André19 Publicado Janeiro 4, 2010 Publicado Janeiro 4, 2010 Olá, ate tenho um pouco de vergonha de colocar esta qestao aqi ... Ora bem, fui agora medir o ph do meu aqua qe se manteve a 7 desde o inicio da montagem, mas hoje dps de uma baixa na fauna, decidi medir novamente, adicionei ha dias o co2 caseiro e o ph baixou para 6 Alguem sabe como aumentar ? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 4, 2010 Publicado: Janeiro 4, 2010 Pq vergonha? Acho que vergonha era não saberes o que fazer e não procurares a informação. É claro que se fosses pesquisar um bocadinho já tinhas descoberto formas de o fazer. Acho que primeiro deves medir o teu kh e gh. O Kh tem uma grande relação com o pH, pois permite ou não que este seja estável. subir pH tens coral, areia/areão de coral, pedras calcárias e buffers (químicos). Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
André19 Publicado: Janeiro 4, 2010 Autor Publicado: Janeiro 4, 2010 Nao tenho medidor de kh, so ph e gh, sendo qe o ultimo ja nao me lembro como se usa ... e esta porcaria nao traz aqeles coisinhos a explicar, nem na caixa ... Citar
SIXO Publicado: Janeiro 6, 2010 Publicado: Janeiro 6, 2010 Nao tenho medidor de kh, so ph e gh, sendo qe o ultimo ja nao me lembro como se usa ... e esta porcaria nao traz aqeles coisinhos a explicar, nem na caixa ... se o ph baixou devido a teres injectado co2 daqui a ums dias (se desligares o co2) ele volta ao normal PH 7 Citar
Zélito Publicado: Janeiro 7, 2010 Publicado: Janeiro 7, 2010 boas rapaz. tal como ja te disseram, se suspenderes o CO2 e volta ao normal com as TPAs. podes sempre fazer um soluçao de CO2 caseira menos potente (menos fermento e menos bicarbonato de sodio) e colocares o difusor de CO2 mais junto a superficie. assim o co2 tem menos tempo de dissolver logo baixa menos o pH. cuidado com as rochas calcarias. verdade que aumenta o pH mas o calcario e prejudicial aos peixes. ja tive conchase um coral calcario, negligentemente, no meu aqua e dava mau resultado. boa sorte com isso Citar
André19 Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Publicado: Janeiro 7, 2010 Obrigado a todos ... Reduzi o co2 diário ... Chego a casa por voltas das 17h30min e é quando ligo ... E fica até às 23h ... O qe acham ? Citar
AGA Publicado: Janeiro 7, 2010 Publicado: Janeiro 7, 2010 Obrigado a todos ...Reduzi o co2 diário ... Chego a casa por voltas das 17h30min e é quando ligo ... E fica até às 23h ... O qe acham ? Acho que deves dar menos do que estavas a dar, mas dar sempre que as plantas necessitem. Eu não sei exactamente qual é o teu sistema, mas em sistemas em que não há controle através de válvula, podemos subir um pouco o "difusor" que já temos menos CO2 a dissolver. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Zélito Publicado: Janeiro 7, 2010 Publicado: Janeiro 7, 2010 eu tenho sempre o meu CO2 caseiro "ligado" a emitir um pequeno fio de pequenas bolhinhas (isto num aqua de 100l brutos) nao sei como e a tua emissao de CO2 mas o melhor mesmo e reduzi la. mesmo que faças por horarios sujeitas te a que, quando ligas o CO2, o pH tenha tendencia a baixar nestes periodos. e tu sabes que variaçoes de pH podem ser problematicas. nao sei se tens flauta no teu filtro. eu tenho, e tenho a fazer em cascata, assim aumenta mais as trocas gasosas entre as superficies. caso tenhas aconcelho te a fazer o mesmo. assim o CO2 teria um pouco menos impacto no meu aqua comecei o CO2 a 2 semanas e o pH nao tem variado nada. posso tambem estar a por menos CO2 do que deveria (isto tendo em conta que nao tenho teste para medir o CO2, mesmo sabendo que o deveria ter, mas a vida ta cara...) mas e preferivel assim do que a mais. Citar
André19 Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Publicado: Janeiro 7, 2010 O sistema é do mais caseiro possivel ... Garrafinha, tubo e pedra difusora ... Talvez meta a pedra pra mais proximo da superficie, tal como aconselham Citar
André19 Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Publicado: Janeiro 7, 2010 eu tenho sempre o meu CO2 caseiro "ligado" a emitir um pequeno fio de pequenas bolhinhas (isto num aqua de 100l brutos)nao sei como e a tua emissao de CO2 mas o melhor mesmo e reduzi la. mesmo que faças por horarios sujeitas te a que, quando ligas o CO2, o pH tenha tendencia a baixar nestes periodos. e tu sabes que variaçoes de pH podem ser problematicas. nao sei se tens flauta no teu filtro. eu tenho, e tenho a fazer em cascata, assim aumenta mais as trocas gasosas entre as superficies. caso tenhas aconcelho te a fazer o mesmo. assim o CO2 teria um pouco menos impacto no meu aqua comecei o CO2 a 2 semanas e o pH nao tem variado nada. posso tambem estar a por menos CO2 do que deveria (isto tendo em conta que nao tenho teste para medir o CO2, mesmo sabendo que o deveria ter, mas a vida ta cara...) mas e preferivel assim do que a mais. Obrigado Zélito, de facto posso por tambem a flauta do filtro para fora ... Apesar de ter dois aquas, o em causa é o nano, pouco mais de 16L ... Citar
Quo Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 atenção que as variações de PH são prejudiciais aos peixes, mais do que não estar no "PH ideal" Citar
Recommended Posts