Mais um Malawi ?


Coltrane

Recommended Posts

Viva pessoal :P

Embora ande nos aquas á muito tempo, é a 1º vez que me vou meter nos Africanos, assim sendo e depois de expor as condições, queria ouvir as v/ opiniões.

 

Aqua de 240 lts (120x40x50)

Iluminação made by Ramirezi (para o plantado que actualmente vigora)

Areia da praia da Figueira

Umas Rotala sp green

Conto meter 2 heim (2215 e 2217)

Tronic de 300 W

 

Este aqua esta no escritorio, mas o plantado dá muito trabalho e os habitantes não teem a vida que procuro, dai os Africanos. Não sei se estou errado mas dado as relativamente reduzidas medidas do aqua estou muito inclinado para um Malawi c/ as seguintes especies:

L. Caeruleus e S. Frieys

Queria agora saber a v/ opinião relativamente á possivél colocação de mais alguma especie com um maximo de 10/12 individuos

 

opiniões são bem vindas

 

abraço

Gilberto Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal :microwave:

Embora ande nos aquas á muito tempo, é a 1º vez que me vou meter nos Africanos, assim sendo e depois de expor as condições, queria ouvir as v/ opiniões.

 

Aqua de 240 lts (120x40x50)

Iluminação made by Ramirezi (para o plantado que actualmente vigora)

Areia da praia da Figueira

Umas Rotala sp green

Conto meter 2 heim (2215 e 2217)

Tronic de 300 W

 

Este aqua esta no escritorio, mas o plantado dá muito trabalho e os habitantes não teem a vida que procuro, dai os Africanos. Não sei se estou errado mas dado as relativamente reduzidas medidas do aqua estou muito inclinado para um Malawi c/ as seguintes especies:

L. Caeruleus e S. Frieys

Queria agora saber a v/ opinião relativamente á possivél colocação de mais alguma especie com um maximo de 10/12 individuos

 

opiniões são bem vindas

 

abraço

 

 

Boas. sim podes colocar mais especies! desde que todas "funcionem" bem umas com as outras.

 

Cynotilapia sp. "Hara"

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus Acei Black Tanzania

Pseudotropheus Acei "Msuli"

 

podes ter perfeitamente um aquario com estes.

Editado por Marco Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. sim podes colocar mais especies! desde que todas "funcionem" bem umas com as outras.

 

Cynotilapia sp. "Hara"

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus Acei Black Tanzania

Pseudotropheus Acei "Msuli"

 

podes ter perfeitamente um aquario com estes.

 

 

 

Quanto ao conselho que destes em colocar mais 4 espécies às 2 já apontadas pelo Coltrane num aquário de 120x40x50, parece-me pouco assertiva, quem mantém malawis, deve ter cerca de 3/4 elementos por espécie, de preferência um macho, para 3 fêmeas, o que dariam cerca de 20 peixes adultos. E os Acei ficam com cerca de 15cm.

 

Por outro lado, ao teres saulosis com os Hara, quando os machos chegarem a adulto só um exibirá as suas cores, em tempos tive essa conjugação e foi o que deu, os dois sempre a implicar e um dominado, no meu caso era saulosi.

 

Um abraço

Editado por Marco Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao conselho que destes em colocar mais 4 espécies às 2 já apontadas pelo Coltrane num aquário de 120x40x50, parece-me pouco assertiva, quem mantém malawis, deve ter cerca de 3/4 elementos por espécie, de preferência um macho, para 3 fêmeas, o que dariam cerca de 20 peixes adultos. E os Acei ficam com cerca de 15cm.

 

Por outro lado, ao teres saulosis com os Hara, quando os machos chegarem a adulto só um exibirá as suas cores, em tempos tive essa conjugação e foi o que deu, os dois sempre a implicar e um dominado, no meu caso era saulosi.

 

Um abraço

 

quanto a sua resposta sobre malawi nao é de todo necessario manter 1/3 (macho/femeas) em todas as especies e la porque não conseguiu que dois machos exibissem cores não quer dizer que outros não consigam. Toda a fauna envolvente, ambiente e alimentação são condicionantes.

Editado por Marco Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa de que me esqueci...

...a resposta ao poste inicial...

 

Na verdade um aqua dessas dimensões não dá para muito mas não é de todo uma impossibilidade.

Podes sempre manter duas a três espécies desde que sigas alguns preceitos fundamentais embora alguns deles possam parecer pouco razoáveis, ou não...

- poucos esconderijos (mas alguns)

- entre duas a três espécies e no minimo trios (M+F+F)

- cuidados com a quimica da água devem ser redobrados

- ...olho vivo...

- de resto tudo como o normal para ciclideos africanos dos grandes lagos.

:drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Meus caros,

 

é lamentável que de tempos a tempos lá aparecem situações destas.....

 

 

O problema é que nem se lembram tão pouco que as criam dentro de um tópico de outro membro que nada tem a ver com a situação e que agora tem o seu tópico cheio de discussões.

 

As minhas desculpas mas não permito este tipo de situações num local onde a discussão deve ser sobre CICLIDEOS AFRICANOS. Por isso mesmo, tudo o que não é relevante, não será mais visualizável...

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais