Urgente - Pedido de Ajuda - Aquário sempre muito sujo


Turtle

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Como já referi em tópicos anteriores sou novata no mundo da aquariofilia pelo que, não sei lidar bem com as dificuldades que me vão surgindo.

De momento, o maior problema que tenho é a constante sujidade da água e o aparecimento de algas nas plantas. Disso, já resultou a morte de um Octocinclus.

Mesmo fazendo TPA de água frequentes não consigo resolver esta situação.

A água aparenta estar cheia de pequenas particulas.

O areão acumula muita sujidade, cada vez mais.

Sinto-me frustrada e impotente!

 

Descrição do aquário :

 

Aquário montado desde : Agosto de 2009

A inclusão de mais peixes e plantas tem vindo a ser feita ao longo dos meses.

Por exemplo, os peixes de fundo estão no aquário há cerca de 3 semanas.

 

- Capacidade total : 35X22X28 = 19 Lts

- Capacidade usada : 17 lts

- Areão (http://pet4you.net/index.php/peixes/decoracao/areao/areao-para-aquario-10-kg.html)

- Aquecedor (Temperatura: cerca de 27ºC)

- Filtro Eheim Liberty 100

- Iluminação (lâmpada T5-8W-Aquarelle-10.000k)

- 3 Anúbia (diferentes espécies)

- Peixes :

- 1 Betta

- 2 Octocinclus affinis

- 1 Corydora albina

- 2 Corydoras

- 2 Cascudos Pittbull (Parotocinclus Jumbo)

 

Alimento os peixes 1 vez por dia com flocos e pastilhas de fundo.

 

Estou a pensar retirar tudo do aquário e voltar a monta-lo apenas com água e os peixes e talvez uma ou duas plantas artificiais com a quantidade minima de areão necessária para fixar as plantas.

É pior a "emenda que o soneto" ?

 

Agradeço, por favor, os vossos conselhos e sugestões.

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb me parecem peixes a mais, mas no entanto....

O aquario nao estara a apanhar alguma luz solar?

Nao estaras a dar muita comida?

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Concordo plenamente com o que foi dito.

Na minha opinião devias regular a quantidade de comida que estás a dar e mais importante do que isso, reduzir o número de peixes. Ou alternativamente arranjar um aquário maior.

Penso que a carga biológica que os teus peixes produzem é demasiado para o filtro que tens.

E tens que controlar os parâmetros da água com algum cuidado e regularidade, porque podes facilmente ter variações (estilo picos de amónia) que te acabem com os peixes todos...

 

espero não ter dito nenhum disparate, mas de certeza que outros virão ajudar-te.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb me parecem peixes a mais, mas no entanto....

O aquario nao estara a apanhar alguma luz solar?

Nao estaras a dar muita comida?

 

Está numa sala que tem bastante iluminação vinda do exterior (em dias de sol) mas que não incide directamente no aquário.

Quanto à alimentação, por dia coloco 2 pastilhas diferentes para os peixes de fundo e uma pequena quantidade de flocos, a qual rapidamente desaparece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá 17 litros não são nada para peixes, lamento.

 

O filtro é bom mas não faz milagres, deves dar menos comida e verificar se tens uma 'lã' branca no filtro, isso segura a sujeira mais fina e não a deixa voltar para a água.

 

 

anúbias não requerem muita luz, tenta coloca-las na zona mais escura do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario tem capacidade para 21,5 litros e não 19. De qualquer forma, esse aquario é extremamente insuficiente para os peixes que tens, aconteceu-me o mesmo problema, quando tinha um desse tamanho.

 

Para a maioria dos peixes o mais importante é o comprimento do aquario, logo deves procurar um novo aquario com as dimensões 60, 80, 100, 120, 150 ou 200 cm de comprimento. Quanto maior, mais peixes podes ter. é preciso ver o comprimento de cada peixe em estado adulto e o comprimento de cada peixe soma-se ao comprimento total de aquario, que é o limite máximo. Cada especie exige um tamanho minimo do aquario, para poder nadar...

 

Nesse aquario pequeno, o unico peixe que deves manter é o Betta. Todo o resto precisa de aquario maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com isso so mesmo para o betta, ou quem sabe apostar em invertebrados (cuidado que pode ser dificil ter a agua estavel e alguns sao bastante sensiveis!).

 

 

EDIT: O Quo ja se tinha adiantado! lol sorry! ;)

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo 21,5 brutos e reais? deve andar pelos 18/19 L.

brutos, total do paralelipipedo que ela possui. o real ela é que deve saber, depende do que pôs la dentro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas respostas.

 

Nas características do filtro diz é apropriado para aquários até 40 ou 60 lts.

O meu aqua tem um litragem muito inferior (cerca de 17/18 litros) mas, a verdade é que eu estou decepcionada com o filtro.

Não percebo nada disto mas, acho que não está a filtrar devidamente.

 

Quanto aos peixes por serem peixes de fundo e por me terem dito que não eram muito activos , pensei que seria uma equipa de limpeza interessante. Pelos vistos, pensei mal.

 

As plantas e o areão estão também a ser grandes responsavéis pela acumulação da sujidade.

 

Será muito mau, eu retirar tudo isso do aqua e deixar apenas água, os peixes e os equipamentos de aquecimento e filtragem e eventualmente alguma planta artificial?

 

Será pior a emenda que o soneto?

 

Estou muita confusa e já não sei o que fazer.

A verdade é que pensei que ter peixes era mais fácil do que é.

Tenho consciência que a dimensão do aqua dificulta muito e desequilibra mais facilmente o habitat mas, nunca pensei que fosse tanto.

Peço desculpa pelo desabafo e pela ignorância em termos de aquariofilia.

 

Obrigada a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas respostas.

 

Nas características do filtro diz é apropriado para aquários até 40 ou 60 lts.

O meu aqua tem um litragem muito inferior (cerca de 17/18 litros) mas, a verdade é que eu estou decepcionada com o filtro.

Não percebo nada disto mas, acho que não está a filtrar devidamente.

 

Quanto aos peixes por serem peixes de fundo e por me terem dito que não eram muito activos , pensei que seria uma equipa de limpeza interessante. Pelos vistos, pensei mal.

 

As plantas e o areão estão também a ser grandes responsavéis pela acumulação da sujidade.

 

Será muito mau, eu retirar tudo isso do aqua e deixar apenas água, os peixes e os equipamentos de aquecimento e filtragem e eventualmente alguma planta artificial?

 

Será pior a emenda que o soneto?

 

Estou muita confusa e já não sei o que fazer.

A verdade é que pensei que ter peixes era mais fácil do que é.

Tenho consciência que a dimensão do aqua dificulta muito e desequilibra mais facilmente o habitat mas, nunca pensei que fosse tanto.

Peço desculpa pelo desabafo e pela ignorância em termos de aquariofilia.

 

Obrigada a todos.

 

O areão tem uma função no aquario, deixa-o estar, é onde vivem bacterias e elas vao desfazer a sugeira da peixeirada, e é natural que os detritos se depositem no areão, para nao veres a sugeira, faz uma inclinação no areao, mais areao na parte trazeira e pouco à frente.

 

 

é facil manter peixes, mas num aquario pequeno não. Compra um maior, verás que é muito mais interessante que um mini-aquario. depois de perceber o básico, vais ver que é muito simples e gratificante. Um bom aquario, com belos peixes, plantas e tal ajuda a relaxar, especialmente se tiveres que fazer trabalhos cansativos numa secretária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Obrigada a todos pelas respostas.

 

Nas características do filtro diz é apropriado para aquários até 40 ou 60 lts.

O meu aqua tem um litragem muito inferior (cerca de 17/18 litros) mas, a verdade é que eu estou decepcionada com o filtro.

Não percebo nada disto mas, acho que não está a filtrar devidamente.

 

Quanto aos peixes por serem peixes de fundo e por me terem dito que não eram muito activos , pensei que seria uma equipa de limpeza interessante. Pelos vistos, pensei mal.

 

As plantas e o areão estão também a ser grandes responsavéis pela acumulação da sujidade.

 

Será muito mau, eu retirar tudo isso do aqua e deixar apenas água, os peixes e os equipamentos de aquecimento e filtragem e eventualmente alguma planta artificial?

 

Será pior a emenda que o soneto?

 

Estou muita confusa e já não sei o que fazer.

A verdade é que pensei que ter peixes era mais fácil do que é.

Tenho consciência que a dimensão do aqua dificulta muito e desequilibra mais facilmente o habitat mas, nunca pensei que fosse tanto.

Peço desculpa pelo desabafo e pela ignorância em termos de aquariofilia.

 

Obrigada a todos.

 

Boas! Calma Turtle, não é bem assim. É verdade que um aquario pequeno requer mais manutenção e têm um limite de peixes, mas não quer dizer que não possas obter bons resultados com um, simplesmente é mais dificil. Quando comecei na aquariofilia, foi de imediato nos plantados, e com um aquario semelhante ao teu, pelas dimensões até adivinho que seja um cocoon da Aquatic Nature. Vou te mostrar uma foto do meu, é antiga e hoje em dia, até está bem mais plantado, tem mais inertes e os peixes não se ressentem assim tanto.

 

P1010633.jpg

Neste aqua mantenho um casal de ramirezis, 5 corys hastatus, red cherrys(camaroes) e um otocinclus sp. (limpa vidros)

 

A experiência ajuda te a enfrentar quase todos os desafios. Repara tu tens muita luz para o aqua que tens e plantas que não requerem muita luz pois são de crescimento lento, e por isso, não te consomem muitos nutrientes. Assim, e bastante normal que tenhas problemas de algas. Tenta utilizar plantas, neste caso que tolerem aguas alcalinas (1), de rápido crescimento para te sugarem os nutrientes em excesso no aquário, plantas flutuantes ajudam bastante quando se monta o aquário, altura que estão presentes muitos nutrientes dentro de água principalmente se tiveres substracto fertil. (1) Lembra te que vives no algarve e o ph da agua aqui é muito alto, pois as aguas são mais duras, ricas em cal... Talvez possas ponderar sobre o co2, caseiro, ou não caseiro (pastilhas, liquido, botija) ajuda sempre ma melhoria dos parâmetros da agua, no crescimento e saúde das plantas e mais, ajuda imenso o combate das algas, pois aumenta o metabolismo das plantas que passam a absorver os nutrientes contidos na água mais avidamente.

 

 

De certeza que os sintomas do teu aqua deveram ter outro motivo que não o tamanho do aqua. Se precisares mesmo de ajuda contacta me por mp, e assim talvez conversando possamos resolver isso.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dica: os flocos sujam muito a água, experimenta granulado, é bem melhor..Lembra - te o que os peixes não comerem é deposito no areão e decomposisão dentro do aqua, isso vai originar um aumento nos fosfatos (macro nutriente), que por sua x origina algas. Por isso deves dar comida sempre certificando-te que os peixes comem tudo. Ou seja, sempre que deres comida, deita 1º pouca para eles sentirem a sua presença, e depois de eles comerem a 1ª pitada deitas outra pequena, e assim consecutivamente até eles terem a dose prevista. A velha técnica de deitar a comida toda duma vez e ir embora não funciona, cai tudo no areão e eles não comem toda, mesmo tu tendos corys.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca plantas que ajudem à limpeza. Nada de plantas de plastico... é um grande erro.

 

Cabombas são uma boa opção. Crescem muito e ajudam muito à limpeza da água.

Depois de estares em velocidade cruzeiro tiras/podas cabombas todas as semanas.

 

Podes também usar riccia que com bastante luz ajuda a limpar os nutrientes todos.

A riccia gosta de mais luz forte e directa... se tiver pouca luz fica com algas e fica feia.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião, só para a equipa de limpeza que tens, devias de arranjar um outro aqua com mais espaço para eles.

Hoje podem parecer-te pequenos, mas num espaço de 1 ano não vão estar assim tão pequenos.

Eu tenho um betta num aqua de 25l reais só para ele e um melanoide que me apareceu.

Ler acerca do crescimento que cada peixe atinge já é uma ajuda para perceber o tamanho do aqua que deves adquirir e como foi dito atrás muitas plantas.

Além disso, um aqua de maiores dimensões dá menos trabalho que um nano :eusathink: é só saber os princípios de aquariofilia e depois usufruir dele.

 

Não stresses e boa sorte :character0050:

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.