Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

A cerca de 2 semanas formou-se um casal de escalares no meu aquario e eu vendi os restantes, e para grande desgosto meu o macho está com uma doença e eu nao sei identificar a doença, por isso pedia ajuda aos experts, quero muito salvar o meu escalar.

Aqui vão as fotos

Xcalar.jpg

Xcalar1.jpg

Agradecia que me ajudassem.

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Descreve as lesões e outros sintomas porque pela foto não percebo se são ulceras ou tumores .

Comem?

O aparecimento das lesões foi rápido ou progressivo?

Tens outros peixes junto?

Etc

É preciso uma descrição detalhada para chegarmos a um diagnostico e podermos recomendar um tratamento.

Setup ,análise da água e tipo e frequência da manutenção que fazes também ajudam.

Se todos nós quando pedimos ajuda nos habituarmos a descrever o caso ,com o maximo de informação possível, torna tudo mais fácil.Doutra forma é dificil , impossível ou arriscado emitir uma opinião.

Cump.

Rui

Publicado:

Boa noite.

Aquilo apareceu aos poucos, primeiro muito pequenino e pensei que fosse alguma ferida, entao deixei, mas começou a crescer e passou para o outro lado,

Dentro de agua parece saliente, mas tirei o peixe fora de agua e fica quase plano, dentro de agua tem aspecto branco rosado, e fora de agua e mais po branco. O peixe come muito bem, apresenta um comportamento normal, inclusive fertilizou ovos à 2 dias.

Quando aquilo se começou a formar, ele estava num aquario com 1 casal d ramirezis, 3 botias palhaços, um limpa vidros e uma beaufortia levertti, agora estão num aquario de 100L com 5 corydoras. No outro aquario o ph era 7, kh e gh de 6, temperatura a 26ºC amonia e nitratos 0, neste aquario o ph ta a 7.2, kh e gh 6, temperatura 28ºC amónia e nitratos 0.

Faço tpa's regulares (todas as semanas).

Publicado:

Bom então sugiro que aguardes ou faças apenas um tratamento local com uma cotonete embebida em Betadine . Provavelmente se o peixe continuar a comer bem ,o seu sistema imunitario debelará a lesão.

Cump.

Rui

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas.

Tenho feito até hoje o tratamento com betadine. e nada, não há melhoras, e a femea ta ganhando uma "coisa" igual a do macho ao pe da barbatana da cauda, presumo que seja algum parasita, não sei é como tratar.

Eles têm um comportamento absolutamente normal, comem bem e ja estão a preparar outra desova.

Já não sei mais o que fazer.

Publicado:

Boas.

Tive a pensar em fazer o tratamento com bactopur direct, mas não queria faze-lo sem a opiniãpo de alguem mais experiente.

Publicado:

Ninguem se manifestou, não fiz o tratamento com backtopur direct :roll:

Mesmo levando desprezo aqui vai outra pergunta, disseram-me para deitar com um cotonente na ferida, azul de metileno a 1%, sim ou não?