Phillippe Publicado Janeiro 9, 2010 Publicado Janeiro 9, 2010 Boa Tarde Após acompanhar alguns aquários de familiares, decidi começar a criar o meu "cantinho". Arranjei um aquário pequeno que me foi oferecido, nunca compraria um aquário tão pequeno, mas para começar a entender um pouco sobre estes ambientes, penso que é o ideial. Então começo por citar o equipamento que tenho: -Filtro EHEIM 2008 02 5L/min -Oxigenio TRIXIE Air Pump AP180 cap 1L/min -Termostato ELITE mini 50W -Iluminação incorporada 15W Isto é o que tenho por enquanto, mas penso substituir o filtro interno pois ocupa muito do pouco espaço. Além disso gostaria de saber de soluções para aumentar a iluminação. Segue-se magens da minha montagem: Com o filtro O que acham que posso fazer neste aquário relativamenta ao conteúdo? Gostaria de poder ter uma zona bastante verde, com plantas naturais, e outra mais livre. Só depois penso num ou outro peixe. As dúvidas são: -Será que tenho iluminação suficiente para algumas plantas? -Será que posso por substracto ou que tipo devo por para essas plantas? Outra coisa, o vendedor sugeriu-me os seguintes produtos para inicio Marca PRODAC -mutaphi d Ph- (para reduzir o ph) -Ph test (controlar o ph) -Aqua sana Bio-acondicionador - Nitridac (Bacterias) Fui enganado? lol Fico á espera das vossas ajudas porque não sei o que pode resultar com estas dimensões. Gostaria de saber a flora que se adapta a estas condições. Obrigado Citar
rigirao Publicado: Janeiro 9, 2010 Publicado: Janeiro 9, 2010 Boa Tarde Após acompanhar alguns aquários de familiares, decidi começar a criar o meu "cantinho". Arranjei um aquário pequeno que me foi oferecido, nunca compraria um aquário tão pequeno, mas para começar a entender um pouco sobre estes ambientes, penso que é o ideial. Então começo por citar o equipamento que tenho: -Filtro EHEIM 2008 02 5L/min -Oxigenio TRIXIE Air Pump AP180 cap 1L/min -Termostato ELITE mini 50W -Iluminação incorporada 15W Isto é o que tenho por enquanto, mas penso substituir o filtro interno pois ocupa muito do pouco espaço. Além disso gostaria de saber de soluções para aumentar a iluminação. Segue-se magens da minha montagem: Com o filtro O que acham que posso fazer neste aquário relativamenta ao conteúdo? Gostaria de poder ter uma zona bastante verde, com plantas naturais, e outra mais livre. Só depois penso num ou outro peixe. As dúvidas são: -Será que tenho iluminação suficiente para algumas plantas? -Será que posso por substracto ou que tipo devo por para essas plantas? Outra coisa, o vendedor sugeriu-me os seguintes produtos para inicio Marca PRODAC -mutaphi d Ph- (para reduzir o ph) -Ph test (controlar o ph) -Aqua sana Bio-acondicionador - Nitridac (Bacterias) Fui enganado? lol Fico á espera das vossas ajudas porque não sei o que pode resultar com estas dimensões. Gostaria de saber a flora que se adapta a estas condições. Obrigado Olá Phillippe, como tu sou novo por estes lados, mas pelo que tenho lido penso que o àqua é um pouco pequeno mas como se diz "a cavalo dádo não se olha a dente" mas é um bom começo para que quer iniciar, futuramente poderá até dar para bateria de criação ou então de reserva para alguma fatalidade. Em relação ao equipamento o filtro interno é sempre aquela base, limpar, ocupa espaço.... nada como um externo mas não te aconselho a mudar pois futuramente poderás aumentar de àqua e se compras um filtro a pensar neste aquário para um maior não deverá dar, lá vais ter de comprar outro. Em relação ao material que o vendedor te "impimgiu" só não compreendi o porquê do 1º para baixar o pH, a não ser que o tenhas muito alto a sair da torneira. Em relação à iluminação deve dár desde qe coloques das "fáceis" o resto do material não conheço é uma questão de pesquisares e veres as suas capacidades. Planeia bem a coisa, lê um pouco aqui no forum que como eu aprederás e muito. Bom inicio Citar
crush Publicado: Janeiro 9, 2010 Publicado: Janeiro 9, 2010 Bem vindo a este belo mundo. Vamos por partes: tenho um aquário com a mesma capacidade. Não tem um tamanho bom para começar, mas como disseram já "a cavalo dado, não se olha ao dente". Para começar seria melhor um de 60 litros. Não tem a ver com o ser maior e mais caro, mas simplesmente que quanto maior, mais fácil, o que é melhor para quem se está a iniciar. Com 20 litros (que na realidade serão uns 15 reais), não podes ter muitos peixes. Uns dois ou três. Podes meter mais, mas só te vai dar problemas, com peixes a morrerem a torto e a direito. Se houver a possibilidade de arranjares um aquário de 60 litros, seria melhor. Penso que quem te ofereceu não levaria a mal, uma vez que mostrarias que gostaste muito da ideia. Fica a sugestão. Se comprares o aquário, já tens o resto do equipamento, pois tens aí equipamento desadequado para o teu aquário...O filtro tem um caudal de 300 litros por hora. Ora, um filtro deve ter um caudal entre 3 a 5 vezes a capacidade do aquário, o que no teu caso seria entre 60 a 100 litros. Ora tens um filtro demasiado forte, pode causar correntes muito fortes e os peixes não aguentarem. Se tivesses um aquário de 60 litros, esse caudal seria o ideal. Quanto ao termostato, deve-se ter 1 watt por cada litro. Tens mais do dobro do que é exigido, embora quantos mais watts, melhor, pois torna a temperatura mais estável, mas também pode acontecer de aquecer demasiado a água, especialmente na área ao pé. Novamente, para o aquário de 60 litros, esse termostato já seria o suficiente (a menos que tenhas uma casa muito fria e aí um de 75 watts seria melhor). Quanto à iluminação, a regra para ter plantas é entre 0,5 e 1 watt (conforme as plantas que quiseres pôr), pelo que a tua iliuminação é mais que suficiente. Obviamente dependendo das plantas que fores pôr, até podias reduzir para 12 watts. Quanto à bomba de ar, é desnecessária. Normalmente utiliza-se isso para sistemas de CO2 (não te queiras meter nisso nesta fase) ou quando o aquário não tem oxigenização suficiente, devido a um fraco filtro (o que não é o teu caso, claramente) para agitar a água ao de cima. Quanto ao substrato, deves colocar um que seja fértil, se quiseres ter plantas. Se não, elas acabam por morrer. Deves colocar uma camada de substrato no fundo (cerca de 3cm de altura) e um areão à escolha (desde que não seja um colorido, que os peixes odeiam e entram em streess - recomendo um escuro, tipo preto) com uma camada de 2 cm. Relativamente aos produtos, foste realmente impingido...Sugiro que voltes à loja e devolvas tudo, porque não precisas de nada disso. Quanto ao produto para baixar o pH, já mediste sequer o pH para saber se precisas de baixar? Mesmo que tenhas um pH alto, deves é adaptar os peixes à água (ou seja, comprares peixes de pH mais alto) e não a água aos peixes, pois torna a água instável e num aquário pequeno isso torna-se mortal para os peixes. As bactérias também não são necessárias. Se fizeres o ciclo de azoto naturalmente (ou seja, sem nenhum peixe no aquário, colocares um floco de comida todos os dias, durante um mês e só depois colocares os primeiros peixes, de forma muito gradual e espaçada), isso é desnecessário. Quanto ao acondicionador, enfim, não é totalmente desnecessário, mas é um custo a mais que não é essencial. Antes de colocares água nova no aquário, deixas a água ao ar livre (num garrafão aberto, por exemplo) durante 24 horas, isso fará o cloro evaporar e assim será um processo mais natural e...barato). A única coisa que precisas é de testes para o pH, nitratos (NO3) e nitritos (NO2). O resto é desnecessário para o teu caso, acredita. Faz um favor e antes de começares o que quer que seja, lê estetópico vai-te ajudar muito e são só 5 minutos de leitura que te vai fazer poupar muitos €rros. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Phillippe Publicado: Janeiro 9, 2010 Autor Publicado: Janeiro 9, 2010 Olá Phillippe, como tu sou novo por estes lados, mas pelo que tenho lido penso que o àqua é um pouco pequeno mas como se diz "a cavalo dádo não se olha a dente" mas é um bom começo para que quer iniciar, futuramente poderá até dar para bateria de criação ou então de reserva para alguma fatalidade. Em relação ao equipamento o filtro interno é sempre aquela base, limpar, ocupa espaço.... nada como um externo mas não te aconselho a mudar pois futuramente poderás aumentar de àqua e se compras um filtro a pensar neste aquário para um maior não deverá dar, lá vais ter de comprar outro.Em relação ao material que o vendedor te "impimgiu" só não compreendi o porquê do 1º para baixar o pH, a não ser que o tenhas muito alto a sair da torneira. Em relação à iluminação deve dár desde qe coloques das "fáceis" o resto do material não conheço é uma questão de pesquisares e veres as suas capacidades. Planeia bem a coisa, lê um pouco aqui no forum que como eu aprederás e muito. Bom inicio Obrigado pela resposta. Como tu dizes, daqui a algum tempo vou comprar um maior, e de certeza que vou utilizar este como "apoio". Para já vou ler ainda algumas coisas antes de fazer mais compras, penso que já me precipitei um pouco. Citar
Phillippe Publicado: Janeiro 9, 2010 Autor Publicado: Janeiro 9, 2010 Bem vindo a este belo mundo. Vamos por partes: tenho um aquário com a mesma capacidade. Não tem um tamanho bom para começar, mas como disseram já "a cavalo dado, não se olha ao dente". Para começar seria melhor um de 60 litros. Não tem a ver com o ser maior e mais caro, mas simplesmente que quanto maior, mais fácil, o que é melhor para quem se está a iniciar. Com 20 litros (que na realidade serão uns 15 reais), não podes ter muitos peixes. Uns dois ou três. Podes meter mais, mas só te vai dar problemas, com peixes a morrerem a torto e a direito. Se houver a possibilidade de arranjares um aquário de 60 litros, seria melhor. Penso que quem te ofereceu não levaria a mal, uma vez que mostrarias que gostaste muito da ideia. Fica a sugestão. Se comprares o aquário, já tens o resto do equipamento, pois tens aí equipamento desadequado para o teu aquário...O filtro tem um caudal de 300 litros por hora. Ora, um filtro deve ter um caudal entre 3 a 5 vezes a capacidade do aquário, o que no teu caso seria entre 60 a 100 litros. Ora tens um filtro demasiado forte, pode causar correntes muito fortes e os peixes não aguentarem. Se tivesses um aquário de 60 litros, esse caudal seria o ideal. Quanto ao termostato, deve-se ter 1 watt por cada litro. Tens mais do dobro do que é exigido, embora quantos mais watts, melhor, pois torna a temperatura mais estável, mas também pode acontecer de aquecer demasiado a água, especialmente na área ao pé. Novamente, para o aquário de 60 litros, esse termostato já seria o suficiente (a menos que tenhas uma casa muito fria e aí um de 75 watts seria melhor). Quanto à iluminação, a regra para ter plantas é entre 0,5 e 1 watt (conforme as plantas que quiseres pôr), pelo que a tua iliuminação é mais que suficiente. Obviamente dependendo das plantas que fores pôr, até podias reduzir para 12 watts. Quanto à bomba de ar, é desnecessária. Normalmente utiliza-se isso para sistemas de CO2 (não te queiras meter nisso nesta fase) ou quando o aquário não tem oxigenização suficiente, devido a um fraco filtro (o que não é o teu caso, claramente) para agitar a água ao de cima. Quanto ao substrato, deves colocar um que seja fértil, se quiseres ter plantas. Se não, elas acabam por morrer. Deves colocar uma camada de substrato no fundo (cerca de 3cm de altura) e um areão à escolha (desde que não seja um colorido, que os peixes odeiam e entram em streess - recomendo um escuro, tipo preto) com uma camada de 2 cm. Relativamente aos produtos, foste realmente impingido...Sugiro que voltes à loja e devolvas tudo, porque não precisas de nada disso. Quanto ao produto para baixar o pH, já mediste sequer o pH para saber se precisas de baixar? Mesmo que tenhas um pH alto, deves é adaptar os peixes à água (ou seja, comprares peixes de pH mais alto) e não a água aos peixes, pois torna a água instável e num aquário pequeno isso torna-se mortal para os peixes. As bactérias também não são necessárias. Se fizeres o ciclo de azoto naturalmente (ou seja, sem nenhum peixe no aquário, colocares um floco de comida todos os dias, durante um mês e só depois colocares os primeiros peixes, de forma muito gradual e espaçada), isso é desnecessário. Quanto ao acondicionador, enfim, não é totalmente desnecessário, mas é um custo a mais que não é essencial. Antes de colocares água nova no aquário, deixas a água ao ar livre (num garrafão aberto, por exemplo) durante 24 horas, isso fará o cloro evaporar e assim será um processo mais natural e...barato). A única coisa que precisas é de testes para o pH, nitratos (NO3) e nitritos (NO2). O resto é desnecessário para o teu caso, acredita. Faz um favor e antes de começares o que quer que seja, lê estetópico vai-te ajudar muito e são só 5 minutos de leitura que te vai fazer poupar muitos €rros. Já tou a perceber que me precipitei, erros de principiante. De qualquer forma, pelo que andei a ler, estou a pensar em utilizar o areão que comprei hoje também, no tal dito senhor. É uma mistura de pequenos seixos com outro material mais poroso, que segundo o que me foi dito, ajuda a manter algumas bacterias esseciais. Por outro lado, estava a pensar em comprar mais um pequeno saco de seixos pretos, para simular um caminho, dando assim também um aspecto mais escuro como me sugeriste. Relativamente à plantação, pelo que andei a ler, queria usar um musgo, para agarrar em algumas rochas, escurecendo também um pouco o fundo. Queria ainda mais uma ou outra planta alta, para criar um ambiente verde denso, mas não sei quais poderei usar, e o substracto recomendado. Vou seguir a ideia de deixar o oxigénio de parte. Apesar das outras condicionantes, vou tentar criar um ambiente para ter 2 ou 3 peixes, habituar-me á ideia para depois comprar um bem maior. Obrigado Cumps Citar
davidf Publicado: Janeiro 9, 2010 Publicado: Janeiro 9, 2010 Boa Tarde Após acompanhar alguns aquários de familiares, decidi começar a criar o meu "cantinho". Arranjei um aquário pequeno que me foi oferecido, nunca compraria um aquário tão pequeno, mas para começar a entender um pouco sobre estes ambientes, penso que é o ideial. Então começo por citar o equipamento que tenho: -Filtro EHEIM 2008 02 5L/min -Oxigenio TRIXIE Air Pump AP180 cap 1L/min -Termostato ELITE mini 50W -Iluminação incorporada 15W Isto é o que tenho por enquanto, mas penso substituir o filtro interno pois ocupa muito do pouco espaço. Além disso gostaria de saber de soluções para aumentar a iluminação. Segue-se magens da minha montagem: Com o filtro O que acham que posso fazer neste aquário relativamenta ao conteúdo? Gostaria de poder ter uma zona bastante verde, com plantas naturais, e outra mais livre. Só depois penso num ou outro peixe. As dúvidas são: -Será que tenho iluminação suficiente para algumas plantas? -Será que posso por substracto ou que tipo devo por para essas plantas? Outra coisa, o vendedor sugeriu-me os seguintes produtos para inicio Marca PRODAC -mutaphi d Ph- (para reduzir o ph) -Ph test (controlar o ph) -Aqua sana Bio-acondicionador - Nitridac (Bacterias) Fui enganado? lol Fico á espera das vossas ajudas porque não sei o que pode resultar com estas dimensões. Gostaria de saber a flora que se adapta a estas condições. Obrigado Se es novo nisto, entao vais ter algumas dificuldades pois o aquario e muito pequeno e é complicado aprender tudo sem cometer erros. Quanto à iluminação, está muito boa para a criação de plantas. Citar
David de Jesus Publicado: Janeiro 9, 2010 Publicado: Janeiro 9, 2010 Quanto à iluminação, está muito boa para a criação de plantas. Se esse aquário é um aquapor dos mais pequenos que vêm em kit, e parece-me ser pelas fotos, a lâmpada que isso traz é incandescente... talvez não fosse má ideia fazeres umas adaptações para colocares uma lâmpada fluorescente. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Phillippe Publicado: Janeiro 9, 2010 Autor Publicado: Janeiro 9, 2010 Se esse aquário é um aquapor dos mais pequenos que vêm em kit, e parece-me ser pelas fotos, a lâmpada que isso traz é incandescente... talvez não fosse má ideia fazeres umas adaptações para colocares uma lâmpada fluorescente. Tens toda a razão, é isso mesmo que vou fazer, já tinha lido algo do género algures aqui pelo forum Obrigado Citar
Phillippe Publicado: Janeiro 10, 2010 Autor Publicado: Janeiro 10, 2010 Boa tarde mais uma vez Estou com um dúvida em relação ao próximo passo a dar. Eu queria utilizar no aquário umas plantas naturais, que que se adaptem ao mini aquário. Estava a pensar colocar musgo e outra qualquer que não seja frágil ás mudanças bruscas que possam acontecer no ambiente. A questão é, que planta posso utilizar além do musgo? Outra questão é, será que tenho de colocar substracto fértil? Se sim, qual me aconcelham para este tipo de aquário? Queria resolver estes problemas já, para encher o aquário e começar a tratar a água. Obrigado Citar
David de Jesus Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Boas, Substrato fértil não precisas, isso usa-se em plantados (aquários com plantas geralmente exigentes), e mesmo nesses há quem diga que não é indispensável. Quanto a plantas... tens que ter em conta que não podem ser plantas que sejam grandes demais para o aqua nem muito exigentes, assim de repente tens a anúbia anã, a eleocharis parvula ou a Vallisneria americana ''mini twister'', são pouco exigentes e adequam-se ao tamanho do aqua. Cumprimentos. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Phillippe Publicado: Janeiro 10, 2010 Autor Publicado: Janeiro 10, 2010 Boas Mais uma actualização do aqua 20L, é pequeno mas o que tinha em mente tá a ganhar forma. Amanha vou comprar um pouco de substracto e acrescento um pouco. A flora que vou tentar colocar, caso encontre aqui em Almada, são: -musgo de java, para agarrar ao tronco -Uma Fontinalis antipyretica na zona da gruta -Duas Samambias de java ou Windelov -E não sei se compro uma anúbia, depende dos tamanhos O que acham? Estou a cometer algum erro? obrigado Citar
Recommended Posts