Recommended Posts

Publicado

Boa noite pessoal, tenho encomendado um cubo da dennerle de 30cm de lado com 35 cm de altura (ok, não é bem um cubo..) queria para a flora usar, glossostigma como planta principal(estilo tapete) e juntar umas eleocharis parvula por traz, apenas. Talvez mais tarde adicione uma blyxa japonica, mas isto já é um caso para se ver depois.

Bem as minhas duvidas são as seguintes, devo utilizar um substracto fertil(e ficar exposto a todas as condições negativas deste) ou basta-me fazer uma fertilização regular, (pensando principalmente na glossostigma)?

Pesquisei bastante neste forum e não só sobre a glossostigma mas não consegui chegar a um concenso, a única coisa que achei relevante foi, precisa de muita luz, na proporção de 1w/L, injeção de CO2, (estou a pensar no método caseiro), e que cresce rápido se tiver condições propícias a isso..

Este segundo método(fertilização liquida) não me permite a inserção de camarões certo?

Em respeito à iluminação não consigo achar uma alternativa economica/eficaz/estética, têm alguma sugestão? Temos as compactas, as pll, as circulares, e as normais tubulares..que usavam voces não querendo eu investir numa calha comercial...mas ao mesmo tempo gostava de algo estéticamente agradavel.

Os chineses já teem muitas opções interessantes de todo tipo e feitio com os desejados 6500K.

A minha primeira tentativa para um plantado num aqua de 90L tem sido um fracasso usando o humus de minhoca como substracto por isso desta vez antes de adquirir os produtos queria uma opinião dos mais entendidos neste assunto...

Bons Momentos..

Publicado:

A fertilização liquida permite a introdução e manutenção de camarões desde que seja feita com muito rigor, basta pesquisar um pouco pelos tópicos de invertebrados do André Silvestre e verá logo.

Publicado:

Obrigado pela resposta Hugo, vou então dar uma pesquisadela sobre isso, mas tamos a falar de algum plano de fertilização muito exigente? ou com as MACROS em separado e assim? Já agora em relação aos outros assuntos alguem se quer pronunciar? Obrigado

Publicado:

Sobre substrato sou sempre pela ADA, talvez amazonia e usa o powder na parte superior.

Luz acho que pll será suficiente e bastante económico.

Já sobre fertelização, faço todos os dias e tenho camarões amano e reds e não tenho problemas, raramente os vejo mas isso é outra história (Discus e 1 casal de ramirezi) sempre muito curiosos.

Tchau e boa sorte

Fotos!

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:

Pois, é bom sabermos de outras experiencias :) o substracto que refere tem um problema..o preço dele, sou estudante e os aquarios+essas coisas tem que ser fruto de poupanças, e umas noites de copos a menos :D

Publicado:
Pois, é bom sabermos de outras experiencias :) o substracto que refere tem um problema..o preço dele, sou estudante e os aquarios+essas coisas tem que ser fruto de poupanças, e umas noites de copos a menos :)

Mais vale poupar no substrato e ter um cubo verdejante do que gastar depois no fertilizante liquido.

Um saco de 3l será suficiente colocas areia vulcânica no fundo para render e é muito bom para a afixação das raizes.

Tens de usar a imaginação quando faltam euros, mas antes de comprar pensa nos prós e contras

Bom projecto

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:

Pois, e qual é o preço de 3 litros de substracto em média? está se a referir a substracto fertil ou inerte? ou aos dois? quanto menos dinheiro gastar melhor =)

Publicado:
Pois, e qual é o preço de 3 litros de substracto em média? está se a referir a substracto fertil ou inerte? ou aos dois? quanto menos dinheiro gastar melhor =)

O que falei da ADA já é fertelizado a areia vulcânica é um inerte mas que favorece a descida de ph ecirculação de gases nas raizes.

O preço consulta os patrocinadores eles apresentam vários preços de acordo com a catageria/peso/litros, só tens de comparar mas com 30e consegues o necessário, visto que tens um cubo pequeno.

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:

Obrigado pela resposta, mas refere-se ao amazonia ? ou à power sand...? estou confuso

Publicado: (editado)

Amazonia I e II são para determinado biotopo e depois tens a Powder Amazonia I e II que tem uma granulometria inferior e deve-se colocar o powder na parte superior para permitir uma melhor plantação. Se fores ao site da ADA tens a descrição de cada produto e sua utilização bem como características e composição.

A PowerSand é outro tipo de substrato já fertelizado com características diferentes e 3 tipos de granulometria. Este tipo é muito mais dispendioso que a série Amazonia, Malaya, Africana

Anda lá pesquisa um pouco tens a informação mais detalhada sobre os produtos e ficas a conhecer melhor as necessidades de um plantado e a importância do substrato para o sucesso do mesmo, tenha 5l ou 500l apenas muda a proporção e nunca as necessidades básicas.

Se queres poupar ai é outra questão, temos de usar muito a imaginação mas só consegues se tiveres conhecimento profundo é que se consegue arranjar uma solução para o mesmo resultado :transport027:

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:

Então supomos que usava o amazonia ou powder amazonia, que substracto fertil colocava por baixo? volto a mensionar que o objectivo é cultivar glossostigma, eleocharis parvula e blyxa japonica, mais nada...e sim eu gostava de poupar o máximo possivel..

Publicado:
Então supomos que usava o amazonia ou powder amazonia, que substracto fertil colocava por baixo? volto a mensionar que o objectivo é cultivar glossostigma, eleocharis parvula e blyxa japonica, mais nada...e sim eu gostava de poupar o máximo possivel..

Se irias usar a série da ADA Aquasoil, não precisar de usar outro fertelizante, visto que este já o é!

Por outro lado, podes sempre poupar utilizando areia vulcânica ou akadama por baixo/fundo e na parte superior usas ou o powder mais fino ou a normal(que chega perfeitamente para as plantas que precisas), a glossostigma é exigente para ter um aspecto fantástico, quero dizer, fertelização liquida, CO2 ou excel e luz nos parametros high teck.

De resto como te já disse, com 30 a 40e compras o substrato necessário para o teu cubo, o que não será muito.

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:

Ora aqui está uma resposta que ainda não tinha conseguido obter, muito obrigada pela ajuda prestada, :)

em respeito a iluminação estava a pensar cerca de 30w, para 1w/L, chega?

Publicado:

Então se usar areia vulcanica por baixo e por cima, amazonia II 3Litros chegará? para as plantas referidas em cima, 3 litros dá para a area da base com 3,5 cm de altura, peço mais uma vez ajuda aos entendidos. Construi tambem um filtro externo nano para o aquario em questão, até poderei eventualmente por umas fotos, se alguem estiver interessado.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!