Ciclídeos Africanos-Help me


SPOON

Recommended Posts

Estou a montar um aquário de ciclídeos africanos e tenho a algumas dúvidas.

O aqua de CA que vou montar tem sump de 80 lts com uma bombo de 3000 lts/h.

Em termos de substracto estou a pensar numa mistura de aragonitee com areia de silica de cor clara, mas não sei de deva usar placa de fundo, o que acham???

A decoração vai ter como base a pedra calcária e talves uma plantita.

O que é que aconselham em termos de iluminação???? HQI, T5 ou T8???

Quantas powerheads vou necessitar para mexer 330 lts de água???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom

 

Não uses placa de fundo. Usa quando muito uma placa de esferovite para te proteger o fundo do aqua de alguma "derrocada".

Substrato :

Areão de rio! Eles adoram escavar e o areão é o ideal pois dá para encherem a boca de areia e irem cuspir para outro lado... é um festival vê-los a fazer isso.

 

Rochas:

Se forem mbunas ou tanganikas força na rocha. Se forem aulonocaras não precisam de tanta rocha como isso.

Procura que as rochas não tenham arestas cortantes. Os peixes são rápidos e gostam de se roçar nas rochas e com pontas cortantes vai dar asneira.

 

Plantas:

Sobrevivem valisnérias, anubias e feto de java. O resto com mbunas dá uma refeição bem cara :)

Mesmo as indicadas vão levar umas ratadelas valentes.

 

Iluminação:

Os Ca's não precisam de muita luz e muito menos as carissimas HQI.

Mete uma calha vulgar com duas fluorescentes daylight e chega.

Guarda os euros para os peixes, que eles não são baratos.

 

Powerheads:

Com 3000L/h de corrente? Não precisas :)

 

Boa sorte com esses malucos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E continua a ideia de se chamar "CA's" ou "ciclideos africanos" a uma família com mais de mil espécies, com dezenas de habitats diferentes!! :evil::evil:

 

Dentro dos "africanos" tens peixes que vivem em rios com rápidos, em lagos, em savanas, em florestas densas...e até em lagos salgados!! :)

 

Baseando-me no tipo de substracto que queres usar, parece-me que vais investir nos ciclideos dos grandes lagos.

Antes de qualquer resposta tens de pensar o lago no qual queres investir:

 

Malawi - Mbunas ou Haplochromideos...

Vitória - Haplochromideos...

Tanganyika - Tropheus, Conchicolas, "Lamprolongideos", Frontosas....

 

Dentro destas "famílias" e outras, vês quais te agradam mais e tentas montar o biotopo de acordo com a tua escolha... :)

 

Após teres escolhido a "família" verificas se podes colocar plantas, quais os requisitos em termos de "águas" e aí decides a melhor solução em termos de equipamento! 8)

 

Afinal que africanos queres?!? :roll::roll::roll:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kero montar um aquário com Mbunas de Malawi.

 

Auratus, pseudotropheus e companhia, qual o conjunto de peixes que me aconselham???

 

Em relação ao substrato, ja me falaram nessa areia do rio, mas há quem diga que deve ser à base de calcário para ajudar a subir o PH.

 

É isso mesmo que eu quero, muita rocha, que por sua vez lhes proporciona muitos esconderijos, e cria condições perfeitas para o "fight"!!!!

O aqua tem 130x50x65 e a sump tem 80x30x40, com a tal bomba de 3000 lts/h, acham mesmo que nao preciso powerheads????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Com mbunas a única coisa com que te precisas de preocupar com alguma seriedade serão:

 

Filtragem:

-Potência de filtragem, ou seja, o tamanho e força do teu filtro (com a sump tens filtragem que chegue :lol::lol: ), juntamente com muitas matérias filtrantes.

 

-As power-heads apenas criam correntes :roll: , e poderão ser usadas por detrás das rochas para evitar acumulação de detritos. O uso de tubos perfurados (daqueles que se usam para passar fios, brancos) ligados a power-heads e colocados por baixo das rochas, são uma excelente opção! :idea:

 

Compra dos peixes:

-A regra básica para manutenção de mbunas é adquirir SEMPRE trios (2 fêmeas e 1 macho). Se os peixes forem jovens, adquire um grupo de 5 ou 6 e espera que cresçam...vendendo ou oferecendo depois os machos "a mais". :?

 

-Uma regra MUITO importante é adquirir peixes cujos exemplares adultos tenham cores diferentes dos demais habitantes do aquário (nunca compres 2 peixes de espécies diferentes cujos exemplares adultos sejam cromáticamente iguais - os 2 azuis....ambos pretos...ambos amarelos...) :lol: Se não obedeceres a esta regra vais ter muitas dores de cabeça!!!!! :evil::evil::evil:

 

-Compra peixes APENAS em locais em que estes estejam indicados com nome cientifico correcto e, preferencialmente, a população a que pertencem. :shock:

 

-NÃO adquiras peixes cujo nome cientifico seja, por exemplo, "Pseudotropheus red" ou "Pseudotropheus sp." ou "Pseudotropheus albino". Estas espécies não existem... :shock:

 

-NÃO adquiras peixes por impulso, ou seja, quando vires um peixe que te agrada tenta descubrir o máximo de informação acerca dele (internet, livros...) antes de o adquirir. :shock:

 

Alimentação:

-Os mbunas (á venda em portugal) são todos omnívoros com predominância em alimentos VEGETAIS...

 

-NÃO compres "comida para ciclideos", mas sim "comida para ciclideos herbívoros".

 

-NÃO penses sequer em dar larvas vermelhas, carne ou outro tipo de alimentos ricos em proteínas animais.

 

-Alface, espinafres, algas e outras verduras são boas para complementar a dieta...tal como um pouco de artémia e camarão como complemento.

 

Visto isto, terás de te preocupar:

 

-Manter o pH acima de 8 e perto de 8,2-8,5 (bicarbonato de sódio é a solução :lol::lol: )

-Muita areia (da praia, rio ou aragonite :shock: €€€)

-Rochas até "dizer chega".

-Se pretendes plantas, procurar aquelas que os mbunas não comam.

-Iluminação...não penses muito nisso. :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Uma regra MUITO importante é adquirir peixes cujos exemplares adultos tenham cores diferentes dos demais habitantes do aquário (nunca compres 2 peixes de espécies diferentes cujos exemplares adultos sejam cromáticamente iguais - os 2 azuis....ambos pretos...ambos amarelos...)  :lol: Se não obedeceres a esta regra vais ter muitas dores de cabeça!!!!!  :shock:  :shock:  :shock:  

Como por exemplo Pseudotropheus saulosi misturados com Labidochromis caeruleus. As fêmeas Saulosi podem ser confundidas com fêmeas caeruleus com os resultados desastrosos.

 

-Compra peixes APENAS em locais em que estes estejam indicados com nome cientifico correcto e, preferencialmente, a população a que pertencem.  :shock:  

Pois... existem lojas que indiquem a população? A que consultei no Porto não indicava. Em Lisboa indicam?

 

-NÃO adquiras peixes cujo nome cientifico seja, por exemplo, "Pseudotropheus red" ou "Pseudotropheus sp." ou "Pseudotropheus albino". Estas espécies não existem...

Pseudotropheus albino não existe... mas existe um albino... o Maylandia mbenjii. Como o genero maylandia e o genero pseudotropheus andam sempre misturados é possivel que exista essa confusão e que um maylandia mbenjii seja vendido como pseudotropheus albino :evil:

 

Pseudotropheus sp também existe... trata-se de exemplares ainda não completamente catalogados e que como tal têm nomes como (os nomes foram retirados do Aqualog) :

Pseudotropheus sp "Dumpy" população: Maleri Isl

Pseudotropheus sp "Membe Deep" população: Likoma: Membe Point

Ou mesmo:

Pseudotropheus sp "Perpicax Tanzania" leg. Konings população: Tumbi Point

 

Claro que nas lojas adoptam o Pseudotropheus sp para catalogar as espécies que não fazem a mais pálida ideia do que sejam e aí é que está o problema :idea::roll:

 

É o eterno problema com que nos defrontamos sempre... mesmo que a etiqueta diga Pseudotropheus demasoni podemos estar a olhar para um outro pseudotropheus e não sabermos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho q o Diesel_Car já disse tudo quanto a regras para manter os mbunas.

 

Quanto aos Mbunas, q tal :

 

Cynotilapia afra (Cobue) ou Cynotilapia sp. "Lion" (Lion's Cove)

Melanochromis auratus ou Melanochromis Maingano

Pseudotropheus flavus

Pseudotropheus demasoni ou saulosi

Labidochromis caeruleus ou Labidochromis sp. "Hongi" (SRT) (ou os 2)

 

É claro q existe sempre o risco de cruzamentos, mas com um racio 1M:2F ou 1:3 esse risco diminui bastante.

 

Tenho combinações de maior parte destes peixes sem alguma vez ter tido grandes stresses, mas pode haver alguem que nao concorde :lol:

 

De qualquer maneira é só uma sugestão.

 

Uma boa pagina com profiles de Mbunas :

 

http://www.cichlid-forum.com/profiles/cate...egory.php?cat=2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não sei se concordo com os auratus.

 

Eles têm fama de serem muito agressivos, especialmente na altura de reprodução e isso é válido para machos e fêmeas por igual.

O auratus juvenil é muito bonito, mas quando muda do amarelo juvenil para o negro nos machos adultos os problemas começam.

 

De resto misturas que podem dar problemas:

 

Saulosi com demasoni (machos cromaticamente parecidos)

Saulosi com caeruleus (Fêmeas saulosi identicas às caeruleus)

Caeruleus com hongis (há relatos de os machos se atacarem)

 

Depois há os preços... mas isso já é outra história :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Pois... existem lojas que indiquem a população? A que consultei no Porto não indicava. Em Lisboa indicam?
Infelizmente a única que indicava fechou (ou quase... :?:? )...

Apesar de eu ser apologista da ideia de que não se devem cruzar populações diferentes da mesma espécie, concordo que é quase impossivel não fazê-lo...portanto penso não haver grandes problemas para quem o faça.

 

Pseudotropheus albino não existe... mas existe um albino... o Maylandia mbenjii

 

Não percebi... :lol:

Na realidade o albinismo pode ocorrer em todos os peixes (aquário ou natureza), sejam Maylandia mbenjii ou não... :lol:

Pelo facto de serem da espécie mbenjii não quer dizer que sejam albinos...

 

Pseudotropheus sp também existe...
Não, aquilo que existe (e como dizes muito bem abaixo) serão Pseudotropheus sp. "qualquer coisa". Nunca apenas "Pseudotropheus sp."

 

Eles têm fama de serem muito agressivos, especialmente na altura de reprodução e isso é válido para machos e fêmeas por igual.

Acho que essa ideia é mais ficção que realidade :lol::lol:

Mantive sem problemas os meus auratus (9 machos e 1 fêmea adultos) junto dos outros peixes sem que nunca houvesse guerras. Junto de peixes maiores eles tornam-se mansinhos...

 

 

Outra coisa que me esqueci de referir são os peixes com variação "OB" (orange blotch) , ou seja, peixes com manchas....os quais devem ser evitados.

Apesar de serem muito comuns no lago, é pouco provavél que os exemplares que se encontram á venda nas lojas sejam espécies puras...

Penso que os únicos OB em que podemos confiar serão os do género Labeotropheus (2 espécies), pois devido ás suas caracteristicas morfológicas raramente são hibridos.

Como mais vale prevenir que remediar, não compres peixes OB :oops: .

 

Cumps,

Nuno Reis[

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pseudotropheus albino não existe... mas existe um albino... o Maylandia mbenjii. Como o genero maylandia e o genero pseudotropheus andam sempre misturados é possivel que exista essa confusão e que um maylandia mbenjii seja vendido como pseudotropheus albino :lol:

 

Darius,

A variedade albina pode aparecer em qualquer espécie, no entanto deve ser sempre acompanhada pelo nome científico da espécie e não simplesmente pseudotropheus albino, como por exemplo pseudotropheus estherae albino :lol:

Como tu dizes e muito bem, nas lojas menos boas, tudo que seja quase branco é albino :lol:

Quanto aos sps noramalmente são acompanhados pelo nome da população entre aspas "membe deep" ou seja é o nome provisório até ser deliberado e passar a definitivo e na generalidade dos casos é mantido. O termo sp por si só não diz nada e normalmente esse termo não deveria ser usado nas lojas já que, e principalmente cá, é raro encontrarmos peixes selvagens nem tão pouco espécies que ainda não estão catalogadas, infelismente :oops:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto misturas que podem dar problemas:  

 

Saulosi com demasoni (machos cromaticamente parecidos)

Saulosi com caeruleus (Fêmeas saulosi identicas às caeruleus)

Caeruleus com hongis (há relatos de os machos se atacarem)

 

Depois há os preços... mas isso já é outra história  :oops:

 

Quanto a este assunto na minha opinião não existe muitas probabilidades de acontecerem hibridações entre estas espécie, já que os saulosis e os demasonis são bastante diferentes mesmo tirando o facto de as femeas serem de coloração completamente diferente, e os caeruleus com os saulosis também não, a forma do corpo dos labidochromis é muito diferente dos pseudotropheus. Se falarmos por exemplo manter pseudotropheus msobo magunga com saulosis ou joahnis aí o caso muda de figura, as femeas são quase iguais. As hibridações podem ser muito comuns quando nem nós mesmo conseguimos distinguir uns dos outros, aí a situação é mesmo grave.

Eu mantenho espécies muito parecidas entre si e nunca tive problemas desses, é claro que sempre tive em conta não ter um peixe sozinho, nesse caso mesmo sendo espécies muito distintas podem crusar-se entre si, como por exemplo um caso recente que presenciei: crusamento de um p. zebra com um labeotropheus fuelleborni :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pseudotropheus albino não existe... mas existe um albino... o Maylandia mbenjii

 

Não percebi... :oops:

Na realidade o albinismo pode ocorrer em todos os peixes (aquário ou natureza), sejam Maylandia mbenjii ou não... :lol:

Pelo facto de serem da espécie mbenjii não quer dizer que sejam albinos...

Desculpa não me expliquei bem...

Dizias que pseudotropheus albino não existia.

Como nome cientifico não existe, mas existe uma variante albina do Maylandia mbenjii (não é branca... é albino mesmo com os olhos caracteristicos dos peixes albinos).

 

Dado que o genero Maylandia é muito recente e que anteriormente os elementos do maylandia estavam catalogados como Pseudotropheus seria possivel que alguém tivesse catalogado um maylandia mbenjii como pseudotropheus albino.

Sei lá... é apenas uma tentativa de acreditar que as coisas não estão assim tão mal como as pintamos :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Como nome cientifico não existe, mas existe uma variante albina do Maylandia mbenjii (não é branca... é albino mesmo com os olhos caracteristicos dos peixes albinos).
Como referi, e também o João o fez, o albinismo é uma deficiência que pode ocorrer em todos os peixes (e animais em geral :oops: ).

Todos os peixes têem a "possibilidade" de vir a sofrer desta disfunção...não é apenas o Maylandia mbenjii, mas todos os peixes.

 

É normal que no lago existam muito poucos peixes albinos...o albinismo é desvantajoso para os peixes, pois torna mais fácil a sua visualização pelos predadores. Na maioria dos casos os peixes albinos (e animais em geral) não duram muito tempo...

 

No caso do mbenjii, e talvez seja por isso que é mais fácil (ou talvez único) de encontrar, é porque possui uma coloração branco-azulado por natureza...não sendo muito diferente dos albinos.

 

Assim, é desaconselhada a compra de peixes albinos...seja pela sua fragilidade e grande diferença em relação aos demais membros da mesma espécie...como pelo facto de não podermos ter a certeza (pela coloração) que se trata, ou não, de hibridos...

 

seria possivel que alguém tivesse catalogado um maylandia mbenjii como pseudotropheus albino.

O albinismo é simplesmente uma mutação de um gene que provoca a não produção de melanina, que é um pigmento caracteristicos da maioria dos animais vertebrados (se calhar disse uma asneira, mas ninguém leu! :lol::lol:).

 

Um animal albino não é mais que um individuo de uma determinada espécie (ou população) que sofre desta disfunção...não se tratando de um espécie ou população em particular.

 

É impossivel o mbenjii ter sido catalogado como "Pseudotropheus albino", pois o sufixo "albino" é sempre utilizado após a indicação do nome cientifico (por exemplo Maylandia mbenjii "albino").

 

Os exemplares albinos, pela sua raridade e não total herança de caracteres (os filhos de albinos nem sempre são albinos...) não correspondem a uma população de uma determinada espécie (como, por exemplo, Pseudotropheus demasoni "mozambique)..mas apenas a individuos diferentes dentro de uma determinada população ou espécie.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- Lá estamos nós a fugir ao assunto...qual era mesmo o assunto do tópico?? :lol:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais