Recommended Posts

Publicado

Aqui está um tema que pode gerar alguma polémica!

Ao contrário do que muitos possam pensar, a utilização de kalkwasser não tem um benefício universal. Aliás, poderá ser bastante benéfico para determinados aquários e bastante prejudicial para outros. Não me refiro à forma de realização da mistura do hidróxido, concentração ou mesmo à forma como é feita a dosagem. Parto do princípio de que quem está a ler este tópico sabe fazer kalk e dosar correctamente.

O problema tem mesmo a ver com a inaptidão de um aquário em lidar com a kalkwasser!

Confusos? Já a discordar? Calma!

O motivo do desaconselhamento total de adição de kalk a um aquário passa pelos valores do seu pH. Como devem saber, o pH da kalk saturada ronda os 12 e tem a particularidade de elevar o pH de um aquário de forma muito eficaz e mais ou menos prolongada.

Num aquário que cronicamente tem valores de pH altos, atingindo 8,4 ou superiores (mesmo sem utilização de kalk), a kalk torna-se prejudicial, já que não só vai colocar em perigo os seres vivos do aquário, devido ao elevado pH, como também irá provocar constantes precipitações de carbonato de cálcio, por entrar em conflito com os iões de cálcio e com a alcalinidade.

Cheguei a estas conclusões da pior maneira (apesar de não perder seres vivos). Não é que não soubesse já estes factos... apenas nunca os levei muito a sério. O meu aquário tem atingido um pH 8,5 durante o dia (sem adição de kalk). Quando adicionava kalk estava a precipitar carbonato de cálcio e a matar a alga coralina.

Se o vosso aquário não baixa de valores de pH de 8,25 (sem adição de kalk), é preferível não usá-la mesmo.

O que tenho notado é que a partir de um pH de 8,4 já ocorrem precipitações indesejadas e não se consegue elevar (nem manter) o cálcio e a alcalinidade.

Motivos para um pH tão alto num aquário ao qual não está a ser adicionada kalk? Aí está uma boa pergunta! Podem dizer-me que há falta de entrada de CO2? A vossa lógica estaria correcta mas no meu aquário não me parece, pois estou a descarregar 2 bolhas por segundo de CO2 no reactor de cálcio. Estou a pôr água gaseificada durante o dia para manter o pH nos 8,3 e às vezes também vinagre (apenas ácidos orgânicos que se convertem rapidamente em CO2 para não consumirem a alcalinidade).

Palpite pessoal e já agora fica o aviso: durante algumas semanas usei e abusei de um aditivo de 2 partes para elevação do cálcio e alcalinidade. Descobri, por experiência, que a parte de alcalinidade também eleva o pH no curto, médio e longo prazo, pois um dos buffers que faz parte da composição desse produto é carbonato de sódio. Estarei agora a sofrer as consequências? Vou fazer umas mudas de água e logo verei se resolvo o problema.

Quem tenha problemas de pH elevado, além de não utilizar kalk, também não deve utilizar qualquer aditivo de alcalinidade à base de carbonato de sódio. É preferível o bicarbonato de sódio que é igualmente eficaz na elevação da alcalinidade e não tem qualquer efeito no pH do aquário (apenas estabilizando-o).

Depois coloco aqui as minhas conclusões.

Abraços a todos,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Está certo! Faz todo o sentido realmente, mas tu também tens reactor de calcio, para que queres o kalk? :twisted::evil:

Eu vejo o kalk como uma das soluções possíveis para manter calcio e kh, não como mais uma. Se pudesse ter um reactor, deixava o kalk de lado.

Não será que estás a colocar calcio e "kh" a mais com os 2 sistemas? Ainda com mais um terceiro dos aditivos de 2 partes?

3 sistemas de reposição de calcio e kh, não serão demais?

Eu tenho colocado BS no meu aquário para subir um pouco o KH, resultado, como seria de esperar, o que tudo estava bem, deixou de estar. Ou mais ou menos isso... Os duros melhoraram e os moles pioraram :(

Tenho vindo a controlar os 2 valores para ver se os elevo um pouco... :evil:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Mais um excelente tópico, João.

Também me parece que o uso simultâneo de 3 correctores (kalk +reactor cálcio + aditivos de 2 partes) será excessivo como regra, ainda que admita que o João só os tenha usado em simultaneo para corrigir, pontualmente, algum valor que não estava bem.

Tenho lido que o reactor de cálcio complementa o efeito da Kalk, mas não a substitui totalmente, ainda que isto não seja consensual.

Mas, a meu ver, a questão maior, prende-se com a criação de necessidades. Penso que a constante adição de elementos ao aquário vai criar uma habituação difícil de satisfazer.

Haverá, naturalmente, mínimos a satisfazer, mas o uso excessivo de "elementos de controle", conduz a maiores exigências, necessidade de maiores adições e, quando não satisfeitos, a descontrole. É a velha questão da viciação do aquário, já muito debatida em especial quanto à kalkwasser.

A ponderação é difíci: atingido o equilíbrio, como manter ?

Será que o reactor de cálcio sozinho não chega ? ou só kalk ? ou só aditivos de 2 partes ? E em que medida ? E com a introdução de um novo "consumidor", como determinar o ajuste ?

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

E estávamos nós tão sossegadinhos a pensar que a Kalk era só benefícios quando este rapaz nos lança esta bomba. :lol: Aliás muito pertinente.

Mas três sistemas de controlo (reactor + Kalk + aditivos) não será demais? Qualquer dia ainda importaremos água das Caraíbas. 8)

Estou curioso de ler as conclusões do João Cotter.

Abraços

GPG

Publicado:

João, de facto o uso de kalk pode ser prejudicial mas em aquários com valores "crónicos" de pH muito altos. O problema é que essa ocorrência não é normal e como tu desconfias e bem, deve ser causada por algum factor externo, no teu caso o uso de aditivos de duas partes que por acaso também uso mas sem kalk, de momento. Vou voltar ao kalk para ver se também noto essa incompatibilidade.

Se o vosso aquário não baixa de valores de pH de 8,25 (sem adição de kalk), é preferível não usá-la mesmo.  

O que tenho notado é que a partir de um pH de 8,4 já ocorrem precipitações indesejadas e não se consegue elevar (nem manter) o cálcio e a alcalinidade

Aqui surgem-me algumas dúvidas porque "não acredito" que um aquário não consiga baixar de valores de pH de 8.25 naturalmente. Provavelmente estavas a usar doses demasiado elevadas de aditivo de duas partes que não te permitiam baixar o pH. Esses aditivos devem ser usados sozinhos (como uso agora) ou então para quem usa kalk e que por ter muito consumo de calcio e kh não consegue mantêr os valores em niveis aceitaveis, deve usar os aditivos de duas partes "de vez em quando" para mantêr os níveis de cálcio e kh.

Os aditivos de duas partes mantém por si só os valores de pH a níveis normais, se ainda adicionas kalk regularmente, é natural que o pH suba ainda mais que os valores mantidos normalmente por esses aditivos e ocorra precipitação do carbonatos.

Em realção ao CO2, se o injectares directamente no aquário vais ver que o pH baixa. No reactor vai acidificar o substrato que lá está e se o reactor for bom, que sei que é, o CO2 vai ser consumido lá, por isso nunca te vai fazer baixar o pH no aquário até porque, um reactor que o faça não está a trabalhar nas melhores ocndições, ou não está bem afinado, etc.

Acho que o melhor remédio na tua situação é corrigir os valores de calcio e kh com o reactor de cálcio bem afinado e só depois voltar a repôr a água que se evapora com kalk.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá aos meretíssimos colegas interessados no tema 8) !

Então aqui vão os meus comentários personalizados.

mas tu também tens reactor de calcio, para que queres o kalk?

Hugo, com a utilização de um reactor de cálcio, é muitas vezes aconselhável a dosagem de kalk, não para adicionar mais cálcio e alcalinidade ao sistema, mas sim para manter o pH, já que a tendência vulgar é para os reactores de cálcio baixarem um pouco o pH dos aquários. No meu sistema, pelos vistos isto não se tem passado, por isso, fora com a kalk! :D

Se pudesse ter um reactor, deixava o kalk de lado.

Não antes de saberes qual o pH a que funcionaria o teu sistema :oops:

Não será que estás a colocar calcio e "kh" a mais com os 2 sistemas? Ainda com mais um terceiro dos aditivos de 2 partes?

Só estaria a colocar demais se estivesse estes valores altos, o que não é o caso. O objectivo do aditivo de 2 partes era só elevar até aos valores que eu pretendia, mas o pH não deixou! De qualquer modo já não estou a pôr estes aditivos há cerca de 2 semanas.

3 sistemas de reposição de calcio e kh, não serão demais?

Desde que não entrem em conflito (como aconteceu) não creio! Como já disse, o aditivo de 2 partes era só para elevar, já que doutra forma seria impossível.

Eu tenho colocado BS no meu aquário para subir um pouco o KH, resultado, como seria de esperar, o que tudo estava bem, deixou de estar. Ou mais ou menos isso... Os duros melhoraram e os moles pioraram

Isso é estranho! Não adicionaste demasiado depressa? Tens a certeza que se tratava mesmo de bicarbonato de sódio?

Tenho vindo a controlar os 2 valores para ver se os elevo um pouco..
.

Fazes bem! :? Aqui vai uma ajuda: http://home.comcast.net/~jdieck1/chem_calc3.html

Também me parece que o uso simultâneo de 3 correctores (kalk +reactor cálcio + aditivos de 2 partes) será excessivo como regra, ainda que admita que o João só os tenha usado em simultaneo para corrigir, pontualmente, algum valor que não estava bem.

Estás certo, João.

Mas, a meu ver, a questão maior, prende-se com a criação de necessidades. Penso que a constante adição de elementos ao aquário vai criar uma habituação difícil de satisfazer.  

Haverá, naturalmente, mínimos a satisfazer, mas o uso excessivo de "elementos de controle", conduz a maiores exigências, necessidade de maiores adições e, quando não satisfeitos, a descontrole. É a velha questão da viciação do aquário, já muito debatida em especial quanto à kalkwasser.

Esta questão já foi de facto debatida e já manifestei o meu desacordo. Na minha opinião a razão dessa viciação é perfeitamente natural e saudável num aquário: o crescimento dos seres dependentes da calcificação! Outros motivos não conheço nem nunca me apercebi de tal!

Será que o reactor de cálcio sozinho não chega ? ou só kalk ? ou só aditivos de 2 partes ? E em que medida ? E com a introdução de um novo "consumidor", como determinar o ajuste ?

O equilíbrio, ou seja, a manutenção estável dos valores pretendidos terá que ser feito à custa de testes diários (ou quase diários) e ajuste nas dosagens. O reactor de cálcio pode não chegar se for subdimensionado ou se provocar um decréscimo do pH. A kalk pode não ser suficiente porque pode não introduzir cálcio e alcalinidade suficiente para o consumo dos seres ou pode mesmo levar o pH para valores proibitivos. Depende do sistema e dos testes que se vão fazendo. Os aditivos de 2 partes são muitas vezes caríssimos para efeitos de uso diário e, como já referi, os mais comuns no nosso país elevam o pH do aquário (por causa do carbonato de sódio), o que não é aconselhável para quem tenha problemas de pH elevado.

Vou voltar ao kalk para ver se também noto essa incompatibilidade.

Alexandre, tem cuidado. Mede o pH do aquário primeiro. Picos acima dos 8,4 já vão provocar precipitação de carbonato de cálcio por cada vez que adicionas os produtos.

Aqui surgem-me algumas dúvidas porque "não acredito" que um aquário não consiga baixar de valores de pH de 8.25 naturalmente.

Também eu pensava. Mas agora...

Provavelmente estavas a usar doses demasiado elevadas de aditivo de duas partes que não te permitiam baixar o pH.

Usava cada vez doses mais altas, já que não estava a ter resultados. Depois reparei que aquilo que punha ficava por cima da RV tipo neve. Fui medir o pH e voilá! Parei imediatamente a kalk e esperava que o pH baixasse para valores normais. Já lá vão cerca de 3 semanas. Com esta brincadeira da precipitação o cálcio e a alcalinidade baixaram. Por isso toca a pôr mais aditivo de 2 partes (desta vez nada de kalk). A precipitação voltou! :lol: Alguma conversa com o Randy Holmes-Farley e acabei por deixar os aditivos de 2 partes de lado há 2 semanas.

Neste momento estou a optar por meios mais seguros. A alcalinidade através de bicarbonato de sódio puro e sempre controlando o pH, tentando não deixá-lo chegar a 8,4 durante o dia. A coralina está a voltar e, para já, nada de precipitações.

Em realção ao CO2, se o injectares directamente no aquário vais ver que o pH baixa. No reactor vai acidificar o substrato que lá está e se o reactor for bom, que sei que é, o CO2 vai ser consumido lá, por isso nunca te vai fazer baixar o pH no aquário até porque, um reactor que o faça não está a trabalhar nas melhores ocndições, ou não está bem afinado, etc.

Pois mas eu estava a contar que uma sobredosagem de CO2 no reactor gerasse alguma libertação de CO2 no aquário.

Acho que o melhor remédio na tua situação é corrigir os valores de calcio e kh com o reactor de cálcio bem afinado e só depois voltar a repôr a água que se evapora com kalk.

Certo! A kalk só se o pH se mantiver em valores mais normais. 8)

Para já continuo a lutar para o pH não subir muito durante o dia, senão lá vem mais neve!

Talvez as TPA's diluam algum carbonato de sódio residual e resolvam o problema.

Abraços

João Cotter

Publicado:
Isso é estranho! Não adicionaste demasiado depressa? Tens a certeza que se tratava mesmo de bicarbonato de sódio?
Tenho colocado uma colher por dia +/-. Sim é mesmo BS :lol:

É por estas e outras que eu prefiro não andar a mecher nestes valores e deixá-los "por sí só". Sempre que tento alterar os valores artificialmente (excepto com a adição de Kalk), um ou outro coral, recente-se. Embora desta feita tenham sido os moles a ficarem pior e os duros melhor, talvês pelo aumento da alcalinidade, presumo eu... 8)

Vou continuar a tentar ainda assim, até ter o reactor de calcio...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá,

Realmente é um tema interessante e realmente cada vez mais acho que o meu antigo aquário era uma obra do acaso!

A verdade é que o pH durante o dia nunca ultrapassou os 8,3 e à noite nunca baixou dos 8,1. A adição de kalk inicialmente foi feita todos dias com a água de reposição e ao fim de 1 ano com os valores já completamente equilibrados deixei um pouco essa prática, até que nos últimos tempos limitava-me a despejar água de osmose com kalk de vez em quando para a sump.

O meu valor de cálcio depois de valorse perto dos 500 e Kh a cerca de 8/9, baixou para os 400/420 e o Kh desceu para os 7. O aquário manteve estes valores particamente constantes durante 2 anos...

Os únicos aditivos que adicionei durante este período, além da kalk (despejada para o aquário como disse atrás sem nenhum critério temporal) foi o Liquid Reactor da Kent e um buffer para o pH em pastilhas que muito sinceramente não me recordo do nome. :lol:8)

Deixo-Vos estas considerações para futuros comentários. Gostaria no entanto de referir aos mais inexperientes que deitar água saturada em hidróxido de cálcio como eu fazia para o aquário pode resultar em desgraças e por isso a adição deve ser feita em sistema de pinga-pinga ou com um osmoregulador.

Abraços,

Diogo

Publicado:
Alexandre, tem cuidado. Mede o pH do aquário primeiro
O meu pH é monitorizado 24h/dia por isso qualquer problema que surja reflecte-se no valor apresentado pelo mostrador permitindo-me corrigir a situação rapidamente.

Fui medir o pH e voilá!

Voilá digo eu, :lol: não me leves a mal João mas um dos problemas está aqui. Não convém misturar aditivos de duas partes com kalk mais um reactor de cálcio sem avaliar permanentemente o impacto no pH. É por isso que acho que nunca tive grandes problemas neste aspecto pois desde qeu me lembro que uso um monitor de pH.

No meu aquário de 200L, 4 tampas techCB parte B fazem subir o pH 0.2 em minutos. Se o pH estiver a 8.4 por exemplo nunca adiciono o aditivo nessa hora. Tento sempre fazê-lo antes das luzes se acenderem altura em que o CO2 dissolvido é maior.

Se ainda por cima adicionasse kalk a essa hora é muito provável que me acontecesse o mesmo que a ti.

Já tive problemas de pH alto só pela adição de kalk quando tinha o escumador desligado. Estranho não é? O segredo é a quantidade de CO2 disponível no aquário que no meu caso aumenta com o escumador ligado, pois o ar puxado pelo escumador é no meu caso rico em CO2. Isto é facilmente observável através do monitor de pH. Se ligo o escumador o pH desce, se desligo sobe, a não ser que abra uma janela durante umas horas e nesse caso com o escumador ligado o pH sobe. Já fiz esta experiência algumas vezes e sempre deu o mesmo resultado.

No teu caso o problema foi mesmo a adição de techCB com o pH alto demais. Se adicionasses a uma hora que o pH estivesse baixo acredito que não tivesses problema em mantêr os parâmetros a níveis correctos.

Acabaste por ficar com um kh muito baixo e daí o pH subir tanto.

Para já continuo a lutar para o pH não subir muito durante o dia, senão lá vem mais neve!

Podes ser mais explicito?

No teu caso como já disse atrás, tratava de meter o reactor de cálcio a funcionar a 100% e depois dos valores estabilizados, continuava a repôr a evaporação com kalk mas sempre controlando com um monitor de pH.

Se quiseres aumentar o kh e o cálcio de uma forma seguríssima, arranja um monitor de pH, aumenta a evaporação o mais que possas, injecta CO2 no escumador (o mais que possas também) e introduz kalk também o mais que possas. Tens que estar por perto do aquário para controlares manualmente a introdução de kalk e equilibrares com o CO2. Não faças deixes os valores de pH variar muito quado estiveres a fazer isto. Se por exemplo começares com pH 8, tenta manter este valor até ao fim do processo abrindo mais a torneira do kalk quando ele baixa e vice-versa quando sobe.

Este método é seguro se tiveres paciência para perder umas horas e resulta porque já experimentei.

Boa sorte.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Os únicos aditivos que adicionei durante este período, além da kalk (despejada para o aquário como disse atrás sem nenhum critério temporal) foi o Liquid Reactor da Kent e um buffer para o pH em pastilhas que muito sinceramente não me recordo do nome.
Não querendo menosprezar a marca que é muito boa, mas o Liquid Reactor pouca utilidade tem :)
não me leves a mal João mas um dos problemas está aqui.

Impossível levar a mal! :roll: Sim, tenho consciência que o problema começou por não estar de olho no pH.

No meu aquário de 200L, 4 tampas techCB parte B fazem subir o pH 0.2 em minutos.
Infelizmente o Tech CB tem esse problema (felizmente para quem tem pH baixo). Tirando esse e o C-Balance não conheço outro comercializado em Portugal que não tenha carbonato de sódio. O único que conheço é apenas comercializado nos States.
Já tive problemas de pH alto só pela adição de kalk quando tinha o escumador desligado. Estranho não é? O segredo é a quantidade de CO2 disponível no aquário que no meu caso aumenta com o escumador ligado, pois o ar puxado pelo escumador é no meu caso rico em CO2.

Pois, é a concentração de CO2 na sala. Não se riam mas tenho também mantido sempre as janelas da sala fechadas por causa disto :) .

Podes ser mais explicito?
O que tenho observado é que se deixo o pH subir acima dos 8,4, lá ocorre novamente precipitação de carbonato de cálcio e fico com as rochas cobertas de um pó branco. De modo que de vez em quando tenho que meter água com gás ou vinagre no aquário, o que tem mantido o aquário nos 8,3, 8,4 no máximo.
Se quiseres aumentar o kh e o cálcio de uma forma seguríssima, arranja um monitor de pH

O problema é que um bichinho desses não estava previsto no orçamento para este ano :roll:

Tenho andado permanentemente a medir com uma daquelas canetas electrónicas.

Obrigado. Vou dando notícias.

João Cotter

Publicado:

Olá,

Erradamente não costumo prestar muita atenção aos valores de Ca e Kh no meu aquário, observo antes o desenvolvimento dos corais duros e moles e também a expansão da alga coralina. No entanto também me parece excessivo recorrer simultaneamente a 3 métodos diferentes para atingir um mesmo objectivo. Já utilizei separadamente os 3 métodos aqui referidos em vários aquários e com ambos obtive bons resultados = crescimento de corais e alga coralina. Recomendo a utilização de um monitor de pH ligado 24h por dia e para quem tem reactor de Ca um controlador de pH para a manutenção de um pH=6,5 no interior do reactor. O método mais barato e eficaz é sem dúvida o reactor de kalkwasser ligado a um osmorregulador.

Conforme o João referiu por vezes o kalkwasser pode ser nocivo para o aquário provocando distúrbios nos valores de pH. Tive conhecimento de um caso em que num aquário de recife de 1,5m equilibrado e com um crescimento espantoso de corais duros e moles o reactor de kalkwasser teve que ser desligado porque estava a fazer variar os valores de pH. Ficou somente o reactor de cálcio a funcionar tendo a variação de pH estabilizado. Contudo no meu aquário de recife de 1m (3 anos de idade) onde tenho o reactor de Ca a funcionar (com controlador de pH) parece-me que vou ter que acoplar ao osmorregulador um reactor de kalkwasser para me aumentar ainda mais a concentração de Ca e alcalinidade. Digo isto porque embora os corais duros e a tridacna estejam a crescer a um bom ritmo não noto um grande desenvolvimento da alga coralina. Amanhã se tiver tempo e paciência vou fazer o teste do Ca e Kh para verificar os valores.

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Falaste-me neste problema no outro dia de passagem e na altura dei-te o mesmo conselho do Alexandre:

Isto para resolver o problema mais rapidamente e equilibrando o pH parece-me de facto a melhor solução.

Porque de facto, como comentámos, o teu excelente escumador sobredimensionado poderá contribuir para uma fuga rápida do CO2 do aquário através de um super- arejamento .

Um abraço

Rui

Publicado:

João, espero que tenhas resolvido ou estejas em vias de resolver o teu dilema com o cálcio e o kh.

Quero partilhar os resultados da experiência que fiz no meu aquário ontem e hoje.

Tenho andado a usar tech CB da kent que me tem mantido, embora com doses muito superiores ao recomendado, o KH a 8 nos últimos tempos. O cálcio não meço.

Não tenho usado kalk nem qualquer aditivo. Ontem e hoje repús toda a água de evaporação com kalk (1.5L) e cortei o tech CB para um terço da dose que andava a pôr.

Juntei o kalk em minutos (15 no máx) com uma mangueira fininha sempre a correr sem pingar e controlei o pH injectando CO2 na entrada de ar do escumador. Controlava a subida do pH provocada pela rápida adição do kalk com a torneira da botija do CO2, tentando mantêr o valor mais ou menos constante. Tive alguma precipitação de carbonatos a qual atribúo à introdução do kalk sem o CO2 estar a ser injectado há algum tempo. O efeito do CO2 não é imediato por isso convém começar primeiro com o CO2 e só quando se começa a notar o pH a descer, adiccionar kalk. Fiz ao contrário :D .

A precipitação não durou muito tempo e hoje à noite, muitas horas depois de ter introduzido o kalk, tinha o kh a 10-11!!!

Vou continuar com a experiencia mais uns dias mas adicionando na mesma o tech cb em doses menores. De acordo com os valores de KH que irei obter, vou tirando ou colocando mais tech cb para ver até onde o sistema vai.

Depois vou dando notícias.

Não façam isto sem um monitor de pH bem calibrado de medição constante!!!! Isto é muito importante!

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Porque de facto, como comentámos, o teu excelente escumador sobredimensionado poderá contribuir para uma fuga rápida do CO2 do aquário através de um super- arejamento .
Olá Rui, sim, comentámos esta possibilidade. Posteriormente coloquei esta hipótese ao Randy Holmes-Farley que me disse que não acreditava muito nesta hipótese, já que o escumador acaba por adicionar muito CO2 atmosférico ao longo do dia.
João, espero que tenhas resolvido ou estejas em vias de resolver o teu dilema com o cálcio e o kh

Olá Alexandre. Ainda não resolvi mas agora os motivos são outros. :)

Pela tua descrição, vejo que o teu método resulta de facto.

Fiz uma mudança de água e também devido à quantidade de ácido que fui adicionando o pH acabou por cair estabilizando por volta dos 8,0. Pois, agora desceu demais e voltei à kalkwasser (ainda nada de outros aditivos, só os 2 reactores: kalk e CaCO3/CO2).

O cálcio está a 400 e a dureza a 8ºdKH. Vou ainda fazer mais uma mudança de água para retomar valores mais normais de pH.

Agora o que é mais estranho: continua a ocorrer precipitação de carbonato. É como se a kalk que entra no sistema precipitasse de imediato! :) Continuo a ficar com as rochas cobertas de branco e a coralina não desenvolve! Confio no medidor de pH pois está calibradíssimo e tenho efectuado medições constantemente. O máximo que o pH tem atingido é 8,10.

João Cotter

Publicado:

bom dia.vou dar a minha opniao em relacao a essa precipitacao de calcio.

por mim eu desligava todos os reactores por uns 10 dias e nao dosava kalk por 10 dias tb.o ke se passa é ke tas a dosar muito kalk e muito calcio pelos outros reactores e tá tudo a precepitar danto valores baixos nos testes.e depois tu como ves os valores baixos botas ainda mais kalk.Para com essa dosagem e deixa a agua estabilizar por si propria mesmo havendo um desvio de ph.essa baixa de ph é a propria natureza que o faz pois como há muitos carbonatos nao dissolvidos "Precepitados"na agua o ph baixa para permitir a sua mais facil dissolucao na agua.deixa a natureza resolver esse problema :shock:

Publicado:

LOL ;);) :D :D Parece uma logica infantil ou inexperiente nao é........... mas faz isso a ver se nao te livras disso.eu ja passei por isso e resolvi assim.