David de Jesus Publicado Janeiro 2, 2010 Share Publicado Janeiro 2, 2010 (editado) Boas, Comecei há umas duas semanas 1 plantado, há uma semana e tal coloquei-lhe Lilaeopsis novae zelandiae mas a planta parece que não ata nem desata, eu sei que uma semana é muito pouco, mas não noto a mais pequena diferença na planta, e como já tive más experiências com esta espécie no passado resolvi vir aqui confirmar se fiz tudo como deve ser. O aqua é de 60 litros brutos, tenho 55 W de iluminação, o substrato é akadama (não usei substrato fértil mas coloquei algumas bolas fertilizantes na zona da lilaeopsis), tenho CO2 caseiro mas como ainda não testei não sei quantos ppm, o aqua tem 12 horas de foto-período. Quando plantei a lilaeopsis retirei a lã de vidro sem partir as raízes e dividi cada pote em dois e plantei cada um a cerca de 5/6 cm de distância, as plantas apanham luz directa. Estou a usar fertilizante líquido, uma vez por semana, é o Nutrafin Plant Gro, nas quantidade indicadas no rótulo. O ph é 7,5 e a temperatura do aqua 23,5º. A minha questão é se esta espécie demora a adaptar-se e começar a crescer - e portanto está tudo normal, ou se fiz mal a plantação (devia ter separado mais os potes?) ou se me está a falhar alguma outra coisa? Obrigado. Editado Janeiro 2, 2010 por termoventilador Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David de Jesus Publicado: Janeiro 5, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2010 Boas novamente, Então não há por aqui ninguém que tenha experiência com esta planta? Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nf98977a Publicado: Janeiro 27, 2010 Share Publicado: Janeiro 27, 2010 Boas novamente, Então não há por aqui ninguém que tenha experiência com esta planta? Boas, não tenho experiencia com esse tipo de plantas... Mas tenho uma algo parecida, a eleocharis parvula. Cometi o erro por falta de experiencia de a plantar num "molho" grande, quando a deveria ter separado o mais possível para conseguir mais rapidamente o efeito tapete que pretendia. Possívelmente cometeste o mesmo erro que eu... Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Janeiro 27, 2010 Share Publicado: Janeiro 27, 2010 (editado) A lilaeopsis brasiliensis precisa de ter um bom solo, e uma boa iluminação para se dar bem. Quanto ao dividir o conteudo do vaso, há que aconselhe, há quem não. Pessoalmente não divido o conteudo do vaso, porque normalmente essa planta larga muitos estolhos, e está tudo enrolado no vaso. O que faço é cortar a lâ de rocha por baixo, como faria num vaso de cuba e planto o conjunto todo junto, demora um pouco mais a propagação, mas reduzo o risco de matar plantas mãe/ ou filhas nos estolho, para além do que as filhas mantêm uma ligação á planta mãe e assim se desenvolvem um pouco mais rápido. Em poucos dias novos estolhos estarão a desenvolver-se por cima e por baixo do areão. E em breve novas plantas começam a brotar de debaixo do areão. Recentemente plantei uns bocados grandes desta planta de tapete na frente do meu tanque. O período de adaptação demorou para mim cerca de 1 semana, ao final do qual a planta voltou a deitar novas folhas, e ao fim de 1 semana e 3 dias de a ter plantado surgiram os primeiros rebentos e plantas novas de debaixo do areão. Não te deves esquecer que a Lilaeopsis brasiliensis (ex L. novae-zelandiae) é uma planta de cresimento lento, que precisa de boa luz e bom solo para proliferar bem, por isso tens que ter paciencia com ela=) O teu ph é que não é muito famoso para esta especie, ou seja para que especie de planta for=P O teu tanque é muito denso? Se for talvez seja conveniente e proveitoso aumentar a dose de fertilizante liquido, ou dividir a dose em duas e dar a segunda metade da dose a meio da semana. Editado Janeiro 27, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts