Recommended Posts

Publicado:
Tens vidraceiros que furam os aquários já montados e para evitar um transbordo monta uma bóia de nível, para não estragar-te esse belo ambiente que crias-te.

em relação à bóia, bem visto!

tenho ver se descubro um modelo bem discreto....ou então é mais uma cena para DIY ....

Obrigado pela dica!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

• Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Bem... biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin:medieval_mace: , tanta vez que já tinha visto o topico Twin aquas, mas nunca me tinha dado para ler...

A bela hora o fiz....

Palavras para que ?? ... Está simplesmente fantastico...algo sempre bnito de se ver... e ainda mais quase tudo DIY!!!

Vou continuar a seguir o topico...

Parabens e boa continuação...

Obrigado pela força!!

e o objectivo é mesmo 100% DIY (menos o vidro pelo menos ainda n me sinto à vontade para tal....)

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado: (editado)

Boas!

Mais umas fotos:

Ligação dos Overflow Pipe (OP) aos tubos de esgoto.

A base do OP é ligada com uma união recta e uma curva de 90º ao tubo de 40mm horizontal colocado por baixo dos aquários.

IMG_0091.JPG

Na outra extremidade é colocada outra curva e um tubo de descarga flexível e expansível em comprimento

( para facilitar a colocação e não forçar as ligações)

IMG_0092.JPG

Apesar de o referido tubo esticar não o era o suficiente para chegar ao tubo de descarga final por isso liguei-o a outro

IMG_0093.JPG

IMG_0094.JPG

No aquario do lado da janela foi um pouco diferente devido a uma ligeira diferença no interior do móvel

IMG_0095.JPG

o tubo ficou agarrado à parede de fundo do móvel (inclinado para usar só uma ligação flexível)

IMG_0096.JPG

Todos os tubos foram presos com grampos para tubos de de PVC de 40mm

IMG_0097.JPG

IMG_0098.JPG

Já na rua (varanda) o que se passa é o que se vê...

o tubo de esgoto a sair por debaixo do palco construído juntamente com a admissão de água... (que abordarei em breve...)

IMG_0099.JPG

Neste momento ainda n está ligado ao esgoto propriamente dito, e ainda está à mostra, na realidade nunca irá estar ligado ao esgoto, pois a água que sairá dos aquários servirá ainda para outro projecto que tenho em mente... (porque há que proteger o nosso planeta e nada de desperdícios de água!)

IMG_0100.JPG

O esquema para a malta perceber:

IMG_0101.JPG

Editado por iasilv

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Mts parabéns pelo projecto!! tens aí umas grandes obras ;)

em relação á OP então mas vai directo pró esgoto? pensei que fosse pa uma sump por baixo, mas vais ter filtro?

Boa sorte pa isso! ;)

Publicado:

Boas!

sim de momento é o que vai acontecer, posteriormente (e ainda não sei quando) irá ter uma SUMP mas isso são outras águas....

de momento irão ter 2 filtros cada um (um biológico e um mecânico)

Obrigado pela Força!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

hmm ok mas não seria mais facil ires já para uma sump? axo que vi por aí pelas fotos já umas bombas de agua que poderias utilizar nas sumps mas é claro ficavas na mm com a ligação que tens ao esgoto para as tpa´s, como já tens bomba para retorno e Overflow só te falta mm a sump :P é só uma opinião claro!

Abraço

Twin aquas FASE II 2) Porta Fusíveis

Boas!

Muitas Vazes muitos de nós descuramos a segurança e integridade física de quem faz a manutenção ou mesmo quem observa os nosso aquários.

Deste modo aconselho vivamente a que tenham em conta a protecção eléctrica dos vossos equipamentos e aquário, isto porque a electricidade e a água não se dão muito bem....

passei esta manhã no seguinte....

Antes uma salvaguarda:

A- O equipamento que produzi tem um carácter provisório (porque não responde a todas as situações problemáticas possíveis)

B- Usei um disjuntor (para curtos e overload) mas a ideia é usar-se um diferencial (para curtos, overload e passagem à terra)l!

C- antes de fazerem o que for DESLIGUEM o quadro eléctrico! (espero não estar a dizer nada de novo hehehehe)

Assim sendo cá vai:

Desligar o quadro!

IMG_0102.JPG

O material é o seguinte:

Porta Fusíveis tipo Disjuntor (para fusíveis até 16A)

Tomadas (com terra!)

Fusível de rolo 2A (no meu caso, se necessário poderei dizer como se calcula)

Bucins

Régua de junção ( 2 ligações)

Caixa de Junção (estanque!)

Busca polos

Alicate electricista (corte e aperto)

Chave (philips ou fenda consoante os apertos necessários)

IMG_0103.JPG

O que ilustro de seguida é a construção de um porta fusíveis, apesar de haver muitos modelos no mercado, nenhum deles me ofereciam a segurança que pretendia (muito importante caso haja mais que uma pessoa a fazer manutenção dos aquários e que esta 2º não conheça muito bem o sistema)

os porta fusíveis comerciais podem ser do seguinte aspecto

IMG_0112.JPG

No entanto prefiro o meu... heheheh

é à prova de choques e muito fácil de trocar o fusível (ao contrário de muitos modelos comerciais)

1º coloco o fusível dentro do porta fusíveis

IMG_0104.JPG

IMG_0105.JPG

IMG_0106.JPG

IMG_0107.JPG

Abri 2 buracos na caixa de junção

IMG_0108.JPG

Coloquei 2 orings de borracha nos bucis (para isolar melhor a humidade)

IMG_0109.JPG

IMG_0110.JPG

IMG_0111.JPG

Colocar o isolamento na caixa (necessário recortar os acessórios neste modelo)

IMG_0113.JPG

IMG_0114.JPG

IMG_0115.JPG

Ligar o porta fusíveis na fase (no que o busca pólos acusa)

IMG_0116.JPG

IMG_0116.JPG

IMG_0117.JPG

Ligar a terra (amarelo) e o neutro (azul)

IMG_0118.JPG

IMG_0119.JPG

IMG_0121.JPG

No segundo aquário, e como já tinha feito o 1º e deparado-me com alguns problemas, foi mais rápido e com melhor aspecto... hehe

IMG_0124.JPG

IMG_0125.JPG

Tal como já referi esta é uma situação provisória para responder a problemas de segurança!

os quadro definitivos será feitos brevemente e serão muito mais funcionais que este...

Um Abraço... e qualquer dúvida disponham....

Editado por iasilv

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:
hmm ok mas não seria mais facil ires já para uma sump? axo que vi por aí pelas fotos já umas bombas de agua que poderias utilizar nas sumps mas é claro ficavas na mm com a ligação que tens ao esgoto para as tpa´s, como já tens bomba para retorno e Overflow só te falta mm a sump :P é só uma opinião claro!

Abraço

hehehehe já me descobriste a careca... hahahah

a escolha de de momento não usar sump é puramente logística *... mas sim a médio prazo será uma sump....

* se seguires o tópico mais tarde saberás.....

e é claro que todas as opiniões contam e são úteis !!!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Talvez o uso de uma sump não seja tão conveniente assim, uma vez que se tratam de aquas plantados os que vão ser montados e não salgados. Isto claro dentro da perspectiva de que vai ter de haver injecção de co2 na água, o que faz com que a agitação provocada pela queda até à sump só contribua para a libertação do gasoso ao arrepio do desperdício.

Claro que tb existem as opiniões de que em grandes litragens a sump é o método mais eficaz de filtragem, passando a libertação forçada de co2 para segundo plano. O truque aqui é manter as concentrações em níveis constantes na água, nada que um bom reactor não resolva.....

Publicado:

Nem mais nem menos!

e depois em relação á filtragem acho que não vai haver problema.... (DIY para breve!)

(é claro que não vão ser os filtros que as fotos mostram, estes são só para por a água a "mexer" :P

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Este projecto está muito bom mesmo.

Também quero um assim...não me queres vender a casa :P:P:music_singguitar:

Agora só faltam as :medieval_mace: com os habitantes lá dentro.

Publicado:

O projecto tá excelente !!

***** Estrelas :P

Por tudo o que fizeste podesse dizer que és o Sr. Bricolage :P

cump. :music_singguitar:

Publicado:
Este projecto está muito bom mesmo.

Também quero um assim...não me queres vender a casa :(:):rainbowafro:

Agora só faltam as :photo: com os habitantes lá dentro.

depois disto tudo vender.... hehehe

os habitantes tão quase a entrar.... esta semana começa a cilcagem!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

• 2 semanas depois...
Publicado:

é já a seguir....

de momento tive que ir pregar para outra freguesia, mas nos próximos dias haverá novidades

Abraço!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

• 2 semanas depois...

Twin Aquas FASE II 3) Ligação ao esgoto - Tubo de queda exterior

Boas!

Após uns dias de chuva que impossibilitava a execução do próximo trabalho finalmente foi possível ... é claro que apanhei uma bela molha.... estes dias de inverno chuvoso não se coadunam com trabalhos de exterior!!

IMG_0126.JPG

a tubagem ficará posteriormente tapada

IMG_0127.JPG

junto à empena lateral a tubagem de esgoto encaminha a água para o r/c, onde a mesma é usada para regas (há que não desperdiçar!)

IMG_0128.JPG

Chegada no quintal do R/C

IMG_0132.JPG

em breve mais fotos...

Editado por iasilv

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Ola,

Estive a ler todos os topicos.. realmente mais do que parabens, acho que és muito bom no DIY, devias fazer este projectos para fora.

Eu considero isto projectos feitos á medida personalizados, por mais que os mandes fazer, parece que nunca há niguem que os faça.

Parabens

nuno

Publicado:
Ola,

Estive a ler todos os topicos.. realmente mais do que parabens, acho que és muito bom no DIY, devias fazer este projectos para fora.

Eu considero isto projectos feitos á medida personalizados, por mais que os mandes fazer, parece que nunca há niguem que os faça.

Parabens

nuno

caro Nuno, agradeço toda a força. :unsure:

Relativamente a projectos para fora já pensei nisso, e até já tenho um na forja :smile2: ! [um grande amigo meu que algo semelhante! e é claro que vão haver fotos lá mais para o fim da primavera] :juggle:

O importante é quem pensa num projecto destes é dar tempo ao tempo isto nunca pode ser feito da noite para o dia. :music_singguitar:

Um abraço!

António Silva

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

É impressionante o trabalho realizado e tudo com muito cuidado e antecipação.

Fotos com a população e decoração no respectivo tópico quando isso estiver a "bombar".

Já agora, convites para passar por casa e apreciar esse trablaho ao vivo. :music_singguitar:

Boa sorte...

Publicado:

então e essas gerais dos aquas montados?

como ta isso?

ai que a minha maezinha fez me umas mãos tão cegas...eu lá vontade tenho agora o jeito...

parabéns está tudo muito bem pensado!!!

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu