DianaeLuis Publicado Janeiro 11, 2010 Publicado Janeiro 11, 2010 Boa noite, Venho pedir uma ajuda nos materiais a comprar para o meu aquário 80x30x45, que estou prestes a montar Depois de ler pelo fórum e depois de uma ajuda de um amigo e umas visitas a umas lojas estou a pensar adquirir o material seguinte: - Escumador: TMC V2 Skim 400 - Bombas de circulação: 2x "SEIO" 1200l/h (acho que é isto) - Termostato: 100W não escolhi o certo ainda (mas vi um que tem uma luz indicadora quando a temperatura ultrapassa a desejada) - Iluminação: Calha 4x24w Este aquário será sempre para começar neste mundo e tentar ir evoluindo dentro dele. Será para ter 4/5 peixes e alguns corais, comecarei sempre pelos mais fáceis de manter e irei tentar evoluir. Preciso da vossa ajuda no que concerne à escolha do material que referi acima. Será o material adequado para o meu aqua!? Existirá material melhor dentro dos mesmos preços? Desde já o meu obrigado pela vossa ajuda. Cumprimentos D&L
rolim Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 Boas “DianaeLuis” Em primeiro lugar, sejam bem vindos e parabéns pela dedicação em procurar informações antes de se porem a montar tudo de qualquer maneira e depois virem cá pedir ajuda para corrigir erros que podiam ser evitáveis e que muitas vezes resultam em finais trágicos para alguns seres vivos do aquário. Para começar, penso que as medidas são pequenas e principalmente no que toca aos 30cm de largura. Os aquários de recife devem ter muita circulação a superfície para promover a trocas gasosas com o ambiente e quanto maior for a área melhor. Eu já tive um aquário igual a esse a trabalhar temporariamente durante uma mudança e tinha uma régua de 2x39W por não ter mais pequeno. E só com duas olha que já ocupa muita da área a superfície e para qualquer manutenção em que seja necessário mexer dentro do aquário quase que temos de tirar a régua para o efeito. Eu utilizei a de 2x39W porque não tinha mais pequena e ficava com as pontas de fora (logo desperdício de luz e claro esta energia eléctrica) mas penso que para iniciar no teu talvez 2x24W seja suficiente mas vamos aguardar melhores opiniões. Seguindo a politica de 1W por Litro deverias ir para algo de 4x24W que te daria 96W. Nunca vi duas lâmpadas de 24W a trabalhar para ver a luz que emitem mas penso que seria suficiente, eventualmente talvez duas brancas de 10000K ou 14000 e mais uma azul para promover a fluorescência de alguns corais e porque penso que eles também precisam de alguma luz azulada. O ideal seria acenderem primeiros a azul, desligar os LEDs nocturnos e depois acenderem as brancas. A azul poderia ficar sempre ligada ou desligar a meio do período de luz para simular a luz intensa do meio dia mas acender antes do período nocturno depois apagarem as brancas, acenderem os LEDs nocturnos e só depois apagar a luz azul. Tudo fácil com temporizadores bem regulados. 4 T5s de 24W parecem exagero, quanto ao consumo energético mas claro que ficaria melhor servido. Mas será que cabem bem em 30cm de largura? Não irá funcionar quase como uma “tampa” do aquário? Como não percebo nada de iluminação, vamos aguardar outras opiniões sobre o tema para não se começar logo com erros no início. Quanto ao termóstato, 1w por litro parece-me bom. Quanto ao escumador, eu tenho um V2 Skim 1200 que ainda não está a trabalhar por falta de oportunidade e tempo. Nunca vi nenhum V2 Skim a trabalhar pelo que não sou a pessoa indicada para dizer se são bons ou não nem se será o indicado para o vosso aquário. Quanto às bombas, em 80cm de comprimento não será necessário nada muito potente. Penso que essas podem funcionar. Talvez fiquem a ocupar muito espaço no aquário mas penso que haverá cá muitos membros a trabalhar com nano-reefs e que melhor podem comentar e indicar alternativas. Quanto aos peixes e corais, não podes pensar em muito e de modo algum em peixes que cresçam muito. Quanto a corais, cresçam eles que depois podem sempre começar a fazer frags para vender ou oferecer. 4 ou 5, mesmo pequenos, talvez seja um pouco demais para cerca de 100 litros de agua. Aqui ficam alguns possíveis: http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+2124 e http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...&page_num=2 retirado do www.liveaquaria.com com esta nota: «Nano Fish Ideal for small aquariums of 8 gallons or more, many of these species develop small territories within their new home. Though they do not have special feeding requirements, live rock is highly recommended as a supplemental food source and added filtration. Be sure to check compatibilities before purchasing.» Dentro do endereço podem escolher cada um dos peixes, depois de verem a imagem, vão para uma ficha sobre os mesmos com descrição e exigências de manutenção. Quanto a corais, também há uma pagina com nano-corais em http://www.liveaquaria.com/product/aquariu....cfm?c=597+2790 mas penso que aqui haverá muito mais flexibilidade e se começarem a crescer muito podem ser feitas mudas para vender ou trocar. Cumprimentos Rolim
DianaeLuis Publicado: Janeiro 12, 2010 Autor Publicado: Janeiro 12, 2010 Boa noite, Rolim, sempre pronto a ajudar. As tuas dicas bem que nos têm ajudado bastante na escolha de muita coisa. Em relação á luz é que nós ja nem sabemos bem para onde nos virar... 3x24w, 4x24w, 2x24w+2 led moonligth..... Se as 3x24w, tiverem dois interruptores acho que vamos optar por essas, as 2x24w+2led moonlight depois não consigo colocar la uma lâmpada azul a ligar sozinha.... portanto ou 3x24, ou 4x24. Estamos bastante confusos em relação á iluminação... Em relação ao escumador pelos vistos ninguém se opõe... (pelo menos ninguém nos dá mais opiniões) As bombas em principio também estão escolhidas. Prezados aquariofilistas agradecíamos imenso uma ajuda vossa para escolher definitivamente o material.. Cumprimentos D&L
DianaeLuis Publicado: Janeiro 13, 2010 Autor Publicado: Janeiro 13, 2010 Hoje verifiquei que 3x24w tem dois interruptores, que vos parece? Ninguem dá uma ajuda?
jc.gomes Publicado: Janeiro 14, 2010 Publicado: Janeiro 14, 2010 (editado) Para iluminação tenta manter uma relação de 1watt=1litro, portanto 4X24W. Ou então pelo menos 3X24W com duas lâmpadas brancas + uma actinica/azul. O aquario tb é pequeno, podes por 1 ou 2 bombas de circulação. Uma Vortech Mp10 era 5 estrelas por varios motivos... boa circulação, é so uma, tem a estrutura electrica toda fora de água e é programavel com efeito de receice de ondas, etc. Podes tb optar pelas bombas stream normais que tb fazem o seu serviço, apesar de não ter nada a ver. Editado Janeiro 14, 2010 por jc.gomes Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
Recommended Posts