Recommended Posts

Publicado

Boas,

Já tenho apanhado mais que uma vez (3 para ser exacto) insectos a nadar nas águas do meu aquário.

São verdes claros, têm um corpo filiforme, 3 pares de patas e uma cabeça larga. Têm um aspecto predatório, as madíbulas são visíveis (também podem ser para cortar folhas ou caules de plantas não sei).

Já procurei pelo fórum, e encontrei um tópico sobre este insecto (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103268&mode=linearplus) na secção de camarões no separador de invertebrados de água doce, intitulado como «Será um camarão?», e ao que parece ser, é uma ninfa de Cybister tripunctatus ou seja de escaravelho mergulhador, segundo o pessoal que respondeu ao tópico.

Honestamente não faço a mínima ideia como veio isto para aqui parar, mas provavelmente foi com as plantas.

O tópico que visitei ajudou-me a identificar este alienígena pequeno e verde mas não me esclareceu se é uma ameaça para o meu aquário (diga-se flora e fauna) ou se é inócuo. Para isso recorro aos entendidos que frequentam este site para me esclarecerem. E já que estão «com a mão na massa», caso seja uma ameaça, digam me como «lhes limpar o sebo».

Obrigado por toda a atenção disponível,

fISH

Publicado:

boas

remedio do escaravelho lollll :naughty: ou entao :snipersmile:

tou na brinca nao faças isso!!

nunca tive dessa bicharada mas pode bem vir em qualquer coisa q nao foi tratado ou entao em plantas q é o mais certo ou entao tbm em agua de fontes se for o caso de usares.

pra erradicar esse bichinho penso eu q so pela apanha se conseguires ou entao se tiveres peixes granditos pode ser q lhe chamem um figo.

mas espera por respostas de entendidos

e nao leves a mal essa cena do remedio do escaravelho nao resisti. lolll

cumps fica bem

Publicado: (editado)
Boas,

Já tenho apanhado mais que uma vez (3 para ser exacto) insectos a nadar nas águas do meu aquário.

São verdes claros, têm um corpo filiforme, 3 pares de patas e uma cabeça larga. Têm um aspecto predatório, as madíbulas são visíveis (também podem ser para cortar folhas ou caules de plantas não sei).

Já procurei pelo fórum, e encontrei um tópico sobre este insecto (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103268&mode=linearplus) na secção de camarões no separador de invertebrados de água doce, intitulado como «Será um camarão?», e ao que parece ser, é uma ninfa de Cybister tripunctatus ou seja de escaravelho mergulhador, segundo o pessoal que respondeu ao tópico.

Honestamente não faço a mínima ideia como veio isto para aqui parar, mas provavelmente foi com as plantas.

O tópico que visitei ajudou-me a identificar este alienígena pequeno e verde mas não me esclareceu se é uma ameaça para o meu aquário (diga-se flora e fauna) ou se é inócuo. Para isso recorro aos entendidos que frequentam este site para me esclarecerem. E já que estão «com a mão na massa», caso seja uma ameaça, digam me como «lhes limpar o sebo».

Obrigado por toda a atenção disponível,

fISH

Se reparares nesse mesmo topico refere que é perigosa!

"Isso e um insecto ... E parece me uma ninfa de um escaravelho-mergulhador (Cybister tripunctatus) Segundo um livro que tenho, esse insecto alimenta se de girinos, pequenas ras e peixes, utilizando as longas presas para as agarrar e perfurar, é um predador feroz no seu habitat, e uma ameaça no teu aquario... Diz tambem que embora viva no fundo do aquario/lago, respira através de um tubo comprido situado na cauda, indo buscar o ar à superfiie da agua, hás de reparar.

Espero ter ajudado.

Este post foi editado por jpp: Aug 25 2008, 05:29 PM"

P.S - corrigi um erro ortografico do texto! :snipersmile:

Editado por NunoCAST
Publicado:
boas

remedio do escaravelho lollll :naughty: ou entao :snipersmile:

tou na brinca nao faças isso!!

nunca tive dessa bicharada mas pode bem vir em qualquer coisa q nao foi tratado ou entao em plantas q é o mais certo ou entao tbm em agua de fontes se for o caso de usares.

pra erradicar esse bichinho penso eu q so pela apanha se conseguires ou entao se tiveres peixes granditos pode ser q lhe chamem um figo.

mas espera por respostas de entendidos

e nao leves a mal essa cena do remedio do escaravelho nao resisti. lolll

cumps fica bem

Gracias à resposta, obviamente que não levei a mal, contudo a ideia da sniper é apelativa

Neste momento tenho dois ottos, uma colisa anã e 5 tetras imperdores, ou seja nenhum lhe vai tocar. Já apanhei o raio do bicho com uma pinça. Já andei à procura por mais mas por enquanto não encontro nada.

Um abraço e Obrigado pelas sugestões ;)

Publicado:
Se reparares nesse mesmo topico refere que é perigosa!

"Isso e um insecto ... E parece me uma ninfa de um escaravelho-mergulhador (Cybister tripunctatus) Segundo um livro que tenho, esse insecto alimenta se de girinos, pequenas ras e peixes, utilizando as longas presas para as agarrar e perfurar, é um predador feroz no seu habitat, e uma ameaça no teu aquario... Diz tambem que embora viva no fundo do aquario/lago, respira através de um tubo comprido situado na cauda, indo buscar o ar à superfiie da agua, hás de reparar.

Espero ter ajudado.

Este post foi editado por jpp: Aug 25 2008, 05:29 PM"

P.S - corrigi um erro ortografico do texto! :naughty:

Obrigado por salientares, não tinha lido bem o tópico então.

Contudo, como é que me livro deste predador feroz? Apanhar à pinça é complicado, já apanhei dois, e até então, estou farto de procurar e não vejo mais nada. Será que há algum remédio? Recentemente tenho estado a fazer um tratamento para caracois. Os caracois desapareceram mas pelos vistos as ninfas ainda resistem.

Any suggestions?

E será que pode ser com headshots de sniper como sugeriu o joniclicks? :snipersmile:

Abraços e Obrigado pela atenção disponibilizada

Publicado: (editado)
Obrigado por salientares, não tinha lido bem o tópico então.

Contudo, como é que me livro deste predador feroz? Apanhar à pinça é complicado, já apanhei dois, e até então, estou farto de procurar e não vejo mais nada. Será que há algum remédio? Recentemente tenho estado a fazer um tratamento para caracois. Os caracois desapareceram mas pelos vistos as ninfas ainda resistem.

Any suggestions?

E será que pode ser com headshots de sniper como sugeriu o joniclicks? :snipersmile:

Abraços e Obrigado pela atenção disponibilizada

Reproduzir nao se reproduzem porque é preciso serem escaravelhos primeiro, portanto se tentares apanhar todos os que vires, mais cedo ou mais tarde apanhas todos! :naughty:

voltando ainda ao mesmo post que eu citei, ainda consegues ler isto:

" Diz tambem que embora viva no fundo do aquario/lago, respira através de um tubo comprido situado na cauda, indo buscar o ar à superfiie da agua, hás de reparar."

ou seja se fores paciente acabas por apanha los todos que eles tem que respirar a superficie. até com uma rede para peixes fazes isso.

Editado por NunoCAST
Publicado:
Reproduzir nao se reproduzem porque é preciso serem escaravelhos primeiro, portanto se tentares apanhar todos os que vires, mais cedo ou mais tarde apanhas todos! ;)

voltando ainda ao mesmo post que eu citei, ainda consegues ler isto:

" Diz tambem que embora viva no fundo do aquario/lago, respira através de um tubo comprido situado na cauda, indo buscar o ar à superfiie da agua, hás de reparar."

ou seja se fores paciente acabas por apanha los todos que eles tem que respirar a superficie. até com uma rede para peixes fazes isso.

Boas NunoCAST,

Eu tenho estado atento e volta que não volta vou espreitando, mas não vejo nada.

Os dois exemplares de ninfas que encontrei foram sempre no fundo de facto, mas nunca as vi á superfície. Lembro-me vagamente de ter apanhado também um completamente escuro, mais pequeno que a ninfa.

Eu tenho-as apanhado à pinça que nem um monge tibetano a apanhar moscas com os pauzinhos :thumbup3:.

Obrigado pelas respostas,

hsif