Recommended Posts

Publicado

Boas!

Estou a projecto os planos para um novo aquário.

Em princípio estamos inclinados para um aqua da marca SunSun com 270 litros.

Agora, e depois de ler vários faqs, fiquei com algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas:

1. Aquando da limpeza de um filtro devo limpa-lo com água corrente ou devo de usar água do aquário (isto para não perder algum material bacteriológico que possa conter)?

2. Numa TPA que cuidados devo ter, nomeadamente a nível de flutuações de pH e temperatura que o aquário possa sofrer?

3. Ainda sobre a TPA, convém verificar níveis de cloro / calcário que a água possa conter? Se sim, como é que posso fazer essa verificação?

4. Com que frequência devo de fazer os testes químicos (quer ao ínicio - 1º ciclo - quer nos restantes momentos)?

5. Quando for colocar a água pela 1ª vez no aquário (depois de já ter tudo fervido, material montado, etc) devo colocar logo as plantas, ou devo deixar o material funcionar inicialmente, e só depois colocar material vivo?

6. Sei que normalmente recomendam a colocação de 1 ou 2 peixes para se iniciar o ciclo do azoto. Tendo em conta a capacidade do aquário 2 peixes ainda são o ideal?

Penso que por agora é tudo... bigsmile

Qualquer dúvida adicional depois deixo aqui.

Cumprimentos.

Publicado: (editado)
1. Aquando da limpeza de um filtro devo limpa-lo com água corrente ou devo de usar água do aquário (isto para não perder algum material bacteriológico que possa conter)?

o filtro é onde se alojam as bacterias beneficas do aquario, nomeadamente no carvao activado, logo deves limpar, de leve, apenas com agua do aquario e nunca água da torneira. O cloro da água canalizada, mata as bacterias beneficas que criaste durante o ciclo. naqueles filtros da Tetra, basta limpar um carvao à vez e deixar o outro sujo. isto permite manter a colonia saudavel.

2. Numa TPA que cuidados devo ter, nomeadamente a nível de flutuações de pH e temperatura que o aquário possa sofrer?

deves ter atenção à temperatura, e a TPA deve ser no maximo 20% da água.

3. Ainda sobre a TPA, convém verificar níveis de cloro / calcário que a água possa conter? Se sim, como é que posso fazer essa verificação?

a agua antes de ser colocada no aquario deve ter sido tratada previamente com anti-cloro ou aquasafe, nunca coloques agua nao tratada no aquário, o cloro matará as bacterias beneficas e provoca problemas nos peixes.

4. Com que frequência devo de fazer os testes químicos (quer ao ínicio - 1º ciclo - quer nos restantes momentos)?

em momentos criticos, depois de colocares mais peixes, ou de achares que há um problema no aquario, ou quando quiseres

5. Quando for colocar a água pela 1ª vez no aquário (depois de já ter tudo fervido, material montado, etc) devo colocar logo as plantas, ou devo deixar o material funcionar inicialmente, e só depois colocar material vivo?

podes colocar plantas imediatamente, elas também participam o ciclo quer no inicio produção de amonia com as folhas mortas quer no final, como nutriente.

6. Sei que normalmente recomendam a colocação de 1 ou 2 peixes para se iniciar o ciclo do azoto. Tendo em conta a capacidade do aquário 2 peixes ainda são o ideal?

penso que o ideal para iniciar o ciclo, é colocar uns flocos de comida para que se decomponha e as bacterias possam começar a proliferar. depois basta por apenas um peixe. nunca devem ser colocados varios, as bacterias do aquario tem que se adaptar a cada novo habitante, logo um, dois ou tres peixes à vez.

Editado por Quo
Publicado:

Boas, depois de mais algumas consultas estou inclinado para um destes dois aquários:

Sun Sun HRC-1040B

Sun Sun HRX-1200

No entanto tenho algumas dúvidas relativamente ao equipamento:

1) O 1º aquário (de 185 litros) trás supostamente esta bomba. Não vejo é nenhuma referência a filtro. Será que já vem incorporado?

2) Ainda sobre a bomba, está escrito no site que tem uma capacidade de 900 litros/hora. Creio ser um bom número para a capacidade do aquário certo?

3) Na área da iluminação vi que vêm incluídas 3 lâmpadas (39W - T5). Serão suficientes para o aquário de 185L? E para o de 270L?

4) Por fim, o termostato. Não vem junto com o aquário pelo que tem de ser adquirido à parte. Segundo as minhas contas seria ideal um que rondasse uma potência de 200W. O que dizem?

Sei que muitos destes valores seriam mais correctamente julgados tendo em conta a fauna e flora, mas gostava já de saber as vossas opiniões.

Cumprimentos!

Publicado:

Olá. não conheço os aquários em questão, mas não tem filtros decantação? na tampa ou colados ao vidro traseiro.

No entanto tenho algumas dúvidas relativamente ao equipamento:

1) O 1º aquário (de 185 litros) trás supostamente esta bomba. Não vejo é nenhuma referência a filtro. Será que já vem incorporado?

2) Ainda sobre a bomba, está escrito no site que tem uma capacidade de 900 litros/hora. Creio ser um bom número para a capacidade do aquário certo? Será bomba de circulação ou a bomba do filtro interno? (como indiquei em cima?) temos que dar desconto aos 900 litros / hora pois é em óptimas condições, se a água tiver que passar por matérias filtrantes vai descer, Depois dependa da fauna que for colocada.

3) Na área da iluminação vi que vêm incluídas 3 lâmpadas (39W - T5). Serão suficientes para o aquário de 185L? E para o de 270L? Para a maioria das plantas para o de 185L (brutos, pq reais são menos uns 170L +/-) dá um rácio de 0.65 não é mau mas não chega para as plantas mais exigentes. Para o de 270L não creio que chegue.

4) Por fim, o termostato. Não vem junto com o aquário pelo que tem de ser adquirido à parte. Segundo as minhas contas seria ideal um que rondasse uma potência de 200W. O que dizem? Depende tb da temperatura ambiente que rodeie o aquário. mas sim 200w deve chegar.

Sei que muitos destes valores seriam mais correctamente julgados tendo em conta a fauna e flora, mas gostava já de saber as vossas opiniões.

Cumprimentos!

Publicado:
Olá. não conheço os aquários em questão, mas não tem filtros decantação? na tampa ou colados ao vidro traseiro.

Fui lá à loja e cheguei à conclusão que o filtro é embutido na tampa do aquário; ou seja ligava a bomba a qual era depois ligada ao filtro. Não gostei muito do sistema porque obriga a desligar tudo quando precisar de abrir a tampa. A qualidade de construcção também não me pareceu das melhores. Só é pena porque achava graça à curvatura que o vidro sofria nos cantos dianteiros.

Entretanto já visitei também outra loja (AquaMagia) que me pareceu bem mais competente em termos de variedade. Vi lá um aquário de 100x40x50 da AquaLight já com equipamento que gostei bastante. Talvez me incline mais para esse até porque já tem o equipamento todo e o pessoal da loja é bem mais prestável.

Depois dou notícias.

Cumps

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá, tenho andado ocupado por isso ainda não avancei muito com o projecto.

Tenho no entanto 2 dúvidas:

1) O que aquário que comprei (referido no post acima) não tem o vidro de baixo em contacto com o móvel. A estrutura do mesmo faz logo ai uma altura o que resulta no vidro de baixo um bocadinho levantando. O funcionário da loja disse que (depois de eu lhe perguntar) assim não era preciso ter qualquer material isolante, como esferovite ou assim. No entanto não fiquei muito confiante. Será que não é preciso mesmo colocar nada?

2) Em principio vou usar água da torneira porque depois de fazer uns testes pareceu-me boa: dureza aceitável e pH a 7.2 (que depois deve baixar um pouco com o tronco que vou colocar). Adquiri um produto para neutralizar na água qualquer componente nocivo como metais pesados ou o cloro. Queria só saber se agora quando encher o aquário é necessário fazer esse tratamento (tendo em conta que o aquário vai ficar a ciclar, sem peixes)?

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!