baigodes Publicado Janeiro 3, 2010 Share Publicado Janeiro 3, 2010 Bem andei a procura de troncos mas são todos muito caros. Então fui procurar, encontrei uns troncos de videira, um deles já tem algum tempo e ja esta um pouco frágil, o outro parece que foi cortado a pouco tempo, para colocarmos um tronco quais são as recomendações0? tem que ser um tronco seco? ou um troco recente também pode ser introduzido no aquario? removi a casca ate ficar a madeira, foi a ferver. Bem devo fazer mais alguma coisa os troncos devem ter mais algum cuidado especial? pergunto isto porque nos topicos que li ninguém falava se podia cortar um tronco e colocar logo no aquário, ou tinham que ser troncos secos do chão, isto para o tronco nao largar nada. podia me deixar uma explicaçao mais detalhada. sabem de algum site em Portugal para encomendar algum equipamento? obrigado pela atenção cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 3, 2010 Share Publicado: Janeiro 3, 2010 olá, Os troncos tem que estar secos, caso contrário vão libertar elementos para a água. troncos secos e não verdes, água quente ou ferver, várias mudas de água, há quem coloque sal mas depois tem que se retirar bem. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
baigodes Publicado: Janeiro 3, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 3, 2010 mas verdes como? os troncos ja devem ter sido cortados a algumas semanas, isso será tempo suficiente? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Janeiro 3, 2010 Share Publicado: Janeiro 3, 2010 É assim eu voute dar a minha opinião pessoal. Eu uso troncos de videira, o que faço é raspar a casca que é o que liberta mais tinta. Quando tenho tempo ainda os coloco de molho, se não é pegar passar por água, esterilizo no microondas (se couber) se não vai logo para dentro do aquário. É um risco, mas cada um sabe de si. Ainda agora fiz uma nova montagem única e exclusivamente com troncos de videira e s+o uns 2 galhos tiveram dentro de agua o resto foi apanhado do monte de lenha para arder do meu tio, raspar e meter no aquário. Depois tenho é de fazer umas tpas como é natural, mas de resto não tenho tido grandes problemas, como o aquário não tem ainda peixes Meto a agua uns dias com um pouco de sal que mata um monte de bactérias, e depois tpas com agua limpa e ir fazendo o ciclo aos poucos. Eu faço assim. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 3, 2010 Share Publicado: Janeiro 3, 2010 Depende de tronco para tronco. Madeira verde não estás a imaginar o que seja? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
betarato Publicado: Janeiro 3, 2010 Share Publicado: Janeiro 3, 2010 Espreita este fantástico link, deste fantástico Membro: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry756781 Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Janeiro 4, 2010 Share Publicado: Janeiro 4, 2010 (editado) fiz como o tugz, excepto microondas... isso é mesmo recomendado? problemas? aparecem apenas fungos, usado como alimento dos peixes de fundo. se bem que me esteja a enjoar ver aquilo. nao ficou agua amarelada, mas quando fervi parecia cha. espoero que deixe de aparecer Editado Janeiro 4, 2010 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Janeiro 5, 2010 Share Publicado: Janeiro 5, 2010 Eu costumo apanhar os troncos e depois de tirar a casca ponho no forno durante uns tempos para ficarem bem secos, cuidado para não arderem lá dentro Citar ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Janeiro 5, 2010 Share Publicado: Janeiro 5, 2010 pus o meu tronco no microondas por meio minuto e no maximo, conforme ideia do Tugz e parece que funciona no combate aos fungos. por causa do tronco tive um ataque de algas/fungos que nem com dois peixes que so se alimentam disso davam vazão. Agora o tronco está ok recomendo que façam como diz o Tugz, microondas com os troncos, depois de descascados com faca com serra e fervidos. não tive problemas com água amarelada que muita gente tem. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Janeiro 5, 2010 Share Publicado: Janeiro 5, 2010 (editado) Sim uma decisão sensata. Mais vale apagado que aquela parvoice aqui escrita. Editado Janeiro 5, 2010 por Tugz Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pxl Publicado: Março 6, 2010 Share Publicado: Março 6, 2010 Olá a todos! E eucalipto seco será que também dá? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
danny_b Publicado: Março 6, 2010 Share Publicado: Março 6, 2010 Olá a todos! E eucalipto seco será que também dá? Não é que tenha muita experiência em tratamento de troncos de madeira nem quais os melhores, mas perante algumas pesquisas no fórum, como já foi anteriormente referido pelo membro betarato, verá que esse não consta na lista... Mas caso pretenda utilizá-lo, tenha em conta que grande maioria dos eucaliptos são transgénicos, capazes de resistir a inúmeros herbicidas utilizados nas suas plantações, e sendo estes altamente tóxicos, após a sua introdução no aquário poderão libertar todo esse veneno e acabará por matar os peixes existentes no aquário. Cumps, Danny Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pxl Publicado: Março 6, 2010 Share Publicado: Março 6, 2010 Não é que tenha muita experiência em tratamento de troncos de madeira nem quais os melhores, mas perante algumas pesquisas no fórum, como já foi anteriormente referido pelo membro betarato, verá que esse não consta na lista...Mas caso pretenda utilizá-lo, tenha em conta que grande maioria dos eucaliptos são transgénicos, capazes de resistir a inúmeros herbicidas utilizados nas suas plantações, e sendo estes altamente tóxicos, após a sua introdução no aquário poderão libertar todo esse veneno e acabará por matar os peixes existentes no aquário. Cumps, Danny Pois... é que vi um bastante interessante... Nem mesmo com a técnica de "tratamento"??? Se calhar é melhor não arriscar... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Março 6, 2010 Share Publicado: Março 6, 2010 Depende, existe que mtenha no aquário, já vi por ai relatos disso. Tratamento longo, de molho.. COm várias mudas de agua, e depois bem fervido , e bota lá para dentro. Para ai um mês, ou dois, dentro de agua, a mudar a agua todas as semanas. Atenção a madeira deve estar seca, não verde. Ou então apodrecerá. Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo400 Publicado: Março 6, 2010 Share Publicado: Março 6, 2010 (editado) a madeira de eucalipto está xeia de oleos toxicos para os peixes é preciso ter muito cuidado. Nao sei se merece o risco Editado Março 6, 2010 por ricardo400 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
danny_b Publicado: Março 6, 2010 Share Publicado: Março 6, 2010 Pois... é que vi um bastante interessante...Nem mesmo com a técnica de "tratamento"??? Se calhar é melhor não arriscar... Como referi anteriormente, essa área não é o meu forte..mas podes sempre perguntar ao membro Jorge Oliveira, pois parece-me ser a pessoa mais indicada para o fazer...De qualquer das formas, eu não arriscava... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
danny_b Publicado: Março 6, 2010 Share Publicado: Março 6, 2010 Depende, existe que mtenha no aquário, já vi por ai relatos disso. Tratamento longo, de molho.. COm várias mudas de agua, e depois bem fervido , e bota lá para dentro. Para ai um mês, ou dois, dentro de agua, a mudar a agua todas as semanas. Atenção a madeira deve estar seca, não verde. Ou então apodrecerá. Abraço Também já ouvi relatos..mas mesmo assim, será que vale a pena correr o risco? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Março 6, 2010 Share Publicado: Março 6, 2010 Isso só o membro o puderá dizer, depende também dos animais que colocará. Mas acho que o risco não é assim tão grande, e se tiver bastante cuidado a tratar o tronco, se o lavar bem, o tiver bastante tempo de molho, e o ferver bem, acho que não será isso que matará peixe nenhum. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
naidugo Publicado: Março 9, 2010 Share Publicado: Março 9, 2010 Colocar os troncos "apanhados" na natureza e mantê-los naturais sem "tinta" é ter paciencia e colocá-los dentro do autoculismo e esperar até não libertar mais agua amarela. Abraço Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Março 9, 2010 Share Publicado: Março 9, 2010 Eucalipto tem resinas,mesmo com o tempo será dificil mas pode ser que com muito muito tempo dê,não sei.Eu cá nessas coisas não sou pessoa de arriscar e por meia duzia de euritos... Citar O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Crouch Publicado: Março 9, 2010 Share Publicado: Março 9, 2010 boas... peço esculpa por tar a utilizar este post, mas estou com uma duvida... estou a tratar um tronco de videira verde, e ma ideia certo? cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Março 10, 2010 Share Publicado: Março 10, 2010 Sim, vai apodrecer... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
testum Publicado: Março 10, 2010 Share Publicado: Março 10, 2010 Seca-o no forno! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts