Recommended Posts

Publicado

Tenho 4 discus e 2 deles estão a ficar escuros e baços mas comem bem à mesma o que poderá ser?tenho os 4 desde 5a

Publicado:

Poderão ser várias coisas:

Qual a temperatura do aquário?

Amonia nitritos e nitratos?

pH?

roçam-se?

Têm manchas brancas na pele ( mais facil de ver quando vistos de frente num angulo aproximado de 45º)

Têm barbatanas fechadas, ratadas ou com manchas?

Fizeste TPAs recentemente?

Cump.

Rui

Publicado:

os valores tão bem!n fiz nenhum tpa recentemente,e eles roçam-se!será que é por tarem stressados é que tão cá só à 5 dias,mas n tem manxas nem barbatanas fexadas,só um escurecimento total da pele

Publicado:

Provavelmente é devido a estarem stressados...

Os meus quando apanham um cagaço, ficam quase pretos (são Santarém...). Poderá de ainda não estarem devidamente ambientados...

Tenta deixar a luz desligada um dia inteiro, por forma a acalmarem-se. É isso que eu faço quando arranjo algum disco novo. Ele não stressa tanto e também esconde-se mais facilmente dos outros que ja andam no aqua, fazendo assim com que eles não torturem o novo inquilino tão facilmente. Ao fim de 1-2 dois dias ligo a luz e ja todos dão-se bem. Ao menos das vezes que tenho feito isto tem funcionado... :twisted:

Tendo em conta que ele come, não te deves preocupar muito. Agora é apenas uma questão de tempo até ele conhecer os cantos da casa.

Boa sorte com ele.

Marco

Publicado:

só uma curiosidade com qts centimetros é que os discos começam a ficar com as suas cores normais(garridas)?

:)

Publicado:

Penso que o Marco poderá ter razão e ser apenas stress, mas fica atento aos outros sintomas , porque por vezes o stress provoca uma quebra do sistema imunitário e poderão parecer doenças . Nomeadamente a proliferação de flagelados intestinais ( hexamita e spironucleus).

Quanto ao aprecimento da coloração depende da variedade mas aí é melhor perguntares aos criadores de Discus como o Vitor Hugo ,Nuno da Silva, João Machado , Rui Taborda etc que te poderão responder mais concretamente.

Cump.

Rui