Carlos Miguel Horta Publicado Janeiro 2, 2010 Publicado Janeiro 2, 2010 Bons dias, Sofir um ataque das nossas amigas cianobacterias, vou optar por um apagão e aumentar a circulação. Durante o apagão continuo a fertilização e co2 ou páro tudo por completo? Obrigado. Cumprimentos, Carlos Miguel Horta
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 2, 2010 Publicado: Janeiro 2, 2010 Se fazes apagão paras com tudo, as plantas não vão ter luz. Penso que não seja a melhor solução, pois as plantas tb vão sofrer com o apagão. Aspirar a maior parte, aumentar a movimentação é a solução. Alguns dos meus aquários (shrimps)
João Lopes Publicado: Janeiro 2, 2010 Publicado: Janeiro 2, 2010 Eritromicina! Rapido e eficaz :D Topico cianobacterias
Carlos Miguel Horta Publicado: Janeiro 3, 2010 Autor Publicado: Janeiro 3, 2010 Hugo e João obrigado pelas vossas respostas. Para já não vou usar Eritromicina pelo que li vão todas as bactérias à viola incluindo em grande parte as do filtro. Vou tentar com uma especie de semi-apagão, ou seja, aquário completamente escuro apenas vou acender a luz umas 3 horas e alguma fertilização de maneira a que as plantas não se ressintam muito e aumentar a circulação. Iniciei este processo hoje de manhã vou aguardar e coloco aqui as conclusões, se desta forma a coisa não se compor aí sim resta-me a Eritromicina, mas penso que não vai ser necessário, o surto de cianobacterias ainda não está muito desenvolvido. Obrigado. Cumprimentos, Carlos Miguel Horta
Carlos Miguel Horta Publicado: Janeiro 4, 2010 Autor Publicado: Janeiro 4, 2010 Viva, Após 2 dias de semi-apagão os resultados são excelentes, práticamente as ciano desapareceram. Apenas deixei luz durante 2 horas diárias (30w), estou a conseguir estabilizar a relação fosfatos/nitratos e continuo a azer a fertilização normal mas apenas metade das quantidades e aumentei a circulação com 2 bombas. Vou continuar durante mais 1 dia para depois voltar ao normal e esperar que as cianos não voltem a aparecer. Cumprimentos, Carlos Miguel Horta
RodrigoMG Publicado: Fevereiro 2, 2010 Publicado: Fevereiro 2, 2010 boas, esse metodo do apagao tapaste o aquario completamente? ou desligaste simplesmente a luz? e os peixes? n sofrem com isso? Estou a considerar seriamente a tecnica do apagao (tenho do filtro um produto da seachem para reduzir os fosfatos)mas tenho medo por causa dos peixes.. Se alguem m pudesse responder a esta questão.. Agradecia! cumps, rodrigo
Baioneta Publicado: Fevereiro 6, 2010 Publicado: Fevereiro 6, 2010 Ola Rodrigo Tive o mesmo problema que tu, o que fiz e resultou, foi arranjar sacos pretos e tapei todo o aquario durante 72h, desligando tudo - luz e CO2. Quando destapei as ciano tinham desaparecido na integra, mas agora tenho "outras" para ir completando os cromos na caderneta, mas essa é outra historia! Experimenta que resulta! Abraço e boa sorte Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!! A Fenix
Carlos Miguel Horta Publicado: Fevereiro 6, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2010 (editado) Viva Pessoal, Desculpem apenas agora responder mas tenho andado muito ocupado. Tapei o aquário completamente durante 3 dias e coloquei duas bombas para circulação de água. No entanto não foi um apagão a 100%, pois durante esses 3 dias acendia a luz durante umas 2 horas por causa das plantas e continuei com alguma fertilização. Os resultados foram magnificos ao fim dos 3 dias as cianobactérias desapareceram por completo. Editado Fevereiro 6, 2010 por Carlos Miguel Horta Cumprimentos, Carlos Miguel Horta
RodrigoMG Publicado: Fevereiro 6, 2010 Publicado: Fevereiro 6, 2010 boas, Obrigado pelas vossas respostas!! so tenho mais uma pequena duvida os peixes aguentam ficar tanto tempo sem terem luz? cumprimentos
Baioneta Publicado: Fevereiro 6, 2010 Publicado: Fevereiro 6, 2010 Não tenhas problemas com isso, eles apenas querem é comidinha! Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!! A Fenix
RodrigoMG Publicado: Fevereiro 6, 2010 Publicado: Fevereiro 6, 2010 boas, Mais uma vez obrigado pela resposta!! Vou tentar fazer isso e dps partilho os resultados.. cumps, Rodrigo
RodrigoMG Publicado: Fevereiro 12, 2010 Publicado: Fevereiro 12, 2010 Boas, Apos dois dias de apagão realmente notei que as cianobacterias estavam a começar a desaparecer (sim o meu aquario esta cheioo delas)!! Precisava de fazer mais um dia mas como não vou estar disponivel nao me vai ser possivel continuar com o tratamento! Uma das coisas q eu reparei e q os peixes nao gostam muito de ficar dois dias sem luz.. Percebi a razao de existirem imensas cianobacterias no meu aquario e a razao principal é por causa da comida.. agora nao se é por estar a dar em excesso ou se os peixes realmente n estao a gostar desta marca... cumps, Rodrigo
RodrigoMG Publicado: Março 30, 2010 Publicado: Março 30, 2010 Bem, apos muita luta e paciencia e muitas TPAS é seguro dizer que as ciano desapareceram do meu aqua...Voltei aos basicos cortei na comida dos peixes, parei com a fertilização, 5 horas de luz diarias e ainda Phosguard da seachem... Com muita paciencia e rezas finalmente acabou o meu pesadelo.. Muito obrigado pela vossa ajuda...
saraivada12 Publicado: Abril 6, 2010 Publicado: Abril 6, 2010 Eritromicina! Rapido e eficaz Topico cianobacterias Não devem usar antibioticos assim à toa... Leva a resistencias...
Mauz Publicado: Abril 6, 2010 Publicado: Abril 6, 2010 Tinha esta alga. Será cianobacteria??? Já a removi por completo e ela desapareceu por uma semana mas agora está a voltar. E muito pequena mas é melhor atacar já penso eu.
Recommended Posts