Recommended Posts

Publicado:

Impressionante... Os meus parabéns.

Cumprimentos,

André Basílio

• Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Ultimamente tem aparecido com cada projecto aqui no fórum :naughty:

Os meus parabéns e boa sorte com o projecto, quero ver fotos disso terminado.

Um de ciclideos e outro de salgados é que era :D

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Bem eu penso que tu tens aquilo que é o sonho de qualquer aquariofilista ( pelo menos o meu): uma sala ao teu dispor para fazer um projecto bem estruturado desde o inicio. E pelo que percebi das tuas palavras, uma esposa muito paciente......ehehehe.

Bom sorte com tudo e continua a postar fotos da evolução, mesmo da parte da construção civil, porque atér é interessante para tirar ideias para projectos futuros.

Publicado:

A colocação do esgoto, da água corrente e da electricidade.

A combinação destes 3 elementos pode ser desastrosa caso não se tenha o devido cuidado, e sobretudo muita contingência ou backups

IMG_0046.JPG

IMG_0047.JPG

IMG_0048.JPG

mais novidades proximamente!

Saudações!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Bom dia

Deparei-me hoje com este projecto!

São projectos de família e como tal tem tudo para ir para a frente.

Muitas vezes uma pessoa quer alterar a sua habitação, mas não sabe muito bem como, outras, por falta de recursos...

Eu sou dos salgados e acho que aquas de água salgada, ficavam aí a matar!

Parabéns ao casal pelo projecto extraordinário.

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Sim senhor, isso é que é obra, que grande e belo projecto, depois de acabado vai certamente ser uma delicia visual de todo o tamanho. Em primeiro lugar para se concretizar algo deste gabarito, tem-se que ter uma “cara-metade” muito compreensiva, se for apreciadora tanto melhor (o que penso é raro...não me levem a mal senhoras, mas é verdade) e realmente tem que ficar muito bem feito, pois uma fuga num soalho de madeira... o que torna todo este projecto deveras interessante, quanto á fauna, pois ai já vai do gosto do feliz “proprietário”, se a complicação não fosse muita, um salgado e um de ciclídeos, mas como já disse neste momento é bem mais importante levar a bom porto tão monumental trabalho, por isso muitos parabéns e excelente continuação de obra. :)

Publicado:

:(

Espectacular, quando for grande quero um assim.

Nas fotos dá para ver que tiveste cuidado nos travamentos, mas será que não fica apertado para a manutenção.

Continua com o bom trabalho

Flávio Januário

Publicado:

Boas, quero dar-te os parabéns pelo projecto está muito bom.

Quanto a peixes já te decidis-te? eu metia num ciclidios como falas-te e no outro uns bonitos discus..

Vai metendo fotos para o pessoal ver.

Cump.

Publicado: (editado)

Boas!

Caros amigos, a FASE I está prestes a terminar com a estrutura montada e fechada.

Aqui ficam mais algumas actualizações

IMG_0049.JPG

A tinta ainda está fresca mas já dá para se ter uma ideia

IMG_0050.JPG

IMG_0051.JPG

IMG_0052.JPG

IMG_0053.JPG

Entretanto já tratei das frentes dos móveis com as respectivas portas

IMG_0054.JPG

IMG_0055.JPG

Para os interessados as portas foram compradas no IKEA, na parte das OPORTUNIDADES (à esquerda das caixas quando estamos para pagar)

(em Alfragide é claro...) e acreditem ou não foram a um preço BOMBÁSTICO!!!!

A história das portas até é engraçada...

Como quase todas as mulheres que conheço, a minha foi mais uma vez (além das dezenas de vezes anteriores) passear ao fabuloso IKEA ( que a mim só me dá dor de cabeça...) desta vez felizmente arranjou uma amiga à última da hora e safei-me....

Passadas umas valentes horas... ( como de costume ) telefona-me para dizer que tinha encontrado umas portas bem engraçadas na zona das oportunidades e que para além de engraçadas o preço era inacreditável....

Claro que na altura interroguei-me para que queria eu umas portas por mais baratas que fossem.... (ah! é verdade esta "cena" foi há um ano atrás....nem eu imaginava os Twin aquas...) mas ainda assim perguntei :

Eu - mas para que queres as portas??

Ela - não sei....

Eu - ... bom.... então trás lá isso....e quanto vale cada uma?

Ela - 50 cêntimos.

Eu - ... QUÊ?!... Tás a ver bem?! não serão 5 euros ou 50?

Ela - Não, não, são mesmo 50 cêntimos, já confirmei com o Sr.

Passado uns segundos recebo no telemóvel:

IMG_0057.JPG

Eu - É pá trás. Quantas é que há?

Ela - ... hummm ... Umas 15 ... sei lá!

Eu - trás todas!!!

IMG_0056.JPG

Claro que a brincadeira ainda deu trabalho .... agora imaginem não 15 mas 18 portas e duas senhoras enfiadas dentro duma viatura destas

Auto

Por hoje... é só

em breve iniciarei a FASE II mais material DIY para complementar os Twins

Saudações!

Editado por iasilv

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:
:)

Espectacular, quando for grande quero um assim.

Nas fotos dá para ver que tiveste cuidado nos travamentos, mas será que não fica apertado para a manutenção.

Continua com o bom trabalho

acho que os 50 cm de fundo dá pano para mangas.... acho que chega.

Obrigado pela força!

Saudações!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:
Sim senhor, isso é que é obra, que grande e belo projecto, depois de acabado vai certamente ser uma delicia visual de todo o tamanho. Em primeiro lugar para se concretizar algo deste gabarito, tem-se que ter uma “cara-metade” muito compreensiva, se for apreciadora tanto melhor (o que penso é raro...não me levem a mal senhoras, mas é verdade) e realmente tem que ficar muito bem feito, pois uma fuga num soalho de madeira... o que torna todo este projecto deveras interessante, quanto á fauna, pois ai já vai do gosto do feliz “proprietário”, se a complicação não fosse muita, um salgado e um de ciclídeos, mas como já disse neste momento é bem mais importante levar a bom porto tão monumental trabalho, por isso muitos parabéns e excelente continuação de obra. :)

hehehe sem querer me antecipar... o salgado já está agendado.... ma não para estes Twins...

O salgado está projectado para os escritório no sotão....

... brevemente....

Obrigado e

Saudações!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:
Ultimamente tem aparecido com cada projecto aqui no fórum :P

Os meus parabéns e boa sorte com o projecto, quero ver fotos disso terminado.

Um de ciclideos e outro de salgados é que era :)

tal como disse, brevemente ... no escritório no sótão...

Obrigado!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Boas!

Twin Aquas - FASE I perto do fim

Finalmente esta fase parece estar a chegar ao fim, aqui no forum até dá a impressão que a obra foi rápida e sem grandes sobressaltos, no entanto passaram-se alguns meses e muito sobressalto, desde o fim de Setembro até à presente data muita água correu e não foi dentro dos aquários.

Assim sendo, nesta FASE I contemplei:

-Alteração estrutural e estética da sala

-Construção da estrutura dos móveis

-Pré-instalação da electricidade, esgotos e água

-Colocação dos vidros

-Fecho dos móveis.

Ficam aqui as imagens da colocação dos vidros e do fecho dos móveis com as já famosas portas...

Não foi esquecido o wallmate de 30 mm

IMG_0060.JPG

Aproveitei ainda para colocar umas fechaduras nas portas... não vá o diabo tece-las....

IMG_0068.JPG

Prolonguei ainda o roda-pé para parecer continuo

IMG_0069.JPG

é claro que ainda falam os remates estéticos no móvel de modo a poder esconder o wallmate e a união parede e móvel (guardado para a FASE III hehehe)

IMG_0070.JPG

IMG_0071.JPG

IMG_0072.JPG

Um grande bem haja a todos!

e até já!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

sim senhor grande obra que esta ai feita

os meu parabens

cumps

VF

Twin Aquas FASE II 1) Overflow Pipe

Boas!

Abro hoje a FASE II do projecto Twin Aquas, deste modo vou postar a construção de um Overflow Pipe que é um "aparelhometro" que permite esvaziar o aquario cada vez que for introduzida água (neste caso proveniente da reposição automática). A água que passa neste dispositivo vai directamente para o esgoto, tornado deste modo as TPA's totalmente automáticas.

Assim sendo e após algumas pesquisas e observações de alguns overflow's comerciais e DIY e tendo em conta as minhas necessidades (o que quero dizer é que a configuração que adoptei pode não ser a melhor para todas as situações e obviamente pode não ser do "gosto" de muitos).

dos comerciais que vi destaco:

kasten.jpg

que pode valer algumas centenas de €€

No meu caso gastei aproximadamente 9 euros por cada aparelho (1 por aquário) para alem disso o comercial ainda tinha que o adaptar para o ligar ao esgoto...

O material a usar:

-Serrote de folha

-Alicate

-Lima ou grosa

-Broquim + broca de 3mm

-Fita métrica

-Tubo PVC esgoto 0.4 PSI de 40mm

-Cola PVC ou Silicone (facultativo)

-7 Curvas de 45º de 40mm

-3 Uniões rectas de 40 mm

-Mangueira de ar (comum dos aquários)

-União recta mangueira de ar

-Tê 2F + 1M 40mm (não consta da 1º foto)

-Válvula anti-retorno (para AR)

IMG_0073.JPG

Tê 2F + 1M 40mm

IMG_0074.JPG

Tenham em ATENÇÂO não esquecer de adquirir as juntas (anel negro à esquerda das juntas) para estas ligações (que normalmente são gratuitas em qualquer grande superfície)

Válvula anti-retorno (para AR)

IMG_0089.JPG

A sequência de montagem:

A fita métrica representa o nível máximo da água no aquário a partir do qual este irá verter para o esgoto.

A orientação dos braços mais afastados pode ser diferente, no meu caso juntei-os de modo a que a estrutura fizesse um paralelepípedo.

IMG_0075.JPG

IMG_0076.JPG

IMG_0077.JPG

IMG_0078.JPG

IMG_0079.JPG

Esta mangueira serve para "agarrar" ou sifonar o tubo (retirar o ar de dentro de modo a que fique sempre cheio de água [FERRAR o sistema] )

na outra ponta da mangueira coloquei a válvula anti-retorno (deste modo o ar só passa num sentido, depois de retirar o ar (aspirando o mesmo) o tubo mantém-se cheio apesar da mangueira estar sem torneira

IMG_0080.JPG

As curvas são vendidas desta maneira (sem junta)

IMG_0082.JPG

IMG_0081.JPG

Convém ter em atenção que estas juntas têm orientação

Lado de encaixe - Virado para FORA

IMG_0083.JPG

Lado Estanque - Virado para dentro

IMG_0084.JPG

Aquando da montagem convém ter cuidado para não acontecer o que me aconteceu!

para evitar estas situações usem sabão ou mesmo cola de PVC que quando está fresca também serve de lubrificante

IMG_0085.JPG

IMG_0090.JPG

e o resultado final é:

IMG_0086.JPG

IMG_0087.JPG

IMG_0088.JPG

o resultado Funcional é 5 estrelas, o estético pode ser discutível, no entanto apesar de na imagem estar bem visível estes equipamentos vão ser obviamente tapados.

Saudações!

Editado por iasilv

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Bem não posso deixar de dar os meus parabéns pelo fantástico trabalho já realizado e principalmente por teres convencido a esposa pois um intervenção dessas foi necessária muita negociação.

Um bom trabalho e acima de tudo com uma qualidade irrepreensivel.

Isso quando acabar irá ficar muito bonito.

Boa sorte.

Tópico assinado.

Publicado:

Eia,

excelente projecto.

Um desses aquarios nao vai ter muita luz solar directa a bater?

Numa das fotos parece. Isso pode dar origem a mtas algas..

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Bem não posso deixar de dar os meus parabéns pelo fantástico trabalho já realizado e principalmente por teres convencido a esposa pois um intervenção dessas foi necessária muita negociação.

Um bom trabalho e acima de tudo com uma qualidade irrepreensivel.

Isso quando acabar irá ficar muito bonito.

Boa sorte.

Tópico assinado.

Boas!

pois... em relação à negociação deixo-te aqui um excerto do post #16 (hehehe caso n tenhas lido)

"3º e por último, e para mim o MAIS importante ....

foi a maneira airosa de convencer a minha senhora a colocar estes 2 gémeos na sala, ela pretendia uma remodelação com uma sala desnivelada ... e.... eu disse que fazia ... mas..."

isto porque elas NÃO facilitam... :D

obrigado pela força e um grande bem haja!

Editado por iasilv

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Eia,

excelente projecto.

Um desses aquarios nao vai ter muita luz solar directa a bater?

Numa das fotos parece. Isso pode dar origem a mtas algas..

Obrigado!

Sim é verdade, o que está ao pé da janela apanha um pouco de luz, nada que já não estivesse previsto, para além disso ainda faltam os cortinados.

Para fazer face a este problema está tento à fase III do projecto Twin Aquas.... onde:

DIY Matador de Algas e afins.... hehehe

até lá...

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Boas, quero aproveitar para te dar os parabens e uma dica:

Se subires o tê para nivel de água pretendido, consegues poupar um dos tubos dentro do aqua, isto é irias necessitar apenas do que se direciona para o fundo do aqua.

Já agora isso é experimental ou difinitivo? è que se a entrada de água não for num volume elevado, poderias utilizar tubo de menos polegadas...

Foi só uma sugestão...

Continua porque está a ficar muito bom...

PedroC

Publicado:

Os sifões estão bem elaborados, mas para esse projecto se tivesses furado o aquário ficava mais discreto e tinhas aproveitado mais o espaço.

Continua com o bom trabalho que o pessoal está gostando.

Alfredo Garcia

Publicado:
Boas, quero aproveitar para te dar os parabens e uma dica:

Se subires o tê para nivel de água pretendido, consegues poupar um dos tubos dentro do aqua, isto é irias necessitar apenas do que se direciona para o fundo do aqua.

Já agora isso é experimental ou difinitivo? è que se a entrada de água não for num volume elevado, poderias utilizar tubo de menos polegadas...

Foi só uma sugestão...

Continua porque está a ficar muito bom...

PedroC

Boas!

Relativamente ao 2º tubo dentro do aquário (o que está com a abertura virada para cima) foi propositado, pois deste modo pretendo que a agua que seja "purgada" (saia para o esgoto) seja a de cima, que apesar de mais oxigenada é sem dúvida a mais "poluída" pela suspensão inerente a um aquário aberto.

De qualquer da maneiras obrigado pela dica. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Como qualquer português que se prese todas as situações são "definitivamente provisórias" (a ver vamos como correm as coisas, mas o projecto final é ser em PCV branco colado ou em acrílico colado de 40mm)

Relativamente ao volume de água, ainda nem sei que quantidade de água sairá, mas o diâmetro usado permite-me mais flexibilidade na escolha do mesmo a outra razão é pura contingência (a probabilidade de entupir é mais reduzida.... acho heheheheh) pois nem quero imaginar uma inundação porque o overflow não funciona ou está entupido.... hehehe biggrin

ainda assim continuo sempre aberto a todas as sugestões. Venham elas!

e mais uma vez obrigado pela força e um grande bem haja!

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:
Os sifões estão bem elaborados, mas para esse projecto se tivesses furado o aquário ficava mais discreto e tinhas aproveitado mais o espaço.

Continua com o bom trabalho que o pessoal está gostando.

pois... mas para isso ou tinha que os comprar já furados ou tinha que os furar ( e furar vidro daquela grossura não deve de ser fácil)... biggrin.png' alt=':biggn:'>

para além disso os aquários não são novos, já os tinha há uns anos (e parados.... biggrin )

Obrigado pela força!

PS pode ser que o salgado seja furado .... Vê o post #16 aqui

Saudações!

[ Twin Aquas - FASE II ]

Publicado:

Tens vidraceiros que furam os aquários já montados e para evitar um transbordo monta uma bóia de nível, para não estragar-te esse belo ambiente que crias-te.

Alfredo Garcia

Publicado:

Bem... biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin:medieval_mace: , tanta vez que já tinha visto o topico Twin aquas, mas nunca me tinha dado para ler...

A bela hora o fiz....

Palavras para que ?? ... Está simplesmente fantastico...algo sempre bnito de se ver... e ainda mais quase tudo DIY!!!

Vou continuar a seguir o topico...

Parabens e boa continuação...

O meu aquario Stranix

O meu outro hobby A Fotografia

O meu nano The Secret World of Shrimps.