fish Publicado Janeiro 7, 2010 Publicado Janeiro 7, 2010 Boas, Já tenho apanhado mais que uma vez (3 para ser exacto) insectos a nadar nas águas do meu aquário. São verdes claros, têm um corpo filiforme, 3 pares de patas e uma cabeça larga. Têm um aspecto predatório, as madíbulas são visíveis (também podem ser para cortar folhas ou caules de plantas não sei). Já procurei pelo fórum, e encontrei um tópico sobre este insecto (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103268&mode=linearplus) na secção de camarões no separador de invertebrados de água doce, intitulado como «Será um camarão?», e ao que parece ser, é uma ninfa de Cybister tripunctatus ou seja de escaravelho mergulhador, segundo o pessoal que respondeu ao tópico. Honestamente não faço a mínima ideia como veio isto para aqui parar, mas provavelmente foi com as plantas. O tópico que visitei ajudou-me a identificar este alienígena pequeno e verde mas não me esclareceu se é uma ameaça para o meu aquário (diga-se flora e fauna) ou se é inócuo. Para isso recorro aos entendidos que frequentam este site para me esclarecerem. E já que estão «com a mão na massa», caso seja uma ameaça, digam me como «lhes limpar o sebo». Obrigado por toda a atenção disponível, fISH
joniclicks Publicado: Janeiro 7, 2010 Publicado: Janeiro 7, 2010 boas remedio do escaravelho lollll ou entao tou na brinca nao faças isso!! nunca tive dessa bicharada mas pode bem vir em qualquer coisa q nao foi tratado ou entao em plantas q é o mais certo ou entao tbm em agua de fontes se for o caso de usares. pra erradicar esse bichinho penso eu q so pela apanha se conseguires ou entao se tiveres peixes granditos pode ser q lhe chamem um figo. mas espera por respostas de entendidos e nao leves a mal essa cena do remedio do escaravelho nao resisti. lolll cumps fica bem
NunoCAST Publicado: Janeiro 7, 2010 Publicado: Janeiro 7, 2010 (editado) Boas, Já tenho apanhado mais que uma vez (3 para ser exacto) insectos a nadar nas águas do meu aquário. São verdes claros, têm um corpo filiforme, 3 pares de patas e uma cabeça larga. Têm um aspecto predatório, as madíbulas são visíveis (também podem ser para cortar folhas ou caules de plantas não sei). Já procurei pelo fórum, e encontrei um tópico sobre este insecto (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103268&mode=linearplus) na secção de camarões no separador de invertebrados de água doce, intitulado como «Será um camarão?», e ao que parece ser, é uma ninfa de Cybister tripunctatus ou seja de escaravelho mergulhador, segundo o pessoal que respondeu ao tópico. Honestamente não faço a mínima ideia como veio isto para aqui parar, mas provavelmente foi com as plantas. O tópico que visitei ajudou-me a identificar este alienígena pequeno e verde mas não me esclareceu se é uma ameaça para o meu aquário (diga-se flora e fauna) ou se é inócuo. Para isso recorro aos entendidos que frequentam este site para me esclarecerem. E já que estão «com a mão na massa», caso seja uma ameaça, digam me como «lhes limpar o sebo». Obrigado por toda a atenção disponível, fISH Se reparares nesse mesmo topico refere que é perigosa! "Isso e um insecto ... E parece me uma ninfa de um escaravelho-mergulhador (Cybister tripunctatus) Segundo um livro que tenho, esse insecto alimenta se de girinos, pequenas ras e peixes, utilizando as longas presas para as agarrar e perfurar, é um predador feroz no seu habitat, e uma ameaça no teu aquario... Diz tambem que embora viva no fundo do aquario/lago, respira através de um tubo comprido situado na cauda, indo buscar o ar à superfiie da agua, hás de reparar. Espero ter ajudado. Este post foi editado por jpp: Aug 25 2008, 05:29 PM" P.S - corrigi um erro ortografico do texto! Editado Janeiro 7, 2010 por NunoCAST FEEDBACK
fish Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Publicado: Janeiro 7, 2010 boas remedio do escaravelho lollll ou entao tou na brinca nao faças isso!! nunca tive dessa bicharada mas pode bem vir em qualquer coisa q nao foi tratado ou entao em plantas q é o mais certo ou entao tbm em agua de fontes se for o caso de usares. pra erradicar esse bichinho penso eu q so pela apanha se conseguires ou entao se tiveres peixes granditos pode ser q lhe chamem um figo. mas espera por respostas de entendidos e nao leves a mal essa cena do remedio do escaravelho nao resisti. lolll cumps fica bem Gracias à resposta, obviamente que não levei a mal, contudo a ideia da sniper é apelativa Neste momento tenho dois ottos, uma colisa anã e 5 tetras imperdores, ou seja nenhum lhe vai tocar. Já apanhei o raio do bicho com uma pinça. Já andei à procura por mais mas por enquanto não encontro nada. Um abraço e Obrigado pelas sugestões
fish Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Publicado: Janeiro 7, 2010 Se reparares nesse mesmo topico refere que é perigosa! "Isso e um insecto ... E parece me uma ninfa de um escaravelho-mergulhador (Cybister tripunctatus) Segundo um livro que tenho, esse insecto alimenta se de girinos, pequenas ras e peixes, utilizando as longas presas para as agarrar e perfurar, é um predador feroz no seu habitat, e uma ameaça no teu aquario... Diz tambem que embora viva no fundo do aquario/lago, respira através de um tubo comprido situado na cauda, indo buscar o ar à superfiie da agua, hás de reparar. Espero ter ajudado. Este post foi editado por jpp: Aug 25 2008, 05:29 PM" P.S - corrigi um erro ortografico do texto! Obrigado por salientares, não tinha lido bem o tópico então. Contudo, como é que me livro deste predador feroz? Apanhar à pinça é complicado, já apanhei dois, e até então, estou farto de procurar e não vejo mais nada. Será que há algum remédio? Recentemente tenho estado a fazer um tratamento para caracois. Os caracois desapareceram mas pelos vistos as ninfas ainda resistem. Any suggestions? E será que pode ser com headshots de sniper como sugeriu o joniclicks? Abraços e Obrigado pela atenção disponibilizada
NunoCAST Publicado: Janeiro 7, 2010 Publicado: Janeiro 7, 2010 (editado) Obrigado por salientares, não tinha lido bem o tópico então.Contudo, como é que me livro deste predador feroz? Apanhar à pinça é complicado, já apanhei dois, e até então, estou farto de procurar e não vejo mais nada. Será que há algum remédio? Recentemente tenho estado a fazer um tratamento para caracois. Os caracois desapareceram mas pelos vistos as ninfas ainda resistem. Any suggestions? E será que pode ser com headshots de sniper como sugeriu o joniclicks? Abraços e Obrigado pela atenção disponibilizada Reproduzir nao se reproduzem porque é preciso serem escaravelhos primeiro, portanto se tentares apanhar todos os que vires, mais cedo ou mais tarde apanhas todos! voltando ainda ao mesmo post que eu citei, ainda consegues ler isto: " Diz tambem que embora viva no fundo do aquario/lago, respira através de um tubo comprido situado na cauda, indo buscar o ar à superfiie da agua, hás de reparar." ou seja se fores paciente acabas por apanha los todos que eles tem que respirar a superficie. até com uma rede para peixes fazes isso. Editado Janeiro 7, 2010 por NunoCAST FEEDBACK
fish Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Publicado: Janeiro 7, 2010 Reproduzir nao se reproduzem porque é preciso serem escaravelhos primeiro, portanto se tentares apanhar todos os que vires, mais cedo ou mais tarde apanhas todos! voltando ainda ao mesmo post que eu citei, ainda consegues ler isto: " Diz tambem que embora viva no fundo do aquario/lago, respira através de um tubo comprido situado na cauda, indo buscar o ar à superfiie da agua, hás de reparar." ou seja se fores paciente acabas por apanha los todos que eles tem que respirar a superficie. até com uma rede para peixes fazes isso. Boas NunoCAST, Eu tenho estado atento e volta que não volta vou espreitando, mas não vejo nada. Os dois exemplares de ninfas que encontrei foram sempre no fundo de facto, mas nunca as vi á superfície. Lembro-me vagamente de ter apanhado também um completamente escuro, mais pequeno que a ninfa. Eu tenho-as apanhado à pinça que nem um monge tibetano a apanhar moscas com os pauzinhos . Obrigado pelas respostas, hsif
Recommended Posts