecimento das nadadeiras"? o normal tratamento com Esha 2000 será eficiente? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Martinho Brazão Publicado: Janeiro 12, 2010 Share Publicado: Janeiro 12, 2010 Olá. Parece-me que o betta esta muito bem acomodado em termos de temperatura e espaço, por isso penso que não tem nada a ver com stress. Já que comprastes ele a muito pouco tempo pode este ter já vindo com algum tipo de parasita da loja onde o comprastes e que ao chegar ao teu aquário com a temperatura ideal este fica bastante agressivo e começa a destruir a cauda do peixe. Eu costumo fazer uma de duas, ou com azul de metileno em uma dose um bocadinho mais forte do normal durante pelo menos 3 dias ate ver que o desaparecimento das barbatanas estancou, ou com esha2000 segundo a dosagem recomendada. Tenta uma das duas o quanto antes. Cumpr. Martinho. Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Giantstep Publicado: Janeiro 12, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 12, 2010 Muito obrigado pelas tuas palavras Martinho Brazão, ter alguém como tu a ajudar é um privilégio. Tenho estado aqui a olhar para ele e a tentar perceber o que se passa e reparei agora que a barbatana dorsal também já está atacada, tenho a certeza que há pouco não estava! Comecei a fazer tratamento com Esha 2000 porque para além de ser o que tinha à mão pareceu-me adequado. Vou aguardar os proximos desenvolvimentos disto mas já começo a ficar triste. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Giantstep Publicado: Janeiro 15, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 15, 2010 Venho pedir-vos ajuda mais um vez. Ontem foi o último dia de tratamento com Esha2000 e o meu Betta já está visivelmente melhor. A detrioração das barbatanas estagnou e parece-me que já começa a dar sinais de recuperação. Como ele andava a recusar a alimentação comecei a dar-lhe bloodworms e artemia intercalados com uma refeição de flocos industriais. Acham esta dieta adequada para proporcioar uma recuperação rápida e integral das barbatanas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vidrinhos Publicado: Janeiro 21, 2010 Share Publicado: Janeiro 21, 2010 GiantStep Uma das coisas que podes fazer é consultar a loja onde adquiriste o teu Beta e ver se lá eles padecem do mesmo problema! Dadas ás condições como o crias não creio que o mal tenha nascido aí! Em relação ao tratamento actual acho que é só uma questão de tempo! Gimbraaa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts