Recommended Posts

Publicado

Boas. Vou hoje á praia de noite para apanhar areia preta para o meu plantado, mas estou com umas pequenas duvidas. como substrato vou utilisar terra vegetal, será que a terra vai se infiltrar pela areia acima? Esta areia contem silicatos? Devo retirar a areia da parte onde as ondas rebentam ou mais acima onde a água mal toca?

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

como e q metes a terra dentro do aqua!??!?! eu tentei mas n consegui!! lolll :lol: a terra vegetal q usei tinha muita coisa a boiar... e com medo d sujar a agua toda n meti..

Publicado:
Boas. Vou hoje á praia de noite para apanhar areia preta para o meu plantado, mas estou com umas pequenas duvidas. como substrato vou utilisar terra vegetal, será que a terra vai se infiltrar pela areia acima? Esta areia contem silicatos? Devo retirar a areia da parte onde as ondas rebentam ou mais acima onde a água mal toca?

Olá Monica

Eu não conheço a 100% da geologia da madeira mas segundo julgo saber será maioritariamnte de origem vulcanica, assim tens de certeza silicatos na "areia" e em qualquer calhau vulcanico que apanhes....

No entanto não vejo isso como problema para um plantado, a vantagem que nesse tipo de substrato é que já tá enriquecido em Ferro. Magnésio e Manganês entre outros elementos químicos que predominam nas rochas vulcânicas, não é tão rico como uma laterite mas já dá uma ajuda.~

Eu lembro-me de fazer uma experiência cá em casa e tinha o aquário de 100 cm do lado esquerdo com areão de quartzo (sílica pura) e do outro lado com o mesmo tipo de calhau vulcânico só que oriundo do vulcão Etna ( a difereneça química entre este e o teu é mínima), e notva diferença no crescimento por exemplo das raízes no mesmo tipo de planta quer se estivesse do lado esquerdo quer do lado direito....

Tens é de ver se esse "areão" vulcânico não flutua, dado ser uma carcterística das rochas vulcanicas a existência de uma grande porosidade....

Ora se flutuar muito vais ter problemas obviamente com a terra :lol: porque se o "areão" flutuar a terra não ficar exactamente toda sedimentada no fundo :shock:

O "areão" vulcânico podes sempre fazer como fiz com o meu, obrigá-lo a saturar de água uns dias antes de usar, colocando-o dentro de um balde ou outro recipiente qualquer e com um peso por cima para o obrigar a saturar os poros.

Espero ter ajudado

Beijokas

Posted Image
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!