Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

estou aqui para mostrar-vos o inicio do meu aquário e colocar umas dúvidas.

Começou por surgir a ideia de voltar a ter um aquário e voltar ao tempo de aquariofilista, obtive o meu aquário juntamente com o filtro, e "cultivei-me" neste tema. Após uns dias de "cultivo" e já com a informação necessária para um bom começo decidi por mãos à obrar e fui buscar o substracto " Sera Floredepot ", vem numa caixa amarela redonda, e com isso adquiri também uma planta para começar os meus testes, a planta é uma Anubia "não sei de qual anubia se trata :oops: ", a qual podem ver na imagem a seguir,

anubia.JPG

Após isto o meu aquário ganhou outro aspecto, passando de vazio a uma aquário com uma planta :lol:, ficando com este aspecto:

Aqua2.JPG

Passado mais uns dias vendo que a planta se encontrava brilhante e sem qualquer sinal de "mal estar", voltei à loja e fui comprar mais umas quantas, conforme o meu gosto, a seguir podem ver com está:

Aqua3.JPG

Plantas2.JPG

Após uns dias o aquário continua bem e as plantas só mostram um pequeno sinal de "queimadura" nas pontas das folhas sem ter certesa se vieram assim não levei isso muito a sério, ou é para levar 8)

Ontem adquiri o medidor de PH e ao fazer o teste o PH deu-me a color azul claro que corresponde ai 7.5. Neste mesmo dia adquiri também o que me faltava para fazer a mistura de CO2 caseira, outra dúvida é será necessáriamente necessário já??

Desde já obrigado.

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

Começar por um aquario desse tamanho é bom :lol:

Não sei especificar o nome da anubia, CO2? isso não é preciso, deves ter pouca iluminação por isso não precisas, alem disso as anubias sao de crescimento muito lento, compra plantas com pouca exigência de luz e de nutrientes (anubias, feto e musgo de java, ludwigia, hygrophila). poe as outras plantas mais ao centro do aqua, a anubia está a tapar a luz.

Boa sorte para o aquario 8)

da um salto a estes links:

http://www.aquariofilia.online.pt/

http://faq.thekrib.com/pt/

www.tropica.com

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

é uma coisa para fazer devagarinho nao é?

Co2 nao precisas....calculo pelo teu começo que queiras ter umas plantas a encher esse aquario, portanto talvez seja boa ideia fazeres uma avaliacao da tua iluminação...como deves ter reparado para muitas plantas convem ter muita iluminacao....qualquer coisa aproximada a 1w/l....menos qualquer coisa nao é grave. Como só tens essas plantas convem separa-las...assim cada uma receberá mais a luz nao é?(talvez ate mais para o centro)...uma vez que o lado estetico da coisa ainda nao se impoê....

Essa coloração poderia ser indicação de carência de algum nutriente mas o mais certo é que essa carência seja anterior à introducao das plantas no teu aquario...

Repito...avalia a iluminacao que tens...e trata de comprares umas plantas de crescimento rapido....de resto boa sorte! Não é preciso muitas especies diferentes de plantas para se ter um aquario "composto" ...um conselho:aposta em 3 ou 4 e reproduz no teu aquario....mas com iluminação "decente"....e depois Co2.... e depois fertilizante :lol: .... e depois algas e depois....8):oops:

ja agora...tens aqui um artigo do membro parrudo acerca de plantados que convem ler

Um abraço

Coimbra

Publicado:

Brigado pelas vossa respostas... :lol:

Iluminação

Iluminação.JPG

Caracteristicas:

Marca: Aquapor

Modelo: AquaLight

2 x 18W

Este é o tipo de lampadas existentes no meu aquário será que posso adquirir umas melhores??

Quanto a pontência necessária para um aquário de 150L kual é???

Nelson Ferreira

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

"a anubia está a tapar a luz"

Após esta dica alterei o meu aquário para melhor iluminação de todas as plantas...

Fikando assim

Plantas3.JPG

Para os mais experiêntes e ke necessitem de mais zoom arranjei aqui uma foto para isso...

PlantasPromenor.JPG

Tirei também uma vista lateral pois fika engraçado o conjunto... :)

PlantasLado.JPG

Todas as dicas e sujestões são bem vindas :roll:

Kero continuar o meu aqua sem falhas nenhumas :)

Cumps, Nelson Ferreira

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

recomeçando...

começa por arrumar o aquecimento num canto...

arranja um papel de fundo para o aquario....(p.explo cartolina preta)

e amanha falamos do resto :)

Um abraço

Coimbra

Publicado:

Não sei se repararam mas a minha anubia está com umas manchas nas folhas :)

problemas.JPG

Não sei do que se trata... :roll:

Devo tirar estas duas flhas para não se propagar paa o resto da planta??? :)

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

So te digo começa a bobar mesmo CO2 pra essa cena senao a tua planta morre, pra nao falar k e bom teres uma fertilizaçao boa, no areao junto ( +- 3cm) da raíz. Senao as folhas vao acabar por morrer e consekuentemente o resto da planta. Digo isto por experiência propria pk no meu aqua de 60l euc meti uma anubiak tava num estado ate +- e pouco depois começou-me a morrer, digo-te isto pra n repetires o meu erro.

Se queres mesmo testar o teu aqua a 100%, eu aconselhava-te a comprares uma riccia fluitains e pores numa pedra. Põe mais duas anûbias do lado k tem menos plantas, a pedra ao meio (com a riccia) e logo depois a anubia do outro lado. Pões as outras plantas nos cantos do aqua e obeserva como elas proliferam.

Alem disto o ideal era arranjares um Biostarter ( como falaste em SERA o producto é o NITRIVEC ) e 24 h depoisde o administrares pores um peixe bastante resistente e o mais pacífico possivel, administrando o resto do producto como nas instruções.

Assim ganharas rapidamente bases para um bom aquario e começaras a desenvolver experiencia para futuras especies mais complicadas.

A unica coisa k tens de fazer asseguir e atentares bem aos parametros da agua, tentares manter a riccia saudavel, pois se esta apresentar maus sinais teras de rever todos os teus passos (parametros, quimicos k puseste...etc.) e descobrires o erro.

Fica bem e Boa Sorte. :)

PS kuanto as folhas eu acho k e um sinal de falta de CO2 pois n tens peixes para produzir CO2 e por isso a planta n consegue fazer uma fotossíntese decente.

Publicado:

Nao tires as folhas enkuanto estas n ficarem praticamente tranparentes, mesmo moles doutra maneira vai tratando delas o melhor k podes e vai obeservando o k acontece.

Publicado:

Eu pedra já tenho e a qualquer momento posso fazer injecção de CO2 basta preparar a mistura. Quant à planta posso ir adquiri-la daqui a pouco temo é qie não a encontre na loja que fercoento, mas é uma questão de ver.

A pedra antes referida:

pedra1.JPG

Resumindo:

* Praparo a mistura de CO2 e começo a injectar?

* Compro uma Riccia ( Riccia fluitans ) e coloco nakela pedra?

Tks pela ajuda, está a ser preciosa...

Cumps, Nelson Ferreira

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

Para que a riccia?.... Para além de ser complicada de encontrar nas lojas...é uma planta bastante exigente quer em termos de luz quer em CO2.

Essas manchas é carencia de nutrientes...procura e encontraras, a anubia nao precisa de CO2 nem de luz forte.

Quanto a iniciadores de ciclo é na minha opinião um produto para gastar dinheiro...podes por logo 1 ou 2 peixes resistentes, o pacifico nao percebo porque....

Já agora desde quando é que a riccia se tornou indicador de aquarios em condições?

Como me parece que a tua entrada de água que vem do filtro está a ser feita tipo "chuveiro" a agitação superficial é suficiente para teres CO2 para anubias e outras plantas menos exigentes. Se quiseres começara a fazer injecção de CO2 vais ter de mergulhar a saida do filtro de maneira a não fazer agitação superficial.

Atenção que a diminuição de agitação superficial recomendada com a injecção de CO2 num aquario pouco plantado...pode reduzir os niveis de oxigénio quer para peixes quer para bacterias do ciclo do azoto e portanto ter consequencias menos boas...acho que é um passo a dar sempre com cuidado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Pois eu percebo pouco de nutrientes kual o que devo comprar, que seja usual encontrar em qualquer loja? :lol: ?

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

Podes consultar por exemplo o topico inamovivel "doenças nas plantas" e depois fazer uma pesquisa por fertilizante e ler...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá, confesso que também não percebi a da Riccia.

Não vou dizer nada de novo, apenas vou subrescrever o que já foi dito, primeiro passo é mesmo mudares para uma iluminação decente. Não sei o que pretendes fazer em termos de plantas quais as especies que queres ter, mas pressupondo que já tens o flora depot, penso que queres ter um aquário com muita massa vegetal. Só nessa altura é que deves colocar o CO2. É que as plantas só vão consumir o CO2 se tiverem luz, que no teu caso tens pouca por isso chega o carbono que tens na água.

De resto a tal cartolina termo ao alto etc.

No teu caso preocuparia-me com a questão da luz, os nutrientes ainda é cedo para começares. Mas de qualquer forma os produtos da seachem ou kent são muito bons. Tens em combinado um adubo geral e em separado para uma carência pontual.

26675160.img.jpg

Publicado:

Estou a ver o que querem dier com a luz...

Após fazer a conta de 0.5w por litro reparei que o meu aquário com aproximadamente 150L precisa de 75W de luz e eu estou agora com 36W vou investigar como posso fazer o update às minhas luzes.

Uma dúvida:

Quanto tempo por dia devo ter as luzes ligadas? É que não estão sempre :lol:

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

pois é...fizeste as contas a o.5w/l....porque nao fizeste a 1w/l?...o valor indicado está provavelmente neste intervalo, mas mais proximo do 1w/l. E nao se está a falar em "pormenores".Em relacão ao que tens agora, passares para 75w significa provavelmente duplicares o que tens...para 1w/l quadruplicares (ou talvez até mais) ...portanto nao é um pormenor...

Riccia talvez tenha sido um "engano"...se calhar o user que falou nela queria referir-se a musgo de java :lol:...

10h de iluminacao...(qualquer coisa à volta desse numero...)

Repito o que disse acerca duma possivel carencia de nutrientes..o "defeito" deve ser "de origem"...

Um abraço

Coimbra

Publicado:

Mais um update ao meu aqua agora vou comprar uns nutrientes para as minha plantas, vamos o ke dá :oops:

Aqua4.JPG

Espero mais sugestões para manter as plantas saudáveis no meu aqua...

Tks,

Cumps Nelso Ferreira

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

Pronto, Pronto ja n mais ta cá kem falou! Ainda bem k a aki pessoal pra corrigir! É k isto é demasiada cerveja nesta cabeça é o k dá...

Sorry PaNcRoNi ! Apenas disse o k fiz com no meu aqua.

Publicado:

Aldera um conselho k te dou, faz como eu e espera um pouco antes de falar talvez aprendas mais alguma coisa.

Publicado:

Boas noites, um aparte ao tópico, peço que revejam a forma como escrevem. O uso de linguagem SMS vai contra as regras do fórum, obrigado.

Nelson Ferreira nesta fase convinha colocares mais plantas e sobretudo de crescimento rápido, por isso até podes esquecer por momentos as Anubia sp., para além e serem caras e crescerem devagar, não retiram da água os excessos de nutrientes. O meu conselho é para procurares as especies de Hygrophila ou em alternativa plantas que crescam bem rápido, a regra é quantas mais melhor. A questão da luz também não pode ser esquecida.

Outro promenor é o facto de teres poco areão, praticamente não tens inclinação o que no futuro pode vir a ser mesmo um problema quando tiveres mais plantas.

26675160.img.jpg

Publicado:
Sò  uma duvida , tens  o  Rizoma da anubia enterrado ?

Não sei o que queres dizer com Rizoma :roll:

Hygrophila ou em alternativa plantas que crescam bem rápido

Vou agora ver mais plantas...

Tks

Cumps, Nelson Ferreira

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

O ponto da anubia de onde saem as folhas , que é a zona mais grossa das plantas .

Não deve estar enterrado pois pode apodreçer e por outro lado travar o crescimento da planta .

eu tenho as minhas em cima de troncos o que lhes deu um boom em crescimento como podes ver no link abaixo : http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...?Album_ID=1199#

Publicado:

Mais uma alterações no meu Aqua, agora que tenho uma luz apropriada às plantas que tenho e futuras plantas que possa ter, um fundo preto para realçar mais as plantas e os peixes ( que ainda não estão ). Deviei também o meu termo para um canto.

Aqua5.JPG

Vou estudar o desenvolvimento das minha plantas na altura que começem a mostrar um crescimento acentuado parto para os peixe.

Cumps,

Nelson Ferreira

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

Após adquirir uma luz de luminosidde 15000k e alterar um pouco o local das plantas, começaram a crescer de uma forma extremamente rápida ;)

Plantas5.JPG

Alguem me sabe dizer o nome da planta que está à esquerda e as que estão logo a seguir é k não sei o nome ;)

Nelson Ferreira

673_1394.png