tribalpsy Publicado Janeiro 8, 2010 Publicado Janeiro 8, 2010 Olá a todos Decidi trazer o meu antigo aquário de 60l, que já não era usado há muitooo tempo e comprei materiais novos como o filtro e o termostato (e uma bomba de ar, não tenho bem a certeza se precisava) pois os outros não se encontravam em condições comprei areão grosso e utilizei as minhas antigas plantas de plástico para começar devagar. ainda so tenho la um casal de guppys um escalar e um limpa vidros. Gostava de tirar aquelas plantas feias e por plantas a serio, tenho andado a pesquisar mas estou cheio de duvidas. Tenho 2 lampadas de 20 watts. De que forma devo utilizar o substracto? pôr por baixo do areao grosso ou as plantas precisam de areao fino ou isso é irrelevante? E como por o substracto por baixo do areao sem matar as bacterias já existentes? O que devo fazer aos peixes durante esse processo? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 Olá, o areão grosso nao favorece as plantas, como tal irá ser mais difícil para elas. Se é de substrato fértil que falas, tem que ficar bem tapado por debaixo do areão, não deve estar em contacto directo com a coluna de água, caso contrário os nutrientes passam para esta e será ideal para as algas. As plantas preferem areão mais pequeno, 3 a 5 mm será o ideal penso eu de que.... Areia tb não, pois fica muito compacta e apodrece as raízes das plantas. Se tens filtro este será o local mais importante a nível de bactérias, tb não indicou quanto tempo tem o aquário montado seria mais fácil. Durante o processo deverá arranjar um recipiente (aquário ou uma caixa de plástico) em que caiba o termostato e filtro, colocar os dois lá dentro com água retirada do aquário. Depois colocar lá os peixes e realiza as alterações que pretende, no final volta a devolver tudo ao aquário (com a mesma água). Um conselho, o aquário é muito pequeno para um escalar, mesmo jovem, para crescerem precisam de espaço e aí como não tem vai crescer atrofiado, além disso são peixes de cardume (excepto no acasalamento), logo para estar bem precisa de companhia de mais escalar ainda pior. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Zélito Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 e para acrescentar mais umas coisinhas, os escalares quando crescem podem perfeitamente atacar os guppies. tira dai o escalar! e o melhor que fazes ate porque, como ja disseram, uma aqua de 60l nao e o ideal para ter varios escalares. mesmo sem um areao apropriado podes sempre colocar determinadas plantas, por exemplo anubias e fetos de java ou musco. as anubias e os fetos de java basta comprares pedacinhos de tronco e amarrares, de preferencia com uma linha preta de costura, a planta e a sua raiz ao tronco. quanto ao musco, o que vi nas lojas eram esferas de musgo, penso que apenas necessitam ser colocados dentro de agua e nao precisam de mais cuidados no que toca a sua plantaçao, mas corrigam me se estiver errado sff ate porque nunca coloquei musgo. quanto ao alimento, basta comprares alimento liquido (acho que se chama plant grow da nutrafin) e colocares um pouco de semana a semana. as lampadas devem ou deviam de ser trocadas de ano a ano. obvio que poucos devem fazer isso, penso eu, ate porque fica caro. mas de qualquer modo se reactivaste um aqua velho, tal como eu fiz com o aqua da minha irma, e melhor mudares as lampadas. acredita, vais notar a diferença. como es um sortudo porque tens uma calha que da pra por duas lampadas, aconcelho te a colocar uma lampada mais propria para o crescimento de plantas e outra lampada normal (que imita o espectro solar) para o bem estar dos peixes. espero ter ajudado força nisso Citar
tribalpsy Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Publicado: Janeiro 8, 2010 Se é de substrato fértil que falas, tem que ficar bem tapado por debaixo do areão, não deve estar em contacto directo com a coluna de água, caso contrário os nutrientes passam para esta e será ideal para as algas. As plantas preferem areão mais pequeno, 3 a 5 mm será o ideal penso eu de que.... Areia tb não, pois fica muito compacta e apodrece as raízes das plantas. Olá! eu comprei um areao da aquapor mas na altura ainda não me tinha informado de nada(muito mal:P) e não tenho bem a certeza da espessura junto vou por uma foto caso alguém consiga ajudar a perceber. e se o areao e grosso posso comprar esse de 3-5mm e por uma layer em cima desse e o substrato por baixo dos 2? mas de qualquer modo se reactivaste um aqua velho, tal como eu fiz com o aqua da minha irma, e melhor mudares as lampadas.acredita, vais notar a diferença. mas como me esqueci da calha (que so tinha uma lâmpada até) lá na terrinha acabei por usar umas que comprei ha cerca de 6 meses daquelas de tecto nao há problema pois não? e nas lojas de animais vendem lâmpadas dessas próprias para o crescimento das plantas? (ate agora só fui a José Teixeira, mas foi mesmo na hora de fechar não tive oportunidade para ver bem o que havia por la) vou tentar também mudar o escalar eventualmente, até porque estava a pensar começar por tentar reproduzir uns guppys depois de isto ter umas melhorias. Muito obrigado pela ajuda! Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 para o que tens (plantas de plástico) essa luz de cozinha serve perfeitamente, para plantas reais deverás mudar isso. Colocar areão por cima desse não aconselho, mais vale retirares esse e colocares só o novo. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
tribalpsy Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Publicado: Janeiro 8, 2010 devo arranjar uma luz própria para plantas e outra de quais? e quantos watts devem ter? Citar
Zélito Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 devo arranjar uma luz própria para plantas e outra de quais? e quantos watts devem ter? boas. e bom ter um ja te respondi a isso noutro post. ao menos que tenhas o trabalho de os ler, isto ja para nao falar que deves pesquisar algo! sao informaçoes basicas e faceis de conseguir. a lampada pras plantas, com espectro proprio para elas crescerem mais, e uma lampada dita normal, imita o espectro da luz solar, que sao boas para a iluminaçao do aqua e para os peixinhos. o ideal e ter 1w por litro. para poderes ter plantas exigentes a nivel de iluminaçao. mas ter 0.5w por litro ja e muito bom e o suficiente para termos plantas menos exigentes (anubias, fetos de java, musgo, valisnerias, etc...) Citar
tribalpsy Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Publicado: Janeiro 8, 2010 (editado) o ideal e ter 1w por litro. para poderes ter plantas exigentes a nivel de iluminaçao.mas ter 0.5w por litro ja e muito bom e o suficiente para termos plantas menos exigentes (anubias, fetos de java, musgo, valisnerias, etc...) acabei por comprar uma lâmpada flora-glo de 20watts e a outra deixei uma normal de cozinha estava mesmo a pensar começar com algumas plantas dessas assim menos exigentes mas isso vai ter de ficar para a semana que os srs da josé Teixeira só tinham areao da mesma espessura do que já tenho e só recebem o de 3-5mm para a semana depois ponho aqui umas fotos obrigado a todos pela ajuda! edit: uma perguntinha há noob.... :D o meu termostato tem a opçao de escolher a temperatura e está nos 26ºc mas o termometro indica 25ºc constantemente acho que nao tenho razoes para me preeocupar mas será normal? Editado Janeiro 8, 2010 por tribalpsy Citar
Zélito Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 acabei por comprar uma lâmpada flora-glo de 20watts e a outra deixei uma normal de cozinha estava mesmo a pensar começar com algumas plantas dessas assim menos exigentes mas isso vai ter de ficar para a semana que os srs da josé Teixeira só tinham areao da mesma espessura do que já tenho e só recebem o de 3-5mm para a semana depois ponho aqui umas fotos obrigado a todos pela ajuda! edit: uma perguntinha há noob.... o meu termostato tem a opçao de escolher a temperatura e está nos 26ºc mas o termometro indica 25ºc constantemente acho que nao tenho razoes para me preeocupar mas será normal? sim nao te preocupes. bem como no verao sera normal teres o termostato em 24º e a temperatura do termometro indicar 27º ou algo assim Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Se a diferença é só um grau não está mau de todo, deve ser má qualibração nada de grave. Tem sempre a luz acesa ou desliga-se? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Zélito Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Se a diferença é só um grau não está mau de todo, deve ser má qualibração nada de grave. Tem sempre a luz acesa ou desliga-se? ok agora quem tem a duvida sou eu! passo a explicar. o meu termostato ta a 24º e a agua ta a 27º no termometro... a luz ta sempre ligada. pra ajustar e por a temperatura a 26º tenho que por o termostato a 22º ou algo do genero. ate mesmo no verao o termostato liga se assim do nada com a temperatura do aqua a 28º e a do termostato a 24º como posso calibrar o termostato? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 (editado) Zélito, existem termostatos que não dão para calibrar, se for Jaeger dá por exemplo. O teu está mesmo muito descalibrado realmente. Editado Janeiro 10, 2010 por Hugo R. Silva Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
tribalpsy Publicado: Janeiro 10, 2010 Autor Publicado: Janeiro 10, 2010 Se a diferença é só um grau não está mau de todo, deve ser má qualibração nada de grave. Tem sempre a luz acesa ou desliga-se? liga-se um bocado e passa a maior parte do tempo desligado mas a agua ta praticamente constantemente nos 25,5º agora que subi para 27º no termostato :D vou agora há aquaplante ver se compro alguma flora xD Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Se ele se desliga menos mal, é só má calibração nada de grave 1ºc Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts