Carlos Alves Publicado Janeiro 11, 2010 Publicado Janeiro 11, 2010 Olá pessoal, ja ando aqui pelo forum algum tempo, mas é a primeira vez que vou colocar um POST. Ja tenho um Aqua a uns 4 ou 5 anos, e do que toca a ter peixes, e manutenção (TPA's semanais sempre 40%) penso que estou tranquilo com isso, e ja tive peixes que me duraram 3 anos e tal, mas do que toca a plantas, nunca foi o meu lado forte, cheguei a comprar algumas, mas acabaram sempre por morrer. Queria virar um pouco para essa área (Plantas), e gostavam de ter uma explicações, e ideias vossas. Tenho um aquario relativamente pequeno, ai com uns 40 litros brutos, aqui ja começam as perguntas: - Com um aquario deste tamanho, axam que dá para fazer um plantado? ainda que pequeno? Aqui a tempos comprei um substrato SERA floredepot, mas pelo que ja li, nao me parece q foi uma boa escolha, juntamente com este substrato tenho tb areão (comprei ja a uns anos num hipermercado) e areia silica. Neste momento o aquario ja está montado, e ja tem plantas, 2 anubia nana, 1 feto de java e musgo de java, mais um tronco. Coisa pouca e nao muito dificil de manter, pelo menos para já. - Axam que deva comprar outro substrato melhor, e tirar tudo o que tenho? se sim qual? ou será que da para aproveitar este substrato e depois mais tarde colocar alguns fertelizantes nele? Em relação a luz, tenho uma lampada AquaGlow de apenas 15W, pelo que li penso que seja pouco para a litragem, será que é mesmo? Está ligada 8 horas por dia. CO2, neste momento tenho uma receita caseira, tirada aqui do forum, está ligado tambem 8horas por dia, anda a par com a luz, durante a noite tenho uma bomba de ar, mas penso nao ser necessária pois nao tenho fauna ainda. Ainda com o CO2, amanha deve chegar uma garrafa de 2 litros, vinda da empresa do meu sogro "GASIN". onde ja vem com CO2 e ja com manometros de de pressão, e com reguladores para conseguir configurar as gotas de CO2 que quero por segundo. A minha ideia será mais tarde comprar um Aqua àh HOMEM e daí fazer umas coisas giras, mas primeiro gostava de ir testando/aprendendo neste mais pequeno, para quando chegar ao outro nao cometer erro e dai ter que refazer algumas coisas de novo, o que ia pesar mais no orçamento. Assim sendo, deixo o topico em aberto para a malta dar opinioes, sugestões e principalmente críticas, fundamentadas claro, ou seja, toda a informação é bem vinda. Desculpem la o testamento, Cumprimentos a todos. Carlos Alves
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 Olá e espero que seja a primeira de muitas participações. - Com um aquario deste tamanho, axam que dá para fazer um plantado? ainda que pequeno? Sim dá claro, sem qualquer problema. - Axam que deva comprar outro substrato melhor, e tirar tudo o que tenho? se sim qual? ou será que da para aproveitar este substrato e depois mais tarde colocar alguns fertelizantes nele? Acho que pode chegar depende tb de quanto tempo o vais manter e quais as plantas, claro está que existem melhores substratos férteis mas mais caros tb. Acho que já dá para coisas engraçadas. Mais tarde só se forem reforços em cápsulas, barras. Em relação a luz, tenho uma lampada AquaGlow de apenas 15W, pelo que li penso que seja pouco para a litragem, será que é mesmo?Está ligada 8 horas por dia. Tanto a iluminação como o substrato anterior chegam para as plantas que mencionou, agora se quiser partir para outras mais exigentes a iluminação será fraca, 15W : 40 L = 0.375 o que é baixo. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos Alves Publicado: Janeiro 11, 2010 Autor Publicado: Janeiro 11, 2010 Obrigado pela ráida resposta. Em relação a luz, em principio esta semana, devo resolver isso com uma calha dupla onde poderei colocar 2x15w, ainda nao sei é quantos kevins usar? aceito sugestão para ja tenho as plantas que mencionei em cima, mas estava numa de adquirir algumas para montar um tabepe, gosto muito das "cuba", mas nao será demasiado cedo para me meter nessas plantas? Em relação a fertelização o que poderei usar em primeira estancia? Outra coisa muito importante, que testes é que deve comprar, pois apenas tenho o do PH, foi o unico que precisei até aqui, mas com os plantados convem ter mais . Mais uma vez obrigado, Carlos Alves
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 Olá novamente Em relação a luz, em principio esta semana, devo resolver isso com uma calha dupla onde poderei colocar 2x15w, ainda nao sei é quantos kevins usar? aceito sugestão Se perceber de electricidade ou alguém que perceba tente ver de lâmpadas PLL, ocupam pouco espaço e tem muita luminosidade, ficaria bem servido. Os espectros mais utilizados para plantas nivelam-se pelos 6500K depois mais baixo será mais quente (amarela) mais alto será mais fria (branca até azul), para plantas de tapete 8000k devem ser mais utilizadas, por isso no seu caso optaria por 6500k atrás e 8000k à frente (Atenção: se as lâmpadas forem T8, procure por uma grolux, pois é boa para os vermelhos das plantas ) para ja tenho as plantas que mencionei em cima, mas estava numa de adquirir algumas para montar um tabepe, gosto muito das "cuba", mas nao será demasiado cedo para me meter nessas plantas? Será cedo enquanto não tiver tudo organizado e com as necessidades delas sejam supridas de imediato, assim que tiver tudo em ordem nunca é cedo para começar a ver maravilhas .png' alt=':biggn:'> Em relação a fertelização o que poderei usar em primeira estancia? Com substrato fértil penso que no inicio não irá usar muito mais que fertilizante de micros. Outra coisa muito importante, que testes é que deve comprar, pois apenas tenho o do PH, foi o unico que precisei até aqui, mas com os plantados convem ter mais . Os testes para qualquer aquário básico são pH, amónio e nitritos, para plantados podemos acrescentar PO4, NO3, indicador de CO2. Há ainda quem utilize os testes de kH e gH (durezas). Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos Alves Publicado: Janeiro 11, 2010 Autor Publicado: Janeiro 11, 2010 Mais uma vez obrigado. Ja agora digam.me uma coisa, em relação a eu ter o substrato misturado com o areão e juntamente com a areia de silica, será que as plantas vão conseguir enraizar, com a areia a preencher os espaços entre o areão, para chegar ao substrato fertil? Como ainda estou muito no inicio, poderei sempre anular todas as configurações existentes e começar de novo , claro que se houver soluções para os erros cometidos é sempre melhor ehehh Cumprimentos, Carlos Alves
Recommended Posts