Recommended Posts

Publicado

Olá

Tenho um plantado de 2 metros, já fiz uma pequena incursão nos salgados há 4 anos e estou a pensar recomeçar.

Tenho algumas noções acerca do equipamento, da manutenção dos corais, dos problemas e das dificuldades,etc., até porque leio muito este forum, bem como vários artigos em revistas e na net. Há contudo um assunto que vejo pouco debatido e pouco explicado, que embora tenha parcialmente a ver com o gosto de cada um, certamente tem regras e truques que convem conhecer sob pena de falhanços desnecessários, que é o da montagem do decor, ou seja, o principal...

Como dispor as rochas, para não caírem,para disporem os diferentes corais, em diferentes alturas, qual o espaço ideal para deixar livre com o substrato à frente, etc, etc.

Deixo o desafio aos mais experientes, a fim de que os principiantes comecem com o pé dto.

Saudações.

Duque

Publicado:

Olá,

Na realidade não conheço nenhuma teoria sobre este assunto! O que te posso dizer é do senso comum.

Como o objectivo é ter a maior quantidade de rocha viva possível não há regras - tudo depende da estética. Como é óbvio convém colocar por baixo rochas maiores e estas poderão ser rocha morta.

Uma boa solução caso se queira fazer uma parede de rocha é colocar circulação atrás desta por forma a não haver deposição de detritos, aumentando a carga orgânica do sistema. Eu costumo colocar um tubo perfurado ao longo do vidro traseiro, ligado a uma bomba de circulação.

Se pretendemos fazer "construções" muito altas convém prendermos as rochas umas às outras. Para o efeito podemos colocar tubos ou varetas nos buracos das rochas por forma a que estas encaixem nas que estão imediatamente acima, evitando assim desmoronamentos que podem resultar na quebra de um vidro.

De resto não estou a ver o que mais dizer... concerteza outros terão outras ideias.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá

Obrigado Diogo, a dica da circulação por detrás da rocha já foi muito boa e só por si já foi proveitoso.

Depois , vale a pena colar as rochas umas ás outras com epoxi?

Onde colocar as bombas de circulação de modo a serem eficazes e como disfarsá-las? Eu tenho para um aqua de 420 l, 3 Tunze Turbelle stream 6000. Vale apena comprar as rochas da Tunze? Nunca as vi...

Qual a largura dos patamares das rochas de modo a alojar bem os corais ?

Saudações.

Duque

Publicado:

Olá José.

Quanto ao aquascaping eu fui uma "vitima" do mesmo, uma vez que me foi sugerido aqui no fórum que efectuasse uma disposição da RV contrária à que inicialmente tinha feito. Ficou de facto bastante melhor!

Achei aqui uns links interessantes

Artigo do Eric Borneman

http://www.aquariumhobbyist.com/articles/A...quascaping.html

Umas dicas

http://www.advancedaquarist.com/issues/mar...ar2004/tips.htm

Vi também já há algum tempo uma página com muitas fotos de um processo que constituia em furar a RV e ligá-la com tubos PVC. Não encontro é o link :roll:

Tem a vantagem de não teres que as colar (não sei se é fácil ou não remover a epoxy) e se quiseres mudar a diposição permite-te uma margem de manobra maior, agora as rochas têm é que morfologicamente o permitir.

Cumps

Duarte

Publicado:

Olá Duarte.

Obrigado pelas dicas.

São muito úteis e desmitificam muito a ideia ,por vezes induzida, que devemos atafulhar os nossos tanques com RV.

Parece que afinal existem regras para o aquascaping e não somente o bom gosto...

Como em tudo o que é ciência, tb em aquariofilia existem regras resultantes da experiência acumulada e não vale a pena ao principiante cometer erros desnecessários, aprendendo depois à sua custa e da pior forma.

A razão a introdução do tema prende-se em primeiro lugar, como é óbvio, do interesse que tenho em aprender, mas penso que será útil para muitos.

Saudações.

Duque

Publicado:

Olá José...

Acima de tudo, tenta não montar um paredão de rocha a não ser que seja mesmo do teu gosto. Pessoalmente acho que fica um aquario muito artificial e sem muita graça... principalmente ao dim de uns tempos.

O melhor que tens a fazer é ver muitas imagens de aquarios e de imagens de reefs para ficares com muitas idéias do que fazer. Pessoalmente acho que é muito importante um bom landscaspe quer estéticamente quer por causa da colocação e base de sustentação dos corais e deve ser muito bem planeado desde o inicio.

Boa sorte para o aquário... :roll:

Abraço...

Publicado:

Olá,

Para além do aspecto estético julgo que o mais importante na disposição da RV é a existência de patamares a várias alturas para colocação de corais. Também devem existir grutas para os peixes se refugiarem e colocação de corais menos exigentes em termos de luz. A disposição da RV deve também favorecer uma ou outra zona de circulação reduzida. Ao contrário do Marco sou adepto da parede de RV, esta permite a utilização de muita RV, importante para a filtragem biológica e desnitrificação, existência de patamares a várias alturas sem impedir uma circulação arejada e deixando os peixes com espaço para nadar em águas abertas. Nos recifes de coral para mim as paisagens mais bonitas são precisamente aquelas paredes imensas repletas de corais que caiem a pique sobre as águas profundas.

Aqui está uma foto dessas paisagens (tirada pelo meu amigo Ricardo Antunes em Safaga, Egipto em Agosto deste ano)

Safaga-Egipto.jpg

Esta foto é do aquário do meu amigo e colega Paulo Lopes

aq_recife.jpg

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Podes tentar fazer uma ou mais "escadarias" em pvc com 2, 3 ou 4 degraus.

Com a vantagem de que fica muito espaço atrás para a circulação de água e eventualmente para a colocação de bombas e outro material.

Cumprimentos.

Publicado:

Viva José

A sugestão que te deixo antes de mais nada e se puderes ,ou seja, se tiveres espaço para isso, é fazer um aquário o mais largo possível porque isso condiciona drasticamente as possibilidades do "aquascaping " .Nós assistimos muitas vezes a um erro comum que é fazer aquário muito altos e pouco largos o que não deixa muitas alternativas em termos de disposição da rocha. Aquários muito altos e pouco largos são no meu entender dificeis de decorar.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá,

Desculpa não ter voltado a intervir nesta questão mas como só ontem tive net em casa, não dava para tudo!

A maior parte das questões estão respondidas e eu vou acabar por usar algumas sugestões no meu novo aqua.

Onde colocar as bombas de circulação de modo a serem eficazes e como disfarsá-las? Eu tenho para um aqua de 420 l, 3 Tunze Turbelle stream 6000. Vale apena comprar as rochas da Tunze? Nunca as vi...

Esta é uma questão que não foi respondida! Eu também tenho bombas da Tunze e comprei uma dessas Rochas - ainda não montei o aqua mas olhando para ela posso dizer-te que se parece muito com a Rocha Morta da Aquaconnect e por isso pesno que vale bem apena - penso que rapidamente irá ficar cheia de alga coralina (aliás até já a coloquei dentro de água para ir ficando com bicharada)

Quanto ao facto de se fazer uma parede ou não, concordo com o Marco, pois depois de ter 3 anos um aqua com essa configuração, acho que é um pouco cansativo... Aqui está uma foto do aqua na altura:

Pic_1074_14.jpg

Quando comecei a desmontar o aqua coloquei as rochas noutra disposição que realmente me agradou bastante!

Pic_1829_8.jpg