Joseman Publicado Janeiro 7, 2010 Publicado Janeiro 7, 2010 (editado) Depois de um início atribulado com o problema que surgiu de a água ter ficado escura, gostaria agora que me ajudassem e dessem ideias de como deverei continuar a tarefa de montar um aqua bonito. Neste momento ele está assim Ainda tenho o tronco para colocar mas só o farei quando este deixar de tingir a água, que será onde depois vou prender as anubias. Sem que tenha de voltar a tirar novamente toda a água, e já sei que errei ao não colocar substrato, mas de facto não queria estar novamente a começar tudo de novo, o que me aconselham a fazer? Como fertilizar as plantas dado que não coloquei substrato? Colocar mais plantas? Quais? Colocar mais areia de outra cor? Elementos decorativos? Dado que a parte que fica por trás do aqua não é uniforme, apanha parede e parte do móvel, deverei colocar uma imagen ou fundo uniforme, de que cor? E relativamente à fauna, como ainda não percebo nada de peixes quando chegar a altura quais é que devo colocar no aquário? Desde já agradeço todas as ideias para melhorar o meu aqua. Editado Janeiro 7, 2010 por Joseman Citar
NunoCAST Publicado: Janeiro 7, 2010 Publicado: Janeiro 7, 2010 Depois de um início atribulado com o problema que surgiu de a água ter ficado escura, gostaria agora que me ajudassem e dessem ideias de como deverei continuar a tarefa de montar um aqua bonito.Neste momento ele está assim Ainda tenho o tronco para colocar mas só o farei quando este deixar de tingir a água, que será onde depois vou prender as anubias. Sem que tenha de voltar a tirar novamente toda a água, e já sei que errei ao não colocar substrato, mas de facto não queria estar novamente a começar tudo de novo, o que me aconselham a fazer? Como fertilizar as plantas dado que não coloquei substrato? Colocar mais plantas? Quais? Colocar mais areia de outra cor? Elementos decorativos? Dado que a parte que fica por trás do aqua não é uniforme, apanha parede e parte do móvel, deverei colocar uma imagen ou fundo uniforme, de que cor? E relativamente à fauna, como ainda não percebo nada de peixes quando chegar a altura quais é que devo colocar no aquário? Desde já agradeço todas as ideias para melhorar o meu aqua. Boas, qual o set up do aqua? tamanho, filtro, termo, plantas... Sem isso nao te podemos aconcelhar sobre o que colocar la dentro! Em relacao ao fundo, na minha opiniao pessoal devias colocar preto, mas tambem resulta bem branco, azul.... Citar FEEDBACK
Joseman Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Publicado: Janeiro 8, 2010 (editado) Boas, qual o set up do aqua? tamanho, filtro, termo, plantas... Sem isso nao te podemos aconcelhar sobre o que colocar la dentro! Em relacao ao fundo, na minha opiniao pessoal devias colocar preto, mas tambem resulta bem branco, azul.... Ora então vou dar o máximo de informação que os meus conhecimentos me permitem. Setup: Foi um Pack da Rena que comprei Aquario: Rena - medidas 80x30x40 Filtragem: Termostato: 100w Iluminação: 1x18w (não tenho bem a certeza) Fundo: coberto com areão Decoração: 1 tronco (que ainda não está pronto) Flora: 2 Anubias e Egeria densa ELODEA maço Fauna: aguardo sugestões Por enquanto é isto que tenho, aguardo sugestões. Editado Janeiro 8, 2010 por Joseman Citar
João Paulo Viegas Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 Olá e bem vindo ao forum. A iluminação é "curta" para determinadas espécies de plantas, se não a maioria. Deverás ter atenção às plantas que adquires pois tal como saberás muitas têm uma exigência muito superior à iluminação que indicas. É possivel manter-se plantas de boa saúde com a fertilização liquida. É claro que um substrato fertil ajuda, no entanto existem várias soluções no mercado que podem muito bem colmatar a falta de um substrato fertil. A fertilização liquida obedece a um esquema que de certeza que vem identificado na embalagem, se não numa loja da especialidade poderão informar-te melhor. Antes de gastar dinehrio, convém saber exactamente o que queres plantar para assim poderes acertar na iluminação desejada e no tipo de fertilização a realizar. Pessoalmente não colocaria mais areão, colocaria uma cartolina preta ou com alguma decoração (se gostares, eu não). Os peixes depende muito do teu gosto especial e das condições de água que possas ter (ph, dureza, etc.). Se ria bom saber quais os valores que obtens da tua água à saída da torneira e saber como fica no teu aqua e partir daí para os peixes que melhor se adaptam. Os comunitários têm muito sucesso assim como os biotopos, mas chegas-te ao sitio certo, basta leres o que por aqui anda. Recomendo-te ainda veres os aquas de outros utilizadores para assim teres uma ideia do que vais fazer com o teu. Lembra-te ainda que este é um hobbie em constante mudança e que não acertarás em tudo à primeira. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Joseman Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Publicado: Janeiro 8, 2010 (editado) Olá e bem vindo ao forum. A iluminação é "curta" para determinadas espécies de plantas, se não a maioria. Deverás ter atenção às plantas que adquires pois tal como saberás muitas têm uma exigência muito superior à iluminação que indicas. É possivel manter-se plantas de boa saúde com a fertilização liquida. É claro que um substrato fertil ajuda, no entanto existem várias soluções no mercado que podem muito bem colmatar a falta de um substrato fertil. A fertilização liquida obedece a um esquema que de certeza que vem identificado na embalagem, se não numa loja da especialidade poderão informar-te melhor. Antes de gastar dinehrio, convém saber exactamente o que queres plantar para assim poderes acertar na iluminação desejada e no tipo de fertilização a realizar. Pessoalmente não colocaria mais areão, colocaria uma cartolina preta ou com alguma decoração (se gostares, eu não). Os peixes depende muito do teu gosto especial e das condições de água que possas ter (ph, dureza, etc.). Se ria bom saber quais os valores que obtens da tua água à saída da torneira e saber como fica no teu aqua e partir daí para os peixes que melhor se adaptam. Os comunitários têm muito sucesso assim como os biotopos, mas chegas-te ao sitio certo, basta leres o que por aqui anda. Recomendo-te ainda veres os aquas de outros utilizadores para assim teres uma ideia do que vais fazer com o teu. Lembra-te ainda que este é um hobbie em constante mudança e que não acertarás em tudo à primeira. Boa sorte. Olá e obrigado pelas boas vindas, de facto aqui aprende-se muito, pena é que não tenha lido mais antes de ter começado, mas acho que ainda vou a tempo de fazer algo agradável. Quanto à iluminação de facto, e pelo que tenho lido, parece-me pouco, a lâmpada é de 18w 50hz e comprimento rondará os 58cm. Haverá lâmpadas mais potentes para esse comprimento, ou teria que instalar uma segunda ou até mesmo terceira lâmpada? Quanto ao substrato essa é de facto uma boa noticia já que não me apetecia mesmo voltar à estaca zero. Também acho que o fundo preto resultará bem, agora será que com uma cartolina resolveria a coisa, como a prendia ao aqua?, haverá algum material especifico para o efeito? É vou aproveitar esta fase do ciclo para escolher com calma as plantas e peixes, aprofundar conhecimentos e depois com a ajuda de todos ver se as minhas escolhas serão correctas para posteriormente fazer as aquisições. Quanto ao tipo de aqua julgo que será mais para o comunitário até porque ainda não conheço os outros, vou investigar. Mais uma vez obrigado. Editado Janeiro 8, 2010 por Joseman Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 (editado) Que tipo de lampada tens? t5, t8? Nas t8 a potencia de cada lampada é universal, se tiveres uma com essa potencia é porque só existe essa para esse tamanho. Nas t5 já não é assim. Dá uma vista de olhos no site da aquaeden, são muito profissionais e tem um bom leque de lampadas de qualidade a preços muito bons. Existem fundos á venda para colocar por detrás dos aquarios. Editado Janeiro 8, 2010 por Ruy M. Citar
Joseman Publicado: Janeiro 9, 2010 Autor Publicado: Janeiro 9, 2010 Que tipo de lampada tens?t5, t8? Nas t8 a potencia de cada lampada é universal, se tiveres uma com essa potencia é porque só existe essa para esse tamanho. Nas t5 já não é assim. Dá uma vista de olhos no site da aquaeden, são muito profissionais e tem um bom leque de lampadas de qualidade a preços muito bons. Existem fundos á venda para colocar por detrás dos aquarios. Olá! Não sei se é t5 ou t8, como é que eu descubro isso? tks Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 9, 2010 Publicado: Janeiro 9, 2010 (editado) Normalmente isso está escrito na propria lampada, mas as t8 são as lampadas com diametro maior e são aquelas que são utilizadas na iluminação domestica. As t5 são muito mais finas. Editado Janeiro 9, 2010 por Ruy M. Citar
Joseman Publicado: Janeiro 9, 2010 Autor Publicado: Janeiro 9, 2010 Normalmente isso está escrito na propria lampada, mas as t8 são as lampadas com diametro maior e são aquelas que são utilizadas na iluminação domestica.As t5 são muito mais finas. Então acho que é t8. na lâmpada não diz nada só osram 18w/... daylight. Tem é na tampa junto à lâmpada type 80 será a mesma coisa que t8? Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 9, 2010 Publicado: Janeiro 9, 2010 Esses dados não dizem nada do que queremos saber. Mas a potencia de 18w corresponde a 59cm de comprimento, por isso a tua lampada é t8 a sensivelmente 4000 graus kelvin. Como só tens uma lampada, aconselhava-te a trocares a lampada por uma de 6000k ou 8000k para conseguires ter uma maior profundidade de luz, para não falar que realça mais a cor dos peixes. Como te aconselhei anteriormente, a aquaeden tem um bom leque de produtos a bons preços, fica aqui já o endereço para a lampada que precisas para ficares com uma ideia: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...s&subcat=T8 Citar
Joseman Publicado: Janeiro 10, 2010 Autor Publicado: Janeiro 10, 2010 (editado) Esses dados não dizem nada do que queremos saber.Mas a potencia de 18w corresponde a 59cm de comprimento, por isso a tua lampada é t8 a sensivelmente 4000 graus kelvin. Como só tens uma lampada, aconselhava-te a trocares a lampada por uma de 6000k ou 8000k para conseguires ter uma maior profundidade de luz, para não falar que realça mais a cor dos peixes. Como te aconselhei anteriormente, a aquaeden tem um bom leque de produtos a bons preços, fica aqui já o endereço para a lampada que precisas para ficares com uma ideia: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...s&subcat=T8 Então se calhar compro a 18W GROLUX 8500K (638). Será a de entre as disponíveis a melhor escolha? No site diz que deve ser misturada com lâmpadas de 10000K tipo Aquarelle, será que dá sem misturar? Editado Janeiro 10, 2010 por Joseman Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Sim, dá. O ideal seria teres as 2 conjugadas, mas não havendo essa possibilidade eu também escolheria a 8500k (tom de luz já é azulado); assim consegues um bom realce de cor e um bom desempenho para plantas. Citar
Joseman Publicado: Janeiro 10, 2010 Autor Publicado: Janeiro 10, 2010 Sim, dá. O ideal seria teres as 2 conjugadas, mas não havendo essa possibilidade eu também escolheria a 8500k (tom de luz já é azulado); assim consegues um bom realce de cor e um bom desempenho para plantas. Ok, obrigado. Citar
Joseman Publicado: Janeiro 14, 2010 Autor Publicado: Janeiro 14, 2010 (editado) Upa! Editado Janeiro 22, 2010 por Joseman Citar
Joseman Publicado: Janeiro 22, 2010 Autor Publicado: Janeiro 22, 2010 (editado) Hoje medi os valores da água e deu: PH - >7.6 Ammonia - 0 Nitratos - ligeiramente acima de 0 Phosphatos - 0,5 Será que já posso colocar peixes? Também me apareceu à volta do tronco uma espécie de algodão quase transparente, o que será? Agradeço comentários. Editado Janeiro 22, 2010 por Joseman Citar
Joseman Publicado: Janeiro 22, 2010 Autor Publicado: Janeiro 22, 2010 Hoje medi os valores da água e deu: PH - >7.6 Ammonia - 0 Nitratos - ligeiramente acima de 0 Phosphatos - 0,5 Será que já posso colocar peixes? Também me apareceu à volta do tronco uma espécie de algodão quase transparente, o que será? Agradeço comentários. Em relação ao tronco já pesquisei li e percebi o que se está a passar. Citar
Recommended Posts