Dúvida (problema?) com Lilaeopsis novae zelandiae

David de Jesus

Recommended Posts

Boas,

Comecei há umas duas semanas 1 plantado, há uma semana e tal coloquei-lhe Lilaeopsis novae zelandiae mas a planta parece que não ata nem desata, eu sei que uma semana é muito pouco, mas não noto a mais pequena diferença na planta, e como já tive más experiências com esta espécie no passado resolvi vir aqui confirmar se fiz tudo como deve ser.

O aqua é de 60 litros brutos, tenho 55 W de iluminação, o substrato é akadama (não usei substrato fértil mas coloquei algumas bolas fertilizantes na zona da lilaeopsis), tenho CO2 caseiro mas como ainda não testei não sei quantos ppm, o aqua tem 12 horas de foto-período. Quando plantei a lilaeopsis retirei a lã de vidro sem partir as raízes e dividi cada pote em dois e plantei cada um a cerca de 5/6 cm de distância, as plantas apanham luz directa. Estou a usar fertilizante líquido, uma vez por semana, é o Nutrafin Plant Gro, nas quantidade indicadas no rótulo. O ph é 7,5 e a temperatura do aqua 23,5º.

A minha questão é se esta espécie demora a adaptar-se e começar a crescer - e portanto está tudo normal, ou se fiz mal a plantação (devia ter separado mais os potes?) ou se me está a falhar alguma outra coisa?

Obrigado.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Partilhar nas redes sociais

• 3 semanas depois...
Boas novamente,

Então não há por aqui ninguém que tenha experiência com esta planta? :character0050:

Boas, não tenho experiencia com esse tipo de plantas... Mas tenho uma algo parecida, a eleocharis parvula. Cometi o erro por falta de experiencia de a plantar num "molho" grande, quando a deveria ter separado o mais possível para conseguir mais rapidamente o efeito tapete que pretendia. Possívelmente cometeste o mesmo erro que eu...

Cumps.

A lilaeopsis brasiliensis precisa de ter um bom solo, e uma boa iluminação para se dar bem. Quanto ao dividir o conteudo do vaso, há que aconselhe, há quem não. Pessoalmente não divido o conteudo do vaso, porque normalmente essa planta larga muitos estolhos, e está tudo enrolado no vaso. O que faço é cortar a lâ de rocha por baixo, como faria num vaso de cuba e planto o conjunto todo junto, demora um pouco mais a propagação, mas reduzo o risco de matar plantas mãe/ ou filhas nos estolho, para além do que as filhas mantêm uma ligação á planta mãe e assim se desenvolvem um pouco mais rápido.

Em poucos dias novos estolhos estarão a desenvolver-se por cima e por baixo do areão. E em breve novas plantas começam a brotar de debaixo do areão.

Recentemente plantei uns bocados grandes desta planta de tapete na frente do meu tanque. O período de adaptação demorou para mim cerca de 1 semana, ao final do qual a planta voltou a deitar novas folhas, e ao fim de 1 semana e 3 dias de a ter plantado surgiram os primeiros rebentos e plantas novas de debaixo do areão.

Não te deves esquecer que a Lilaeopsis brasiliensis (ex L. novae-zelandiae) é uma planta de cresimento lento, que precisa de boa luz e bom solo para proliferar bem, por isso tens que ter paciencia com ela=)

O teu ph é que não é muito famoso para esta especie, ou seja para que especie de planta for=P

O teu tanque é muito denso? Se for talvez seja conveniente e proveitoso aumentar a dose de fertilizante liquido, ou dividir a dose em duas e dar a segunda metade da dose a meio da semana.

Editado por gervas