japsergio Publicado Janeiro 9, 2010 Publicado Janeiro 9, 2010 (editado) Oi, Há aproximadamente 4 meses atrás montei um aquário comunitário de 200 litros de água doce, com as seguintes características: - 1 filtro fluval 205 (com carvão activado e biomax da fluval), - 1 aquecedor tetratec HT150; - 1 bomba de ar Tetratec APS400; - 2 lâmpadas que funcionam 8 horas por dia: . 1 D-HG waterplent - YZ 25W; . 1 BR-HG fresh & Sea - YZ 25 W; - flora artificial; - 1 tronco de madeira natural; - pedras de calhau de basalto; - fundo de areão de rio; - fauna no início (estes foram trespassados de um aquário de 60 litros com 6 meses de idade): . 1 limpa fundos - cascudo; . 1 limpa vidros - Comedor de algas Chinês; . 2 platys; . 2 guppys; . 9 tetra neons. - parâmetros: . pH - 7,2; . amónia < 0,6 mg/l; . nitratos < 5 mg/l; . dureza gh - 6 dh; kh - 2 dh; . mudanças semanais de água entre 15 a 30 litros. - Alimentação tetra menu (2 x ao dia, 5 dias por semana) e tetra delicia (2 x ao dia, 2 dias por semana) Passado um mês sem qualquer problema, fui adicionando aos poucos novos companheiros seguindo todo o procedimento normal de adaptação: 1º - 3 colisas, tendo 2 deles morrido na 1ª semana; 2º - 2 trigogasters, tendo ambos morrido após 2 semanas conjuntamente com o outro colisa, os 2 guppys e 1 platy; 3º - 2 escalares e 2 platys, tendo 1 escalar e 2 platys morrido na 1 semana; 4º - 4 escalares, tendo, após 2 semanas da sua introdução, morrido 3 escalares. Em todas as mortes os peixes deixaram de comer. Antes de deixarem de comer, estes cuspiam a comida, e, posteriomente de deixarem de comer, passavam a fazer fezes brancas. Presentemente, tenho 1 cascudo, 1 limpa vidros, 9 neons e 1 platy que se alimentam bem e 2 escalares que não se alimentam e fazem fezes brancas. Não consigo identificar a causa desta falta de apetite nos peixes e consequentemente a sua morte, será que alguém pode ajudar-me. Editado Janeiro 9, 2010 por japsergio
Alvaro Silva Publicado: Janeiro 9, 2010 Publicado: Janeiro 9, 2010 Boa Noite eu não sei o que será,mas pergunto,não será do comer!...não estará o comer estragado? ó então haverá ai no aquário algo que está a matar os peixes,e só uma ideia!... desculpe de não ajudar mais,foi só uma ideia. A.S
kikoscp Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Oi, Há aproximadamente 4 meses atrás montei um aquário comunitário de 200 litros de água doce, com as seguintes características: - 1 filtro fluval 205 (com carvão activado e biomax da fluval), - 1 aquecedor tetratec HT150; - 1 bomba de ar Tetratec APS400; - 2 lâmpadas que funcionam 8 horas por dia: . 1 D-HG waterplent - YZ 25W; . 1 BR-HG fresh & Sea - YZ 25 W; - flora artificial; - 1 tronco de madeira natural; - pedras de calhau de basalto; - fundo de areão de rio; - fauna no início (estes foram trespassados de um aquário de 60 litros com 6 meses de idade): . 1 limpa fundos - cascudo; . 1 limpa vidros - Comedor de algas Chinês; . 2 platys; . 2 guppys; . 9 tetra neons. - parâmetros: . pH - 7,2; . amónia < 0,6 mg/l; . nitratos < 5 mg/l; . dureza gh - 6 dh; kh - 2 dh; . mudanças semanais de água entre 15 a 30 litros. - Alimentação tetra menu (2 x ao dia, 5 dias por semana) e tetra delicia (2 x ao dia, 2 dias por semana) Passado um mês sem qualquer problema, fui adicionando aos poucos novos companheiros seguindo todo o procedimento normal de adaptação: 1º - 3 colisas, tendo 2 deles morrido na 1ª semana; 2º - 2 trigogasters, tendo ambos morrido após 2 semanas conjuntamente com o outro colisa, os 2 guppys e 1 platy; 3º - 2 escalares e 2 platys, tendo 1 escalar e 2 platys morrido na 1 semana; 4º - 4 escalares, tendo, após 2 semanas da sua introdução, morrido 3 escalares. Em todas as mortes os peixes deixaram de comer. Antes de deixarem de comer, estes cuspiam a comida, e, posteriomente de deixarem de comer, passavam a fazer fezes brancas. Presentemente, tenho 1 cascudo, 1 limpa vidros, 9 neons e 1 platy que se alimentam bem e 2 escalares que não se alimentam e fazem fezes brancas. Não consigo identificar a causa desta falta de apetite nos peixes e consequentemente a sua morte, será que alguém pode ajudar-me. penso que devias desparazitar os peixes com flagyl
japsergio Publicado: Janeiro 10, 2010 Autor Publicado: Janeiro 10, 2010 penso que devias desparazitar os peixes com flagyl Obrigado pela dica. Iniciei ontem o tratamento com flagyl (5 dias), tendo aplicado 1 comprimido para cada 50 litros (ou seja 4 comprimidos por dia), efectuado o Troca parcial da água, removido o carvão activado do filtro e aumentado a temperatura para 30ºC. Será que devo fazer mais alguma coisa? No entanto, hoje morreu-me mais 1 escalar.
kikoscp Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Obrigado pela dica.Iniciei ontem o tratamento com flagyl (5 dias), tendo aplicado 1 comprimido para cada 50 litros (ou seja 4 comprimidos por dia), efectuado o Troca parcial da água, removido o carvão activado do filtro e aumentado a temperatura para 30ºC. Será que devo fazer mais alguma coisa? No entanto, hoje morreu-me mais 1 escalar. Morreu por não comer? O tratamento demora uns dias a fazer efeito
japsergio Publicado: Janeiro 10, 2010 Autor Publicado: Janeiro 10, 2010 Morreu por não comer? O tratamento demora uns dias a fazer efeito Julgo que sim, pois já não comia à vários dias.
kikoscp Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Julgo que sim, pois já não comia à vários dias. vai fazendo o tratamento
japsergio Publicado: Janeiro 15, 2010 Autor Publicado: Janeiro 15, 2010 vai fazendo o tratamento Já conclui o tratamento, e normalizei o aquario, no entanto, o escalar que sobreviveu continua sem comer. Devo esperar ou fazer um segundo tratamento?
japsergio Publicado: Janeiro 17, 2010 Autor Publicado: Janeiro 17, 2010 Conforme já referi em cima, efectuei um tratamento com flagyl, durante 5 dias, no entanto, e passado 3 dias do final do tratamento, continuo com problemas no escalar, que continua sem comer e sempre num canto do aquário. Alguém pode ajudar-me?
Janota.10 Publicado: Janeiro 17, 2010 Publicado: Janeiro 17, 2010 Conforme já referi em cima, efectuei um tratamento com flagyl, durante 5 dias, no entanto, e passado 3 dias do final do tratamento, continuo com problemas no escalar, que continua sem comer e sempre num canto do aquário.Alguém pode ajudar-me? Onde se pode arranjar esse medicamento?! Tenho problema semelhante mas com as trocas de agua melhoraram apenas um continua na mesma, apesar de ja o ter separado dos restantes... continua sem comer... Ja me morreu um Telescopio, e agora uma Ampularia (?!) que hoje encontrei a casca vazia e o seu habitante ja espedaçado no aqua servindo de alimento para os Limpa Vidros e Fundos! Cumps. AJ
japsergio Publicado: Janeiro 17, 2010 Autor Publicado: Janeiro 17, 2010 Onde se pode arranjar esse medicamento?! Tenho problema semelhante mas com as trocas de agua melhoraram apenas um continua na mesma, apesar de ja o ter separado dos restantes... continua sem comer... Ja me morreu um Telescopio, e agora uma Ampularia (?!) que hoje encontrei a casca vazia e o seu habitante ja espedaçado no aqua servindo de alimento para os Limpa Vidros e Fundos! Cumps. AJ Podes adquirir o flagyl numa farmácia.
japsergio Publicado: Janeiro 18, 2010 Autor Publicado: Janeiro 18, 2010 Passado vários disas do final do tratamento, o escalar continua sem comer e sempre num canto do aquário. Volto a pedir ajuda, será que alguém pode ajudar-me antes que perca mais peixes?
João Ferreira Publicado: Janeiro 18, 2010 Publicado: Janeiro 18, 2010 (editado) amigo para mim o problema para além de parasitas está na aguá...raramente um escalar com parasitas deixa de comer...e quando o fazem estão mesmo nas ultimas faz os testes á agua...todos os que conseguires ou então vai a uma loja de aquariofilia e pede para te testarem a água...se for uma loja 5 estrelas nem te levam dinheiro por isso quando digo água é do aquario claro em relação ao aquario faz mudanças de 30% diárias...se queres um aquário sem problemas muda pelo menos água de dois em dois dias nem que seja 10% .... devagar e deixa repousar a agua 24h de um dia para o outro por exemplo...nao adiciones quimicos nenhuns para retirar o cloro...a quantidade de cloro que entrar vai ser diminuta mas vai ajudar a eleminar alguns problemas! logo que consigas coloca aqui os valores dos testes..mas rápido que a saude do peixe está muito debelitada! PS- retira imediatamente o carvão da agua...fizeste o flagyl e o carvão absorveu foi a mesma coisa que nada...só se usa carvão depois de medicar de modo a retirar os restos de medicamentos que estejam na água! aproveita e faz uma limpeza no filtro com água do próprio aquário de modo a não te morrerem as bactérias nitrificantes! Diminui a iluminação ou desliga mesmo! Aproveita e compra o EXA2000 para parasitas externos pois logo que retirares o flagyl da água começas a fazer exa2000 atenção que tens de saber o PH para saberes o numero de gotas que colocas! Esse filtro junta esponjas e la de vidro para filtrar melhor a água mas so depois do tratamento exa2000! boa sorte João Ferreira Editado Janeiro 18, 2010 por João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
Vang Publicado: Janeiro 18, 2010 Publicado: Janeiro 18, 2010 Boas, Essas TPA's semanais são em pouca quantidade. Eu faria de 30 a 40%, logo de 60 a 80 litros. O filtro não tem grande caudal, logo tens que te aplicar nas TPA's em condições. Atenção que ao aplicares flagyl tens de fazer pelo menos uma TPA de 40% por dia. Para estimulares o apetite dos peixes em tratamento / pos-tratamento utiliza artémia congelada. Atenção à amónia e nitritos. Deverão estar a zeros. Cumprimentos, André Basílio
Antonio Saldanha Publicado: Janeiro 18, 2010 Publicado: Janeiro 18, 2010 Ja verificaste se nao tens o termostato estragado??As fezes branca s normalmente sao devido a baixa temperatura da agua [size=4][color="#000000"][i][font="Courier New"]You Will Never Walk Alone...[/font][/i][/color][/size]
João Ferreira Publicado: Janeiro 19, 2010 Publicado: Janeiro 19, 2010 Ja verificaste se nao tens o termostato estragado??As fezes branca s normalmente sao devido a baixa temperatura da agua Onde leste isso? e onde aprendeste isso? ou que te leva a pensar isso? Fezes brancas sao sinais de parasitas! Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
japsergio Publicado: Janeiro 20, 2010 Autor Publicado: Janeiro 20, 2010 Obrigadissimo pelas dicas, vou recomeçar novamente o tratamento com as indicações referidas, no entanto, onde posso adquirir o EXA2000. Quando fiz o tratamento inicial com flagyl, retirei o carvão. Quanto à água, faço regularmente os testes (da Nutrafin), e obtenho quase sempre os seguintes resultados: ph - 7,2 amônia - <0,6 nitratos - 5 gh - 4 e 6 kh - 3
Quo Publicado: Janeiro 20, 2010 Publicado: Janeiro 20, 2010 (editado) bastam dois dedos de testa ao ler o teste que o aquário é muito recente. Os nitratos estão a 5 mg/l e amonia acima de 0, voces estao a recomendar um tratamento que pode ajudar a criar ainda mais problemas. O motivo de eles não comerem é obvio. Aquário não ciclado. = poluido. são necessárias TPAs, há ai topicos com umas dicas de quantas tpas e quantidades que sao necessarias, certamente por alguem que passou pelo problema. tens que mudar já parte da água do aquário, uns 30%. Editado Janeiro 20, 2010 por Quo
João Ferreira Publicado: Janeiro 21, 2010 Publicado: Janeiro 21, 2010 caro quo é realmente interessante a tua resposta.... então vamos la...se não sabes ler eu explico... primeiro que tudo disse ao membro para fazer os testes pois sem eles qualquer tratamento pode ser prejudicial... segundo o problema não é só aquário não ciclado mas sim também problemas de parasitas. terceiro...se és tão inteligente porque não deste uma resposta antes de ele ter colocado o resultado dos testes? engraçado como agora vens fazendo de superior claro depois de teres o resultado dos testes algo que fui eu que indiquei! é por estas e por outras que existem membros que deixam de ajudar com respostas assim não precisas de nós sozinho resolves os problemas todos de todos os membros! abraço e acredita que apenas o meu dedo de testa apenas um chega perfeitamente para ler testes! Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
Quo Publicado: Janeiro 21, 2010 Publicado: Janeiro 21, 2010 (editado) amigo, primeiro nao me estou a fazer de superior, apenas é algo obvio. segundo, nem quero resolver os problemas de toda a gente, porque não sou Deus. terceiro, ele já deu os testes no inicio. quarto, só vi o topico naquela altura. quinto, nao tens que ficar ofendido, porque nao estava a falar para ti ou algo que seja. E, por isso evitavas essa resposta. Editado Janeiro 21, 2010 por Quo
japsergio Publicado: Janeiro 23, 2010 Autor Publicado: Janeiro 23, 2010 amigo, primeiro nao me estou a fazer de superior, apenas é algo obvio. segundo, nem quero resolver os problemas de toda a gente, porque não sou Deus. terceiro, ele já deu os testes no inicio. quarto, só vi o topico naquela altura. quinto, nao tens que ficar ofendido, porque nao estava a falar para ti ou algo que seja. E, por isso evitavas essa resposta. Não sei para quem era a resposta, mas julgo que não será com essas expressões que vais ajudar o pessoal. Como é óbvio ainda sou novo neste hobbie, tenho lido muito, mas a experiência é muito importante, pelo que, agradeço toda a ajuda possível, e espero que continuem a enriquecer este fórum. Muito obrigado a todos.
joao felisberto Publicado: Janeiro 24, 2010 Publicado: Janeiro 24, 2010 Não sei para quem era a resposta, mas julgo que não será com essas expressões que vais ajudar o pessoal.Como é óbvio ainda sou novo neste hobbie, tenho lido muito, mas a experiência é muito importante, pelo que, agradeço toda a ajuda possível, e espero que continuem a enriquecer este fórum. Muito obrigado a todos. todos a meu ver te ajudaram ( duma maneira ou tendo tu muita razao? outra) acho que me fiz entender eu quero ajudar e tendo todos razao eu acho que deverias ter um( aquario hospital) e vao todo concordar com isso um aquario que nao e nesesario ser muito grande eu pessualmente tenho um 50l para fazer quarentena isso ja nao te acontecia pensa nisso tou a ver que gostas do hobby ?pregunta pede para te ajudar que isso e que serve o forum....... eu sabendo todo o que se disse e verdade tive a ler
japsergio Publicado: Fevereiro 8, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2010 Obrigado a todos pelos comentários e a ajuda prestada. Gostaria de terminar este tópico referindo que, com a ajudas supra referidas, neste momento o aquário estabilizou e deixou de morrer peixinhos. No entanto, vou dar mais tempo ao aquário para posteriormente voltar a colocar novamente mais peixinhos no aquário.
slb-nn Publicado: Fevereiro 9, 2010 Publicado: Fevereiro 9, 2010 Obrigado a todos pelos comentários e a ajuda prestada.Gostaria de terminar este tópico referindo que, com a ajudas supra referidas, neste momento o aquário estabilizou e deixou de morrer peixinhos. No entanto, vou dar mais tempo ao aquário para posteriormente voltar a colocar novamente mais peixinhos no aquário. Desculpa estar a abrir novamente esse topico mas eu tive assim uma coisa parecida com o teu e chegeui a uma conclusão o teu filtro não chega de certeza absoluta a mim aconteceu-me o mesmo era mortes a trás de mortes só desapareceram quando meti um filtro a fazer 1000 LTH se não até hoje me morriam assim peixes e o meu tb era de 200 litros pensa bem nisso ....
Recommended Posts