davidf Publicado Janeiro 8, 2010 Publicado Janeiro 8, 2010 Boas Comprei uma calha Starpor de 50 cm da Aquapor com uma lampada de 15 w e gostava de saber se foi uma boa compra, visto que possuo um aquario com cerca de 35 litros. Obrigado Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 depende... se for para iluminar peixes serve, se for para plantas de baixa e média manutenção e exigência tb serve, visto teres um rácio de 0.43. Para tapetes e plantas mais exigentes é que já não deve dar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
davidf Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Publicado: Janeiro 8, 2010 depende... se for para iluminar peixes serve, se for para plantas de baixa e média manutenção e exigência tb serve, visto teres um rácio de 0.43. Para tapetes e plantas mais exigentes é que já não deve dar. Sim de facto é para iluminar peixes e plantas de baixa e média manutenção. O facto de eu já ter comprado o kit com balastro e lampada e ser da aquapor não irá queimar as plantas certo? Para mais tarde aumentar a capacidade de iluminação, posso fazê-lo com o mesmo sistema apenas trocando a lampada por uma mais potente? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 Olá, sim para isso dá perfeitamente e não tem problema com o material (se tiver bem feito é claro). Para melhorares não basta trocares a lâmpada por uma mais forte, pq simplesmente nem vai caber (T8, T5 mais Watts maior o tamanho). Podes é tentar adaptar a calha para colocar duas lâmpadas (se tiver espaço, mas implica trocas de balastro etc etc) ou trocar o sistema eléctrico para outro tipo de lâmpadas, tipo PLL. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
davidf Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Publicado: Janeiro 8, 2010 Já agora, e segundo as minhas contas eu não terei cerca de 1.16 w/litro ? O ideal é ter mais de 0.5 w/l certo? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 rácio= w / litros Deves ter feito a conta ao contrário. mas se reparares bem para o rácio ser maior que 1 teriam que os W serem maiores que os Litros. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Zélito Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 Já agora, e segundo as minhas contas eu não terei cerca de 1.16 w/litro ? O ideal é ter mais de 0.5 w/l certo? nada disso. tens 16w/35L logo da um resultado de 0.43 arredondados o ideal e sempre 1w por litro. porque assim podes ter plantas mais exigentes em termos de luz! mas como nao queres por plantas exigentes o que tens chega perfeitamente se quiseres reveste com prata a parte de traz da calha para refletir mais a luz pra aproveitar melhor a lampada. as luzes variam de potencia e qualidade mas a cima de tudo variam de comprimento. queres um luz mais pontete certamente sera mais comprida e nao te cabe na calha. podes e comprar uma calha nova propria pra 2 lampadas ou adaptares a que tens caso tenha espaço boa sorte com isso;) Citar
Recommended Posts