KTMZQW Publicado Janeiro 2, 2010 Publicado Janeiro 2, 2010 Boa noite Venho aqui com a seguinte questão: Tenho 5 barbos tigre que estiveram algum tempo sozinhos num aqua plantado de 160l, ajudaram no ciclo e fui acrescentando fauna Começaram por ser 3 e juntei 2 escalares, sendo que no mesmo dia trouxe mais 2 tigres para eles se entreterem entre eles, perfazendo os ditos 5 Um dos escalares perdi-o há dias (veio doente, hidropsia...) e assim juntei outro escalar mas desta vez já adulto, o anterior dono disse-me que tem cerca de 6 a 8 meses pois é de criação dele O que acontece é que os tais tigres davam-se bem com os 2 escalares juvenis, ou seja, não se davam e estava cada espécie na sua vidinha, no entanto devido ao temperamento agressivo dos tigres estes adoraram as longas barbatanas do dito escalar adulto Dei o benefício da dúvida, mas olhando com atenção o comportamento dos tigres vejo que de vez em quando um deles se separava da "manada" e vinha dar uma mordidela no escalar. Comportamento inaceitável, embora previsível tendo em conta a mistura ali feita Assim hoje desmanchei o harscape (tronco red moor, uns 8 kg de seiryu) e com cuidado para não arrancar o plantado lá consegui com muita dificuldade tirar os 5 destabilizadores com a intenção de os colocar noutro aqua. Os habitantes desse eram uns guppy, platy e neon e habitam agora com os 2 escalares Assim tenho no 160l: 2 escalar (juvenil; adulto) 3 platy 5 guppy 5 neon 1 plecostomus com cerca de 8cm O tal outro aqua é mais pequeno, tem 40l e tem agora: 5 barbos tigre 1 corydora albina com cerca de 5cm As minhas questões são: - No aqua 160l estarão os neon em perigo pelos escalares? Por enquanto são exemplares muito, muito zen, mas só quero harmonia... - Estarão os 5 tigres com pouco espaço agora no tal aqua de 40l? Eu gosto imenso deles, mas se as vozes mais experientes e sábias me disserem que irão stressar, eu irei doar uns 2 exemplares, é só arranjar um dono.. Agradeço opiniões, eu posso relatar o comportamento deles e tirar as minhas ilações mas aí observando um comportamento menos saudável já será tarde e quero evitar chatices pela prevenção Antecipadamente agradecido, boa aquariofilia a todos e todas Citar
fguedes Publicado: Janeiro 2, 2010 Publicado: Janeiro 2, 2010 Barbos tigre... adoro esses peixinhos!!! Escalares, mais ainda! É assim, dou-te o meu conselho seguindo a minha experiência: eu tive B. tigre e Escalares juntos num comunitário de 200l de inicio, tal como te acontece a ti, os Barbos atacavam os Escalares e ratavam-lhes as barbatanas, comportamento normal em peixes vorazes e irrequietos como os barbos, mas foi tudo uma questão de tempo, os escalares crescem, e tomam diferente postura no comunitário. Se fosse eu, mantinha os barbos no aquario de 160 l e os escalares q ganhem corpo e imponham o seu dominio (é uma questão de tempo...). Quanto Ás caudas ratadas, tranquilo,, elas crescem de novo, na boa! Citar
KTMZQW Publicado: Janeiro 3, 2010 Autor Publicado: Janeiro 3, 2010 Barbos tigre... adoro esses peixinhos!!!Escalares, mais ainda! É assim, dou-te o meu conselho seguindo a minha experiência: eu tive B. tigre e Escalares juntos num comunitário de 200l de inicio, tal como te acontece a ti, os Barbos atacavam os Escalares e ratavam-lhes as barbatanas, comportamento normal em peixes vorazes e irrequietos como os barbos, mas foi tudo uma questão de tempo, os escalares crescem, e tomam diferente postura no comunitário. Se fosse eu, mantinha os barbos no aquario de 160 l e os escalares q ganhem corpo e imponham o seu dominio (é uma questão de tempo...). Quanto Ás caudas ratadas, tranquilo,, elas crescem de novo, na boa! Mas eu estive uma tarde inteira para mudar os 5 tigres para o pequeno, enquanto ao mesmo tempo andei à pesca dos 13 outros peixes que agora coabitam com os 2 escalares e pleco... Porquê? Porque não admito que os tigres andem a malhar no escalar, além de lindo, não o quero stressado quanto mais ratado :D. É curioso que quando trouxe os tigre ía à procura de cereja, mas à ultima da hora caí-me com os tigres. É uma relação amor/ódio com eles As caudas crescem, eu sei, às vezes aparece um com menos um pedaço, mas devidamente tratado com myxazin volta tudo num àpice.. mas eu quero evitar isso O meu receio agora é com os escalares e os neon (com os guppy e platy estou minimamente descansado) e os tigres mais corydora num espaço que me parece pequeno para eles.. Citar
fguedes Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 Mas eu estive uma tarde inteira para mudar os 5 tigres para o pequeno, enquanto ao mesmo tempo andei à pesca dos 13 outros peixes que agora coabitam com os 2 escalares e pleco... Porquê? Porque não admito que os tigres andem a malhar no escalar, além de lindo, não o quero stressado quanto mais ratado :D. É curioso que quando trouxe os tigre ía à procura de cereja, mas à ultima da hora caí-me com os tigres. É uma relação amor/ódio com eles As caudas crescem, eu sei, às vezes aparece um com menos um pedaço, mas devidamente tratado com myxazin volta tudo num àpice.. mas eu quero evitar isso O meu receio agora é com os escalares e os neon (com os guppy e platy estou minimamente descansado) e os tigres mais corydora num espaço que me parece pequeno para eles.. Pois é... Barbos com Escalares é isso mesmo! Quando crescem juntos a primeira parte é dos barbos, também merecem, não é? A segunda é dos Escalares!!! não tenhas pena deles, vão ter todo o tempo para mostrar a sua Realeza. Quanto aos néons, se já vieram para o aquário ao mesmo tempo dos Escalares, não tens que te preocupar... Volto a dizer: Barbos em cardume, num aquário de 160 l... é um regalo!!! dá-lhes espaço! Eles merecem, emboram sejam uns estupores que comem tudo o que lhes aparece á frente!! Citar
Recommended Posts