AMPF Publicado Janeiro 3, 2010 Publicado Janeiro 3, 2010 Olá a todos Recentemente adquiri um casal de apistogramas cacatuoides double red. Pois bem estava tudo bem, casal em aqua de 30 lts bastante plantado. Hoje o macho anda a dar as belas das "cambalhotas da morte" com ar de kem não se safa Setup: Aqua 30L Temp 26-28 Ph 7.0 Alimentação: Flocos vivapan Terá sido o PH? A fémea está optima! Fiz uma TPA de cerca de 20% pa tentar melhorar a qualidade da agua, mas já não acredito que se safe :S
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 E testes de amónia, nitritos? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 Pq achas que pode ter sido o pH? Alguns dos meus aquários (shrimps)
AMPF Publicado: Janeiro 3, 2010 Autor Publicado: Janeiro 3, 2010 Pq achas que pode ter sido o pH? pois nao sei é a minha duvida. tenho tido ramirezis tb ke nao se ambientam aos meus aquas e n percebo pk, desconfio da agua
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 e nitratos? pH só se houver oscilações de outra forma não estou a ver. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Francisco P. Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 Na minha opinião 30lts é curto para um casal de apistogrammas. E quanto mais pequeno o aquário mais difícil se torna de manter os parâmetros da água estáveis. Pode ter havido um pico de algum dos parâmetros, já mediste a Amónia? Nitritos e Nitratos como estão? Tens uma boa capacidade de filtragem? O PH a 7 não é problema, principalmente para Cacatuoides que são resistentes. Agora um aparte, na alimentação tentar variar um pouco. Granulados, flocos, e comida congelada, como artémia, que eles adoram. Cumprimentos, Francisco P.
João Pedro Palma Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 Yap. Acho que o Francisco ja disse tudo... 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
AMPF Publicado: Janeiro 3, 2010 Autor Publicado: Janeiro 3, 2010 Na minha opinião 30lts é curto para um casal de apistogrammas. E quanto mais pequeno o aquário mais difícil se torna de manter os parâmetros da água estáveis. Pode ter havido um pico de algum dos parâmetros, já mediste a Amónia? Nitritos e Nitratos como estão? Tens uma boa capacidade de filtragem? O PH a 7 não é problema, principalmente para Cacatuoides que são resistentes. Agora um aparte, na alimentação tentar variar um pouco. Granulados, flocos, e comida congelada, como artémia, que eles adoram. De facto o sistema d efiltragemn e os melhores. Quanto à variabilidade de alimento teve mais a ver com o facto de ter tado fora e terem tado outras pessoas a alimentalos. Ele continua prali aos pinotes, kase a ir-se!
João Pedro Palma Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 (editado) Ja nao deve haver nada a fazer mas pelo sim pelo não, faz uma pequena mudança de agua e acrescenta uma bomba de oxigenio. Nao tens parametros de agua pois nao? A que temperatura esta o aqua? Acho que fundamentalmente, 30L nao chega para um casal de apistos. Antes de os comprares devias ter lido que o minimo é 60L, ou seja, o dobro. Boa sorte Editado Janeiro 3, 2010 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
nf98977a Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 pois, 30l para apistos não é a medida mais indicada para conseguir manter uns peixes desses... Como estiveste fora, a pessoa que lhes dava a comida pode ter dado comida a mais e ter aumentado o nível de amónia. A femea como está? Tem cores normais? Come bem? A respiração como está, respira com movimentos rápidos das guelras ou está normal? Era melhor que pusesses mais informação acerca do estado dos dois peixes, seria mais fácil ajudar-te? Cumps.
vasconcelos Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 Ja foi dito practicamente tudo..... 50 a 60L deve ser o minimo para manter Apistos, mas podera nao ser essa a causa da morte, Apistos criados na Asia nao dao garantias, velhice, alimentacao inadequada, etc........... A alimentacao deve ser o mais variada possivel, granulados com qualidade, comida viva, congelada, vegetal, supl. vitaminicos...... Actualmente so mantenho Apistos selvagens, criacao propria e F1, quase nao me lembro de ter baixas. Obviamente tudo separado, em aquas de 1M, 80 e 60cm, consoante a especie e o n. de Apistos. Tenho crias de Cacatuoides num plantado de 40L , mas ainda pequenos. Cumps.
AMPF Publicado: Janeiro 3, 2010 Autor Publicado: Janeiro 3, 2010 Talvez seja melhor desparatizar, mas é mais provável morrer. desparazito com oke?
João Pedro Palma Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 (editado) Desparatiza com flagyl. Podes comprar numa fármacia, dizes que é para peixes exóticos. Divides em 4 cada comprimido e misturas na comida congelada, 1 vez ao dia durante 3 ou 4 dias. Nos 5 dias seguintes nao os alimentas e depois repetes o tratamento. Acho que é assim, nao tenho a certeza, se nao for corrijam me. O membro vasconcelos tem razão, muitas vezes os peixes que compramos são mal nutridos. São criados em grandes produções e alimentados com hormonas para crescerem rápido e bonitos... Depois duram pouco nos nossos aquários. Também é uma hipotese. Pode também ser uma junção de factores... Fracos de nascença, aqua pequeno, pouca variedade na comida e parâmetros pouco estáveis... É impossivel para apistogrammas que já sao peixes sensiveis... Boa sorte Editado Janeiro 3, 2010 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Pedro Pinheiro Alves Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 Quanto tempo tem esse casal em tua casa ? Um conselho que te dou é desparasitar os Apistos. quando os compras e depois de 2 em 2 meses. O método pode ser o explicado pelo JPP. O tamanho do aquário não tem nada a haver com o que aconteceu. Esses peixes são muito provavelmente importados da Ásia. As Empresas criadoras de peixes asiáticas criam os peixes em ambiente estéril criado à custa de lâmpadas u.v de grande potencia e antibióticos na água dos aquários. O resultado disto é que os peixes têm um sistema imunitário débil e não têm defesas capazes de resistir num ambiente aquático dito "normal". Por isso morrem sem razão aparente. Acontece a toda a gente que mantém Apistos, experimentados ou não. Para evitar que isso aconteça devemos tentar manter a água nas melhores condições possíveis. Os parâmetros mais importantes são : temperatura, Ph e Gh. No entanto grande parte das espécies vulgarmente comercializadas em Portugal adaptam-se facilmente a uma larga escala quer de ph como de gh. O tamanho do aquário é importante, porque é mais fácil manter os parâmetros ideais em aquários maiores. Para quem diz que não se pode ter Apistos em aquários inferiores a 60 l eu respondo que neste momento tenho um casal de macmasteri a criar num aquário de 20 l. A palavra "adaptar" é um dos pilares da natureza....
AMPF Publicado: Janeiro 5, 2010 Autor Publicado: Janeiro 5, 2010 Olá a todos. Infelizmente o meu macho já faleceu ontem :S A fémea mantém-se porreira, mudei.a para um comunitário que tenho maior, apenas com alguns neons e equipa de limpeza, até agora sem probs.
Ricardo Fonseca Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 Quanto à variabilidade de alimento teve mais a ver com o facto de ter tado fora e terem tado outras pessoas a alimentalos. Eu diria que tens aqui a razão para o problema... outra pessoa a alimenta-los, certamente em excesso como quase todas que nos fazem esse favor e nós não temos a precaução de dividir em quantidades pré-doseadas. Excesso de comida, comida não ingerida, poluição, pico de amónia ou nitritos... pimbas. Cumps Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
Pedro Pinheiro Alves Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 Esqueci-me de dizer em cima, mas concordo com o Ricardo Fonseca. Neste caso pode ter havido um pico de nitritos por excesso de comida. Mas volto a dizer que se os peixes tivessem sido criados em ambiente "normal" teriam defesas para resistir a essas possíveis alterações.
Francisco P. Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 É pena, mas secalhar o problema foi mesmo esse, o excesso de comida. Já agora... Divides em 4 cada comprimido e misturas na comida congelada, 1 vez ao dia durante 3 ou 4 dias. Nos 5 dias seguintes nao os alimentas e depois repetes o tratamento. Alguém me pode confirmar esta ultima parte? Nos dias em que se dá o comprimido faz-se TPA? Ou só se faz TPA no fim dos 4 dias? Obrigado Cumprimentos, Francisco P.
João Pedro Palma Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 A TPA fazes quando usas 1 comprimido para cada 40L de água durante 3 dias. Ao 4º fazes a TPA. Desta maneira julgo que não seja obrigatório, fazes apenas a TPA semanal 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
AMPF Publicado: Janeiro 10, 2010 Autor Publicado: Janeiro 10, 2010 Olá Estou a escrever aqui novamente porque comprei outro macho double red, noutra loja pela manha e no final do dia morreu. Estava num aqua diferente, de 60 lts com melhor filtragem mas parâmetros muito semelhantes... Será da qualidade da minha àgua? A femea continua viva no mesmo aqua
João Pedro Palma Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Como e que o peixe se comportava na loja? E como fizeste a ambientação? 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
AMPF Publicado: Janeiro 11, 2010 Autor Publicado: Janeiro 11, 2010 Na loja não consegui observar muito bem mas parecia-me bem, nadava e mostrava cores. A ambientação fiz como sempre faço. dentro do saco primeiro depois juntando agua pouco a pouco, durante cerca de 20 a 30 min.
Recommended Posts