Recommended Posts

Publicado (editado)

iniciei este projecto de água salgada há uns dias com água da torneira e sal próprio para reef e hoje pude medir pela 1ª vez o KH

o valor que obti foi: ºdKH = 11 e ppm KH 196.9

ajudem-me lá a interpretar isso, tendo em conta que os outros valores são:

o pH está entre os 8.5 e os 9, com o teste que usei não consigo ter a certeza

temperatura 25ºC

densidade 1.025

uma rocha viva que meti no aquário está a ficar branca... parce-me que há aqui qq coisa de errado

apareceram tb uns fios brancos tipo algoão (2 ou 3)...grave?

Editado por placas
0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Publicado:

Olá,

kH alto com pH acima de 8.4 normalmente são boas condições para teres carbonato de cálcio precipitado, precipitado esse que tem maior afinidade por fontes de calor ( bombas, termostatos) mas que também pode ocorrer ao nível do substracto ou da rocha.

Escusado será dizer que usar água da torneira é altamente desaconselhado exactamente por estas e outras situações.

Investir numa unidade de osmose é a melhor solução.

Em relação à aparecimento dos " fios de algodão", o pior que pode acontecer é tratarem-se de algas. Nada que uma ciclagem em condições e água em condições através de uma unidade de osmose não resolvam.

André

Publicado:

não entendi se as "boas condições" eram um pouco de cinismo... ?

não tenho problemas com os vivos ou com a rocha?

não tendo ainda nenhum aparelho de osmose, será bom usar água de garrafão ou destilada?

Publicado:
não entendi se as "boas condições" eram um pouco de cinismo... ?

não tenho problemas com os vivos ou com a rocha?

não tendo ainda nenhum aparelho de osmose, será bom usar água de garrafão ou destilada?

como nbão disseram nada entretanto, já fiz uma tpa de 5L com água de garrafão e o KH passou para 10

é um valor aceitável ou ainda é alto?

Publicado:

Esses valores com tempo vão ao normal, pois é um aquário recém montado, mas tens de começar a corrigir alguns erros, e um deles é a utilização da água da torneira. Essa água tem valores desaconselháveis para aquários de recife, com nitratos, fosfatos, silicatos, nitritos, um pouco de amónia, ferro, cobre, alumínio.....uma enorme lista.

A água de garrafão é mais estável, mas tem na mesma esses componentes, em menor valor, mas tem. A água destilada é também desaconselhável, pois a maior parte dela é destilada em recipientes de cobre, soltando esse metal para a água.

A osmose é um investimento não só necessário como altamente aconselhável.

Publicado:

a essa água de osmose também ter que ser adicionado sal correcto?

há algum aparelho desses baratinho que funcione? :dance:

neste momento se não o poder comprar usarei água do mar.

Publicado: (editado)

Boas Placas,

a agua de osmose é usada na reposição, ou seja é a agua usada para repores a agua que evapora do aquario.

Todos os dias o teu aquario sofre evaporação e a agua que evapora é agua doce aumentando assim a salinidade da água do aquario, por isso tens que ver o nivel de agua que evapora e vais repondo de preferencia num sistema gota a gota dessa agua de osmose com kalk adicionado se possivel. Logo não é para lhe colocares sal.

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

Visita o meu Aquario

Publicado:

Vamos esclarecer melhor o nosso companheiro.

Tens 2 formas de entrar no aquário que é as TPAs (trocas parciais de água) que retiras um x de água e colocas esse x de água nova, que pode ser água do mar ou osmose mais sal.

Tens depois a reposição de água que evapora que o que o Paulo te explicou, que será sempre osmose e só osmose, podendo ser adicionado kalk.

Publicado:
Vamos esclarecer melhor o nosso companheiro.

Tens 2 formas de entrar no aquário que é as TPAs (trocas parciais de água) que retiras um x de água e colocas esse x de água nova, que pode ser água do mar ou osmose mais sal.

Tens depois a reposição de água que evapora que o que o Paulo te explicou, que será sempre osmose e só osmose, podendo ser adicionado kalk.

quanto á reposição e á TPA não há dúvidas ...agora tenho que aprofundar melhor a necessidade e os objectivos do kalk.

há que ter em conta (ou não) que tenho um nano (75L "liquidos" eheh)

obrigado a todos