Recommended Posts

Publicado (editado)

Depois de um início atribulado com o problema que surgiu de a água ter ficado escura, gostaria agora que me ajudassem e dessem ideias de como deverei continuar a tarefa de montar um aqua bonito.

Neste momento ele está assim

gallery_43283_1961_5098.jpg

Ainda tenho o tronco para colocar mas só o farei quando este deixar de tingir a água, que será onde depois vou prender as anubias.

Sem que tenha de voltar a tirar novamente toda a água, e já sei que errei ao não colocar substrato, mas de facto não queria estar novamente a começar tudo de novo, o que me aconselham a fazer?

Como fertilizar as plantas dado que não coloquei substrato?

Colocar mais plantas? Quais?

Colocar mais areia de outra cor?

Elementos decorativos?

Dado que a parte que fica por trás do aqua não é uniforme, apanha parede e parte do móvel, deverei colocar uma imagen ou fundo uniforme, de que cor?

E relativamente à fauna, como ainda não percebo nada de peixes quando chegar a altura quais é que devo colocar no aquário?

Desde já agradeço todas as ideias para melhorar o meu aqua.

Editado por Joseman
Publicado:
Depois de um início atribulado com o problema que surgiu de a água ter ficado escura, gostaria agora que me ajudassem e dessem ideias de como deverei continuar a tarefa de montar um aqua bonito.

Neste momento ele está assim

gallery_43283_1961_5098.jpg

Ainda tenho o tronco para colocar mas só o farei quando este deixar de tingir a água, que será onde depois vou prender as anubias.

Sem que tenha de voltar a tirar novamente toda a água, e já sei que errei ao não colocar substrato, mas de facto não queria estar novamente a começar tudo de novo, o que me aconselham a fazer?

Como fertilizar as plantas dado que não coloquei substrato?

Colocar mais plantas? Quais?

Colocar mais areia de outra cor?

Elementos decorativos?

Dado que a parte que fica por trás do aqua não é uniforme, apanha parede e parte do móvel, deverei colocar uma imagen ou fundo uniforme, de que cor?

E relativamente à fauna, como ainda não percebo nada de peixes quando chegar a altura quais é que devo colocar no aquário?

Desde já agradeço todas as ideias para melhorar o meu aqua.

Boas, qual o set up do aqua?

tamanho, filtro, termo, plantas...

Sem isso nao te podemos aconcelhar sobre o que colocar la dentro!

Em relacao ao fundo, na minha opiniao pessoal devias colocar preto, mas tambem resulta bem branco, azul....

Publicado: (editado)
Boas, qual o set up do aqua?

tamanho, filtro, termo, plantas...

Sem isso nao te podemos aconcelhar sobre o que colocar la dentro!

Em relacao ao fundo, na minha opiniao pessoal devias colocar preto, mas tambem resulta bem branco, azul....

Ora então vou dar o máximo de informação que os meus conhecimentos me permitem.

Setup:

Foi um Pack da Rena que comprei

Aquario: Rena - medidas 80x30x40

Filtragem: gallery_43283_1952_26131.jpg

Termostato: 100w

Iluminação: 1x18w (não tenho bem a certeza)

Fundo: coberto com areão

Decoração: 1 tronco (que ainda não está pronto)

Flora: 2 Anubias e Egeria densa ELODEA maço

Fauna: aguardo sugestões

Por enquanto é isto que tenho, aguardo sugestões.

Editado por Joseman
Publicado:

Olá e bem vindo ao forum.

A iluminação é "curta" para determinadas espécies de plantas, se não a maioria.

Deverás ter atenção às plantas que adquires pois tal como saberás muitas têm uma exigência muito superior à iluminação que indicas.

É possivel manter-se plantas de boa saúde com a fertilização liquida.

É claro que um substrato fertil ajuda, no entanto existem várias soluções no mercado que podem muito bem colmatar a falta de um substrato fertil.

A fertilização liquida obedece a um esquema que de certeza que vem identificado na embalagem, se não numa loja da especialidade poderão informar-te melhor.

Antes de gastar dinehrio, convém saber exactamente o que queres plantar para assim poderes acertar na iluminação desejada e no tipo de fertilização a realizar.

Pessoalmente não colocaria mais areão, colocaria uma cartolina preta ou com alguma decoração (se gostares, eu não).

Os peixes depende muito do teu gosto especial e das condições de água que possas ter (ph, dureza, etc.). Se ria bom saber quais os valores que obtens da tua água à saída da torneira e saber como fica no teu aqua e partir daí para os peixes que melhor se adaptam.

Os comunitários têm muito sucesso assim como os biotopos, mas chegas-te ao sitio certo, basta leres o que por aqui anda.

Recomendo-te ainda veres os aquas de outros utilizadores para assim teres uma ideia do que vais fazer com o teu.

Lembra-te ainda que este é um hobbie em constante mudança e que não acertarás em tudo à primeira.

Boa sorte.

Olá e bem vindo ao forum.

A iluminação é "curta" para determinadas espécies de plantas, se não a maioria.

Deverás ter atenção às plantas que adquires pois tal como saberás muitas têm uma exigência muito superior à iluminação que indicas.

É possivel manter-se plantas de boa saúde com a fertilização liquida.

É claro que um substrato fertil ajuda, no entanto existem várias soluções no mercado que podem muito bem colmatar a falta de um substrato fertil.

A fertilização liquida obedece a um esquema que de certeza que vem identificado na embalagem, se não numa loja da especialidade poderão informar-te melhor.

Antes de gastar dinehrio, convém saber exactamente o que queres plantar para assim poderes acertar na iluminação desejada e no tipo de fertilização a realizar.

Pessoalmente não colocaria mais areão, colocaria uma cartolina preta ou com alguma decoração (se gostares, eu não).

Os peixes depende muito do teu gosto especial e das condições de água que possas ter (ph, dureza, etc.). Se ria bom saber quais os valores que obtens da tua água à saída da torneira e saber como fica no teu aqua e partir daí para os peixes que melhor se adaptam.

Os comunitários têm muito sucesso assim como os biotopos, mas chegas-te ao sitio certo, basta leres o que por aqui anda.

Recomendo-te ainda veres os aquas de outros utilizadores para assim teres uma ideia do que vais fazer com o teu.

Lembra-te ainda que este é um hobbie em constante mudança e que não acertarás em tudo à primeira.

Boa sorte.

Olá e obrigado pelas boas vindas, de facto aqui aprende-se muito, pena é que não tenha lido mais antes de ter começado, mas acho que ainda vou a tempo de fazer algo agradável.

Quanto à iluminação de facto, e pelo que tenho lido, parece-me pouco, a lâmpada é de 18w 50hz e comprimento rondará os 58cm. Haverá lâmpadas mais potentes para esse comprimento, ou teria que instalar uma segunda ou até mesmo terceira lâmpada?

Quanto ao substrato essa é de facto uma boa noticia já que não me apetecia mesmo voltar à estaca zero.

Também acho que o fundo preto resultará bem, agora será que com uma cartolina resolveria a coisa, como a prendia ao aqua?, haverá algum material especifico para o efeito?

É vou aproveitar esta fase do ciclo para escolher com calma as plantas e peixes, aprofundar conhecimentos e depois com a ajuda de todos ver se as minhas escolhas serão correctas para posteriormente fazer as aquisições.

Quanto ao tipo de aqua julgo que será mais para o comunitário até porque ainda não conheço os outros, vou investigar.

Mais uma vez obrigado.

Editado por Joseman

Que tipo de lampada tens?

t5, t8?

Nas t8 a potencia de cada lampada é universal, se tiveres uma com essa potencia é porque só existe essa para esse tamanho.

Nas t5 já não é assim.

Dá uma vista de olhos no site da aquaeden, são muito profissionais e tem um bom leque de lampadas de qualidade a preços muito bons.

Existem fundos á venda para colocar por detrás dos aquarios.

Editado por Ruy M.
Publicado:
Que tipo de lampada tens?

t5, t8?

Nas t8 a potencia de cada lampada é universal, se tiveres uma com essa potencia é porque só existe essa para esse tamanho.

Nas t5 já não é assim.

Dá uma vista de olhos no site da aquaeden, são muito profissionais e tem um bom leque de lampadas de qualidade a preços muito bons.

Existem fundos á venda para colocar por detrás dos aquarios.

Olá!

Não sei se é t5 ou t8, como é que eu descubro isso?

tks

Normalmente isso está escrito na propria lampada, mas as t8 são as lampadas com diametro maior e são aquelas que são utilizadas na iluminação domestica.

As t5 são muito mais finas.

Editado por Ruy M.
Publicado:
Normalmente isso está escrito na propria lampada, mas as t8 são as lampadas com diametro maior e são aquelas que são utilizadas na iluminação domestica.

As t5 são muito mais finas.

Então acho que é t8. na lâmpada não diz nada só osram 18w/... daylight.

Tem é na tampa junto à lâmpada type 80 será a mesma coisa que t8?

Publicado:

Esses dados não dizem nada do que queremos saber.

Mas a potencia de 18w corresponde a 59cm de comprimento, por isso a tua lampada é t8 a sensivelmente 4000 graus kelvin.

Como só tens uma lampada, aconselhava-te a trocares a lampada por uma de 6000k ou 8000k para conseguires ter uma maior profundidade de luz, para não falar que realça mais a cor dos peixes.

Como te aconselhei anteriormente, a aquaeden tem um bom leque de produtos a bons preços, fica aqui já o endereço para a lampada que precisas para ficares com uma ideia: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...s&subcat=T8

Esses dados não dizem nada do que queremos saber.

Mas a potencia de 18w corresponde a 59cm de comprimento, por isso a tua lampada é t8 a sensivelmente 4000 graus kelvin.

Como só tens uma lampada, aconselhava-te a trocares a lampada por uma de 6000k ou 8000k para conseguires ter uma maior profundidade de luz, para não falar que realça mais a cor dos peixes.

Como te aconselhei anteriormente, a aquaeden tem um bom leque de produtos a bons preços, fica aqui já o endereço para a lampada que precisas para ficares com uma ideia: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...s&subcat=T8

Então se calhar compro a 18W GROLUX 8500K (638). Será a de entre as disponíveis a melhor escolha?

No site diz que deve ser misturada com lâmpadas de 10000K tipo Aquarelle, será que dá sem misturar?

Editado por Joseman
Publicado:

Sim, dá.

O ideal seria teres as 2 conjugadas, mas não havendo essa possibilidade eu também escolheria a 8500k (tom de luz já é azulado); assim consegues um bom realce de cor e um bom desempenho para plantas.

Publicado:
Sim, dá.

O ideal seria teres as 2 conjugadas, mas não havendo essa possibilidade eu também escolheria a 8500k (tom de luz já é azulado); assim consegues um bom realce de cor e um bom desempenho para plantas.

Ok, obrigado.

Upa!

Editado por Joseman
  • 2 semanas depois...

Hoje medi os valores da água e deu:

PH - >7.6

Ammonia - 0

Nitratos - ligeiramente acima de 0

Phosphatos - 0,5

Será que já posso colocar peixes?

Também me apareceu à volta do tronco uma espécie de algodão quase transparente, o que será?

Agradeço comentários.

Editado por Joseman
Publicado:
Hoje medi os valores da água e deu:

PH - >7.6

Ammonia - 0

Nitratos - ligeiramente acima de 0

Phosphatos - 0,5

Será que já posso colocar peixes?

Também me apareceu à volta do tronco uma espécie de algodão quase transparente, o que será?

Agradeço comentários.

Em relação ao tronco já pesquisei li e percebi o que se está a passar.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!