Recommended Posts

Publicado

Tenho um Discus Blood Pigeon (cerca de 10cm) que parece estar sempre a ser atacado por um CAE do mesmo tamanho.

Será que realmente está a ser atacado ou o CAE estará a limpá-lo? O que é facto é que o discu está a ficar parado, respirar muito depressa e parece que até se tenta esconder.

Alguém me pode dar uma ajuda sobre o que hei-de fazer?

Publicado: (editado)

Por acaso também li num tópico do jcc a dizer que se tinha livrado dos sugadores de muco a.k.a. CAE's e que os discus tinham ficado com marcas, mas não pensei que fosse assim tão grave.

Será mesmo a minha única opção separar os discus dos cae's?

Editado por g2music
Publicado:

Nao sou nenhum expert mas confirmo por experiencia.

Tinha dois cae e todas a manha tinha os meu discus com marcas de "sugadelas"

Só houve paz no aqua quando me consegui livrar deles, o que foi uma trabalheira por o aqua é de 300L plantado e com esconderijos... :thumbup3:

Nao sao de todo boa companhia para os Discus.

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

no meu caso foi baixar o nivel da agua (com 65cm de alt era mesmo impossível)

Tapar todos os esconderijos com sacos plasticos e caçar os bichos com duas redes largas.

Resultado da operaçao:

SAE's out

Plantas partidas

Discus assustados.

Dias seguintes:

Discus socegados a curar as feridas.

Hoje:

Discus liiiiiiiiiiiiindos e saudaveis.

Editado por fxbrito

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:

Por agora meti gorgete num canto do aqua com a rede à frente encostado ao vidro lateral e com espaço para o vidro da frente suficiente para o peixe entrar...mas até agora nada.

O discu é que entretanto parece que não aguenta. Ainda há pouco estava deitado de lado no fundo sem se mexer, tive de lhe dar uma ajudinha para se levantar e então foi-se meter no canto do aqua (oposto à gorgete) e está para ali a dar marradas contra o vidro. Veremos se se safa.

Publicado:

pessoal atençã porque CAE É diferente de SAE

os CAE por norma não atacam os discus...

Os SAE por sua vez atacam...

agora a diferença do primeiro para o segundo é a lista o primeiro tem uma lista preta que vai da cabeça até a cauda...

o segundo é igual mas essa lista durante o percurso tem listas verticais que atravessam a primeira...as vezes mal se veem...

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

lololol hugo tens toda a razao e o que da escrever rapido sem olhar....

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

Tive um problema igual,

Tinha 2 CAE e 1SAE, penso que seria só os CAE a meterem-se com os discos mas por prevenção saíram todos do aquário.

As barbatanas começaram a aparecer ratadas, até que descobri os ditos CAE as marradas aos discos, mas para os apanhar foi cá uma trabalheira num aquário de 250lts e deixaram-me tão nervoso que foram directos pela janela fora, peço desculpa mas os nervos já eram muitos.

Agora pergunto como os SAE são bons para a limpeza de algas BBA, será que introduzir só SAE não voltarei a ter o mesmo problema?

Publicado:

Pois é...tal como o JoaoDomingos disse, o pobre discu não aguentou a noite e foi-se :'(

A gorgete também não deu resultados e os malditos CAE's continuam a passear impunes pelo aqua.

CarlosSainz acho que vou fazer o mesmo que tu quando apanhar os CAE's, só não os mando pela sanita porque tenho medo que entupa.

Ao menos que sirva de lição a mim e a outros que começam agora nos discus.

Cumprimentos

Pedro Marques

Lamento a perda.

Os animais não tem culpa dos erros dos donos.

Quem os adquire é que tem que se informar antes.

Editado por Hugo R. Silva

Tenho que concordar com o Hugo, porque não os ofereces no forum há sempre quem queira (o que não é o meu caso que já tive que oferecer o meu) :thumbup3: há anos por ter feito o mesmo erro que tu, felizmente tive sorte e antes que o "sacana" crescesse livrei-me dele (ao que sei continua vivo)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

É o que vou fazer, obviamente que não o vou atirar pela janela nem deitar pela sanita.

O díficil está mesmo em apanhá-lo porque casa nova já tem garantida

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

Pronto. Está feito.

Já apanhei os CAE's após umas horas à pesca e com a ajuda do JoaoDomingos a quem quero desde já agradecer.

Os ditos peixes estão neste momento instalados na loja do Sr. Oliveira (Oliaquadream) que gentilmente os acolheu.

Cumprimentos

Pedro Marques