MBizz Publicado Janeiro 11, 2010 Publicado Janeiro 11, 2010 boas tardes a todos, já corri todo o forum relativamente a plantados e não consigo tirar a minha dúvida, ke é a seguinte: Tenho um aquario com as seguintes caracterislicas: capacidade:60lts construido á 6meses, já com habitantes e completamente ciclado. ph: 7.5 kh: 10º GH: >16º Tenho areia da praia, não muito fina, mais parecida com areão. A minha questão é a seguinte, gostava de colocar umas plantas, mas não queria estar a mexer muito no que já está feito, nem a começar de novo e como tal gostaria se existe algum substrato em pastilhas ou placas que se possa colocar sem ter de refazer o aquario de inicio. desde já obgd
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 Olá, tens reforços de substrato que podem ser colocados no areão, cápsulas da Tropica, uns quadrados da Lucanas, bolas K (não sei de que marca são). Areia não é muito boa para plantas, mas começa pelas menos exigentes, anúbias (não podem ser enterradas), fetos, elódias, valisnérias. Alguns dos meus aquários (shrimps)
PioM Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 ...anúbias (não podem ser enterradas), ... Desculpa, não percebi. Não podem ser enterradas? Como assim? "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
joniclicks Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 as anubias nao podem ser enterradas na areia pq senao as raizes aprodecem. convem estarem em troncos ou pedras cumps joni
Tugz Publicado: Fevereiro 15, 2010 Publicado: Fevereiro 15, 2010 Só para explicar, elas apodrecem as raízes e o rizoma, ao estarem por muito tempo enterradas, pois não existem circulação de água debaixo do areao (existe muito pouca). Para as prenderes, utiliza fio de nylon, ata-as a pedras e/ou troncos como o joni disse. Abraço
PioM Publicado: Fevereiro 16, 2010 Publicado: Fevereiro 16, 2010 Só para explicar, elas apodrecem as raízes e o rizoma, ao estarem por muito tempo enterradas, pois não existem circulação de água debaixo do areao (existe muito pouca). Boas. Eu tenho +/- 3 centimetros de Humus mais +/- 1 cm de areão de rio mais +/- 4 cm de sílica branca no aqua. A minha anubia vai morrer? :D "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Tugz Publicado: Fevereiro 19, 2010 Publicado: Fevereiro 19, 2010 Boas.Eu tenho +/- 3 centimetros de Humus mais +/- 1 cm de areão de rio mais +/- 4 cm de sílica branca no aqua. A minha anubia vai morrer? Se a enterares sim. Se a colocares como já te disseram não- Quer dizer pelo menos não por causa de apodrecer.
PioM Publicado: Fevereiro 25, 2010 Publicado: Fevereiro 25, 2010 Obrigado Tugz. Já fiz a mudança para um monte de pedras ha uns dias. Ja estava a ganhar bolores, foram-se duas folhas, mas parece ja estar a querer dar novas folhas. "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Tugz Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Fizeste bem, provavelmente acabaste de salvar a tua anubia. Já agora, brotou folhas novas ou está em apuros?
PioM Publicado: Março 7, 2010 Publicado: Março 7, 2010 Boas Tugz, Entretanto já lhe cortei umas 5 folhas bem grandes, mas ela está cheia de força. Já rebentou uma folha,e +/- dez dias depois estão dez folhas a desabrochar. Obrigado pla dica! "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Recommended Posts