Recommended Posts

Publicado (editado)

Oi,

Há aproximadamente 4 meses atrás montei um aquário comunitário de 200 litros de água doce, com as seguintes características:

- 1 filtro fluval 205 (com carvão activado e biomax da fluval),

- 1 aquecedor tetratec HT150;

- 1 bomba de ar Tetratec APS400;

- 2 lâmpadas que funcionam 8 horas por dia:

. 1 D-HG waterplent - YZ 25W;

. 1 BR-HG fresh & Sea - YZ 25 W;

- flora artificial;

- 1 tronco de madeira natural;

- pedras de calhau de basalto;

- fundo de areão de rio;

- fauna no início (estes foram trespassados de um aquário de 60 litros com 6 meses de idade):

. 1 limpa fundos - cascudo;

. 1 limpa vidros - Comedor de algas Chinês;

. 2 platys;

. 2 guppys;

. 9 tetra neons.

- parâmetros:

. pH - 7,2;

. amónia < 0,6 mg/l;

. nitratos < 5 mg/l;

. dureza gh - 6 dh;

kh - 2 dh;

. mudanças semanais de água entre 15 a 30 litros.

- Alimentação tetra menu (2 x ao dia, 5 dias por semana) e tetra delicia (2 x ao dia, 2 dias por semana)

Passado um mês sem qualquer problema, fui adicionando aos poucos novos companheiros seguindo todo o procedimento normal de adaptação:

1º - 3 colisas, tendo 2 deles morrido na 1ª semana;

2º - 2 trigogasters, tendo ambos morrido após 2 semanas conjuntamente com o outro colisa, os 2 guppys e 1 platy;

3º - 2 escalares e 2 platys, tendo 1 escalar e 2 platys morrido na 1 semana;

4º - 4 escalares, tendo, após 2 semanas da sua introdução, morrido 3 escalares.

Em todas as mortes os peixes deixaram de comer. Antes de deixarem de comer, estes cuspiam a comida, e, posteriomente de deixarem de comer, passavam a fazer fezes brancas.

Presentemente, tenho 1 cascudo, 1 limpa vidros, 9 neons e 1 platy que se alimentam bem e 2 escalares que não se alimentam e fazem fezes brancas.

Não consigo identificar a causa desta falta de apetite nos peixes e consequentemente a sua morte, será que alguém pode ajudar-me.

Editado por japsergio
Publicado:

Boa Noite

eu não sei o que será,mas pergunto,não será do comer!...não estará o comer estragado?

ó então haverá ai no aquário algo que está a matar os peixes,e só uma ideia!...

desculpe de não ajudar mais,foi só uma ideia.

A.S :music_singguitar:

Publicado:
Oi,

Há aproximadamente 4 meses atrás montei um aquário comunitário de 200 litros de água doce, com as seguintes características:

- 1 filtro fluval 205 (com carvão activado e biomax da fluval),

- 1 aquecedor tetratec HT150;

- 1 bomba de ar Tetratec APS400;

- 2 lâmpadas que funcionam 8 horas por dia:

. 1 D-HG waterplent - YZ 25W;

. 1 BR-HG fresh & Sea - YZ 25 W;

- flora artificial;

- 1 tronco de madeira natural;

- pedras de calhau de basalto;

- fundo de areão de rio;

- fauna no início (estes foram trespassados de um aquário de 60 litros com 6 meses de idade):

. 1 limpa fundos - cascudo;

. 1 limpa vidros - Comedor de algas Chinês;

. 2 platys;

. 2 guppys;

. 9 tetra neons.

- parâmetros:

. pH - 7,2;

. amónia < 0,6 mg/l;

. nitratos < 5 mg/l;

. dureza gh - 6 dh;

kh - 2 dh;

. mudanças semanais de água entre 15 a 30 litros.

- Alimentação tetra menu (2 x ao dia, 5 dias por semana) e tetra delicia (2 x ao dia, 2 dias por semana)

Passado um mês sem qualquer problema, fui adicionando aos poucos novos companheiros seguindo todo o procedimento normal de adaptação:

1º - 3 colisas, tendo 2 deles morrido na 1ª semana;

2º - 2 trigogasters, tendo ambos morrido após 2 semanas conjuntamente com o outro colisa, os 2 guppys e 1 platy;

3º - 2 escalares e 2 platys, tendo 1 escalar e 2 platys morrido na 1 semana;

4º - 4 escalares, tendo, após 2 semanas da sua introdução, morrido 3 escalares.

Em todas as mortes os peixes deixaram de comer. Antes de deixarem de comer, estes cuspiam a comida, e, posteriomente de deixarem de comer, passavam a fazer fezes brancas.

Presentemente, tenho 1 cascudo, 1 limpa vidros, 9 neons e 1 platy que se alimentam bem e 2 escalares que não se alimentam e fazem fezes brancas.

Não consigo identificar a causa desta falta de apetite nos peixes e consequentemente a sua morte, será que alguém pode ajudar-me.

penso que devias desparazitar os peixes com flagyl

Publicado:
penso que devias desparazitar os peixes com flagyl

Obrigado pela dica.

Iniciei ontem o tratamento com flagyl (5 dias), tendo aplicado 1 comprimido para cada 50 litros (ou seja 4 comprimidos por dia), efectuado o Troca parcial da água, removido o carvão activado do filtro e aumentado a temperatura para 30ºC. Será que devo fazer mais alguma coisa?

No entanto, hoje morreu-me mais 1 escalar.

Publicado:
Obrigado pela dica.

Iniciei ontem o tratamento com flagyl (5 dias), tendo aplicado 1 comprimido para cada 50 litros (ou seja 4 comprimidos por dia), efectuado o Troca parcial da água, removido o carvão activado do filtro e aumentado a temperatura para 30ºC. Será que devo fazer mais alguma coisa?

No entanto, hoje morreu-me mais 1 escalar.

Morreu por não comer? O tratamento demora uns dias a fazer efeito

Publicado:
Morreu por não comer? O tratamento demora uns dias a fazer efeito

Julgo que sim, pois já não comia à vários dias.

Publicado:
Julgo que sim, pois já não comia à vários dias.

vai fazendo o tratamento

Publicado:
vai fazendo o tratamento

Já conclui o tratamento, e normalizei o aquario, no entanto, o escalar que sobreviveu continua sem comer. Devo esperar ou fazer um segundo tratamento?

Publicado:

Conforme já referi em cima, efectuei um tratamento com flagyl, durante 5 dias, no entanto, e passado 3 dias do final do tratamento, continuo com problemas no escalar, que continua sem comer e sempre num canto do aquário.

Alguém pode ajudar-me?

Publicado:
Conforme já referi em cima, efectuei um tratamento com flagyl, durante 5 dias, no entanto, e passado 3 dias do final do tratamento, continuo com problemas no escalar, que continua sem comer e sempre num canto do aquário.

Alguém pode ajudar-me?

Onde se pode arranjar esse medicamento?! Tenho problema semelhante mas com as trocas de agua melhoraram apenas um continua na mesma, apesar de ja o ter separado dos restantes... continua sem comer...

Ja me morreu um Telescopio, e agora uma Ampularia (?!) que hoje encontrei a casca vazia e o seu habitante ja espedaçado no aqua servindo de alimento para os Limpa Vidros e Fundos!

Cumps. AJ

Publicado:
Onde se pode arranjar esse medicamento?! Tenho problema semelhante mas com as trocas de agua melhoraram apenas um continua na mesma, apesar de ja o ter separado dos restantes... continua sem comer...

Ja me morreu um Telescopio, e agora uma Ampularia (?!) que hoje encontrei a casca vazia e o seu habitante ja espedaçado no aqua servindo de alimento para os Limpa Vidros e Fundos!

Cumps. AJ

Podes adquirir o flagyl numa farmácia.

Publicado:

Passado vários disas do final do tratamento, o escalar continua sem comer e sempre num canto do aquário.

Volto a pedir ajuda, será que alguém pode ajudar-me antes que perca mais peixes?

Publicado: (editado)

amigo para mim o problema para além de parasitas está na aguá...raramente um escalar com parasitas deixa de comer...e quando o fazem estão mesmo nas ultimas

faz os testes á agua...todos os que conseguires ou então vai a uma loja de aquariofilia e pede para te testarem a água...se for uma loja 5 estrelas nem te levam dinheiro por isso

quando digo água é do aquario claro

em relação ao aquario faz mudanças de 30% diárias...se queres um aquário sem problemas muda pelo menos água de dois em dois dias nem que seja 10% ....

devagar e deixa repousar a agua 24h de um dia para o outro por exemplo...nao adiciones quimicos nenhuns para retirar o cloro...a quantidade de cloro que entrar vai ser diminuta mas vai ajudar a eleminar alguns problemas!

logo que consigas coloca aqui os valores dos testes..mas rápido que a saude do peixe está muito debelitada!

PS- retira imediatamente o carvão da agua...fizeste o flagyl e o carvão absorveu foi a mesma coisa que nada...só se usa carvão depois de medicar de modo a retirar os restos de medicamentos que estejam na água!

aproveita e faz uma limpeza no filtro com água do próprio aquário de modo a não te morrerem as bactérias nitrificantes!

Diminui a iluminação ou desliga mesmo!

Aproveita e compra o EXA2000 para parasitas externos pois logo que retirares o flagyl da água começas a fazer exa2000 atenção que tens de saber o PH para saberes o numero de gotas que colocas!

Esse filtro junta esponjas e la de vidro para filtrar melhor a água mas so depois do tratamento exa2000!

boa sorte

João Ferreira

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

Boas,

Essas TPA's semanais são em pouca quantidade. Eu faria de 30 a 40%, logo de 60 a 80 litros. O filtro não tem grande caudal, logo tens que te aplicar nas TPA's em condições.

Atenção que ao aplicares flagyl tens de fazer pelo menos uma TPA de 40% por dia.

Para estimulares o apetite dos peixes em tratamento / pos-tratamento utiliza artémia congelada.

Atenção à amónia e nitritos. Deverão estar a zeros.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Ja verificaste se nao tens o termostato estragado??As fezes branca s normalmente sao devido a baixa temperatura da agua

[size=4][color="#000000"][i][font="Courier New"]You Will Never Walk Alone...[/font][/i][/color][/size]

Publicado:
Ja verificaste se nao tens o termostato estragado??As fezes branca s normalmente sao devido a baixa temperatura da agua

Onde leste isso?

e onde aprendeste isso?

ou que te leva a pensar isso?

Fezes brancas sao sinais de parasitas!

Cumprimentos,

João Ferreira

Publicado:

Obrigadissimo pelas dicas, vou recomeçar novamente o tratamento com as indicações referidas, no entanto, onde posso adquirir o EXA2000.

Quando fiz o tratamento inicial com flagyl, retirei o carvão.

Quanto à água, faço regularmente os testes (da Nutrafin), e obtenho quase sempre os seguintes resultados:

ph - 7,2

amônia - <0,6

nitratos - 5

gh - 4 e 6

kh - 3

bastam dois dedos de testa ao ler o teste que o aquário é muito recente. Os nitratos estão a 5 mg/l e amonia acima de 0, voces estao a recomendar um tratamento que pode ajudar a criar ainda mais problemas. O motivo de eles não comerem é obvio. Aquário não ciclado. = poluido.

são necessárias TPAs, há ai topicos com umas dicas de quantas tpas e quantidades que sao necessarias, certamente por alguem que passou pelo problema.

tens que mudar já parte da água do aquário, uns 30%.

Editado por Quo
Publicado:

caro quo é realmente interessante a tua resposta....

então vamos la...se não sabes ler eu explico...

primeiro que tudo disse ao membro para fazer os testes pois sem eles qualquer tratamento pode ser prejudicial...

segundo o problema não é só aquário não ciclado mas sim também problemas de parasitas.

terceiro...se és tão inteligente porque não deste uma resposta antes de ele ter colocado o resultado dos testes?

engraçado como agora vens fazendo de superior claro depois de teres o resultado dos testes algo que fui eu que indiquei!

é por estas e por outras que existem membros que deixam de ajudar com respostas assim não precisas de nós sozinho resolves os problemas todos de todos os membros!

abraço e acredita que apenas o meu dedo de testa apenas um chega perfeitamente para ler testes!

Cumprimentos,

João Ferreira

amigo, primeiro nao me estou a fazer de superior, apenas é algo obvio. segundo, nem quero resolver os problemas de toda a gente, porque não sou Deus. terceiro, ele já deu os testes no inicio. quarto, só vi o topico naquela altura. quinto, nao tens que ficar ofendido, porque nao estava a falar para ti ou algo que seja. E, por isso evitavas essa resposta.

Editado por Quo
Publicado:
amigo, primeiro nao me estou a fazer de superior, apenas é algo obvio. segundo, nem quero resolver os problemas de toda a gente, porque não sou Deus. terceiro, ele já deu os testes no inicio. quarto, só vi o topico naquela altura. quinto, nao tens que ficar ofendido, porque nao estava a falar para ti ou algo que seja. E, por isso evitavas essa resposta.

Não sei para quem era a resposta, mas julgo que não será com essas expressões que vais ajudar o pessoal.

Como é óbvio ainda sou novo neste hobbie, tenho lido muito, mas a experiência é muito importante, pelo que, agradeço toda a ajuda possível, e espero que continuem a enriquecer este fórum.

Muito obrigado a todos.

Publicado:
Não sei para quem era a resposta, mas julgo que não será com essas expressões que vais ajudar o pessoal.

Como é óbvio ainda sou novo neste hobbie, tenho lido muito, mas a experiência é muito importante, pelo que, agradeço toda a ajuda possível, e espero que continuem a enriquecer este fórum.

Muito obrigado a todos.

todos a meu ver te ajudaram ( duma maneira ou tendo tu muita razao? outra) acho que me fiz entender

eu quero ajudar e tendo todos razao eu acho que deverias ter um( aquario hospital) e vao todo concordar com isso

um aquario que nao e nesesario ser muito grande eu pessualmente tenho um 50l para fazer quarentena isso ja nao te acontecia

pensa nisso

tou a ver que gostas do hobby ?pregunta pede para te ajudar que isso e que serve o forum....... :character0050: eu sabendo todo o que se disse e verdade tive a ler

• 3 semanas depois...
Publicado:

Obrigado a todos pelos comentários e a ajuda prestada.

Gostaria de terminar este tópico referindo que, com a ajudas supra referidas, neste momento o aquário estabilizou e deixou de morrer peixinhos. No entanto, vou dar mais tempo ao aquário para posteriormente voltar a colocar novamente mais peixinhos no aquário.

Publicado:
Obrigado a todos pelos comentários e a ajuda prestada.

Gostaria de terminar este tópico referindo que, com a ajudas supra referidas, neste momento o aquário estabilizou e deixou de morrer peixinhos. No entanto, vou dar mais tempo ao aquário para posteriormente voltar a colocar novamente mais peixinhos no aquário.

Desculpa estar a abrir novamente esse topico mas eu tive assim uma coisa parecida com o teu e chegeui a uma conclusão o teu filtro não chega de certeza absoluta a mim aconteceu-me o mesmo era mortes a trás de mortes só desapareceram quando meti um filtro a fazer 1000 LTH se não até hoje me morriam assim peixes e o meu tb era de 200 litros pensa bem nisso ....