dinisp16 Publicado Janeiro 11, 2010 Publicado Janeiro 11, 2010 Boas caros colegas! ha ja algum tempo que sou leitor deste forum, mas so agora me decidi registar. Há algum tempo que ando para criar um aquario de agua quente mas ainda tenho algumas duvidas e gostaria muito da vossa ajuda. Qual a melhor ornamentação para um aquario? Plantas artificiais ou naturais? Simples troncos e pedras devidamente tratados e adequadas ou ornamentos artificiais á venda em lojas apropriadas ? Ja me informei e os tons claros de substrato dão mais "expledor" aos peixes, será isto verdade? Qualquer substrato é indicado para plantas naturais ? O assunto que ainda tenho mais duvidas é nas plantas naturais, requerem muitos cuidados? Abraços e cumprimentos, desde ja agradeço a vossa paçiencia para me aturarem!!! Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 Olá e bem vindo ao forum. Uma pesquisa mais a "fundo" aqui pelo fórum e poderás encontrar muitas opiniões favoráveis ao uso de plantas verdadeiras e decoração "natural" na composição de um aquário. Tudo depende do seu proprietário. Há quem goste de um mergulhador ou um baú a deitar bolhinhas de ar ou há quem goste de ver um tronco cheio de musgo com umas pedras naturais a criar abrigos. Depende muito do gosto de cada um e também, porque não, da carteira do cliente. E falando em carteiro do cliente, o substrato também está muito dependente do esforço inicial que se possa fazer quando se está a montar um aquário e também devido à especificidade de plantas que se vai manter ou qual o biotipo que queremos manter. Os cuidados a ter com as plantas vai desde escolha do substrato até à iluminação que possamos ter. Deve-se ter atenção aos requisitos de cada planta necessita para se manter viva e a partir daí é só apreciar o crescimento das mesmas. Para iniciação recomendo sempre que se veja que condições podemos ter (substratos, iluminação, etc.) e depois escolher as plantas. Boa sorte e bem vindo. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Rui F. Fernandes Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 (editado) edit: o João Paulo Viegas adiantou-se e sem duvida que a resposta dele está melhor que a minha só acrescento em relação a planta, que o dinisp16 poderá ver no site da tropica as caracteristicas das plantas Editado Janeiro 11, 2010 por endhe Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 Olá, Lê isto [manual]inicio Na Aquariofilia Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ruy M. Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 (editado) Vou tentar ser sucinto e objectivo: Layout O layout de cada aquario depende do gosto de cada um, as respostas que vais receber quanto a este assunto vai ser a opinião pessoal de cada um. Depois depende também da especie de peixe em questão, existem especies que se sentem muito melhor com um aquario com determinado layout, eu pessoalmente aconselho a recriar o habitat natural das especies. O tipo de substrato (inerte) que se usa no topo depende claro está do teu gosto ou daquilo que pretendes fazer no aquario (se queres por exemplo montar um biotipo amazónico não faz muito sentido colocar areia de silica); não sigas os gostos dos outros. Vai á area de projectos e vê os aquarios aqui dos colegas para te inspirarem. A "areia" é muito facil manter limpinha (se possuires corydoras), mas por outro lado é pessima para as plantas, porque estas sentem muita dificuldade em criar raizes quando a areia solidifica; mas é possivel minimizares este problema com determinadas tecnicas. A não esquecer, não utilizes areia da praia. Tens muita informação aqui no forum acerca desta questão, procura nos topicos das especies que possuis. Material Quanto ao material de que necessitas, este está disponivel nas lojas da especialidade; porém existem lojas que praticam uns preços... perde tempo a pesquisar antes de comprar, irás poupar muitos euros. Vê aqui também nos classificados porque se encontram bons negócios, mas também pessoal a vender usado mais caro que novo... Plantas Plantas naturais sem duvida, no entanto tens que estar ciente de que estas precisam de cuidados e condições: substrato fertil, iluminação adequada, Co2. Contudo existem especies de plantas que são bem menos exigentes, por exemplo, as anubias, fetos de java, etc... Se não consegues garantir que as plantas irão ter acesso a bons elementos de base, opta antes por este tipo de plantas (por exemplo, as anubias conseguem viver perfeitamente sem que se injecte co2). Ao plantares especies que tenham já algum tipo de exigencia sem que tenhas condições adequadas, estas mais cedo ou mais tarde acabam por morrer. Para saberes das exigencias de cada uma tens aqui no forum um tópico com fichas sobre as mesmas onde explicam tudo o que necessitas saber sobre cada uma; investiga também noutros sites; pede explicações numa loja da especialidade, mas atenção que existem lojas em que os funcionários não percebem nada do assunto e aconselham muito mal. Outra nuance a ter em conta, existem certas especies de peixes que se sentem bem com determinadas especies de plantas... Aconselho vivamente a perderes algum tempo sobre o assunto, e sempre que possivel introduz no aquario plantas de acordo com os peixes que lá tens. Substrato Fértil Este é a base de um bom plantado e um dos 3 elementos essenciais; contem minerais e outras substancias essenciais a um bom plantado. Tens inumeras marcas á escolha com diversos preços, mas como em tudo na vida a qualidade paga-se bem. Em regra, o substarto fértil não pode ser o substrato do topo: - Tens que ter uma outra camada de substrato inerte - Para areia de silica é aconselhável a utilizares 3 substratos: O fértil como base; a nivel intermédio um substrato com alguma granulancia de modo a permitir o enraizamento das plantas; no topo a areia. Espero ter ajudado! Editado Janeiro 11, 2010 por Ruy M. Citar
dinisp16 Publicado: Janeiro 11, 2010 Autor Publicado: Janeiro 11, 2010 Boas Mais uma vez hoje caros colegas!!! Acho que ja me decidi.... plantas artificiais com areia clara ... Os visitantes com que queria ocupar o aqua seria: 1 betta X guppys (que o colega me pode arrenjar) 1 ou 2 corydora/s poderia tambem colocar uns tetras cardinais e ainda estou a procurar por algo mais! qual acham o ambiente melhor acondicionado para eles?? aceito todo o tipo de sugestões e criticas!!! Cumprimentos! Citar
Zélito Publicado: Janeiro 11, 2010 Publicado: Janeiro 11, 2010 sinceramente acho que vai te acontecer igualzinho a mim. tambem tenho areia que e pessimo para as plantas mas bom para o olho. queria apenas plantas artificiais mas pouquinho tempo depois quis logo naturais. se andas a ler este forum, se te incresveste aqui e andas a ver os aquas e opinioes dos outros... de certeza que vais querer tornar te melhor nisto e de um aqua simples vais passar a querer tornar o aqua o melhor possivel e o mais bonito possivel. ja agora quanto a areia.. digam ai uns truques. tipo a de varias camadas e gira mas... a areia infiltra-se na camada de baixo e prenche os espaços deixados pela camada com substrato mais grosso. nao e? nao sou muito experiente nisto mas... esses peixes com guppies pode dar mal resultado. as cores atractivas dos guppies podem ser muito apelativas para os outros peixes (que com o teu ficam bem grandes) e eles começam a querer comer os guppies... com guppies aconcelho te a pores outros peixes mais comunitarios tipo mollyes, tetras, platys ou espadas. mas isso depende muito do pH do aqua! alguem me corriga se estiver enganado sff. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 Zélito estás certo sim senhor. Betta gosta muito de mordiscar caudas de guppys, Correcto areia como é composta por grãos fininhos entra por todo o lado e preenche todos os espaços, daí compactar e levar ao apodrecimento das raízes das plantas. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Zélito Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 Zélito estás certo sim senhor. Betta gosta muito de mordiscar caudas de guppys, Correcto areia como é composta por grãos fininhos entra por todo o lado e preenche todos os espaços, daí compactar e levar ao apodrecimento das raízes das plantas. ok obrigado. eu sei que isto nao e o mesmo post. mas ja agora o que se pode fazer em relaçao a quem tem areia? tipo eu tenho areia la e o aqua e plantado. atei os fetos e a anubia a troncos e rochas (logo com isso nao tenho problemas) as valisnerias parecem-se darem se bem com a areia e as folhas de laranjeiro tambem. outra planta cujo nome nao sei esta a morrer. ja a desenterrei e atei ao tronco. espero q recupere. eu acho que tambem coloquei esta questao no meus post sobre plantas. agradeco opinioes e umas dicasinhas:) Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 O ideal é um tópico para cada utilizador, vou ver os teus tópicos para ver se posso e sei ajudar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ruy M. Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 ok obrigado. eu sei que isto nao e o mesmo post. mas ja agora o que se pode fazer em relaçao a quem tem areia?tipo eu tenho areia la e o aqua e plantado. atei os fetos e a anubia a troncos e rochas (logo com isso nao tenho problemas) as valisnerias parecem-se darem se bem com a areia e as folhas de laranjeiro tambem. outra planta cujo nome nao sei esta a morrer. ja a desenterrei e atei ao tronco. espero q recupere. eu acho que tambem coloquei esta questao no meus post sobre plantas. agradeco opinioes e umas dicasinhas:) Eu tenho um aqua plantado com um sem numero de plantas e dão se muito bem, tens é que fazer as coisas de forma correcta. Entre as camadas eu coloquei rede fina, a areia de silica não consegue penetrar mas as raizes já o conseguem. Mas atenção, a rede terá de ser fina mas não tanto que as plantas não a consigam penetrar. A areia também não poderá ser daquela muito fininha, serve perfeitamente a areia de silica convencional. Mas é um facto, mesmo desta forma as plantas sentem um pouco mais de dificuldade em desenvolver, plantas mais sensiveis e exigentes não são muito aconselhadas; é uma questão de seleccionar bem quais as plantas a introduzir. A titulo de exemplo: Sessiflora dá-se muito bem, até demais; HZ safa-se embora sinta dificuldades, demora um pouco mais a crescer. Outra opcção para colocar areia é utilizar 2 temas, por exemplo: faz-se um monte com substrato ideal para plantas e cá em baixo areia. Citar
Zélito Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 ora ai esta algo bem pensado (a ideia do monte). no entanto o mais provavel e os substratos misturarem se um pouco... o que e chato. quanto custa uma rede dessas? compraste numa loja de aquarios? quando comprei a areia disseram me que era tipo areia de rio. sinceramente acho que e a de silica mas na tenho a certeza (e muito fininha e branquinha) Citar
dinisp16 Publicado: Janeiro 12, 2010 Autor Publicado: Janeiro 12, 2010 Boas! Após mais algum tempo de pesquisa e alguns conselhos acho que já me decidi. Estou a pensar arrenjar um aquario entre os 80 e 100L para começar.... O substrato será claro e não muito fino pois puderá entupir o filtro! Vou tentar arrenjar uma madeira boa e bem tratada para adereço, e plantas artificiais!!! Mas ainda me restam umas pequenas duvidas!!! será que todos estes peixes dão para manter no aquario? Guppys Limpa-vidros Corydora Tetras Cardinais Neos E acho que o mais importante onde adquirir o material? No meu caso na zona de Ourique (Beja) Acho que o sitio mais proximo que tenho é o bricomarche! Será de comfiança ir lá adquirir o material? Cumprimentos! Citar
Zélito Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 sinceramente e muito melhor lojas especializadas na materia. que filtro vais usar? tipo ter areao fino ou nao nao entope filtros que saiba, so se forem filtros de fundo (mas isso ja nem se usa que saiba) sim esses peixes dao se bem desde que tenhas um bom pH pra eles. 7.0 seria bom epa por madeira com plantas artificiais... acho que te vais arrepender. as naturais sao muito muito mais bonitas... mas tu e que sabes. arranja o mais aqua que puderes. e sempre bom abraços Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 ora ai esta algo bem pensado (a ideia do monte). no entanto o mais provavel e os substratos misturarem se um pouco... o que e chato.quanto custa uma rede dessas? compraste numa loja de aquarios? quando comprei a areia disseram me que era tipo areia de rio. sinceramente acho que e a de silica mas na tenho a certeza (e muito fininha e branquinha) Isso é fácil, por exemplo: - colocas xisto a fazer de divisão por exemplo - na parte superior plantada colocas relvado... A rede nem chega a 2 euro, encontras em qualquer que venda estes materiais, bricomarche, drogarias, etc... Existem varios tipos de silica, desde muito fina a granulada. Escolhe o intermédio ou a mais granuldada. Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 12, 2010 Publicado: Janeiro 12, 2010 (editado) Boas!Após mais algum tempo de pesquisa e alguns conselhos acho que já me decidi. Estou a pensar arrenjar um aquario entre os 80 e 100L para começar.... O substrato será claro e não muito fino pois puderá entupir o filtro! Vou tentar arrenjar uma madeira boa e bem tratada para adereço, e plantas artificiais!!! Mas ainda me restam umas pequenas duvidas!!! será que todos estes peixes dão para manter no aquario? Guppys Limpa-vidros Corydora Tetras Cardinais Neos E acho que o mais importante onde adquirir o material? No meu caso na zona de Ourique (Beja) Acho que o sitio mais proximo que tenho é o bricomarche! Será de comfiança ir lá adquirir o material? Cumprimentos! vais te arrepender de não colocar plantas naturais, mas tu é que sabes. A areia só entope o filtro se este tiver colado ao solo, doutra forma é impossivel... Até podes colocar mais, mas não te esquecas que alguns são peixes de cardume e necessitam de pelo menos 6membros. Tens as rasboras, tetra limas que podias colocar em vez do neon ou cardinal, uma vez que são iguais. Bricomarche é muito mau no que respeita a vivos, além de serem muito mal tratados e das doenças que trazem, vendem também peixes injectados com cores o que na minha perspectiva é no minimo deplorável. Em material só vale a pena em algumas coisas, não há muita escolha e são careiros. O atendimento dos funcionários é péssimo, vendem o material e a peixarada mas não percebem nada de nada do assunto, uma miséria... Só vale a pena para quem percebe e sabe o que quer. Editado Janeiro 12, 2010 por Ruy M. Citar
dinisp16 Publicado: Janeiro 14, 2010 Autor Publicado: Janeiro 14, 2010 Boas! será que os espadas se darao bem com os guppys e mollys? não sao agressivos?! Citar
Zélito Publicado: Janeiro 14, 2010 Publicado: Janeiro 14, 2010 nao de jeito nenhum. no meu aqua tenho mollyes espadas guppies e platys. dao se todos muito bem. o mais territorial de todos e mesmo o mollie macho mas e tudo na boa lol mesmo!!! podes tar descansado atençao - poe pelo menos 2 femeas para um macho se nao... coitadas da femeas... os machos nao as largam! tenho espadas lira. Sao lindos!!! :D a minha femea ta gravida. mal posso esperar para ter filhotes Citar
dinisp16 Publicado: Janeiro 21, 2010 Autor Publicado: Janeiro 21, 2010 Boas Colegas!!!! Ja tenho o meu novo aqua!!! Plantas artificiais, umas rochas, troncos, substrato... Já o tive a trabalhar durante 2 semanas pra criar umas bacterias e tal tudo muito bem. Depois conheci uma pessoa aqui perto que me ajudou e ate me arrenjou peixes. Como so tinha o aqua a trabalhar a 2 semanas ele ate me arrenjou agua pra por no aqua ja com bacterias. Tambem me arrenjou um casal de guppys da crianção dele (mais tarde viram mais), e 7 mollys! Agora a minha duvida depara-se com o seguinte. Já consultei vários forum este e outros e não consigo ter a certeza se será boa ideia colocar espadas liras, num aqua comunitario com guppys, mollys, cascudos e limpa-vidros?? Quais outras especies que poderei colocar num aqua comunitario de 60l?? Se quiserem ver umas fotos mais tarde colocarei!!! Cumprimentos!!! Citar
Zélito Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 Boas Colegas!!!! Ja tenho o meu novo aqua!!! Plantas artificiais, umas rochas, troncos, substrato... Já o tive a trabalhar durante 2 semanas pra criar umas bacterias e tal tudo muito bem. Depois conheci uma pessoa aqui perto que me ajudou e ate me arrenjou peixes. Como so tinha o aqua a trabalhar a 2 semanas ele ate me arrenjou agua pra por no aqua ja com bacterias. Tambem me arrenjou um casal de guppys da crianção dele (mais tarde viram mais), e 7 mollys! Agora a minha duvida depara-se com o seguinte. Já consultei vários forum este e outros e não consigo ter a certeza se será boa ideia colocar espadas liras, num aqua comunitario com guppys, mollys, cascudos e limpa-vidros?? Quais outras especies que poderei colocar num aqua comunitario de 60l?? Se quiserem ver umas fotos mais tarde colocarei!!! Cumprimentos!!! eu tenho. sao lindo e super pacificos, nao ha problema nenhum mesmo ve o meu aqua se quiseres http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144985 Citar
dinisp16 Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 Sim já me deparei com este caso , mas isso trata.se de um aqua de 100L. O meu aqua só possui a capacidade de 60L, resultante disso os espadas iriam.se emcontrar mais vezes com os outros peixes e quem sabe se não "arrenjam confusão"!!! Mas ainda vou ver mais umas coisas... Gostava de mais umas respostas de mais utilizadores, mas muito obrigado pela tua resposta... vou pensar no caso! Citar
Zélito Publicado: Janeiro 23, 2010 Publicado: Janeiro 23, 2010 Sim já me deparei com este caso , mas isso trata.se de um aqua de 100L. O meu aqua só possui a capacidade de 60L, resultante disso os espadas iriam.se emcontrar mais vezes com os outros peixes e quem sabe se não "arrenjam confusão"!!! Mas ainda vou ver mais umas coisas... Gostava de mais umas respostas de mais utilizadores, mas muito obrigado pela tua resposta... vou pensar no caso! lol mas mesmo assim da bem. se houver peixe mais agressivo sao os mollys machos. os espadas sao mesmo pacificos desde que os conheco Citar
Recommended Posts