Recommended Posts

Publicado

oi, entrei no mundo da aquariofilia ha pouco(meses) e so sei o basico.ha uma semana apareceram uns pontos brancos (duros e aparentemente sem nada por dentro kd aberto).têm cerca de 1/2mm.estao no termostato ,paredes do aqua, pedras e tronco.

os peixes parecem"limpos", apesar de ter morrido um limpa vidros(otto).o aqua tem 110l, tenho guppies, colisa, platties, espada,corydoras, neritivas,camaroes e os indesejáveis caracóis.tudo o k tenho é natural(nao tenho decoraçoes artificiais).

os pontos nao parecem crescer nem movimentar-se.as unicas coisas k aconteceram de diferentes:colokei tetra weekend e nao fiz mudança parcial logo kd voltei de fim de semana;nova comida spirulina tabs.o k devo fazer?colocar sal; mudança de água;anti fungos?

Publicado:

Boas,

antes de mais bem vindo ao forum, esses pontos branco que dizes são ovos de Neretinas a remoção dos mesmos é bue de dificil, boa sorte.

Cump.

Petty

Publicado:

oi petty, obrigado pela rsp, mas gostava de saber mais, se souber.

kt tempo demoram a nascer; será k posso retirar os ovos com uma esponja propria para aqua?

Publicado:

Os ovos que tens são de neretinas e não nascem nos aquários de água doce, tem que ser água salobra e não é fácil.

Podes tentar retirar com a esponja mas é difícil.

Publicado:

obrigado pela rsp, hugo r.silva.vou tentar tirar,se nao conseguir...terei de fazer criaçao?!...mas fikei preocupada ao ler agua salobra, pk ker dizer k os parâmetros de agua doce nao estao correctos e a agua está um pouco suja?

costumo mudar a agua mensalmente e mudo o carvao activo, coloco aquatan e nitrivec semanalmente, e da ultima muda(3semanas +ou-) tinha os parâmetros do ph a 7.4 e NO2 a 0.5 mg/l

Publicado:

Se não conseguires retirar não acontece nada, não fazes criação, ficam lá os ovos brancos só isso.

Entendeu mal, as neritinas para procriarem precisa de outras condições que não tem nesse aquário, uma delas é água salobra. Isto não significa que o seu aquário tenha algo de errado.

as Trocas Parciais de Água (TPA's) devem ser mais frequentes, o carvão pode ou não ser utilizado mas se está a dar-se bem com ele não retire, leia primeiro sobre o uso ou não do carvão.

O No2 está alto, pode ser uma das razões de só fazer TPA's mensalmente.

Publicado:

obrigado hugo r. silva, mais uma vez!fico mais descansada, mesmo sabendo k vou ficar com uma data de fósseis no aqua!!!