Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Estou a dar os primeiros passos no mundo da aquariofilia. Já há muito tempo que gostava de ter um aquário e só agora surgiu essa oportunidade. Adquiri um kit da Aquapor já com móvel e um aquário de 100 x 30 x 40 (120L), acham que para iniciar devia ter ido para algo mais pequeno?

Bem, adiante, agora já está comprado.

Com o aquário, vinha um termostato de 200W, um filtro (segundo as especificações dá para 100L) e umas saquetas dum produto para adicionar à água da torneira.

O problema é que agora não sei mais o que fazer!!!! :)

É preciso mais algum equipamento? Bomba de ar, pedras difusoras, etc? E termómetro? Vale a pena comprar? É que no aquário vinha uma tira para colar no vidro. Isso é suficiente? E pergunta parva, cola-se por dentro ou por fora...

Basicamente gostaria de montar um aquário com alguma vegetação verdadeira, talvez uns musgos e mais alguma coisa, umas rochas, e estava a pensar em Ciclideos.

Flora:

O que preciso para começar? Substracto e coloca-se areão por cima? e plantam-se as plantas que quisermos no substracto?

Decoração:

Rochas, onde as encontrar? Posso usar por exemplo rochas que apanhe na natureza? Estava a pensar ir à arrábida ver se encontro cooisas que goste. Quais os cuidados nestes casos?

Fauna:

Comprando ciclideos, há limitação no tipo de ciclideos, ou eles dão-se todos bem? É que vi na net uns Monet que achei lindos. Que outros peixes poderia colocar no aquaário com os ciclideos? Gosto muito de ver um cardume de Neons, mas será que fica com bem com ciclideos? Dão-se bem uns com os outros? E caracóis e camarões? Podem ser colocados no mesmo aquário?

Desculpem tanta pergunta e tanta dúvida. Mas não quero fazer asneiras e prejudicar os animais. Se morrerem que não seja por ignorância minha ou por um erro que se poderia evitar...

Obrigado!

Publicado:

os meus dois centimos

Olá a todos!

Estou a dar os primeiros passos no mundo da aquariofilia. Já há muito tempo que gostava de ter um aquário e só agora surgiu essa oportunidade. Adquiri um kit da Aquapor já com móvel e um aquário de 100 x 30 x 40 (120L), acham que para iniciar devia ter ido para algo mais pequeno?

Não, é o tamanho ideal para começar.

Com o aquário, vinha um termostato de 200W, um filtro (segundo as especificações dá para 100L) e umas saquetas dum produto para adicionar à água da torneira.

O problema é que agora não sei mais o que fazer!!!! :)

É preciso mais algum equipamento? Bomba de ar, pedras difusoras, etc? E termómetro? Vale a pena comprar? É que no aquário vinha uma tira para colar no vidro. Isso é suficiente? E pergunta parva, cola-se por dentro ou por fora...?

se calhar uma rede para apanhar peixes e um termómetro. cola-se por fora.

Bombas de ar pedras difusoras são desnecessárias.

Flora:

O que preciso para começar? Substracto e coloca-se areão por cima? e plantam-se as plantas que quisermos no substracto?

sim. Há vários tipos de areão, aconselho a ir a uma loja que venda peixes, para escolheres e falares o que desejas.

Decoração:

Rochas, onde as encontrar? Posso usar por exemplo rochas que apanhe na natureza? Estava a pensar ir à arrábida ver se encontro cooisas que goste. Quais os cuidados nestes casos?

podes, mas têm que ser bem limpas e fervidas.

Fauna:

Comprando ciclideos, há limitação no tipo de ciclideos, ou eles dão-se todos bem? É que vi na net uns Monet que achei lindos. Que outros peixes poderia colocar no aquaário com os ciclideos? Gosto muito de ver um cardume de Neons, mas será que fica com bem com ciclideos? Dão-se bem uns com os outros? E caracóis e camarões? Podem ser colocados no mesmo aquário?

Desculpem tanta pergunta e tanta dúvida. Mas não quero fazer asneiras e prejudicar os animais. Se morrerem que não seja por ignorância minha ou por um erro que se poderia evitar...

Obrigado!

há sites que falam de especies de ciclideos em particular, e as compatibilidades de cada um. tens que fazer uma boa leitura antes de comprar. em algumas lojas os ciclideos estao divididos pelo lago de origem... raiz malawi, raiz tanganika, mas ha outros ciclideos. alguns deles podem exigir um aquario ainda maior.

honestamente neons... com ciclideos... os neons sao peixinhos, e por isso, ate sao incompativeis com alguns peixes pacificos, fará com ciclideos africanos. nem fica bem, esquece os neons.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!